Top

Como Você Pode Proteger um PDF Com Senha Sem o Adobe

Você sabe como você pode proteger um pdf com senha sem o Adobe? Não, então, leia o artigo para obter a resposta.

Proteger um PDF não é difícil, mas você precisa usar as ferramentas certas. Um software amplamente conhecido por se especializar no gerenciamento de PDFs é o Adobe Acrobat Reader. Com este software, você pode proteger os seus documentos PDF, mas você precisa saber que o Adobe Acrobat Reader é um software pago e, portanto, precisará ter uma assinatura ativa para pode proteger os seus PDFs com ele.

Se você não tem uma assinatura ativa do Adobe Acrobat Reader, não se preocupe, isso não significa que você não pode proteger os seus documentos.

Parte 1. Há Alguma Forma de Se Proteger um Arquivo PDF Com Senha Sem o Acrobat

Como mencionei anteriormente, você necessita usar ferramentas especializadas para proteger um PDF, pois a proteção de dados consiste no uso de sofisticadas tecnologias de criptografia. O Adobe Acrobat é um software de gerenciamento de documentos PDF, mas não é o único e não é a única ferramenta que consegue proteger um PDF por senha.

Há ferramentas e aplicativos da web especializados em gerenciar documentos PDF que possuem a tecnologia necessária para criptografar e proteger os seus documentos gratuitamente.

Parte 2. Como Você Pode Proteger um PDF Com Senha Sem o Adobe

A proteção por senha de PDFs é uma medida de segurança que criptografa documentos usando uma senha para gerar uma chave criptográfica com base em esquemas de criptografia como AES.

Como você pode imaginar, é apenas uma técnica de proteção digital de dados e, portanto, há várias ferramentas que conseguem efetuar este processo. No entanto, quando se trata de PDFs, algumas ferramentas adaptaram estes esquemas de segurança para proteger este tipo de arquivo de forma mais fácil, tornando toda a experiência bastante menos técnica, mas igualmente eficaz.

A seguir, mostrarei como você pode proteger os seus documentos sem ter de usar o Adobe Acrobat Reader.

Solução 1. Usar o Wondershare PDFelement

A forma mais eficaz e simples de você proteger os seus documentos PDF é usando ferramentas especializadas como o PDFelement. Com este software, você poderá realizar todo tipo de tarefas relacionadas ao gerenciamento de documentos PDF com apenas alguns cliques. Agora vou mostrar como você pode proteger os seus PDFs com o PDFelement.

Passo 1: Abrir o PDF

Para começar, você necessita abrir o seu PDF usando o PDFelement. Você pode fazer isto abrindo o aplicativo e clicando no botão "Abrir Arquivo", ou também pode clicar com o botão direito do mouse no ícone do documento, abrir o menu "Abrir Com" e selecionar a opção "PDFelement".</p >

abrir pdf

Passo 2: Proteger o PDF

Depois de abrir o seu PDF, vá para a seção "Proteger" e clique no botão "Definir Senha". Surgirá uma janela pop-up onde você pode definir senhas para restringir a abertura do documento ou até mesmo restringir apenas algumas permissões. Depois de definir os recursos de segurança conforme a sua preferência, clique em "Salvar".

proteger pdf

Solução 2. Usar a Ferramenta de Criptografia Integrada do Microsoft Office

O Microsoft Office inclui uma ferramenta para criptografar e proteger os seus documentos com senhas. Se preferir, lembre-se que você pode usar o Microsoft Word para abrir os seus documentos PDF e, dessa forma, usar as ferramentas de proteção oferecidas pelo pacote Microsoft Office.

usar o microsoft word

Para fazer isto, abra o seu documento usando o Microsoft Word e abra as opções do botão "Arquivo". No lado direito do aplicativo, você encontrará a opção "Proteger Documento" clique nesta opção e insira a senha que deseja usar para proteger o seu documento. (Tenha em atenção que ao efetuar edições usando o Microsoft Word converterá seu PDF para o formato .docx e, infelizmente, você não o poderá converter para PDF sem perder a proteção do documento)

Solução 3. Usar uma Ferramenta On-line para Proteger o Arquivo PDF com Senha

Os métodos acima são muito eficazes, mas exigem que você tenha o PDFelement ou o pacote Microsoft Office instalado no seu computador. Se você deseja uma alternativa on-line imediata, você pode usar o aplicativo web HiPDF. Você pode-o usar totalmente gratuitamente, mas você precisa ir ao seu website oficial e seguir estes passos.

