Uma Tabela Raci é uma carta de responsabilidade linear sistemático que mostra onde um grupo de pessoas precisa participar ou fazer com um papel respectivo. R significa Responsible(Responsável), A para Accountable (Encarregado), C para Consulted(Consultado) e I para Informed (Informado). Estas quatro letras são comumente distribuídas ao longo das colunas de acordo com a pessoa ou fazedor. Este gráfico ajuda a determinar qual função será desempenhada por uma pessoa ou grupo; leva-os a compreender perfeitamente a descrição da função, requisitos que os levam à produtividade. Uma organização eficaz pode trabalhar rápida e eficientemente com este tipo de diagrama, pois evita que eles se percam em suas funções. É também uma boa maneira de comunicar e identificar quem faz o quê.
Um gráfico Raci não deve ser uma tabela complicada. Ele segue certos conteúdos para esclarecer as coisas ou a função, para ser exato. Geralmente é uma matriz ou tabela na qual as tarefas estão alinhadas com os papéis seguidos pelas atividades do lado esquerdo do gráfico. Para torná-lo exato, a parte superior das colunas pode ser preenchida com o nome do grupo ou do indivíduo para designar as funções. É cuidadosamente analisado, deve haver apenas um ou poucos papéis para um executor a fim de trabalhar de forma eficaz e evitar conflitos. O RACI não deve ou não precisa incluir todas as tarefas básicas ou genéricas.
Criar uma Tabela Raci pode ser uma tarefa mais fácil se o responsável conhecer o objetivo da mesma, enquanto a tomada de decisão ou a distribuição de papéis deve ser discutida e analisada. A seguir estão listados os procedimentos passo a passo para a criação de uma Tabela Raci:
Passo 1 Identificando as Tarefas: É um denominador comum em uma tabela RACI, portanto isto deve ser pensado em primeiro lugar. Saber o que deve ser feito deve ser listado cronologicamente para se chegar a um processo bem-sucedido de pequenos a grandes atos.
Passo 2 Avaliando os participantes: Agora, em um grupo, um líder deve saber em quem confiar uma determinada tarefa e conhecer todo o seu comportamento. Isto significa avaliar e conhecer as capacidades do pessoal para determinar facilmente o que e a quem atribuir. Uma lista de verificação pode ser feita com esta etapa.
Passo 3 Criação da tabela: Uma vez que todo o conteúdo necessário esteja determinado, proceda à elaboração da tabela. Agora o gráfico deve estar claramente indicando cada nome e tarefa, portanto, é melhor ainda fazer colunas separadas para cada nome, tarefa e um espaço aberto para colocar os papéis. Desenhe a primeira célula e separe-a com uma linha rotulada como tarefas verticalmente e, em seguida, as funções ou nomes do executor das funções horizontalmente. Como haveria linhas verticais para cada nome, também seriam criados os espaços para as letras R A C I para baixo. Lembre-se de colocar os significados das letras para uma melhor compreensão.
Passo 4 Reunião: Uma vez que o quadro em branco esteja pronto com seus respectivos rótulos, um líder pode agora convocar uma reunião, com o número completo de participantes. Eles devem agora começar a fazer brainstorming e a conversar e podem até mesmo indicar os papéis que um participante deve ter ou assumir. Coloque o rótulo ou código correto para cada nome e tarefa. Todos devem ter seus papéis para um grupo ser mais produtivo.
1. Funções superiores precisam de habilidades superiores. Não coloque mais de uma pessoa que seja responsável por cada tarefa. Isso pode trazer conflitos e acabar entrando em conflito com os funcionários.
2. A designação do responsável pela tarefa a ser feita precisa de um executor que seja capaz de atender às expectativas para evitar atrasos.
3. Todos os papéis devem ser falados e discutidos para designar a pessoa certa para uma tarefa. Isto pode ser realmente agradável, mas não se esqueça de tomar partido.
4. Deve haver um papel para todos, assim como não dar dois Rs e As em uma só pessoa. Um trabalho pode sempre ser dividido e distribuído dentro de um grupo, melhorando suas habilidades como jogador de equipe.