Informações do Produto
PDFelement é uma ferramenta para PDF poderosa que permite que você produza documentos PDF com uma aparência profissional e crie formulários de forma rápida, acessível e segura. Com este software, você será capaz de:
- Abrir, salvar, imprimir e realizar anotações/marcações em PDFs;
- Adicionar, remover, mover, redimensionar e girar qualquer elemento gráfico de um PDF;
- Proteger arquivos PDF com senhas;
- Converter documentos PDF para Word, Excel, Texto e formatos de Imagens;
- Criar e preencher formulários PDF;
- Inserir numeração de páginas, numeração Bates e elementos de página;
- Aprovar e assinar documentos digitalmente;
- Tornar editáveis textos de imagens através da utilização do recurso de OCR.
Esta seção irá apresentar-lhe interface de PDFelement.
Download e Instalação
1Requisitos do Sistema
Para poder utilizar o PDFelement, o seu computador terá que atendar aos seguintes requisitos básicos do sistema:
- Sistema Operacional: Windows 10/8.1/8/7/XP/Vista
- Processador: processador de 1 GHz ou superior
- Memória RAM: 512 MB ou superior
- Espaço Livre no Disco Rígido: 500 MB ou mais
Nota: para informações mais detalhadas, por favor, visite:
https://pdf.wondershare.com.br/pdfelement/tech-spec.html
2Download PDFelement em um Computador com Windows
Registar e Remover Marca d`Água de Versão de Avaliação
1Limitações da Versão de Avaliação
Após ter realizado o download e instalação, você terá a sua disposição uma versão de avaliação de PDFelement com as seguintes limitações:
- Uma marca d`água será adicionada a seus arquivos sempre que você salvar um arquivo após utilizar alguns dos recursos com o símbolo ($).
- Conversão de apenas 2 páginas de um arquivo PDF e um máximo de 5 conversões.
2Compra do PDFelement
Para ter acesso a versão completa com todos os recursos do Wondershare PDFelement, você irá precisar de um código de registro válido. Por favor, sigas os passos abaixo para comprar um código:
- Clique no botão "Comprar" no canto superior direito da janela principal da versão de avaliação do produto. Ou acesse a página de compra oficial da Wondershare.
- Siga as instruções na tela para concluir o processo de compra.
- Abra a caixa de entrada de seu e-mail e localize o e-mail com o código de registro.
(Nota: às vezes, o e-mail com o código de registro pode estar na caixa de lixo eletrônico.)
3Registrar PDFelement
Para que você possa utilizar a versão completa, é necessário que você compre o código de registro e utilize-o para registrar a sua versão de avaliação para torná-la uma versão completa com todos os recursos. Caso você não realize o processo de registro, a sua cópia continuará sendo uma versão de avaliação mesmo que você tenha pago por ela. A seguir iremos mostrar como registrar o PDFelement após você ter realizado a compra do produto (para aprender como registrar o plug-in OCR, por favor, clique aqui).
- Inicie o PDFelement e clique no botão "Registrar" no canto superior direito da janela principal.
- Uma janela específica (Registro) será exibida. Você pode copiar e colar o código de registro diretamente de seu endereço de e-mail.
- Em segundos, o status do produto irá mudar para "Registrado" também no canto superior direito da janela principal.
4Remover Marca d`água de Avaliação
Após a conclusão do registro, a versão completa do produto já registrada não irá apresentar quaisquer limitações quando você for salvar ou converter seus arquivos PDF. Caso algum arquivo PDF seu tenha a marca d´água criada pela versão de avaliação, você pode utilizar a versão completa, recém registrada, para removê-la. Então, caso necessário, após abrir um PDF com a versão registrada do produto, clique em INÍCIO > Remover Marca d´água de Avaliação para remover a marca d´água automaticamente. Em seguida, salve o arquivo PDF novamente.
Nota: caso o botão "Remover Marca d`água de Versão de Avaliação" esteja com uma tonalidade acinzentado, por favor, verifique se o seu produto está registrado e verifique também se você abriu algum arquivo PDF diretamente no produto.
Barra de Ferramentas
A Barra de Ferramentas está dividida em diferentes abas que abrigam as respectivas ferramentas (modo de exibição estilo backstage view similar ao Office 2013).
Nota: posicione o cursor do mouse sobre um botão para ver a descrição deste botão.
Exibir/Ocultar Barra de Ferramentas
Para ocultar/exibira barra de ferramentas, por favor, clique no botão localizado no canto superior direito como indicado pela imagem.
Menu Arquivo
Clique na aba "ARQUIVO" para acessar todas as opções desta aba.
1Permissões e Propriedades do Arquivo
Na aba ARQUIVO > INFO, você pode verificar as permissões e propriedades de um arquivo e também editar os campos que estão marcados com um símbolo de uma caneta para alterar o Título, Assunto, Palavras-chave e o Autor de um arquivo.
2Opções do Arquivo
Na aba ARQUIVO > Opções, você tem acesso configurações mais detalhadas nas guias Opções Gerais, Fonte, Conversão, OCR e Atualizar.
- Opções Gerais: você pode configurar a quantidade de arquivos recém-abertos que serão exibidos na lista de arquivos da tela de abertura de PDFelement e configurar o modo de exibição padrão.
- Fonte: você pode configurar as Características Padrão da Fonte da Caixa de Texto e as Características Padrão da Fonte de Texto.
- Conversão: você pode configurar mais detalhadamente as características de cada formato de arquivo disponível para conversão.
- OCR: você pode configurar o idioma padrão que será utilizada na execução do OCR a partir de uma lista de Idioma do Documento.
- Atualização: você pode configurar a frequência com que as verificações de atualização serão realizadas.
Recurso de Busca
Quando você está trabalhando em seus arquivos PDF você fica com dúvida sobre qual recurso você precisa utilizar para realizar uma determinada tarefa ou tem dificuldade para encontrar algum recurso? PDFelement agora disponibiliza um Recurso de Busca muito útil para auxiliá-lo nessas dificuldades. Logo abaixo veja detalhadamente como utilizar o Recurso de Busca para localizar os recursos que você precisa.
- Na parte superior direita da tela principal de PDFelement você irá ver uma Caixa de Busca.
- Digite o recurso ou o conteúdo que você gostaria de acessar. Em seguida, você verá todos os resultados relacionados a sua busca logo abaixo da Caixa de Busca. Clique no resultado desejado para acessar o recurso diretamente. Caso a sua busca não retorne nenhum resultado, você pode clicar em Obter Ajuda Online para acessar is recursos disponíveis online.
Modo de Visualização de Página
1Layout do Documento
Você irá encontrar algumas configurações de layout de seus documentos PDF sob a aba Visualização e na barra de status na parte inferior da janela principal do PDFelement,
- Simples: exibi uma única página do documento por vez.
- Contínua: organiza as páginas no painel de documentos em uma coluna vertical contínua.
- Lado a Lado: organiza as páginas lado a lado, exibindo apenas duas páginas por vez..
- Lado a Lado Contínua: organiza as páginas lado a lado em uma coluna vertical contínua.
- Tela Cheia: organiza as páginas para ocuparem toda a tela e oculta a Barra de Menu, Barra de Ferramentas, Barra de Status e Painel de Miniaturas. Pressione a tecla Esc ou F11 para sair do modo de exibição tela cheia.
2Zoom
Com a Ferramenta de Zoom você pode ampliar e reduzir o zoom de uma página PDF. Você pode reduzir o zoom até 1% e ampliar o zoom até 6400%.
- Clique em Visualizar > Zoom (+) ou Zoom (-) para ajustar a nível de zoom de uma página PDF.
- Arraste o botão deslizante de Zoom localizado a canto inferior direito da barra de status e ajuste o zoom de 1% até 6.400% de acordo com a necessidade. Você também pode ajustar o zoom clicando nos botões - e + ou clicando no botão de lista suspensa e escolhendo uma porcentagem de zoom pré-estabelecida.
- Pressione e segure a tecla Ctrl do seu teclado e gire o botão de rolagem do seu mouse para ampliar e reduzir o zoom.
3Layout da Página