Passo 1: Ir a Proteger PDF

Assim que você estiver no website do HiPDF, você encontrará uma lista dos serviços deste aplicativo. Clique no botão "Proteger PDF" para prosseguir.

proteger pdf

Passo 2: Carregar o PDF

Lembre-se que este é um serviço on-line e, portanto, você necessita carregar o seu documento. Após selecionar a ferramenta "Proteger PDF", o aplicativo mostrará uma caixa onde você deve arrastar e soltar o seu PDF.

upload pdf

Passo 3: Definir a Senha

Quando o seu documento terminar de ser carregado, o aplicativo mostrará uma caixa solicitando que você atribua uma senha. Quando terminar, clique em "Criptografar" e use o link para baixar o seu documento protegido.

definir senha

Solução 4. Usar o Plug-in do WordPress

O uso de documentos PDF é uma forma fácil de se compartilhar informações com um design impressionante, mesmo num contexto da web. APIs e plug-ins permitem que você visualize um documento PDF num website. Estas ferramentas poupam imenso tempo e possibilitam o compartilhamento documentos sem entregar cópias do documento para cada pessoa que o queira ler. Sim, é possível proteger estes documentos com senhas. Ainda assim, você deve saber que você necessita instalar um plug-in no painel de controle do WordPress chamado PPWP. Agora vou mostrar como você pode proteger os seus documentos usando este plug-in.

Passo 1: Acessar o painel de Administração WP

Primeiro você deve ir ao seu painel de administração e selecionar a opção "Páginas" no painel do lado esquerdo. Agora você verá uma lista com todos os URLs associados ao seu website. Nesta lista, você notará que surgiu uma legenda que diz "Proteção Por Senha" em cada página. Clique na legenda correspondente ao URL onde o PDF que você deseja proteger está armazenado e selecione a opção "Proteger Por Senha".

painel de administração wp

Passo 2: Definir a Senha

Será exibida uma janela onde você pode ver o botão "Proteger Esta Página Com Senha". Será então gerada uma senha automaticamente. Observe que lhe será pedido que insira a senha gerada automaticamente sempre que você tentar acessar o URL que protegeu.

definir senha

Parte 3. Como Você Pode Proteger um Arquivo PDF Com Senha Sem o Acrobat no Mac?

Se você utiliza um Mac, não se preocupe, todos os métodos que mencionei acima permitirão que você proteja os seus PDFs, pois, tanto o PDFelement quanto o Microsoft Word têm versões compatíveis com o macOS. Por outro lado, você deve saber que, como você tem um macOS, há alguns métodos adicionais com os quais você pode proteger os seus documentos. Agora vou falar acerca deles.

Solução 1. Nativa do Mac

No macOS, a Pré-Visualização é a principal ferramenta para você poder gerenciar os seus PDFs. Este aplicativo tem alguns recursos para editar, pesquisar, comentar e até proteger documentos PDF. Siga estes passo se você deseja usar o Preview para proteger os seus PDFs.

Passo 1: Ir a Exportar…

A primeira coisa que você deve fazer é abrir o seu PDF usando a Pré-Visualização. Em geral, basta clicar duas vezes no documento para o abrir com a Pré-Visualização, mas se não conseguir, clique com o botão direito do mouse no PDF, desça até ao menu "Abrir com..." e selecione "Pré-Visualização". Feito isto, abra o menu "Arquivo" e selecione a opção "Exportar...".

ir a exportar

Passo 2: Definir a Senha

Agora você verá uma janela pop-up onde poderá definir as suas preferências de exportação. Aqui você encontrará uma opção para criptografar o arquivo. Selecione a caixa "Criptografar" e insira a senha desejada. Quando terminar, clique em "Salvar".

definir senha

Solução 2. Usar o Pages

O Pages é um excelente aplicativo de processamento de texto desenvolvido pela Apple. Este aplicativo permite exportar para diferentes formatos, incluindo para o formato PDF. Graças a isso, é usual que quem tenha um macOS use o Pages para gerenciar os seus documentos PDF. Se este é o seu caso, tenho boas notícias. O Pages permite proteger os seus documentos com uma senha. Agora vou mostrar como você o pode fazer.

Passo 1: Ir a Definir Senha

A primeira coisa que você precisa fazer é abrir o seu PDF usando o Pages. Lembre-se, para o fazer, você pode clicar com o botão direito do mouse no seu PDF, abrir a lista "Abrir com" e selecionar "Pages". Depois de abrir o seu documento com o Pages, vá a "Arquivo" e clique em "Definir senha".

abrir pdf usando o Pages

Passo 2: Definir a Senha

Aparecerá uma janela pop-up onde você deve inserir a senha que deseja usar para proteger o seu documento. Observe que você verá uma caixa na qual você poderá desativar o pedido de senha quando o documento for aberto no seu computador nesta janela. O último pode-lhe poupar imenso tempo se você precisar trabalhar constantemente com os seus documentos protegidos.

definir a senha

Conclusão

O Adobe Acrobat Reader é um aplicativo bastante útil, mas não é o único que consegue proteger um PDF com senha. Como você pode ver, existem diversas alternativas. O PDFelement é, sem dúvida, a alternativa mais sofisticada pois não só lhe permite proteger os seus PDFs, como é uma ferramenta completa que facilitará todos os tipos de gerenciamento de documentos e tarefas de edição, mesmo se você usar um macOS.