Os PDFs existem desde o início dos anos 90 e se tornaram uma das formas mais eficientes de compartilhar conteúdo. Eles não exigem que o receptor use um software especializado para acessar o conteúdo. No entanto, os PDFs não são muito divertidos, nem envolvem o público tanto quanto os PDFs que permitem que você vire as páginas. Se você está se perguntando o que é um PDF flipbook e como fazer um, você veio ao lugar certo.
Parte 1. O que é um PDF flipbook
Mesmo que os PDFs sejam insípidos, eles ainda fazem um bom trabalho. No entanto, os leitores procuram muito mais em um documento, não só o conteúdo. Os PDFs flipbooks (de virada de página) podem dar essa experiência de leitura mais emocionante que eles desejam sem comprometer o profissionalismo e o conteúdo que está sendo compartilhado.
Em poucas palavras, um PDF com virada de página ou um flipbook é uma publicação on-line que oferece uma experiência de leitura mais autêntica e envolvente, imitando um livro da vida real. Os PDFs com a possibilidade de virada de página vêm com recursos interessantes, como esse efeito flipbook e os sons que um livro faz quando você vira para a próxima página. Com um flipbook, você também pode usar hiperlinks para pesquisar no documento ou ampliar as páginas para uma melhor visualização.
Benefícios dos efeitos da virada de página
Vamos nos aprofundar nas vantagens dos efeitos da virada de página em um PDF.
Experiência de leitura aprimorada: Um leitor escolheria um flipbook digital em vez de um PDF estático porque o efeito de virar a página dá vida ao documento. Você pode segurar o canto da página com o mouse ou com o dedo, e ela girará como se estivesse lendo um livro ou uma revista real e impressos.
Facilidade de uso e compartilhamento: Por mais complicados que possam parecer, os flipbooks digitais são muito fáceis de fazer. Depois de carregar o seu PDF para o software, você terá o seu flipbook com aparência profissional em menos de um minuto. Você pode compartilhar a sua publicação por e-mail, mídia social ou incorporá-la no seu site.
Segurança garantida: É quase impossível proteger os seus PDFs de downloads de terceiros e outros visualizadores indesejados. Com os PDFs flipbooks, você tem uma infinidade de opções de privacidade para escolher, incluindo proteção por senha, acesso restrito e desativação do botão de compartilhamento.
Eles são compatíveis com dispositivos móveis: Os efeitos de virada de página são muito inclusivos e funcionam em vários dispositivos, como laptops, telefones celulares e tablets.
Atrai mais clientes: Por fim, os efeitos para virar a página são esteticamente agradáveis e são uma maneira segura de manter o seu público fisgado. Os elementos interativos, como áudio e vídeo, engajam os seus leitores mais do que um PDF estático.
Parte 2. Como fazer um PDF com efeito de virada de página
Até agora, você já entendeu o que é um PDF com efeito de virada de página e por que ele é muito melhor do que um PDF estático. Você provavelmente já interagiu com alguns flipbooks e pode ver em primeira mão como eles são envolventes e imersivos.
No entanto, você pode se perguntar como fazer um para você e se ficará tão bom quanto os que você já viu. Esta seção do artigo discutirá como criar um PDF com efeito de virada de página.
1. Adicione um efeito de virada de página ao PDF com o Adobe Acrobat
O Adobe Acrobat é um software importante que permite visualizar, manipular e compartilhar PDFs. Você também pode usar esta plataforma para preencher formulários PDF para impressão. Outra característica interessante do Adobe Acrobat é que você pode usá-lo para fazer flipbooks interessantes. Se o PDF tiver problemas que te impeçam de convertê-lo em um flipbook, este software é capaz de detectar qualquer problema e reparar o seu arquivo PDF.
Aqui está uma guia passo a passo sobre como adicionar um efeito de virada de página com o Adobe Acrobat.
Passo 1 Abra o arquivo PDF com o Adobe e vá até o menu principal, selecione "Ferramentas" e clique em "Páginas". Clique em "Miniaturas de página" e selecione as páginas que deseja que tenham o efeito de virar a página.
Passo 2 Acesse o menu "Ferramentas" e selecione o cabeçalho "Processamento de documentos". Selecione "Transições de página" para revelar uma caixa de diálogo.
Passo 3 Em seguida, selecione sua transição preferida no menu suspenso. O menu suspenso "Direção" ficará disponível depois que você selecionar uma transição. Você pode escolher a sua velocidade preferida no menu suspenso "Velocidade". O botão "Auto Flip" permite que o seu PDF seja executado com transições de página cronometradas.
Passo 4 Selecione "Todas as páginas" para aplicar as alterações a todas as páginas do documento.
Passo 5 Acesse "Miniaturas de página" e selecione a opção "Transições de página" para editar uma transição de página existente.
Passo 6 Clique na barra de menu e selecione "Visualizar" e "Modo de tela inteira" para testar as transições da página.