Você pode encontrar as configurações de layout de página do seu documento na barra de status localizada na parte inferior da janela principal de PDFelement. Outra opção é clicar em ARQUIVO > Opções e na guia Geral escolher as configurações padrão de zoom.
- Tamanho Real: ajusta a página para o seu tamanho real o que é equivalente a 100% de zoom.
- Ajustar à largura: ajusta a página de acordo com a largura da janela. Parte da página pode ficar de fora da área de visualização.
- Ajustar à Altura: ajusta a página de acordo com a altura da janela. Parte da página pode ficar de fora da área de visualização.
- Ajustar à Página: ajusta a página de acordo com o Painel de Documentos.
4Modo de Visualização Multi Abas
PDFelement permite que cada novo documento aberto seja visualizado em uma nova aba dentro da janela principal do aplicativo. Isso significa que todos os documentos abertos estão localizados na mesma janela do aplicativo, sendo divididos apenas por abas. É possível abrir até 15 abas de uma só vez.
5Preference of Viewing
You can set your preference of viewing so that you do not need to change it every time when you use PDFelement program. Please go to "File">"Preferences">"General", then set the "Default Page Layout" and "Default Zoom" as you want.
Initial View
You can set initial view for your PDF document in PDFelement program. Please go to "File">"Properties">"Initial View", change the settings as you want to this PDF document that you open and click the "File">"Save" or "Save As" button to save the changes. In this way, when you reopen this same PDF document, it can be viewed as the settings you choose.
- Navigation tab:You can set whether to open the bookmark pane and thumbnail pane automatically when you open this document to view
- Layout: You can set the layout mode to view this document.
- View: You can set the view mode for this document.
- Open To Page: You can set the open page for this document. For example, if you set to open page 2, then it will open page 2 automatically when you open this document every time.
Navegação
1Navegar pelas Páginas
Você pode navegar através das páginas documento selecionado, utilizando os botões de navegação da barra de status:
- Clique no botão "Primeira Página"
para navegar até a primeira página do documento selecionado.
- Clique no botão Última Página
para navegar até a última página do documento selecionado.
- Clique no botão Página Anterior
para navegar até a página anterior do documento atual.
- Clique em Próxima Página
para navegar até a próxima página do documento atual.
- Digite o número de uma página específica e pressione a tecla Enter para navegar até a página específica.
2Painel de Miniaturas
Você pode rolar as páginas do painel de miniaturas, girando o botão de rolagem do seu mouse ou arrasando a barra lateral do painel de miniaturas. Dê um clique com o botão direito do mouse sobre uma página do painel de miniaturas para ter acessos a opção como Ampliar Página do Painel de Miniaturas e Reduzir Página do Painel de Miniatura dentre ouras opções.
3Painel de Marcadores
Um marcador é um link para uma parte específica de um documento que pode ser acessado através do Painel de Marcadores. Use os marcadores para ir até seções diferentes do documento. PDFelement permite que você navegue através dos seus marcadores para isto basta ir até o Painel de Marcadores e clique em um dos marcadores.
4Painel de Anotações/Marcações
Caso você tenha realizado anotações/marcações em um documento PDF, você pode localizar rapidamente todas as anotações/marcações realizadas através do Painel de Anotações/Marcações. Uma lista com anotações/marcações é exibida e você pode visualizá-la de acordo com a página, data, autoria e tipo. Você pode navegar até uma anotação/marcação específica, clicando sobre a mesma.
5Painel de Busca
PDFelement tem integrado uma poderosa ferramenta de busca que permite que você navegue através de um documento, buscando um termo textual específico no documento selecionado. Veja a seguir os diferentes meios de se realizar uma busca:
- Clique no Painel de Busca, digite um termo na caixa de busca e pressione a tecla Enter do teclado para dar iniciar o processo de busca.
- Pressione Ctrl + F no teclado para abrir diretamente o Painel de Busca.
- Digite um termo na Caixa de Busca localizada na Barra de Status e pressione a tecla Enter para realizar a busca. Clique em botão em forma de setas Anterior e Próximo para ir até o resultado da busca anterior e próximo, respectivamente.
6Exibir/Esconder/Ajustar Painel de Navegação
Os botões localizados no lado esquerdo do Painel de Navegação proporcionam fácil acesso aso demais painéis como o Painel de Marcadores, o Painel de Anotações/Marcações e assim por diante.
- Para esconder o Painel de Navegação, clique em Esconder Painel de Navegação
.
- Para Exibir o Painel de Navegação, clique nos respectivos painéis como o Painel de Miniaturas, o Painel de Marcadores e assim por diante.
- Para ajustar o tamanho do Painel de Navegação posicione o cursor do mouse sobre a borda direita do painel até que uma cruz seja exibida, arraste a borda para redimensionar o painel.
Marcadores
1Adicionar Marcadores
- Navega até a página na qual você gostaria de adicionar um marcador e, em seguida, clique no Painel de Marcadores e pressione o botão Adicionar.
- Clique em Visualizar > Marcadore , isso irá abrir o Painel de Marcadores e criar automaticamente um marcador para a página atual.
2Editar Marcadores
- Dê um clique com o botão direito do mouse sobre um marcador no Painel de Marcadores e escolha a opção Renomear Marcador para alterar o seu nome.
- Dê um clique com o botão direito do mouse sobre um marcador no Painel de Marcadores e escolha a opção Adicionar Subdiretório para adicionar um subdiretório ao marcador.
- Dê um clique com o botão direito do mouse sobre um marcador no Painel de Marcadores e escolha a opção Definir Destino para alterar a página de destino atual do marcador.
- Dê um clique com o botão direito do mouse sobre um marcador no Painel de Marcadores e escolha a opção Expandir Todos Marcadores para expandir todos os marcadores, inclusive, os subdiretórios de marcadores.
- Dê um clique com o botão direito do mouse sobre um marcador no Painel de Marcadores e escolha a opção Recolher Todos Marcadores para recolher todos os marcadores, inclusive, os subdiretórios de marcadores.
Criar PDF A partir de Qualquer Arquivo Com Um Clique
PDFelement é capaz de criar um arquivo PDF a partir de qualquer formato de arquivo de impressão, basta apenas arrasta um arquivo diretamente na janela principal do aplicativo. Outra opção é utilizar o PDFelement para converter rapdiamente arquivos para PDF diretamente do gerenciador de arquivos do Windows.
- Arraste o documento que você deseja converter até o ícone
do PDFelement na área de trabalho.
- Caso o PDFelement esteja aberto, arraste o arquivo diretamente para dentro a janela principal do aplicativo.
Criar PDF A partir do PDFelement
1Criar PDF A partir de um Arquivo
Você pode criar um arquivo PDF a partir de arquivos do Office, e-mails, um website ou de qualquer arquivo de impressão. A seguir duas formas de criar um PDF:
- Inicie o PDFelement, clique na caixa Criar PDF e selecione um arquivo para ser aberto. Em seguida, após ter aberto o arquivo, clique em Arquivo > Salvar como para salvá-lo diretamente como um arquivo PDF.
- Inicie o PDFelement, clique em "INÍCIO > A partir do Arquivo e selecione um arquivo para ser aberto. Em seguida siga os mesmos passos acima.
Nota: caso você selecione vários arquivos, cada arquivo será aberto em uma aba separada de modo você pode salvar cada arquivo como um arquivo PDF separado.
2Criar um PDF A partir de Vários Arquivos
Você pode facilmente combinar arquivos de diferentes formatos em um único PDF. A seguir duas formas de criar um PDF:
