PDFelement - Editor de PDF poderoso e simples
Comece com a maneira mais fácil de gerenciar PDFs com PDFelement!
Como fazer PDFs acessíveis? Aliás, o que são PDFs acessíveis - o que significa e como você pode tornar um PDF acessível? Quais são os benefícios de criar PDFs acessíveis? E como isso pode afetar positivamente seus negócios ou seus relacionamentos com outras pessoas? Esse artigo é dedicado a aprender como criar um PDF acessível e o que isso pode significar para você e para outras pessoas. Vamos começar com o básico antes de entrarmos na mecânica de criação de PDFs acessíveis. Preparado? Acesso concedido!
Parte 1. Uma Visão Geral do PDF Acessível
O que é um PDF Acessível?
O que significa quando nos referimos a um PDF como acessível? Isso significa que outros arquivos PDF NÃO estão acessíveis? Não necessariamente. O significado de acessibilidade neste contexto é que um arquivo PDF deve ser compatível com ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência. Por exemplo, uma pessoa com deficiência visual pode precisar que o PDF seja lido com uma ferramenta de conversão de texto em fala (TTS) ou um leitor de Braille. O PDF, portanto, precisa se adequar a esses casos de uso para ser considerado um "PDF acessível".
Características de um PDF Acessível
Esta seção fala sobre os critérios básicos de elegibilidade para um arquivo PDF ser chamado de "acessível". Você pode se surpreender, mas mesmo que os PDFs sejam o modo preferido de compartilhamento de documentos, nem todos são criados iguais. Aqui estão as vantagens e desvantagens da acessibilidade do PDF:
- Deve ser compatível com ferramentas de acessibilidade, como leitores de tela e software TTS
- Deve conter tags e árvores de tags para representar com precisão a estrutura do documento
- Conformidade com padrões como WCAG, Seção 508, PDF/UA, HHS etc.
- Compatibilidade com leitores atualizáveis de Braille
Tags são uma parte importante de um PDF acessível, mas são apenas o ponto de partida para a criação de PDFs acessíveis. Há muito mais no processo e é, por isso, que existem padrões de conformidade como os mencionados anteriormente. Para o leigo, no entanto, há realmente uma diferença na aparência? Quais são as diferenças? Vejamos a seguir esses aspectos.
Diferenças entre PDF e PDF Acessível
A principal diferença entre um PDF normal e um PDF acessível é que o último pode ser usado juntamente com ferramentas de acessibilidade. Isso inclui leitores de tela e software TTS para deficientes visuais e assim por diante. Outra diferença importante é que um PDF acessível sempre incluirá componentes editáveis. Isso significa que as fotos convertidas em PDF ou arquivos PDF digitalizados não são acessíveis porque o conteúdo não pode ser editado, como o texto e outros elementos individuais. Cada página neste caso será uma imagem, o que torna o PDF inacessível às ferramentas especiais mencionadas. A terceira diferença são as tags. Você descobrirá que os PDFs acessíveis têm tags e árvores de tags que ajudam a organizar o conteúdo e torná-lo reconhecível por ferramentas de tecnologia assistiva, como leitores de tela etc.
Como é um PDF acessível?
Então, existe alguma diferença entre um PDF normal e um PDF acessível em termos de aparência do arquivo? Bem, sim e não. Para o olho destreinado, todo PDF parece o mesmo. É só quando você olhar um pouco mais de perto que verá as diferenças. Para ser mais preciso, não haverá diferenças visíveis. O texto, as imagens e outros conteúdos terão a mesma aparência em qualquer dispositivo. Além disso, não há indicadores nos metadados que digam a um leigo se um PDF está acessível ou não. No entanto, se você souber o que procurar, como tags, capacidade de edição etc., poderá perceber a diferença. Isso nos leva a diferentes maneiras de checar e verificar se um PDF é, de fato, acessível ou não.
Parte 2. Como validar e verificar um PDF acessível?
Um teste simples (não para confirmação total) de que um PDF pode ser acessível é tentar selecionar uma parte do texto. Se for selecionável, há uma chance de que o arquivo seja acessível. Mas, como mencionado, esse não é um teste para confirmação total. Outra maneira de verificar é ver se há alguma tag presente. Conforme observado anteriormente, esse é o ponto de partida para criar PDFs acessíveis, mas também ajuda a identificá-los. A melhor maneira, no entanto, é obter uma ferramenta de validação de PDF, que pode confirmar se um PDF está acessível ou não; e o mais importante, se ele pode ser acessado por tecnologias assistivas. Ele também mostrará se o arquivo está em conformidade com os padrões globais de acessibilidade mencionados anteriormente.
