O formato PDF foi projetado para resolver problemas de compatibilidade e interoperabilidade que faziam com que os documentos perdessem informações derivadas do design do documento quando foram abertos a partir de diferentes computadores ou impressos em papel. No entanto, este formato continuou a evoluir para ser mais seguro e oferecer aos usuários uma melhor experiência de leitura e edição. Alguns programas usaram procedimentos criptográficos para restringir o acesso de pessoas não autorizadas. No entanto, este procedimento era complexo para ser executado e não era fácil de ajustar ao mesmo tempo. Isto significa que, mesmo que se possa impedir outras pessoas de abrirem um documento, você não conseguiu impedir aqueles que tinham a senha ou chave criptográfica de modificar o documento.
Parte 1. Motivos Para Tornar um PDF Não Editável
Este formato pode identificar cada um dos elementos que possui, o que permite o uso de ferramentas de protecção selectivas. Hoje, o PDF é considerado o formato ideal para gerenciar todos os documentos, mesmo aqueles que contêm informações sensíveis. Por exemplo:
1. Um acordo
Os contratos são promessas impressas que criam obrigações mútuas entre duas pessoas que a lei irá aplicar. O direito dos contratos é geralmente regido pelo direito comum do Estado, e algumas interpretações judiciais específicas de um determinado elemento contratual podem variar entre os Estados.
O uso de documentos PDF não editáveis permite a criação e distribuição de documentos desta natureza. É possível garantir que ninguém pode modificar o conteúdo original do documento.
2. Uma notificação para o recrutamento
Os processos de recrutamento são geralmente abrangentes. O objectivo do recrutamento é encontrar os melhores candidatos para preencher uma determinada vaga. É normal que os documentos sejam emitidos e recebidos de dezenas de pessoas diferentes durante estes processos. Manter documentos organizados e apoiados é tão crucial como evitar a sua modificação.
3. Informações vitais
Muitas pessoas optam por não manter cópias digitais de seus dados pessoais porque desconfiam da segurança da informação digital. No entanto, é cada vez mais comum utilizar documentos digitais para armazenar registos médicos, informação biométrica, Certificados de casamento, extratos de conta bancária, declaração de bens materiais, entre outros. Isso não seria possível se não fosse por tecnologia não editável de documentos PDF.
4. Fatos e figuras
Ao trabalhar com documentos financeiros ou contabilísticos, a precisão é imperativa. Este tipo de documento não deve, em circunstância alguma, ser modificado. Em muitas empresas, esta documentação só é armazenada em versões físicas para impedir que sejam alteradas.
No entanto, isso também torna muito mais difícil a descoberta, o apoio e a organização dos documentos. Hoje, os documentos PDF oferecem várias ferramentas que podem impedir a modificação desses documentos.
PDFelement - Editor de PDF Simples e Poderoso
Comece com a maneira mais fácil de gerenciar PDFs com o PDFelement!
Parte 2. Como Tonar um PDF Não Editável
Criar um PDF não editável não é difícil, e vários métodos podem alcançar esse resultado. A opção correta depende das suas necessidades, mas todas elas são eficazes.
Método 1. Protecção com senha
Proteger o documento com senhas garantirá que ninguém que você não tenha autorizado poderá aceder às informações. Além disso, graças à forma como o formato PDF gerencia o conteúdo do documento é possível estabelecer senhas que protegem apenas certas páginas ou opções do documento. Ou seja, você pode negar as permissões de escrita mas permitir a leitura de qualquer página do documento, e, ao mesmo tempo, você pode habilitar a edição e leitura de outros segmentos específicos.
Método 2. Converter PDF para imagem
Um antigo truque é útil para converter o documento PDF ou, pelo menos, o conteúdo que você deseja proteger para uma imagem. Como mencionei anteriormente, o formato PDF é capaz de reconhecer o conteúdo nele. É fácil clicar em qualquer lugar do documento e começar a escrever, apagar ou editar. No entanto, ao converter um documento com texto ou números para uma imagem, o documento ignora esses números ou texto, uma vez que os trata como uma imagem.
Método 3. Criar um arquivo PDF não-OCR
O reconhecimento de caracteres ópticos consiste na digitalização de textos. O software OCR é responsável por identificar automaticamente, a partir de uma imagem, os símbolos ou caracteres que pertencem a um alfabeto e depois convertê-los em dados.
Apesar de ser um instrumento muito sofisticado e prático, não é perfeito. O reconhecimento de caracteres ópticos muitas vezes tem problemas quando a imagem de origem tem diferentes níveis de iluminação ou sombras e não tem qualidade suficiente. Para os seres humanos, a leitura de textos de uma imagem de baixa luz ou baixa resolução pode ser difícil, mas é possível. No entanto, a tecnologia OCR é incapaz de resolver estes problemas, pelo que é incapaz de processar o seu conteúdo.