- Inicie PDFelement, clique na caixa Combinar PDF e, em seguida, clique em Adicionar Arquivos para selecionar vários arquivos. Você pode clicar no botão Navegar e alterar a pasta de destino. Ajuste a ordem dos arquivos, arrastando-os e soltando-os. Clique no botão Próximo para criar um único arquivo PDF que será aberto na janela do aplicativo. Caso você queira alterar a ordem das páginas do arquivo PDF recém-criado, você pode arrastar e soltar as páginas para cima e para baixo através do Painel de Miniaturas e, em seguida, clicar em Arquivov > Salvar como para salvá-lo novamente.
- Inicie PDFelement, clique em INÍCIO > Combinar Arquivos e, em seguida, siga os mesmos passos acima.
3Criar um PDF A partir do Zero
Você pode criar um PDF a partir do zero, ao invés de iniciar com um arquivo já existente, uma imagem ou um documento digitalizado. Clique em ARQUIVO > Novo, defina o nome do arquivo, o tamanho da página e o número de páginas de acordo com a sua necessidade e clique no botão Em branco. Em seguida clique em EDITAR > Adicionar Texto ou em COMENTÁRIOS > Máquina de Escrever para adicionar um texto ao documento ou escolha qualquer outro recurso que desejar. Clique em ARQUIVO > Salvar para salvar o novo arquivo PDF no seu computador.
Criar Arquivos PDF com o Comando Imprimir
A impressora PDF do PDFelement funciona como qualquer outra impressora padrão, logo você pode utilizá-la para imprimir seus arquivos como PDF a partir de qualquer aplicativo do Windows (como Notepad, Outlook Express e Internet Explorer) da mesma forma como você faz para imprimir em uma impressora real.
- Abra o arquivo em seu aplicativo nativo.
- Clique em Arquivo > Imprimir.
- Selecione a impressora chamada PDFelement e clique no botão Imprimir.
- O Arquivo será aberto no PDFelement, clique em ARQUIVO > Salvar para salvá-lo como um arquivo PDF em seu computador.
Adicionar Comentários
Um comentário é uma nota escrita que tem como objetivo expressar uma opinião, dar um exemplo, ilustrar um fato, declarar algo, especialmente, uma observação que expressa uma reação ou atitude pessoa. Você pode editar, excluir e mover seus comentários com facilidade.
1Adicionar Notas Adesivas / Caixa de Texto / Máquina de Escrever / Destacar Área
- Nota Adesiva: para adicionar um comentário na forma de uma nota adesiva, por favor, clique em COMENTÁRIOS > Nota
e, em seguida, clique sobre o local onde você gostaria de adicionar a nota e escreva um comentário dentro da caixa específica para este fim.
- Caixa de Texto: para adicionar uma caixa de texto, por favor, clique em COMENTÁRIOS > Caixa de Texto
e, em seguida, clique sobre o local onde você gostaria de adicionar a caixa de texto e dê dois cliques sobre a caixa para poder escrever seu comentário dentro dela. Uma Caixa de Texto é uma caixa retangular com um tamanho variável e com uma borda que a delimita separando-a do resto da interface do documento. A Caixa de Texto normalmente permanece visível na página do documento, por não possuir o recurso de expandir/recolher como na nota pop-up.
- Máquina de Escrever: para adicionar um comentário em forma de máquina de escrever, por favor, clique em COMENTÁRIO > Máquina de Escrever e, em seguida, clique sobre o local onde você gostaria de adicionar comentário e dê dois cliques sobre ele para poder escrever op comentário como desejar.
- Destacar Área: para destacar uma área, por favor, clique em COMENTÁRIO > Destacar Área e, em seguida, clique com o cursor do mouse sobre o documento e arraste-o para selecionar a área que você deseja destacar.
2Adicionar Comentários Continuadamente
Você pode adicionar Notas Adesivas, Caixas de Texto, Máquina de Escrever e Destacar Áreas de forma contínua, ao invés de clicar em cada uma dessas opções cada vez que for adicionar um novo comentário. Por exemplo, caso você queira adicionar caixas de texto de forma contínua, você só precisa dar dois cliques sobre o botão de Caixa de Texto e pronto. Você já pode adicionar continuadamente quantas Caixas de Texto quiser onde desejar. Após você adicionar todas as Caixas de Texto que você quiser, clique em COMENTÁRIO > Selecionar e dê dois cliques sobre cada Caixa de Texto para escrever os comentários, um a um.
3Mover / Copiar / Colar Comentários
Depois de adicionar comentários na forma de Notas Adesivas, Caixas de Texto e Máquina de Escrever, por favor, clique no botão Selecionar para ativar o modo de seleção. Clique nos comentários em forma de Notas Adesivas, Caixas de Texto e Máquina de Escrever e os mova para onde você desejar. A partir do modo de seleção você também copiar e colar um comentário, para isso clique sobre um comentário em forma de Nota Adesiva, Caixa de Texto ou Máquina de Escrever e pressione as teclas Ctrl + C para copiá-lo e Ctrl +V para colá-lo quantas vezes você quiser. Ou opção é clicar com o botão direito do mouse sobre um comentário em forma de Nota Adesiva, Caixa de Texto ou Máquina de Escrever e selecionar a opção Copiar e Colara para duplicá-lo.
Nota: você só pode mover, copiar e colar comentários na forma de Nota Adesiva, Caixa de Texto ou Máquina de Escrever dentro da mesma página. Não é possível mover, copiar e colar um comentário entre páginas diferentes.
Marcação de Texto
You can go to "Comment" tab to find the text Markup tools. Or you can click the "Select" button, select the text as you want, the minitoolbar of "Highlight","Underline" and "Strikethrough" will appear for your quick access. Hold the Alt key and select the text, you can select a region of the text directly. After selection, you can right-click the selected text to get more options.
- Destacar Texto
: serve para destacar partes importantes de um texto com um marcador fluorescente tanto como uma estratégia mnemônica quanto como para ser utilizada como uma referência posteriormente.
- Sublinhar Texto
: serve para desenhar uma linha sob um texto para dar ênfase ao mesmo.
- Linha Ondulada
: serve para desenhar uma linha ondulada sob um texto.
- Tachar Texto
: serve para desenhar uma linha sobre um texto para indicar que o texto deve ser desconsiderado.
- Caret
: é um símbolo utilizado na revisão de textos que ser para indicar onde uma nova linha deve ser inserida.
Caso você queira alterar a cor de uma Marcação de Texto, por favor, clique no botão Selecionar e, em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre uma marcação em forma de destaque ou sublinhado e escolha a opção Propriedades. No Painel Propriedades você pode alterar na opção Aparência a cor e a transparência e defini-las como padrão para novas marcações, clicando no botão Definir como Padrão.
Carimbos
A ferramenta de Carimbos do PDFelement é um conjunto de ferramentas avançadas que permitem que você adicione diversos tipos de carimbos a um documento PDF. PDFelement suporta carimbos criados a partir de diversos formatos de imagens como jpeg png, bmp dentre outros. Além disso, você pode utilizar tanto os nossos carimbos pré-definidos quanto criar os seus próprios carimbos. Carimbar documentos PDF é um recurso muito útil, especialmente, quando você precisa adicionar alguns comentários e indicar o status e o quão sigiloso um documento é.
1Carimbar um PDF
Clique em COMENTÁRIO > Carimbos e, em seguida, escolha um dos carimbos pré-definidos entre os quais carimbos de negócio, assine aqui e dinâmicos e clique sobre o local onde você gostaria de adicionar o carimbo.
2Criar/Gerenciar Carimbos
Você pode criar carimbos personalizados a partir de imagens, bem como gerenciar todos os carimbos que você criar. Não é possível criar carimbos dinâmicos personalizados.
- Clique em COMENTÁRIO > Criar Carimbo > Criar Carimbo Personalizado e, em seguida, clique em Selecionar Imagem para escolher uma imagem a partir do gerenciador de arquivos e pressione o botão OK. O carimbo recém-criado pode ser localizado em COMENTÁRIO > Carimbos > Customizar.
- Clique em COMENTÁRIO > Criar Carimbo > Gerenciar Carimbos tanto para criar novos carimbos customizados quanto para Editá-los e Excluí-los.
Desfazer, Refazer, Excluir e Esconder Anotações/Marcações
- Desfazer/Refazer : sempre que você adiciona anotações/marcações como caixas de textos, formas/desenhos, destaque de texto dentre outras a um documento PDF, você pode clicar nos botões Desfazer/Refazer

