Criar e lembrar senhas é um problema para muitas pessoas, que podem acabar por criar uma senha comum para várias contas que não seja muito segura. Com o gestor de senhas do Google para Android, você consegue gerar e proteger suas senhas na sua conta do Google. Tem a capacidade para proteger imensas senhas para sites diferentes através de todo o tipo de dispositivos e navegadores.
Como usar o gestor de senhas do Google no Android
O aplicativo gestor de senhas do Google para Android é sincronizado com o Chrome para salvar todas as senhas de usuários e informações de sites. Adicionalmente, suporta a funcionalidade de preenchimento automático para acessar facilmente sua conta sem ter que introduzir suas credenciais.
Com o aplicativo gestor de senhas do Google para Android no seu dispositivo móvel, você pode facilmente garantir a segurança das suas senhas para evitar fugas de dados. A ferramenta existia como extensão para o navegador Chrome, mas atualmente está disponível como aplicativo do Google para seu dispositivo móvel. Aprenda a usar o gestor de senhas do Google no Android no guia seguinte.
Secção 1. Gerir opções para salvar senhas
O Google solicita aos usuários se pretendem ou não salvar suas senhas. Permitindo que o Google lembre suas senhas, fará com que inicie sessão automaticamente nos seus sites ou aplicativos favoritos da próxima vez que acessá-los.
1. Abra as definições do seu celular ou tablet Android e acesse sua conta do Google na respetiva opção.
2. Nas opções da sua conta do Google, navegue para a direita e selecione a "Segurança". Navegue para baixo para "Início de sessão noutros sites" e selecione "Senhas guardadas". Ative ou desative a opção para salvar senhas.
Secção 2. Opções para salvar senhas em aplicativos específicos
Salvar senhas nos aplicativos é opcional por parte do Google. Assim sendo, caso o Google solicite para salvar uma senha, clique em "Nunca" para não permitir a acção.
1. Acesse o aplicativo das definições e selecione "Google", e clique na opção "Conta Google".
2. Localize a opção de "Segurança" na tela de navegação e navegue para baixo para acessar a opção "Início de sessão noutros sites". Selecione "Senhas guardadas". Navegue para baixo para a opção "Bloqueados" e bloqueie/desbloqueie a opção para salvar a senha num aplicativo específico.
Secção 3. Gestor de início de sessão automático
Controle o início de sessão nas suas contas ativando a confirmação de início de sessão. Esta funcionalidade pode ser ativada ou desativada para controlar as tentativas de inícios de sessão.
1. No seu dispositivo Android, acesse o aplicativo das definições e acesse sua conta Google na respetiva opção.
2. Nas definições do Google, navegue para a direita e selecione "Segurança". Acesse as "Senhas Guardadas" em "Iniciar sessão noutros sites" e ative ou desative o "Início de sessão automático".
A melhor alternativa ao gestor de senhas do Google para Android
Tal como o gestor de senhas do Google para Android, o 1Password é um gestor de senhas em multi-dispositivos. Contudo, suporta mais funcionalidades em comparação com o aplicativo gestor de senhas do Google, tais como a criação de senhas personalizadas e proteção das mesmas num único cofre. Este cofre é protegido por uma senha mestre com capacidade para armazenar senhas protegidas para diversos sites e informações confidenciais.
Com o 1Password, você pode acessar suas senhas e salvar as credenciais online ou offline de todas as suas contas sincronizadas e dispositivos. O gestor de senhas permite-lhe iniciar sessão nas suas contas, sites, aplicativos e dispositivos remotamente, facilitando a utilização dos mesmos por parte de todo o tipo de usuários.
Em comparação com o aplicativo gestor de senhas do Google para Android, o 1Password suporta a autenticação em multi-nível para segurança pessoal, familiar e empresarial. Seu sistema de segurança contém um modo de viagem para desinstalar e reinstalar senhas ou informações antes e depois de viajar.
- Geradores de senhas aleatórias para sites e contas pessoais.
- Carteira digital para guardar de forma segura cartões de débito e crédito para efetuar pagamentos seguros online.
- Interface de usuário organizada com etiquetas para gestão e utilização simples das senhas guardadas no software.
- Aplicativos disponíveis e suportados no Mac, iOS, Windows, Android, Linux e Chrome OS.
- Suporta a partilha de cofres de senhas, arquivos e informações pessoais.
- Suporta o armazenamento de arquivos com espaço de armazenamento até 5GB.
- Previne tentativas indevidas de inícios de sessões de certas localizações, criando regras e reportando tentativas ilegais.
- Cria políticas para ativar e monitorizar a força da Senha Mestre, verificação de dois níveis e atualizações de software.
- As contas premium permitem até 20 usuários convidados com partilha limitada.
- Proteção avançada para usuários premium criarem controles personalizadas nas suas contas.
- Verificação de segurança com dois fatores para uma camada de proteção adicional.
- Funcionalidade para editar senhas personalizadas para identificar possíveis quebras de senhas.
- Gera relatórios de utilização da sua conta para determinar a segurança das senhas e arquivos.
- Cria campos personalizados nas suas contas para adicionar senhas ou arquivos como desejar.
- Capacidade para criar múltiplos cofres para diversos usuários ou para uso pessoal, dependendo da informação armazenada.
- Cria e armazena senhas únicas destinadas a membros de equipes.
- A funcionalidade do modo de viagem ajuda o usuário a acessar suas contas remotamente ou a proteger suas senhas e informações de outros membros da equipe.
- Permite-lhe adicionar múltiplos URLs para proteger suas contas de diversos sites.