O preenchimento do formulário DS-3053 deve ser efetuado com precisão. Deve facultar todos os documentos de apoio necessários para que a declaração seja aprovada.
1. Imprimir e Completar: No formulário de preenchimento do ds 3053 você verá as tabelas 1 e 2, a pessoa que se candidata deve preencher estas tabelas de preenchimento do DS-3053 de acordo e, tanto quanto possível, referir-se à certidão de nascimento da criança para que todas as informações nestas tabelas sejam unificadas com os outros documentos de apoio e sejam precisos.
2. Tabela de Declaração de Consentimento: Agora esta é uma das partes mais sensíveis do formulário de passaporte DS-3053. O pai/mãe não solicitante deve preencher este formulário. É como declarar e dar permissão àquele que solicita o passaporte do menor, portanto somente o referido pai/mãe deve cuidar disso. Ela/ele deve facultar uma identificação governamental válida (frente e verso fotocopiados) juntamente com este consentimento; pode ser uma carteira de motorista, um passaporte, uma identificação militar, e assim por diante. Também é recomendável assinar isto na presença dum Notário Público Certificado e de uma testemunha. Quando feito, isto deve ser autenticado e assinado por uma autoridade legal para que a nota tenha muito mais eficácia. Lembre-se de que o consentimento não deve ter mais de 90 dias.
3. Enviar o formulário DS-3053 juntamente com o formulário DS-11
Assim que tenha efetuado o preenchimento de todos os dados, a pessoa deve agora proceder à apresentação do formulário pessoalmente, e tanto os pais quanto os responsáveis devem comparecer com a criança.
O solicitante também precisa dalguns dos seguintes documentos juntamente com o formulário DS-11, que é para o pedido dum passaporte americano:
a. Prova da cidadania do menor
b. Consentimento parental
c. Formulário de Pedido do Passaporte
d. Tarifas de Passaporte
e. Foto
f. Comprovação de relacionamento com o pai/mãe não solicitante
Precisão nos Detalhes
1. A pessoa que solicita o passaporte do menor só deve facultar detalhes verdadeiros ao preenchê-lo.
Se for provado que se tratava de um falso formulário detalhado, o pedido poderá ser negado e será difícil apresentá-lo novamente.
Se for provado que os detalhes fornecidos no formulário não eram verdadeiros e a pessoa tentou fazer com que parecesse verdadeiro com alguns documentos de apoio falsos, pode haver alguma multa a ser paga e a pessoa pode enfrentar algumas punições pela lei.
2. Deve-se apresentar o Formulário Original em vez dum formulário DS-3053 imprimível. É por isso que é melhor entregá-lo à pessoa diretamente do distribuidor Autorizado.
3. Estar preparado torna tudo um pouco mais fácil. Quem efetua o pedido deve certificar-se de que todos os documentos de apoio estejam todos presentes e unificados, para que o processo não demore tanto tempo.