na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para desfazer/refazer respectivamente a última operação realizada.
- Excluir : após adicionar anotações/marcações a um documento PDF ou caso você abra um documento PDF com anotações/marcações e queira excluí-las, por favor, clique no botão Selecionar
para ativar o modo de seleção e, em seguida, dê um clique com o botão direito do mouse sobre a anotação/marcação para excluí-la. Outra opção é deletar anotações/marcações de um documento PDF, clicando sobre as mesmas e pressionando a tecla Delete do teclado. Há ainda a opção acessar o Painel de Anotações/Marcações no lado esquerdo da tela e clicar com o botão direito do mouse sobre uma anotação/marcação através do Painel e selecionar a opção Excluir.

- Esconder Anotações/Marcações: caso as anotações/marcações estejam atrapalhando a leitura de um pagina de um documento PDF, você pode clicar em COMETÁRIO > Esconder Anotações para esconder as anotações/marcações e ler o texto sem distrações. Para exibir todas as anotações/marcações de novo, basta que você clique no botão Esconder Anotações novamente. Sempre que você abrir um documento PDF as anotações/marcações serão exibidas novamente, não é possível salvar o documento com o status esconder anotações ativo.

Propriedades das Anotações/Marcações
Você pode alterar a aparência de todas as anotações/marcações de um documento PDF. Clique no botão Selecionar para ativar o modo de seleção e, em seguida, dê um clique com o botão direito do mouse sobre uma anotação/marcação e escolha a opção Propriedades. Um Painel de Propriedades será aberto na lateral direita da janela principal do aplicativo, você pode alterar as configurações de Informações, Aparências ou de Fontes. Além disso, você também pode clicar no botão Definir como Padrão para definir as novas configurações de propriedades como padrão para novas anotações/marcações adicionadas. A seguir, como exemplo, mostramos as configurações disponíveis no Painel de Propriedade da Caixa de Texto:
Editar Texto
1Diferentes Modos de Edição: Modo Linha e Modo Parágrafo
Com PDFelement você pode editar textos de um parágrafo, bem como alterar características da fonte como tipo, tamanho e cor. Para editar o texto de um parágrafo, por favor, faça o seguinte:
- Clique em EDITAR > Editar Texto e, em seguida, clique sobre o texto que você gostaria de editar, adicionar um novo texto ou excluir o texto existente. Existem dois modos de edição de texto: Modo Parágrafo e Modo Linha. Quando o Modo Parágrafo estiver selecionado, todo o texto de um parágrafo será exibido em um único bloco. Enquanto que quando o Modo Linha estiver selecionado, cada linha de um texto será exibida como um bloco separado.

- Clique em EDITAR > Adicionar Texto para adicionar um novo texto no local que você desejar.
- Você pode alterar características da fonte como tipo de fonte, o tamanho, a cor, o estilo (negrito e itálico) dentre outras da forma que quiser.
Nota: caso você queira editar um documento PDF digitalizado ou baseado em imagem, será exibido um aviso na janela principal do aplicativo informando a necessidade de execução do OCR para realizar a edição de tal tipo de arquivo PDF. Por favor, clique no botão Executar PDF no próprio aviso ou clique no botão OCR sob a aba INÍCIO. Em seguida, clique no botão "Alterar Idioma" e selecione o idioma apropriado de acordo com o seu documento PDF.
2Criar e Editar Texto Sobrescrito e Texto Subscrito
A versão mais recente do PDFelement (5.11.0 ) agora permite que você crie e edite textos sobrescrito e subscrito. Por favor, siga as seguintes instruções:
- Após abrir o arquivo PDF no PDFelement, por favor, clique em "Editar > Editar Texto" e digite um texto.
- Selecione o texto e clique no botão sobrescrito ou subscrito para alterar o texto para sobrescrito e subscrito, respectivamente.
Spelling Check
The version 5.11 and above of PDFelement allow users to check the spelling of PDF files and provides suggestions to correct misspelled words. This feature is useful when users want to proofread text. You can check for possible mistakes and then confirm each correction.
By default, PDFelement automatically checks the spelling when you use the "Edit Text" or "Add Text" tool. You can disable the automatic spelling check by unchecking "Enable word spell check" option in the "File">"Preferences">"General" menu.
To check spelling within a document, please do the following:
- Make sure the option of "Enable word spell check" in the "File">"Preferences">"General" menu has been checked.
- Click "Edit">"Edit Text" button, click the text where you want to check. When there is an error, a red wavy line will appear under the suspect word.
- Right-click the words, you will get the suggestions for correction, just click one suggestion to replace the suspect word.
- If the incorrect text is an acronym or a special term, you can choose the "Ignore All" option, then this acronym or the term in this file will be cognized as correct when you do spell check. When you reopen this file, the acronym or special term will be recognized as incorrect again
- If you want some words to be cognized as correct all the time, then you can add these words to dictionary. Select the "Add to Dictionary" option, this word will be recongized as correct no matter which PDF file you open. Or you can go to "File">"Preferences">"General", click the "Custom Dictionary" button to add or remove the word as you want.
Editar Objeto
Quando você está trabalhando com um documento PDF, pode ser que você precise também editar objetos como imagens, formas dentre outros objetos. Com PDFelement, além de adicionar e editar texto, você também pode adicionar a editar objetos. Para editar um objeto, por favor, siga a instrução a seguir:
- Vá até EDITAR > Editar Objeto e clique sobre uma imagem ou qualquer outro objeto, uma caixa com bordas azul será exibida ao redor do objeto. Clique sobre o objeto e arraste-o para movê-lo. Isso fará com que uma grade seja exibida para ajudá-lo a alinhar o objeto com outros objetos. Outra opção, para mover um objeto, é clicar sobre o objeto e pressionar as teclas direcionais do teclado. Posicione o mouse sobre a borda da caixa azul e arraste a borda para redimensionar a imagem. Além disso, você pode dar dois cliques com o botão direito do mouse e escolher uma das seguintes opções: "Recortar", "Copiar", "Excluir", "Selecionar Todos", "Girar" e etc.
- Clique em EDITAR > Adicionar Imagem para adicionar a imagem que quiser a um documento PDF. Clique em "Editar > Adicionar Imagem" para selecionar a imagem que você gostaria de adicionar ao PDF.
Editar Link
1Editar link
Este recurso permite que você redirecione os leitores de um documento PDF até páginas específicas do próprio documento ou a websites. Para adicionar um link, por favor, vá até EDITAR > Link. Em seguida, posicione o cursor do mouse sobre o local onde você gostaria de adicionar o link e com o mouse desenhe um retângulo. Uma caixa de diálogo pop-up será exibida para que você defina a aparência a ação do link.
Aparência
- Tipo de Link: você pode definir um retângulo visível ou invisível.
- Destacar Link:você pode escolher entre 4 tipos de efeitos ao clicar sobre o retângulo de um link: inverter, pressionar, esboçar e inserir.
- Cor do Link:você definir a cor da borda do retângulo do link.
- Espessura da Borda do Link:você pode definir a espessura da borda do retângulo do link. Quanto maior for o valor maior a espessura da borda.
- Estilo da Borda do Link:você pode escolher entre três tipos de estilo de borda: sólida, tracejada e sublinhada.
Ação do Link:
- Abrir um website: serve para designar um link de um website para abertura. Selecione esta opção e digite a url do website no campo apropriado.
- Ir até uma página específica: serve para designar um link para uma página específica do próprio PDF. Selecione esta opção e digite o número da página no campo apropriado.
2Editar Link
Após criar um link você pode mover, redimensionar, excluir e editar um link recém-criado. Para Mover um link, clique em EDITAR > Link e, em seguida, clique sobre o link para arrastá-lo para a nova posição. Para Redimensionar um link, clique com o cursor do mouse sobre a borda do link e arraste-a. Para Excluir e Editar um link, clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha uma das duas opções.
Desfazer / Refazer
Quer você esteja editando ou adicionando um texto e/ou objeto, ou adicionando ou criando um link, você pode clicar no botão Desfazer

na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para desfazer a última ação e/ou clicar no botão Refazer

