Um contrato de babá não é legalmente exigido, mas seria uma boa ideia tê-lo. Ele envolve você e sua babá em um acordo sobre o arranjo das regras básicas e as estabelece de forma particular e breve. Um contrato de babá também pode proteger ambas as partes se algum problema acontecer - você poderá consultá-lo mais tarde se tiver que resolver um problema. Um contrato de babá permite que você passe suas exigências quando se trata de limites e cuidados, a fim de que você evite qualquer situação dolorosa ou perigosa. Quando você convida alguém dentro de sua casa e família, é importante planejar o relacionamento através do contrato. Um contrato de babá permite que você transfira seus desejos quando se trata de cuidados e limites, a fim de evitar qualquer situação difícil ou arriscada. Ele também pode protegê-lo se alguma vez acontecer um desentendimento.
Seu contrato deve ter informações sobre:
1. Horas de trabalho e duração
2. Benefícios que a Babá pode ter
3. Cronograma de salário e pagamento
4. Deveres e responsabilidades da babá
5. Pagamento por trabalho extra
6. Acordo sobre trabalhos tarde da noite
7. Despesas adicionais
8. Planos de emergência
Passo 1 Decida se é necessário um advogado: Mais uma vez, isto não é necessário, mas altamente recomendado. Um profissional garantirá que nada seja inadvertidamente incluído ou omitido, portanto, se você tiver uma situação particularmente complexa, pode fazer sentido contratar um.
Passo 2 Faça uma negociação com a babá: Um contrato tem que ser de mútuo acordo, para que você possa declarar quantas licenças por doença serão concedidas, a babá tem que saber o que acontecerá se uma emergência acontecer. Certifique-se de que o funcionário leia todos os detalhes, incluindo as linhas pequenas.
Passo 3 Decida o que incluir: Se você decidir não contratar um advogado, certifique-se de usar palavras simples e fáceis de entender, mas, é claro, certifique-se de que seja detalhado.
Passo 4 Tenha uma Orientação: Mesmo que tudo já esteja escrito no papel e a babá entenda tudo, não deixe de explicar e perguntar à babá se ela realmente concorda com tudo, caso contrário, você pode fazer alguns ajustes até concordar com tudo.
1. Ambas as partes precisam ter a própria cópia do contrato.
2. Tenha uma testemunha ao assinar o contrato.
3. Prepare um contrato antes do início da contratação de uma babá para garantir que não haja confusões de ambos os lados.