A folha de pontuação de críquete pode ajudar a manter um registro dos pontos e dos overs numa partida de críquete. Você pode criar o seu próprio modelo de folha de pontuação de críquete e personalizá-lo conforme seja necessário. Não é assim tão difícil quanto parece e os passos a seguir vão ajudar na criação dum bom modelo de folha de pontuação de críquete para você utilizar.
1. Pesquise e aprenda sobre todos os aspectos do jogo antes de criar um modelo. Você pode usar o Microsoft Word para criar um modelo, mas recomendamos que crie uma planilha de pontuação de críquete usando o Microsoft Excel, já que serão necessárias muitas colunas.
2. Há duas seções principais que precisam ser registradas na partida de críquete. A primeira seção é a seção do rebatedor. Crie uma tabela e nomeie a primeira coluna como “Rebatedores”. Abaixo dela, deixe onze campos em branco para colocar os nomes dos onze rebatedores.
3. A próxima coluna recebe o nome de entradas. As entradas dos rebatedores devem ser registadas aqui. A próxima coluna é a da pontuação principal do jogo, designada de “Corridas”. As corridas concluídas pelos onze rebatedores devem ser registradas aqui após cada bola. Crie essas colunas.
4. A coluna seguinte lista os detalhes dos rebatedores, e ela deve ser criada alinhada com a seção de rebatidas. Ela inclui colunas como eliminação, arremessador e total.
5. A seção seguinte é a seção dos arremessadores. A primeira coluna lista o nome dos arremessadores. Os overs realizados pelo arremessador são registrados na coluna seguinte, listados como números, como 1, 2, 3, etc., sendo que o número máximo de overs numa partida de 50 overs é 10. Crie essas colunas e atribua-lhes nomes.
6. No fim da coluna dos overs, as colunas seguintes registram os detalhes sobre as bolas arremessadas pelos arremessadores. Essas colunas incluem wickets, maidens, wides, etc. Crie essas colunas e dê nomes às mesmas.
7. Há mais uma seção que registra os detalhes adicionais da partida de acordo com a seção de rebatidas. Crie colunas com os nomes byes, leg byes, wides, etc. O registro nesta seção é chamado de extras.
8. Há outras seções com detalhes adicionais que aparecem nalguns modelos e que você pode adicionar à sua planilha de pontuação de críquete. Quando tiver terminado, salve o documento para uso futuro.
1. A pessoa registrando a pontuação do críquete deve ter um conhecimento completo sobre o jogo antes de começar a registrar o placar.
2. O registro do placar é um procedimento complexo e a pessoa responsável deve ficar de olhos bem abertos. Ela deve acompanhar constantemente os sinais do árbitro para registrar as atividades da partida.
3. Recomendamos que registre todos os lançamentos realizados pelo arremessador. Isto possibilita o cálculo das bolas rebatidas por cada rebatedor ao fim de cada entrada.
4. O processo de registro na folha de pontuação principia assim que o árbitro diz “Joguem”.
5. A pessoas responsável pelo registro da pontuação precisa confirmar as suas anotações no intervalo com o árbitro. Podem ser concedidas penalidades a qualquer time de repente. Você precisa de as confirmar ativamente.