para refazer a última ação.
Redimensionar Imagens Mantendo as Proporções
Clique em EDITAR > Editar Objeto. Em seguida, clique com o mouse sobre a imagem, segure e arraste uma das quatro bordas da imagem com o mouse enquanto pressiona as teclas Ctrl + Shift. Desta forma você vai redimensionara imagem mantendo as suas proporções.
Organizar Páginas
PDFelement vem com o recurso integrado que permite combinar vários arquivos PDF em um só PDF e, também dividir um arquivo PDF em vários arquivos PDF. Você pode reordenar/compor páginas com as ferramentas disponíveis abaixo da aba Página que permitem que você insira, mova, substitua e recorte páginas, divida documentos e muito mais.
Você também pode acessar estes recursos, clicando com o mouse sobre o Painel de Miniaturas.
Inserir Páginas
- Inserir página em branco: você pode ir até PÁGINA > Inserir > Em Branco. Na caixa de diálogo você pode escolher quantas páginas em branco você gostaria de inserir. Por padrão, a(s) página(s) em branco será(ão) inseridas após a página atual.
- Inserir Página de PDF:
A. Opção A) você pode ir até PÁGINA > Inserir > De PDF. No gerenciador de arquivos escolha o arquivo PDF e clique em Abrir. Em seguida, na caixa de diálogo escolha o intervalo de página do arquivo PDF e estabeleça o local onde as páginas serão inseridas.
B. Opção B) Caso você tenha aberto vários arquivos PDF no PDFelement, você pode arrastar uma página de um arquivo PDF através do Painel de Miniaturas até o Painel de Miniaturas de um outro arquivo PDF.
Excluir Páginas
Você pode definir um intervalo de páginas para exclusão.
Recortar Páginas
Após clicar no botão Recortar, arraste o mouse para selecionar a área que você gostaria de recortar. A área abrangida pela caixa de seleção será mantida. Dê dois cliques sobre a caixa para acessar a caixa de diálogo com as Configurações de Recorte e poder definir a margens e o intervalo de página para recorte. Logo, caso você selecione recortar várias páginas, cada página será recortada de acordo com as margens que você definir.
Girar Páginas
Você pode girar as páginas de um arquivo PDF de acordo com a Direção e o Intervalo de Página pré-estabelecido.
Divida Um Arquivo PDF em Vários Arquivos PDF
Vá até Página > Dividir. Na caixa de diálogo Divisão de Páginas, você pode escolher dividir um arquivo PDF tanto de acordo com o número de páginas pré-definidas quanto de acordo com os Marcadores de Primeiro Nível.
Extrair Páginas
Extração de Páginas é um processo que permite a reutilização das páginas selecionadas de um arquivo PDF em um outro arquivo PDF. Você pode definir um intervalo de página para extração, um novo PDF com as páginas recém-extraídas será aberto automaticamente no PDFelement. Clique em Aquivo > Salvar para salvá-lo.
Substituir Páginas
Na caixa de diálogo Substituir Páginas, defina qual o intervalo de página do documento PDF atual será substituído. Em seguida, clique no botão Navegar, escolha um arquivo PDF no gerenciador de arquivos e defina o intervalo que será utilizado na substituição.
Marcas d´água
Você pode escolher ente adicionar uma Nova Marca d´água, Atualizar Marca d´água e Excluir Marca d´água.
- Na caixa de diálogo Adicionar Marca d´água, você pode escolher utilizar como marca d´água um texto ou uma imagem. Para utilizar um texto selecione a opção Texto, escreva um texto e, em seguida, defina as características do texto como tipo de fonte, tamanho, cor e posição. Para utilizar uma imagem selecione a opção imagem e, em seguida, escolha uma imagem do seu computador, clicando em ARQUIVO > Navegador.
- Clique em Configurações Avançadas para ter acesso a mais opções como ângulo de rotação e transparência. Por exemplo, caso você escolha a opção Atrás no campo Localização, o conteúdo da página não será obstruído pelo Marca d´água. Caso você escolha Acima parte do conteúdo da página será coberto, mas você pode ajustar o nível de transparência da marca d´água.
- Defina a posição exata da marca d´água ajustando a distância vertical e horizontal da mesma em relação a marca d´água.
- Escolha o intervalo de página em qua a marca d´água será aplicada.
Plano de Fundo
Para adicionar um novo plano de fundo, você pode ir até PÁGINA > Plano de Fundo > Novo Plano de Fundo. Edite o Plano de Fundo na caixa de diálogo Adicionar Plano de Fundo.
- Escolha a cor do plano de fundo ou adicione uma imagem/arquivo pdf do seu computador, clicando em Arquivo > Navegar.
- Defina a aparência, selecionando o ângulo de rotação e o grau de transparência. Você também pode escolher uma escala reativa ou não a página alvo.
- Escolha o intervalo de página em que o plano de fundo será aplicado. Você pode selecionar todas as páginas ou um intervalo de página específica.
Numeração Bates
Numeração Bates é utilizada para rotular as páginas de um documento PDF tornando-o mais fácil a sua auditoria e a pesquisa no mesmo. A ferramenta de numeração Bates de PDFelement permite que você crie uma numeração específica para as páginas de um documento PDF e que também remova a numeração Bates.
- Vá até PÁGINA > Numeração Bates > Nova Numeração Bates.
- Na caixa de diálogo Numeração Bates, você pode definir um prefixo, um ponto de início, um sufixo e digitar um número de acordo com a sua necessidade.
- Definir a fonte, posição e o intervalo de página em que a numeração Bates será aplicada.
Cabeçalho e Rodapé / Numeração de Páginas
Você pode adicionar um cabeçalho e um rodapé as páginas de um PDF, clicando em PÁGINA > Cabeçalho e Rodapé. Você também pode adicionar Numeração de Página, utilizando este mesmo recurso. No campo Macros, escolha a opção Numeração de Página e clique em Configurações para definir um formato. Em seguida, clique em Inserir Macro para pré-visualizar a numeração de páginas na caixa abaixo. Você também pode definir o tipo de fonte e posição da numeração de página.
O que é OCR?
O termo OCR é abreviação em Inglês de Reconhecimento Ótico de Caracteres, uma tecnologia que permite que textos impressos e textos baseados em imagens sejam transformados em texto editáveis. A tecnologia OCR é muito utilizada quando se quer criar cópias eletrônicas de documentos de papel através do uso de um scanner. Mas ela também serve para documentos já digitalizados (inclusive PDFs). Para que você possa ser capaz de tornar arquivos PDF digitalizados ou baseados em imagens em arquivos PDF editáveis ou convertê-los para outros formatos editáveis (como Word, Excel, PowerPoint dentre outros), você primeiro irá precisar executar o recurso OCR.
Download e Instalação do OCR
O plugin OCR é um add-on que precisa ser baixado e instalado separadamente. Caso você ainda não tenha comprado o plug-in OCR, quando você clicar no botão "OCR" será solicitado que você realize o download do plug-in OCR.
Clique no botão "Clique para Download", o PDFelement irá auxiliar você para realizar automaticamente o download e a instalação do plug-in OCR.
Caso você já tenha realizado a compra do plug-in OCR, você irá receber um e-mail tanto com um link para download quanto um código de registro. Depois que você tenha instalado e registrado PDFelement (por favor, consulte a parte sobre Download e Registro do PDFelement no Capítulo 2), por favor, acesse o link abaixo e realize o download e instalação do plug-in OCR.
https://ssl-download.wondershare.com/pdfelement-ocr_full1148.exe
Executar OCR
O recurso de OCR agora é disponibilizado gratuitamente para que você o experimente antes de comprá-lo. Compre-o apenas se você estiver satisfeito com os seus resultados. Por favor, antes de realizar a instalação do plug-in OCR consulte o último capítulo da seção "Download e Instalação do Recurso de OCR. Para instruções mais detalhadas sobre como Executar o Recurso de OCR, consulte o capítulo
"Executar OCR" .
- Para isso, você precisa abrir um arquivo escaneado no PDFelement.
- O próprio PDFelement irá detectar automaticamente que o arquivo em questão é um arquivo PDF escaneado e solicitar que você execute o recurso de OCR. Outra opção é clicar no botão "OCR" na barra de ferramentas.
- Uma janela pop-up (Reconhecimento Ótico de Carácteres0 será aberta.
- Em seguida, clique em "Alterar Idioma" e escolha um idioma de acordo com o conteúdo do seu documento PDF (PDFelement suporta mais de 20 idiomas). Você também pode clicar em "Personalizar Páginas" para definir se o recurso de OCR será executado em apenas uma ou em um grupo de páginas.
- Por último, clique em OK para executar o recurso de OCR. Uma barra irá mostrar o progresso atual.
- Assim que o processo for concluído, o novo arquivo PDF será automaticamente aberto no PDFelement. Você pode editar o conteúdo do arquivo PDF, clicando nas opções sobre a guia "Editar".
Comprar OCR
O recurso OCR é um plug-in do PDFelement que precisa ser utilizado em conjunto com PDFelement. Para que você possa editar arquivos PDF digitalizados e arquivos PDF baseados em imagem, você terá que adquirir tanto o PDFelement quanto o plug-in OCR. Este é website oficial para compra o plug-in OCR:
https://www.wondershare.com/pt-br/shop/buy/buy-pdfelement.html
Registrar OCR
Depois de instalar o plug-in OCR, por favor, abra um arquivo PDF no PDFelement. Você irá observar que o botão OCR se tornou clicável. Após executar o recurso de OCR, sempre que você tentar salvar o arquivo normalmente ou salvar o arquivo como PDF, será exibida uma janela pop-up (registro) para que você registre o plug-in OCR. Logo, caso você tenha comprado o plug-in OCR, copie e cole as informações de registro nos campos apropriados. Caso você não tenha comprado o plug-in OCR, não será possível salvar o arquivo PDF resultante. Você poderá apenas visualizá-lo.
Dicas: O código de registro do plug-in OCR é diferente do código do PDFelement. Logo, caso você tenha comprado ambos, não se esqueça de verificar se você está utilizando o código de registro do plug-in OCR.
Executar OCR
PDFelement é capaz de detectar automaticamente se um arquivo PDF é um arquivo PDF digitalizado ou baseado em imagem. Logo, assim que você abrir um arquivo PDF deste tipo, PDFelement irá sugerir que você execute a ferramenta de OCR como você pode ver abaixo.
Para editar ou converter um arquivo PDF digitalizado ou baseado em imagem, siga os seguintes passos:
- Clique em EDITAR > OCR ou no botão Executar OCR diretamente no aviso para execução do OCR.
- Na janela seguinte, clique no botão Mudar Idioma e escolha o idioma de acordo com o conteúdo do seu documento PDF. Caso o conteúdo do seu documento PDF contenha mais de um idioma, você ira precisar selecionar quantos idiomas forem necessários na lista de idiomas OCR disponíveis. Você também pode clicar no botão Customizar Páginas para escolher executar a ferramenta OCR apenas em um intervalo de página pré-definido.

