O formato de documento portátil, também conhecido como PDF, é um dos formatos mais preferidos para compartilhar documentos com outras pessoas. Os profissionais preferem usar PDF pois é um formato confiável. Dito isso, tal como outros formatos, os PDFs podem ser alterados, editados, modificados e impressos, a menos que você bloqueie o PDF. Quando você bloqueia um arquivo PDF, será desafiante para as pessoas não autorizadas visualizarem ou lerem o conteúdo do arquivo PDF. Se você se está perguntando como você pode bloquear um arquivo PDF, então você está no lugar certo. Não deixe ninguém obter os seus dados e informações confidenciais; leia este artigo para saber como você pode bloquear os seus PDFs críticos em diferentes métodos.
Parte 1. Como Bloquear Arquivos PDF Com Senha
A resposta à sua pergunta sobre como você pode bloquear PDFs com uma senha se tornará fácil quando você usar a melhor ferramenta de bloqueio de PDFs. Há uma ferramenta que está ganhando imensa popularidade no setor, é o PDFelement . O desempenho impecável desta ferramenta torna o PDFelement altamente confiável. Observe que este é um software off-line; portanto, você terá de baixar e instalar o software no seu computador ou laptop. Com os seus recursos robustos, você pode usar o PDFelement para editar, anotar, imprimir, fazer OCR, criar e converter qualquer arquivo PDF. Agora, vamos lá saber como você pode bloquear um arquivo PDF com uma senha seguindo alguns passos simples.
Passo 1. Abrir o Arquivo
Inicie o PDFelement e clique na opção Abrir Arquivos que você vê na tela inicial. Haverá também imensas outras opções, mas como a nossa preocupação é bloquear um documento PDF, clique em Abrir Arquivos para extrair o arquivo PDF para o software. Você pode arrastar e soltar o arquivo ou o selecionar manualmente.
Passo 2. Bloquear o PDF Com uma Senha de Abertura
Irá passar para outra página com uma barra de ferramentas no topo. Procure pela opção Proteger. Será a segunda última opção na barra de ferramentas. Clique nela e, depois, clique na opção Definir Senha. Esta é a opção para bloquear documentos PDF. Surgirá uma pequena janela com segurança escrita nela. A página de segurança terá duas opções, Senha de Abertura, e Senha de Permissão. Se você simplesmente quiser adicionar uma senha, então selecione a caixa de seleção ao lado de Senha de Abertura e insira a senha que deseja usar.
Passo 3. Bloquear o PDF Com uma Senha de Permissão
Preencha os dados da Senha de Permissão. Haverá uma caixa de seleção ao lado de Senha de Permissão; clique nela e insira a senha que deseja usar. Abaixo disso, você pode até limitar a usabilidade do PDF, como restringir a impressão e as alterações. Se quiser que seja permitida a cópia de texto e imagens, então, selecione a caixa de seleção. Selecione o nível de criptografia que deseja usar.
Passo 4. Salvar o Arquivo PDF Bloqueado
Depois de ficar contente com as alterações feitas, clique na opção Arquivo e, no menu suspenso, selecione Salvar para salvar as alterações.
Parte 2. Como Bloquear Arquivos PDF Com Assinatura
Há outro método para bloquear o seu documento PDF, que é assinando o seu documento digitalmente. O processo também é bem simples, e nós iremos mostrar como você pode bloquear um arquivo PDF com uma senha.
Passo 1. Abrir o Arquivo PDF
Tal como no método um, inicie o PDFelement no seu sistema. Clique na opção Abrir Arquivos para selecionar o arquivo PDF que precisa de proteção. Abra o arquivo com o PDFelement.
Passo 2. Assinar o Documento
Mais uma vez, passará para outra página. Clique na opção Proteger, que é a segunda última opção na barra de ferramentas. Agora, em vez da opção Definir senha, você precisa selecionar Assinar documento. Após clicar nisso, uma nova janela aparecerá na mesma página. Você verá um pequeno formulário que precisa preencher. Clique na aba Assinar como e insira a sua assinatura. Em seguida, clique na opção Assinar no canto inferior direito para salvar a sua assinatura. Por fim, clique na opção Arquivo e, no menu suspenso, clique na opção Salvar para salvar as alterações. Mais dois passos e você poderá o assinar o seu documento PDF, e esta é a resposta a como você pode bloquear um documento PDF.
Parte 3. Como Bloquear um PDF no Microsoft Office
Vamos lá começar com o procedimento mais simples. Suponha que você tem um documento do Word e o quer bloquear num PDF, então, você deve seguir estes passos;
Passo 1: Abra o documento no Microsoft Word e procure pelo botão de menu “Arquivo” e escolha “Exportar”. Aqui, escolha o botão “Criar PDF/XPS” e o documento será exportado como pdf.
Passo 2: Antes de o exportar, clique no botão “Opção” e na parte inferior da caixa de diálogo você verá a opção “Criptografar o documento com uma senha”, deve selecionar essa opção. A seguir, você precisa inserir a senha que deseja adicionar e clicar em “OK”.
Passo 3: Por fim, insira o nome do arquivo PDF e clique no botão “Publicar” e você terá um PDF bloqueado com senha.
Parte 4. Como Bloquear Arquivos PDF no Mac
Se você tem um Mac, você pode utilizar o PDFelement para bloquear PDF com uma senha. O PDFelement é o software mais confiável para bloquear o seu arquivo PDF no sistema operacional Mac. Aqui estão os passos de como você pode bloquear um arquivo PDF no Mac;
Passo 1: Baixe e inicie o software para o seu Mac. Após iniciar o software, carregue o seu PDF clicando em “Abrir Arquivos”.
Passo 2: Agora, você precisa ir até a barra de ferramentas e escolher a opção “Arquivo” > “Proteger” e no submenu, clicar na opção “Criptografar Com Senha”.
Passo 3: Aqui, você pode escolher dois tipos de senha, permissão e senha aberta. Você pode escolher qualquer uma delas, dependendo da sua preferência. Uma vez feito, clique em "OK" e o seu arquivo será bloqueado com senha.
Parte 5. Como Bloquear um PDF com o Software Adobe
A forma mais simples de você bloquear um PDF é usando o software Adobe. Aqui estão os passos para o fazer;
Passo 1: Abra o arquivo no software Adobe e escolha a opção “Ferramenta” e depois “Proteger”.
Passo 2: Continuando, você precisa selecionar se planeja restringir a edição com senha ou bloquear o arquivo com um certificado.
Passo 3: Uma vez escolhido, defina a senha e clique em “OK” > “Salvar”.
Parte 6. Tipos de Proteção de Bloqueio de PDF
1. Impressão
A restrição de impressão impede que qualquer pessoa imprima o documento sem a senha.
2. Edição
Com o bloqueio de edição, as pessoas não autorizadas não podem efetuar alterações ao documento.
3. Data de Validade
Você pode adicionar uma data de validade ao documento e ele terminará após essa data.
4. Marcas d'Água Dinâmicas
Você também pode adicionar marcas d'água dinâmicas a documentos impressos e visualizados.
5. Monitoramento de Acesso
Com o monitoramento de acesso, você pode ter uma visão geral do documento e dos seus usuários.
6. Dispositivos Autorizados
A forma mais simples é restringir qualquer dispositivo não autorizado de interagir com o documento.
7. Locais Autorizados
Você também pode bloquear usuários por localização de país e IP.
8. Proteção de Tela de Impressão
Impede que softwares de captura de tela façam capturas de tela e também impede a captura de tela do Windows.