Nunca escreveu uma carta de apresentação antes? Temos tudo o que você precisa. Neste artigo, vamos explicar. O que é uma carta de apresentaçãopor sua própria definição e o que isso significa. carta de apresentação deve conter ao escrever uma para enviar a um possível empregador.
- # O que é uma carta de apresentação
- # Em que consiste uma carta de apresentação?
- # Dicas de redação para uma carta de apresentação
- # Como editar o modelo de carta de apresentação
Modelo de carta de apresentação
Este é um modelo gratuito de carta de apresentação para engenheiro civil. Baixe gratuitamente e personalize conforme o texto de exemplo abaixo.
Formatos compatíveis
O que é uma carta de apresentação?
De acordo com a definição, uma carta de apresentação é uma correspondência introdutória que você envia para se apresentar e fornecer informações adicionais. No contexto de uma candidatura a emprego, essa é a primeira interação que você terá com seu possível novo empregador, representando uma oportunidade crucial para causar uma excelente primeira impressão.
Uma carta de apresentação se diferencia de um currículo porque, ao contrário deste, não é um resumo geral de habilidades e experiência, mas sim um documento elaborado especificamente com o objetivo de se candidatar a uma vaga de emprego. Ela possibilita que você destaque atributos específicos que, em sua perspectiva, o qualificam como o candidato ideal para a posição disponibilizada pela empresa.
As cartas de apresentação são essenciais, pois comunicam mais do que apenas um currículo durante uma candidatura a emprego. Elas proporcionam à empresa informações adicionais sobre você, sua personalidade, suas motivações e o motivo pelo qual está interessado na vaga.
Em que consiste uma carta de apresentação?
As cartas de apresentação consistem em diversos elementos, mas, para simplificar, os dividimos da seguinte forma nesta seção:
- Seus detalhes de contato.
- Os detalhes de contato da empresa.
- A data.
- O nome do gerente da empresa.
- Uma saudação.
- Breves declarações sobre o motivo pelo qual está entrando em contato com a empresa.
- A posição à qual está se candidatando.
- Seu cargo atual.
- A fonte pela qual tomou conhecimento da vaga de emprego em aberto.
- Um exemplo de suas habilidades.
- Um exemplo de sua experiência.
- Suas competências e experiências que podem ser relacionadas às responsabilidades do cargo conforme descritas no anúncio de emprego.
- Por que você é um candidato apropriado para a posição.
- O que você pode fazer pela empresa.
- Declarações de encerramento.
- Seu nome.
Dicas de redação para uma carta de apresentação
Agora que você já tem uma compreensão do que deve incluir em sua carta de apresentação, elaboramos uma lista abrangente de dicas de redação que você pode consultar sempre que estiver redigindo uma carta de apresentação:
- Adote uma formatação clara e precisa em sua carta de apresentação.
- Certifique-se de sempre incluir seu nome, endereço e informações de contato na carta de apresentação.
- Inclua sempre um número de contato em sua carta de apresentação. É mais provável que os empregadores entrem em contato por telefone para agendar uma entrevista do que por e-mail.
- Use um endereço de e-mail que soe profissional. Utilizar um endereço de e-mail que você possui há muitos anos nem sempre é uma boa ideia, dependendo do tipo de endereço de e-mail.
- Sempre inclua os detalhes de contato da empresa quando disponíveis. Isso assegura que a carta de apresentação seja direcionada corretamente para o destinatário apropriado na empresa.
- Inclua a data.
- Lembre-se de atualizar a data na carta de apresentação antes de enviar sua candidatura. Sempre parece um pouco estranho quando uma empresa recebe uma carta datada uma semana antes de recebê-la, especialmente quando você está se candidatando online.
- Quando escrever uma carta de apresentação, tente sempre se dirigir a uma pessoa específica no início da carta, sempre que possível.
- Se não souber o nome da pessoa, evite pular a saudação; use uma saudação genérica. Independentemente da situação, é importante começar uma carta de apresentação de maneira formal.
- Pesquisa. Dedique um tempo para tentar encontrar um nome de contato na empresa. É preferível direcionar sua carta de apresentação a alguém do que deixá-la de forma ambígua.
- Evite reescrever seu currículo em sua carta de apresentação ao se candidatar a um emprego. Seus possíveis empregadores não precisam ver informações duplicadas.
- Evite usar "To Whom It May Concern" (A quem possa interessar), já que existem diversas outras maneiras de direcionar uma carta de apresentação.
- Enfatize suas habilidades e experiências, não apenas sua formação acadêmica.
- Incorpore uma narrativa em sua carta de apresentação ao se candidatar a um emprego. Ao descrever suas habilidades, inclua um exemplo de uma situação em que você as aplicou, resultando em satisfação do cliente ou causando uma impressão positiva em alguém.
- Destaque as qualificações que possui e que estejam alinhadas com as exigências da posição ou a descrição do cargo. Include any specific areas of knowledge that you have which relate to the job, as well as skills and experience.
- Evite fazer desculpas em sua carta de apresentação ao se candidatar a um emprego.
- Ao concluir a carta, termine com uma nota positiva e agradeça ao leitor pelo tempo e consideração.
- Certifique-se de verificar a ortografia do nome da pessoa antes de enviar sua candidatura de emprego. Nada é mais desfavorável do que um nome mal escrito no início de uma candidatura profissional.
- Mantenha um tom profissional, mas evite soar excessivamente formal. Se você está usando sinônimos em vez da palavra que inicialmente escolheu, talvez esteja exagerando.
Agora que você tem compreensão do propósito de uma carta de apresentação, é o momento de iniciar a elaboração desse documento para acompanhar sua candidatura a uma vaga de trabalho. Você pode começar lendo nossos outros artigos sobre cartas de apresentação, que explicam os tipos e a redação delas. Se preferir, uma pesquisa rápida na internet pode ser uma boa ideia.
Desejamos a você boa sorte na sua busca por emprego.
Como editar o modelo de carta de apresentação
Após compreender o propósito de uma carta de apresentação, você provavelmente desejará criar uma carta de apresentação eficaz e bem elaborada. Você pode baixar o modelo de carta de apresentação em formato PDF nesta página e personalizá-lo utilizando um software de edição de PDF apropriado., PDFelement . Esta ferramenta pode ser útil para editar e adaptar o modelo de acordo com o seu próprio currículo.