- Depois que você executar a ferramenta OCR, o arquivo PDF editável recém-criado será automaticamente aberto no PDFelement. Clique em EDITAR > Editar Texto para editar o texto do arquivo PDF.

Converter Arquivo PDF para Outros Formatos
PDFelement é capaz de exportar arquivos PDF para outros formatos de arquivos como MS Office, HTML, RTF, imagens e HWP. Veja a seguir o passo a passo:
Converter Arquivo PDF Digitalizados em Arquivos PDF Editáveis
Após abrir um arquivo PDF digitalizado ou baseado em imagem no PDFelement você irá receber um aviso em amarelo informando que o arquivo PDF é um arquivo PDF digitalizado. Clique em INÍCIO > Para Word. Na nova caixa de diálogo, escolha a opção Ativar OCR e, em seguida, selecione o modo 1 ou 2 (você pode obter a descrição de cada modo passando com o cursor do mouse sobre cada opção), clique no botão Opção e escolha o idioma do documento PDF que gostaria de converter.
Caso você clique na caixa Converter PDF no menu de inicialização, você terá que adicionar o arquivo PDF na caixa de diálogo. Ao invés de receber um aviso em amarelo, uma marca de exclamação irá aparecer ao lado do arquivo, indicando a necessidade de Ativar OCR para converter o arquivo.
Modificar Configurações de Conversão
Para acessar a janela mostrada na imagem abaixo, você pode clicar no botão Opções na caixa de diálogo Conversão ou clicar em ARQUIVO > Opções > Converter para definir o formato de saída. Além disso, você pode definir a relação de DPI das imagens do arquivo convertido. Na aba de conversão para Excel você pode optar por converter Cada Página em uma Planilha Específica do Excel ou Combinar Todas as Páginas em um Única Planilha do Excel.
Converter Arquivo PDF em Arquivo de Imagem
1Converter Cada Página de Um PDF em Um Arquivo de Imagem
Quando você clica em INÍCIO > Para Imagem para converter um arquivo PDF para Imagem, cada página é convertida como um arquivo de imagem separado. Logo, se o seu arquivo PDF tem várias páginas, você irá obter várias imagens.
2Converter Todas as Páginas de Um Arquivo PDF em Um Arquivo de Imagem
Caso você queira obter apenas um arquivo de imagem para todas as páginas de um documento PDF, por favor, siga um desses dois métodos:
1. Abra o arquivo PDF no PDFelement, dê um clique com o botão direito do mouse sobre uma página no Painel de Miniaturas e escolha a opção Extrair Páginas Como Uma Única Imagem. Você pode escolher o Intervalo de Página na caixa de diálogo recém-aberta, bem como escolher a pasta de destino do arquivo convertido e o formato de saída (.jpg, .png, .bmp). Tudo de acordo com as suas necessidades.
2. Abra o arquivo PDF no PDFelement, vá até "Arquivo > Opções, clique em "Converter > Imagem" e em "Extrair Página(s) de Uma Imagem. E, em seguida, clique em "Início > Para Imagem para convertê-lo.
Preencher Formulários
Há dois tipos de formulários PDF, um é o arquivo PDF que contém um formulário com campos preenchíveis que permite que você preencha um formulário PDF de forma direta e sem a necessidade de outros recursos chamado de formulário PDF interativo. Outro tipo de formulário é um arquivo PDF normal com parágrafos, textos e imagens que pode ser preenchido com o recurso de Máquina de Escrever ou transformado em um formulários preenchível com PDFelement. Este é chamado de formulário PDF não interativo.
Preencher Formulários PDF Interativos
Caso um arquivo PDF contenha campos de formulários interativos, você pode preencher do formulário com a ferramenta de mão

. Você pode observar o aviso em destaque, como você pode ver na imagem abaixo. No aviso você pode ver que este documento contém um formulário PDF preenchível.
Quando você posiciona o cursor do mouse sobre um campo de um formulários interativo, o ícone do cursor muda para algum dos ícones a seguir:
- O ícone Mão
aparece quando o mouse é posicionado acima de um campo de texto, de um botão de opção ou de uma caixa de seleção.
- O ícone I-cursor
aparece quando você clica com o mouse sobre um campo de texto, permitindo que você digite um texto no campo de texto.
Preencher Formulários Não Interativos
Caso um formulário PDF contenha campos de formulários não interativos, você pode preencher o formulário clicando em COMENTÁRIO > Máquina de Escrever.

.
Criar Formulários Preenchíveis
Existe uma outra forma de preencher um formulário não interativo, que é transformá-lo em um formulário interativo. PDFelement utiliza conjuntos de botões que podem ser usados para criar e desenvolver campos de formulários interativos. Você será capaz de adicionar campos de texto, caixas de seleção e botões de opção, caixas de combinação, caixas de lista e botões quando for criar um formulário PDF interativo.
- Abra um arquivo PDF no PDFelement e clique em FORMULÁRIOS > Adicionar Campo de Texto. Você pode escolher outros tipos de campos de formulários.
- Clique no local onde você quer adicionar um campo de formulário.
Propriedades de Formulários
Quando você adiciona um campo de texto, um caixa de seleção, um botão de opção ou qualquer outro tipo de campo de formulário, você pode arrastar a borda do mesmo com o mouse para redimensioná-lo. Mova-o caso você queira posicioná-lo em outro local. E pressione a tecla Excluir para excluí-lo. Além disso, você pode clicar em FORMULÁRIOS > Editar Formulário para alterar as propriedades de campo de formulário. Dê dois cliques com o mouse sobre um campo de formulário para abrir uma caixa de diálogo Propriedades específica para aquele campo de formulário. Outra opção é clicar com o botão direito do mouse sobre o campo de formulário e escolher a opção Propriedades. Para cada tipo de campos de formulários você irá obter Propriedades diferentes. A seguir, como exemplo, uma imagem com as Propriedades disponíveis um Campo de Texto:
- Geral: você pode definir o nome do campo e algumas das propriedades mais básicas.
- Aparência: você pode definir a características da borda e da cor de preenchimento do campo de texto. E, também, as características do texto (tipo de fonte, tamanho, cor) utilizada para preencher o campo de texto.
- Opções: você pode definir o alinhamento do texto dentro do campo de texto, bem como o número de caracteres do mesmo. Além disso, é disponível um recurso de correção ortográfica.
- Ações: você pode definir ações para o campo de texto. Por exemplo, escolha como ação Abrir um Website e, em seguida, clique no botão Adicionar para poder digitar o link do website na caixa de diálogo seguinte.

- Formato: você pode definir o formato deste campo.
- Validade: serve para definir o valor de um campo.
- Cálculo: serve para definir o tipo de cálculo que será utilizado no campo de texto. Escolha o tipo de cálculo de acordo com as suas necessidades e clique no botão Selecionar para escolher em quais campos o cálculo vai ser aplicado. Por exemplo, o campo de texto 3 pode ser a soma do campo de texto 1 e do campo de texto 2.

Definir a Ordem dos Campos de Formulário (Tecla Tab)
Você pode definir a ordem dos campos de formulário que você criou para um formulário. O número que indica ordem do campo de um campo de formulário específico será exibido no canto superior esquerdo do campo em uma caixa da cor roxa. Por padrão, a ordem dos campos de formulários acompanha a ordem de criação dos mesmos. No entanto, você pode alterar a ordem dos campos de formulário de acordo com a sua necessidade: após abrir um arquivo PDF com um formulário PDF interativo no PDFelement, por favor, clique em FORMULÁRIOS > Editar formulário. Em seguida, dê um clique com o botão direito do mouse sobre um formulário e escolha a opção Definir Ordem dos Campos de Formulários. A ordem padrão será exibida, você pode clicar nos campos um a um, de acordo com a nova ordem que você gostaria de definir. Após definir a nova ordem, clique no botão Fechar Edição de Formulário. Agora você pode preencher o formulário na ordem que você definiu utilizando a tecla Tab do seu teclado.
Nota: você pode definir a ordem da tecla tab para campos de formulários contidos dentro da mesma página.
Alinhar Campos de Formulários
Você pode alinhar os campos de formulários selecionados a direita, a esquerda, acima, abaixo, verticalmente e horizontalmente. Por favor, siga os seguintes passos para alinhar os campos de formulários:
- Clique em FORMULÁRIOS > Editar Formulário
- Pressione e segure a tecla Ctrl do teclado e clique em quantos campos de formulários você quiser selecionar. Outra opção é selecionar todos os campos de uma só vez, para isso, clique com o botão direito do mouse sobre um campo e escolha a opção Selecionar Todos
- A aba ALINHAMENTO será exibida. Por favor, clique sobre ela e escolha a forma que você gostaria de alinhar os campos recém-selecionados.

