O Banco Estatal da Índia é a maior empresa estatal de serviços bancários e financeiros da Índia. Este banco gere as contas bancárias de muitas pessoas e, para facilitar e melhorar a experiência dos seus usuários, eles implementaram tecnologias que automatizam a emissão dos documentos correspondentes aos seus serviços.
Conseguir com que todos os seus clientes vissem os detalhes da sua conta através de ferramentas digitais era um enorme desafio logístico que inicialmente se pensava colocaria em risco a segurança da privacidade dos clientes. Felizmente, graças a sofisticadas tecnologias de criptografia de dados, todos esses desafios foram superados e, com o tempo, provou ser um grande sucesso que ajuda milhares de pessoas todos os dias.
Se tiver uma conta bancária no SBI e quiser aprender a utilizar estes serviços, não se preocupe. Neste artigo, explicarei tudo o que você precisa saber para utilizar estes serviços, para que você possa gerir os seus extratos bancários com facilidade e segurança.
Parte 1. O Que é Uma Senha de PDF para o Extrato do SBI
Os extratos bancários são documentos oficiais emitidos pelo banco. Tradicionalmente, o SBI enviava extratos de conta para os endereços dos titulares de conta através do serviço postal, ou, se necessário, podiam também ser entregues nos escritórios do banco desde que o banco confirmasse a identidade do titular da conta. No entanto, a SBI emite atualmente estes documentos em formato PDF e utiliza tecnologias de criptografia com senha para que ninguém a não ser o titular da conta possa abrir estes documentos.
Por que é necessário proteger estes documentos com senha?
Estes documentos contêm informações relativas a todos os movimentos de contas efetuados num determinado período. Estes documentos contêm dados importantes tais como número da conta, número do cartão, saldo devedor, data de pagamento, taxas de juro, entre outros dados relevantes e confidenciais.
Passo 1: Vá ao site do SBI
A primeira coisa a fazer é abrir o site oficial da SBI ou utilizar o app bancária para dispositivo móvel. Uma vez lá, clique no botão Login.
Passo 2: Logue na sua conta
Agora, aparecerá um formulário onde você deverá introduzir as suas credenciais de acesso. Após o preenchimento, será pedido que introduza o código de autenticação de dois fatores enviado via SMS ou e-mail.
Passo 3: Baixe seu Extrato de Conta
Uma vez iniciada a sessão com a sua conta SBI, vá para a seção "Extrato de Conta". Esta seção encontrará um formulário para especificar a conta e o período que deseja consultar. Verifique a caixa "Baixar em formato PDF" e clique em "Ir" quando terminar.
Parte 2. Passos para Abrir o Extrato em PDF com Senha do SBI
Uma vez baixado o seu extrato de conta, você terá de utilizar uma ferramenta especializada para visualizar documentos protegidos. Várias ferramentas podem visualizar documentos PDF protegidos, incluindo alguns navegadores web. Para abrir o seu PDF com o seu navegador, você terá de arrastar e largar o documento dentro do seu navegador.
Se o seu browser conseguir abrir PDFs protegidos, aparecerá uma janela pop-up pedindo-lhe para introduzir a senha para o documento. Se tiver dúvidas sobre a sua senha, lembre-se que a sua senha é composta pelo número da sua conta de 11 dígitos, mas sem o prefixo 0.
Parte 3. Abrir o Extrato Online do SBI em PDF com Senha no E-mail
O banco eletrônico da SBI permite-lhe atribuir uma conta de e-mail para receber automaticamente por e-mail os seus extratos bancários. É preciso lembrar que estes arquivos chegarão no seu correio eletrônico em formato PDF e serão protegidos por senha.
Normalmente, a senha que protege estes documentos são os últimos cinco dígitos do número de telefone registado e a sua data de nascimento no formato DDMMAAA.
Parte 4. Editor Profissional de PDF para Você - PDFelement
Hoje em dia, é provável que você tenha de trabalhar constantemente com documentos PDF. Um exemplo disto é que você receberá frequentemente documentos PDF utilizando o sistema de relatórios automatizado da SBI.
Como mencionei anteriormente, nem todas as aplicações capazes de visualizar documentos PDF podem abrir PDFs protegidos. Embora alguns navegadores o possam fazer, não é altamente recomendado, uma vez que aplicações maliciosas de terceiros podem monitorá-los. Além disso, os navegadores não têm ferramentas de edição suficientes que lhe permitam gerir e anotar os seus documentos.
Então qual é a melhor forma de gerir e editar documentos PDF protegidos por senha?
Há muitas razões pelas quais o PDFelement é a resposta correta. O PDFelement é um software especializado na gestão de documentos PDF. Com este app, é possível realizar qualquer processo relacionado com a gestão ou edição de documentos PDF com apenas alguns cliques. Além disso, é uma das poucas ferramentas de gestão de documentos PDF que estão disponíveis no IOS, Android, Windows e Mac. Isto significa que, com o mesmo app, você pode gerir os seus PDFs, independentemente do dispositivo de onde o faça.
Agora lhe mostrarei como é fácil abrir documentos PDF protegidos por senha com o PDFelement no Windows e macOS.
Windows
Passo 1: Abra o PDFelement
A primeira coisa que você precisa fazer é abrir o documento com o PDFelement.
Existem duas formas de fazer isso:
Solução 1: Abra o PDFelement, clique em "Abrir arquivo" e selecione o arquivo protegido.
Solução 2: Clique com o botão direito no arquivo, vá em "Abrir com", e selecione "PDFelement."
Passo 2: Insira a senha do PDF
´
Introduza agora a senha do seu documento (Lembre-se que a senha é os últimos cinco dígitos do número de telefone registado e a sua data de nascimento no formato DDMMAAA).
Mac
Passo 1: Abra o PDFelement
A primeira coisa a se fazer é abrir o documento com o PDFelement.
Existem duas formas de fazer isso:
Solução 1: Abra o PDFelement, clique em "Abrir arquivo", e selecione o arquivo.
Solução 2: Clique com o botão direito no arquivo, clique em "Abrir com", e selecione "PDFelement".
Passo 2: Insira a senha do PDF
Introduza agora a senha do seu documento (Lembre-se que a senha é os últimos cinco dígitos do número de telefone registado e a sua data de nascimento no formato DDMMAAA).
Conclusão
Os serviços automatizados fornecidos pela SBI oferecem enormes vantagens aos seus usuários e, graças às vantagens de segurança oferecidas pelos sistemas de criptografia de dados, pode ter a certeza de que ninguém mais conseguirá ler os seus dados. Além disso, utilizando ferramentas como o PDFelement, você pode comentar, editar ou compartilhar os seus documentos em segurança com apenas alguns cliques.