2. Crie PDFs com efeito de virada de página off-line
Você não precisa de uma conexão com a internet para fazer um flipbook. Várias ferramentas off-line podem te ajudar a criar um flipbook de aparência nítida em minutos. Vamos usar o PubHTML5 como exemplo e mostraremos como usá-lo. O PubHTML5 é uma plataforma on-line gratuita em pdf que permite que você crie flipbooks esteticamente agradáveis que dão vida ao seu conteúdo. A versão offline tira a necessidade de uma conexão com a Internet, facilitando a criação de um flipbook digital onde quer que você esteja.
O PubHTML5 não está limitado a PDFs; você também pode usar documentos do Word, PowerPoints e documentos do Excel para criar um flipbook impressionante. Alguns dos recursos mais legais dessa plataforma incluem publicação, saída múltipla, configuração, segurança e branding. Outra vantagem de usar essa ferramenta offline é importar o arquivo apenas uma vez e publicá-la em todos os lugares.
Aqui está uma guia passo a passo sobre como criar PDFs com efeito de virada de página offline com o PubHTML5.
Passo 1 Importe o PDF que deseja converter e personalize as configurações de importação na caixa de diálogo "Importar documento PDF".
Passo 2 Navegue até o botão "Configurações personalizadas" para adicionar designs personalizados ao seu flipbook.
Passo 3 Clique em "Modelo" para selecionar o seu modelo preferido.
Passo 4 Selecione "Tema" para escolher um tema para o seu flipbook digital.
Passo 5 Insira conteúdo multimídia no seu flipbook digital clicando em "Editar páginas". Quando estiver satisfeito com os resultados, selecione "Aplicar".
Passo 6 Clique em "Publicar" para enviar o seu flipbook offline.
3. Crie PDFs on-line gratuitos com o efeito para virar páginas
Além das ferramentas off-line, várias ferramentas on-line podem te ajudar a criar um flipbook incrível. Vamos usar o Anyflip como exemplo para mostrar como fazer um flipbook usando ferramentas online.
O Anyflip é uma plataforma de publicação gratuita e interativa que permite converter de forma online os PDFs em flipbooks. Como o Anyflip também possui uma versão offline, vamos nos concentrar na versão online. A seguir apresentamos uma lista de recursos interessantes que você pode aproveitar ao usar o Anyflip para fazer as suas publicações.
- Domínio personalizado
- Integração com o Google Analytics
- Integração com o Bookshelf
- Efeito de virada de página realista em 3D no pdf
- Hospedagem ilimitada na nuvem
- Opções de download
- Modelos, temas e cenas integrados
- Integração com mídias sociais
Enfim, sem mais delongas, vamos apresentar como usar o Anyflip para criar PDFs gratuitos de forma on-line.
Passo 1 Faça login no Anyflip e importe o PDF que deseja converter em um flipbook.
Passo 2 Selecione o seu modelo preferido conforme mostrado abaixo.
Passo 3 Personalize ainda mais o seu flipbook ajustando as configurações avançadas, incluindo configurações do pré-carregador, configurações de exibição etc.
Passo 4 Crie um sumário e marcadores conforme necessário.
Passo 5 Quando estiver satisfeito com os ajustes feitos, você pode salvar e compartilhar o seu flipbook on-line via e-mail ou mídia social ou incorporá-lo ao seu site.
Parte 3. Prepare PDFs simples para criar um Flipbook on-line
Infelizmente, nem todos os PDFs são os principais candidatos à conversão em flipbooks. O seu PDF precisa ter um tamanho relativamente pequeno, para que o processo de conversão não demore muito. Os PDFs menores também convertem melhor do que os maiores.
Comprimir um PDF com o PDFelement
PDFelement é um exemplo de uma excelente ferramenta que comprime os seus PDFs em um tamanho gerenciável para convertê-los em flipbooks. Outra vantagem de usar o PDFelement para compactar os seus documentos é que ele não compromete a qualidade do seu conteúdo. Você pode compactar o seu PDF com um clique, comprimir os seus PDFs em lote ou reduzir o tamanho dele manualmente.
Existem três configurações de taxa de compactação: baixa, média e alta. Como não existe uma escolha superior à outra, seria útil escolher a melhor configuração dependendo das suas necessidades e qualidade de saída preferida. O Wondershare PDFelement está disponível para dispositivos iOS, Android, macOS e Windows.
Baixe Grátis
Baixe Grátis
Baixe Grátis
Baixe Grátis
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
Aqui apresentamos uma guia rápida sobre como usar o PDFelement para compactar os seus PDFs.
Passo 1 Acesse a página inicial do PDFelement e abra o PDF grande que você deseja compactar.
Passo 2 Selecione a taxa de compressão. Observe que quanto maior a proporção, menor será o PDF. Quando estiver satisfeito com o tamanho, clique em "Aplicar".
Passo 3 Clique em "Abrir" para visualizar o arquivo PDF compactado.
Conclusão
Os PDFs com o efeito de virada de página estão na moda e tornam seu conteúdo impressionante e esteticamente agradável. Mesmo que sejam atraentes, eles ainda parecem polidos e profissionais. Os Flipbooks também são uma excelente estratégia de marketing que manterá os visitantes por mais tempo no seu site e desejando mais. Esperamos que este artigo tenha ensinado tudo o que você precisa sobre os flipbooks digitais e as ferramentas que você pode usar para recriá-los.