Parte 3. Como tornar PDFs acessíveis com o Acrobat Pro?
Se você está se perguntando como tornar um PDF acessível, o Adobe Acrobat Pro DC torna isso muito fácil. Há uma função especial no Action Wizard que pode fazer isso rapidamente e sem erros. Como tal, é uma ferramenta muito confiável para criar PDFs acessíveis e você pode processar arquivos grandes com muita facilidade dessa maneira. Vejamos o processo exato, que envolve apenas algumas etapas simples.
1. Vá para a seção Ferramentas e selecione Action Wizard
2. No painel lateral à direita, você verá uma Lista de ações - selecione Tornar acessível
3. Escolha um arquivo que deseja tornar acessível; documentos adicionais podem ser importados usando a opção Adicionar arquivos
4. Clique no botão Iniciar para dar início ao processo
5. Siga as instruções na tela para converter seus PDFs em PDFs acessíveis
Como verificar a acessibilidade do PDF no Adobe Acrobat DC
Você não apenas pode converter um PDF em um PDF acessível, mas também pode validar ou verificar se um determinado arquivo é, de fato, acessível.
1. Vá para Ferramentas → Acessibilidade
2. Ao ver a barra de ferramentas Acessibilidade, selecione Verificação completa/Verificação de acessibilidade
3. Nesse momento, você verá a janela Opções - escolha se precisa dos resultados como um arquivo HTML ou anexe-o como um arquivo ao documento principal
4. Escolha um intervalo de páginas específico, se necessário, e escolha as opções de verificação que você precisa
5. Quando você clicar no botão Iniciar Verificação, o processo começará - os resultados serão exibidos para que você possa ver quais regras que falharam e precisam ser corrigidas
Observação: Nem todos os resultados com falha indicam que o arquivo não está acessível, portanto, uma verificação manual pode ser necessária aqui
Você pode reparar um PDF acessível com falhas?
Durante o processo de verificação descrito acima, ele mostrará quais verificações específicas falharam. Você pode usar opções como Corrigir, Ignorar regra, Explicar e Verificar novamente para revisar e corrigir cada problema detectado. As correções comuns incluem a remoção da senha de segurança que impede o acesso a ferramentas de tecnologia assistiva, execução de OCR para converter arquivos digitalizados em editáveis, correção da ordem de marcação para refletir com precisão a sequência de leitura do conteúdo, o idioma do documento (PDFelement pode traduzir o conteúdo para outro idioma para resolver esse problema), título do documento e assim por diante. Como você pode ver, existem correções para cada um desses problemas, o que significa que você pode converter facilmente qualquer documento que desejar em um documento compatível com WCAG que funciona perfeitamente com ferramentas de tecnologia assistiva.
Baixe Grátis
Baixe Grátis
Baixe Grátis
Baixe Grátis
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
Comentários Finais
Na atual era da informação eletrônica, quase todas as informações estão disponíveis on-line ou digitalmente em PDF e formatos relacionados. Por esse motivo, o padrão PDF/UA foi desenvolvido não apenas para ajudar os usuários de tecnologia assistiva, mas também para tornar os PDFs adequados para arquivamento e recuperação de informações. O uso de ferramentas como Adobe Acrobat Pro DC ou PDFelement Pro fornecerá maneiras eficientes de tornar PDFs acessíveis a partir de documentos criados normalmente. Você também terá as ferramentas para converter outros tipos de arquivos em PDFs e torná-los acessíveis a tecnologias assistivas que estão surgindo constantemente. Os próprios padrões de conformidade estão em estado de evolução e ter as ferramentas certas, como PDFelement, dará a você controle total sobre seus fluxos de trabalho de PDF. Agora que você sabe como criar um PDF acessível e conhece as ferramentas de criação e validação, além de OCR e outras tecnologias que irão auxiliá-lo nesse processo, pode ter certeza ao responder à pergunta se alguém lhe questionar: "como tornar um PDF acessível?"