Método 4. Tire uma captura de tela destas páginas em PDF
Uma alternativa que pode ser muito interessante compartilhar seus documentos sem os expor a serem modificados é fragmentar os documentos em pequenos segmentos. Ao tirar capturas de tela de algumas regiões de documentos, você pode compartilhar as informações necessárias e proteger cada um desses clippings com uma medida de segurança relevante.
Wondershare PDFelement
Simplifique como as pessoas interagem e se comunicam com documentos PDF usando ferramentas PDF poderosas e intuitivas.
Parte 3. Como Proteger um Documento PDF
Proteger um documento PDF consiste principalmente em usar software especializado para aplicar filtros de segurança que impeçam que outras pessoas modifiquem ou acessem seus documentos sem sua autorização.
O PDFelement é um software especializado em gerenciamento de documentos PDF. Este software oferece ferramentas para facilitar a leitura, edição, revisão e proteção dos documentos PDF. O objetivo deste aplicativo é ajudá-lo a obter resultados profissionais com o mínimo esforço possível.
1. Marca d'água
Marcas d'água são uma ótima opção para entrar na via daqueles que querem modificar seus documentos usando OCR ou software de edição de imagem. O ideal é que as marcas d'água estejam posicionadas em cada página, portanto, se alguém quiser mudar o seu documento, terá praticamente de o refazer do zero.
Passo 1: Abra a ferramenta Marca d'água
Vá para a seção Editar no topo da janela e clique no botão Marca d'água. Então a ferramenta Marca d'água exibirá duas opções. Escolha a opção "Adicionar marca d'água".
Passo 2: Escolha um Tipo de Marca
Na ferramenta de criação de marca d'água, você encontrará um botão para criar marca d'água. Clique no botão "+" e selecione a opção que mais lhe interessa. Se você não tiver uma imagem personalizada para colocar como marca d'água, escolha a opção "Texto".
Passo 3: Definir preferências de estilo
Depois de escolher um estilo de marca d'água, uma janela aparecerá para selecionar as páginas e onde você deseja que a marca d'água seja colocada. Além disso, você poderá escolher alguns outros recursos para personalizar sua marca d'água.
2. Assinatura
Assinaturas digitais têm sistemas de segurança para garantir sua autenticidade. As empresas digitais dispõem de um certificado digital emitido por um organismo regulador imparcial por um período limitado. É impossível falsificar um certificado de assinatura digital de autenticidade, principalmente porque esses certificados têm validade curta. Só o autor pode solicitar a extensão destes certificados, de modo que até a melhor organização hacker teria muito pouco tempo para trabalhar.
Passo 1: Vá em Assinar documento
Depois de abrir o documento que você quer assinar com PDFelement, vá para a seção "Proteger", clique no botão "Assinar documento" e clique no lugar que você deseja definir a assinatura.
Passo 2: Escolha um sinal existente ou crie um novo
Na janela "Assinar documento", você encontrará um menu suspenso no qual você pode clicar para selecionar uma assinatura digital que você já criou. Se você não tiver um, clique no botão "Novo ID".
Passo 3: Escolha a aparência das preferências
Quando terminar de criar sua assinatura digital, você retornará para a ferramenta "Assinar um documento". Uma vez lá, vá para a seção Aparência e clique no menu suspenso à sua direita. Se você ainda não criou um estilo, clique em "Criar um novo estilo."
3. Senha
Como referi anteriormente, a utilização de senhas pode parecer um sistema de segurança desactualizado, mas não é esse o caso. Os sistemas de segurança baseados em senhas não pararam de evoluir para garantir a integridade da informação que protegem. As empresas dedicadas a oferecer análises e serviços de segurança informática nos Estados Unidos afirmam que as senhas são o método mais prático e eficaz de que dispomos para proteger a nossa informação. No entanto, para tirar proveito dos benefícios desses sistemas de segurança corretamente, você deve escolher senhas diferentes para cada sistema de segurança com que você interagir. Preferencialmente, você usa senhas mais longas, pois cada caractere que você adicionar à sua senha traduz em milhares ou milhões de tentativas necessárias para decifrar sua senha.
Passo 1: Definir uma senha aberta
Tudo o que você precisa fazer é abrir seu documento com PDFelement, clique na seção "Proteger", marque a caixa "Abrir senha" e insira uma senha, selecione um nível de criptografia e clique em "Salvar".
Passo 2: Definir permissões específicas
Além de definir uma senha de acesso, você também pode definir uma senha que restrinja permissões específicas. Dessa forma, você pode permitir que outras pessoas leiam o documento mas não o editem ou o imprimem. Para fazer isso, marque a caixa de "Senha de permissão" para estabelecer permissões específicas e, quando terminar, selecione um nível de criptografia e clique em "Salvar".
Conclusão
Os documentos digitais facilitam as tarefas diárias e ajudam-nos a alcançar resultados de maior qualidade em menos tempo. No entanto, é essencial ter sempre presente que os documentos digitais podem ser modificados ou falsificados se não os protegermos. Felizmente, existem programas como o PDFelement, com os quais você pode implementar alguns dos sistemas de segurança mais sofisticados que existem para proteger seus documentos PDF.