Importar / Exportar Dados de Fomulários
É possível importar e exportar apenas dados de formulários PDF interativos. Todas as opções de importação e exportação de dados estão indisponíveis para arquivos PDF com formulários PDF não interativos. Só poderão ser importados e exportados dados no formato Form Data Format (FDF).
- Clique em FORMULÁRIOS > Exportar. Em seguida, escolha pasta de destino e renomeie o arquivo de acordo com a sua preferência. O arquivo será exportado no formato de dados FDF.

- Clique em FORMULÁRIOS > Importar. Em seguida, escolha um arquivo FDF para importar os dados.
- Clique em Formulários > Limpar para apagar todos os dados do formulário.
Senhas e Permissões
1Verificar Permissões
Alguns arquivos PDF podem ter restrições de ações como a impressão, edição e a cópia de um arquivo PDF. Para verificar se um arquivo possuí tais restrições, por favor, vá até ARQUIVO > Info para verificar todas as restrições listadas.
2Adicionar Senha de Abertura/Permissões
Você pode adicionar uma senha a um documento PDF para limitar o acesso ao mesmo e/ou restringir certos recursos como impressão, cópia e edição. Existes dois tipos de senhas que podem ser utilizadas para a proteção de um arquivo PDF: Senha de Abertura e Senha de Permissão. Quando você cria uma Senha de Abertura, sempre que alguém for tentar abrir o mesmo, uma senha de abertura será solicitada. Quando você cria uma Senha de Permissão, sempre que alguém tentar remover uma restrição, uma senha de permissão será solicitada. Por favor, observe se caso um PDF possua a proteção por ambos os tipos de senhas, ele poderá ser aberto com qualquer uma das senhas. Caso você digite a senha de permissão para abrir o arquivo PDF, as restrições também serão removidas.
Dica: Não existe uma maneira de recuperar as senhas esquecidas de um arquivo PDF. Nós recomendamos que você guarde uma cópia das senhas utilizadas para proteger os seus arquivos PDF.
Clique em PROTEGER > Senha para criar uma Senha de Abertura ou uma Senha de Permissão. Na caixa de diálogo seguinte, você verá:
Configurar Senha de Abertura :
- Requerer senha para abrir um documento —marque está opção para poder criar uma senha de abertura.
- Senha—digite neste campo a senha que deverá ser utilizada para abrir o documento PDF.
- Confirmar Senha —digite novamente a senha neste campo para confirmá-la.
Configurar Senha de Permissão:
- Requerer senha para alterar as configurações de segurança e para ter acesso a funções específicas - marque está opção para poder criar uma senha de permissão para poder editar, copiar e imprimir um documento.
- Senha—digite neste campo a senha que deverá ser utilizada para remover as restrições aplicadas a um documento. Caso um arquivo com restrições seja aberto no PDFelement, o usuário poderá visualizar o documento. Mas para remover qualquer uma das restrições aplicadas ele terá que digitar a senha de permissão.
- Confirmar Senha —digite novamente a senha neste campo para confirmá-la.
- Permitir Impressão —específica o que pode e não pode ser impresso em um documento PDF.
- Permitir Alterações —específica o que pode e o que não pode ser editado em um documento PDF.
- Permitir copiar texto, imagens e outros conteúdos —específica se um texto, imagem e outro conteúdo pode ou pode ser copiado.
3Remover Senha de Abertura e Senha de Permissão
Para poder remover uma senha de um arquivo PDF no PDFelement é necessário que você tenha a senha e a autorização para fazê-lo. Após abrir o arquivo PDF, clique em PROTEGER > Senha, digite a senha (caso solicitada) e, em seguida, desmarque todas as opções na caixa de diálogo para remover todas as senhas e permissões de um arquivo PDF.
Assinatura Digital
Uma assinatura digital tem o mesmo objetivo de uma assinatura manuscrita comum, podendo ser utilizada para confirmar a identidade de um usuário, bem como o conteúdo de um documento. Uma assinatura digital é capaz de conter informações sobre quem assinam e, também, outras informações como data, tempo e o status do documento quando ele foi assinado.
1 Sobre ID Digital
Uma ID digital serve para identificar uma pessoa ou organização, podendo conter o nome, endereço de e-mail, um número de série, uma data de expiração ou um nome de uma empresa. Uma assinatura digital contém duas chaves, uma chave pública (certificado) que é utilizada para criptografar e proteger os dados. E uma chave privada que é utilizada para descriptografar e desbloquear os dados.
Você pode distribuir o certificado que contém a chave pública e outras informações de identificações para que outras pessoas possam verificar a sua identidade, a validade da assinatura e, também criptografar o documento. Apenas a sua chave privada pode desbloquear as informações que foram criptografadas utilizando o seu certificado. Logo, assegure-se de guardar a sua ID Digital é um local seguro.
Além de poder obter uma ID Digital de uma Autoridade Certificadora reconhecida, com PDFelement você pode criar uma ID Digital com a sua própria assinatura. ID Digitais normalmente são protegidas por senha, você pode armazená-la em seu computador em um arquivo no formato PKCS#12 ou no Windows Certificate Store.
2Assinar PDF
Abra um arquivo PDF que já tenha um campo de assinatura e, em seguida, clique em PROTEGER >Assinar Documento e escolha assinar o documento com a sua ID Digital.
3Criar Assinatura
Caso você não tenha um ID Digital, você pode clicar no botão Nova ID. Siga as nossas instruções para criar uma nova ID Digital.
- Novo ID Digital (PKCS#12) - armazena as informações de uma ID Digital em um arquivo com a extensão .pfx no Windows e .p12 no Mac OS. Você pode utilizar os arquivos de forma intercambiável entre ambas as plataformas.
- Windows Certificate Store - armazena as informações de uma ID Digital em uma localização comum. Outros aplicativos do Windows também podem utilizá-la.
4Posicionar Assinatura
Caso o arquivo PDF não tenha um campo próprio para assinatura, você pode clicar em PROTEGER > Posicionar Assinatura para adicionar uma assinatura. Além disso, você pode alterar a aparência da sua assinatura, clicando em Aparência e, em seguida, escolha na lista suspensa Criar Novo Estilo. Você pode escolher a opção que quiser.
5Validar e Remover Assinatura
Para validar uma assinatura clique em PROTEGER > Validar Todas Assinaturas. Uma caixa de mensagem chamada Status de Validação da Assinatura será exibida, descrevendo a validade da assinatura.
Para remover várias assinaturas, por favor, clique em PROTEGER >Remover Todas Assinaturas para remover todas as assinaturas de um documento PDF.
Censura/Remoção de Conteúdo Sigiloso
1Marcar para Censura
The Redaction feature allows you to remove sensitive information from your document prior to marking it available to others. You are able to mark the text or graphics for Redaction first, and then apply the redaction.
To mark the text or graphics for redaction, do the following:
- Select the "Protect">"Mark for Redaction" button (you will get a pop up dialog window to provide the instructions, you can check the option of "Don't show again" if you already know the instructions), and the hand tool changes into a Cross automatically
.
- (Optional) Double-click an image to mark an entire image which will be in a red rectangle.
- (Optional) Hold the pointer over the text you want to redact and drag a rectangle around it.
- The rectangle will be filled with black color once moving close the pointer to the seclted area, when you move the pointer away, it will be in a red rectangle.
2 Set Redaction Properties
You can set redaction properties, such as the appearance and the author, and so forth. Only before you appply the redaction can you set the properties.
Right-click the marked area and choose "Properties" and the Redaction Properties panel will be opened on the right-side. You can change the Info and Appearance tabs.
3 Apply Redactions
You need to apply the redactions after marking the text or graphics you want to redact. To apply the redaction, do the following:
- Select "Protect">"Apply Redactions".
- A dialog box pops up to give a warning message and ask if you are sure to apply the redaction or not
- Select "OK" after you have marked all content that you want to redact.
4 Search and Redact
You can redact multiple text using the Search and Redact tool.
- Select "Protact">"Searach&Redact" button. Then type the text you wish to find and redact into the search box in the Search and Redact pane.
- Check the item in the search result list, it will help you redact the text automatically.
- Click the "Apply All Marks" button, you will get the warning message to ask you if you are sure to remove them permanently.
- Click the "OK" button if you are sure to remove
Compartilhar via E-mail
É possível compartilhar documentos PDFs através do PDFelement de diferentes formas, inclusive por e-mail. O compartilhamento de um documento via e-mail é um recurso muito útil, principalmente, quando você precisa compartilhar um documento importante no trabalho ou até mesmo para algum amigo. Compartilhar um documento por e-mail é muito simples, basta um único clique. Veja a seguir como enviar um arquivo PDF via e-mail:
- Vá até ARQUIVO > Compartilhar.
- Clique no botão E-mail. A sua caixa de e-mail será aberta automaticamente.
- O PDF será anexado ao e-mail automaticamente.
- Digite o assunto e o endereço de e-mail do destinatário para enviar o e-mail.
Compartilhar via Evernote
Compartilhe um documento PDF como um anexo do Evernote automaticamente.
- Clique em ARQUIVO > Compartilhar > Evernote.
- O documento PDF será anexado ao Evernote automaticamente.
Compartilhar via Dropbox
- Clique em ARQUIVO > Compartilhar > Dropbox.
- Escolha uma das duas opções: Enviar PDF para Dropbox ou Enviar Todos PDFs Abertos para Dropbox.
- Acesse a sua conta do Dropbox e realize o upload(s) do(S) arquivo(s).
Compartilhar via Google Drive
- Clique em ARQUIVO > Compartilhar > Google Drive.
- Escolha uma das duas opções: Enviar PDF para Google Drive ou Enviar Todos PDFs Abertos para Google Drive.
- Acesse a sua conta do Google Drive e realize o upload(s) do(S) arquivo(s).
Menu (clique no botão direito)
Você pode compartilhar um arquivo PDF via Evernote, Dropbox ou Google Drive no PDFelement, clicando com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecionando a opção Compartilhar.
Otimização de PDF
PDFelement é capaz de reduzir o tamanho de um arquivo PDF de forma significativa. Para otimizar um arquivo PDF, por favor, clique em ARQUIVO > Otimizar e, em seguida, esolha uma das opções de otimização disponibilizadas.
- Otimização para Web: cria arquivos otimizados para exibição em tela ideal para web. Neste modo de otimização o tamanho de todas as imagens com mais de 150 DPI é reduzido através da utilização de uma técnica de compressão que gera uma maior perda de qualidade. Escolha este modo de otimização quando você precisa reduzir o tamanho de um arquivo PDF ao máximo e a qualidade de impressão não for um fator relevante. Por exemplo, quando você precisa preparar um arquivo PDF para ser disponibilizado para leitura via web.
- Otimização para Escritório: cria um arquivo PDF otimizado para impressão em impressoras padrão, tanto domésticas quando para escritórios. Neste modo de otimização o tamanho de todas as imagens com mais de 300 DPI é reduzido através da utilização de uma técnica de compressão que gera alguma perda de qualidade. Escolha este modo de otimização quando você precisa conciliar a criação de um arquivo PDF com uma qualidade de impressão relativamente satisfatória (impressora comuns) com um arquivo de tamanho relativamente compacto. Por exemplo, quando você precisa preparar um arquivo PDF para enviar via e-mail para seus colegas de trabalho.
- Otimizado para Impressão: cria um arquivo PDF otimizado para impressão em impressoras com qualidade profissional. Neste modo de otimização o tamanho de todas as imagens com mais de 600 DPI é reduzido através da utilização de uma técnica de compressão que não gera nenhuma perda de qualidade (as informações sobre pixel são serão descartadas). Escolha este modo de otimização quando você precisa conciliar a criação de arquivos PDF para uso comercial com alta qualidade de impressão que tenham o menor tamanho possível.
- Otimização Customizada: permite que você altere as configurações relativas a otimização mostradas na imagem abaixo de acordo com as suas necessidades.

imprimir PDFs
1Imprimir Documento PDF
O processo de impressão é um processo que reproduz em um meio físico (papel) um documento digital com textos e imagens. Quando você lê um artigo interessante ou cria um formulário PDF, por exemplo, pode ser que você queira imprimir ele em uma impressora a jato de tinta ou a laser. Para imprimir um PDF, leia as seguintes instruções:
- Verifique se a sua impressora foi instalada e configurada de forma correta.
- Clique em ARQUIVO > Imprimir.
- Escolha a Impressora, o Tamanho da Página, O Intervalo de Página para impressão dentre outras opções.
- Clique em Imprimir.
2Imprimir Apenas Parte da Página
Para imprimir apenas uma parte de uma página você vai precisar utilizar a ferramenta Recortar.

.
- Clique em PÁGINA > Recortar para selecionar a ferramenta Recortar.
- Utilize o mouse para selecionar a área que você quer imprimir.
- Dê dois cliques sobre a área selecionada, uma caixa de diálogo contendo outras opções será exibida em seguida.
- Após selecionar a área de recorte, clique no botão OK para recortar;.
- Clique em ARQUIVO > Imprimir para realizar a impressão da recorte da página.
3Imprimir Várias Páginas Via Painel de Miniaturas
Para imprimir rapidamente várias páginas de um documento PDF, você pode selecionar as páginas diretamente no Painel de Miniaturas.
- Abra um documento PDF e, em seguida, clique no Painel de Miniaturas do lado esquerdo da tela.
- Pressione a tecla Ctrl e selecione quantas páginas quiser do documento.
- Dê um clique com o botão direito do mouse sobre o Painel de Miniaturas, escolha a opção Imprimir Página(s) e, em seguida, escolha as configurações de impressão.
Configurações de Impressão
A tela com as configurações de impressão é a última tela do processo de impressão. Na tela de configurações de impressão você pode, por exemplo, modificar a impressora que será utilizada na impressão dentre outras opções. Esteja ciente de que ao modificar a impressora a configuração da página pode ser modificada. Veja a seguir outras opções de configurações:
- Cópia(s): estabelece o número de cópias que você deseja imprimir.
- Orientação: escolha imprimir na Vertical o Horizontal.
- Cor: escolha entre impressão em cores ou impressão em preto e branco.
- Impressora: escolha a impressora que você gostaria de utilizar.
- Tamanho de Página: selecione o tamanho do papel (A3, A4, A5 dentre outros tamanhos) para impressão.
- Intervalo de Página: especifica o intervalo de página para impressão.
- Subconjuntos - oferece opções de configurações para impressão de intervalos de páginas não continuas.
Todas Páginas Intervalo - imprime todas as páginas de um determinado intervalo de páginas.
Todas Páginas Pares do Intervalo - imprime apenas as páginas pares de um determinado intervalo de página.
Todas Páginas Ímpares do Intervalo - imprime apenas as páginas ímpares de um determinado intervalo de página.
- Páginas Inversas - imprime as páginas de um dado intervalo de páginas na ordem inversa. Por exemplo, caso você selecione para impressão o intervalo da página 5 até a página 30 de um documento e selecione a opção Páginas Inversas, as páginas serão impressas da página 30 até a página 5.
- Modo de Impressão: escolha entre os modos de impressão Tamanho, Cartaz, Múltipla e Livreto.
Tamanho - escolha o tamanho da impressão de acordo com o tamanho da página do documento PDF. Você pode escolher entre Ajustar à Página, Tamanho Real e Escala Customizada.
Pôster: faz com que documentos PDF com páginas que sejam maiores do que o tamanho do papel de impressão sejam colocadas lado a lado de acordo com a escala especificada.
Múltipla - serva para imprimir mas de uma página de um documento PDF em uma única folha. Você pode especificar o número de páginas por folha, a ordem das páginas dentre outras.
Livreto - serve para imprimir um documento PDF com várias páginas para encadernação. É necessária uma impressora que suporte a impressão em ambos os lados.
- Girar Automático: ajusta a orientação das páginas de um documento PDF de acordo com a orientação escolhida para impressão nas configurações de impressão.
- Centralizar Automático: centralize as páginas de um documento PDF de forma automática.
- Impressão de: specifies to pirnt documents only, comments only, form only or all of them.
Documento - imprimir o documento sem os comentários e formulários.
Comentários - imprimir apenas os comentários.
Formulários - Imprimir apenas os formulários.
Documentos e Formulários - imprimir documentos e formulários
Propriedades de Impressão
Na tela de Configurações de Impressão, clique em Propriedades de Impressão localizado logo abaixo do campo de seleção de impressoras. Na caixa de diálogo seguinte você terá acesso a configurações de algumas características de impressão como Orientação da Página (Vertical x Horizontal), Ordem das Páginas e Formato da Página. Clique no botão Avançado para ter acesso as configurações como Tamanho da Página (A4, A3 e Carta), Qualidade de Impressão, Escala dentre outras.