Ao escrever sua carta de demissão, você deve sempre manter sua carta breve e concisa. Mesmo apenas para escrever uma simples carta de demissão, você deve tomá-la com formalidade da mesma forma que escreveu seu currículo para conseguir o cargo. O formato da sua carta de demissão deve incluir estes 4 componentes:
1. SAUDAÇÕES: Escreva a carta de demissão em seu próprio papel timbrado e não no papel timbrado do seu empregador. Escreva também a data, seguida do título e o nome do supervisor, bem como o endereço completo do seu empregador.
Se você for enviar sua carta a um gerente de nível superior com o qual não tem o primeiro nome, use o nome completo com o endereço (Sr., Sra., etc.). Se você teve um relacionamento de trabalho próximo com a pessoa a quem está entregando sua carta de demissão, não é necessário o uso de Sr. ou Sra.
A amostra da sua carta de demissão estará no arquivo do funcionário logo após sua saída. Você deve garantir que sua carta de demissão seja limpa, profissional e positiva.
2. DECLARAÇÃO DE RENÚNCIA OFICIAL: Seja honesto e direto sobre sua intenções. Você não precisa demorar apra avisar seu chefe que vai pedir demissão.
Indique a data exata em que planeja sair, lembre-se de que, para a maioria dos contratos de trabalho, você deve avisar seu empregador com pelo menos 2 semanas de antecedência.
3. O MOTIVO DA SAÍDA: Depende de você o que deseja colocar em sua carta de demissão. Se você vai sair por motivos extremamente pessoais, cabe a você decidir se deseja manter a privacidade, mas não seja vao em suas declarações.
4. EXPRESSANDO SUA GRATIDÃO: Na última parte da carta, antes de colocar sua assinatura final, é onde você deve repetir suas abordagens positivas e boa vontade para com a empresa. Mesmo que sua experiência com a empresa não tenha sido boa, tente sempre pensar em algo bom para dizer.
Lembre-se de que sua carta de demissão fará parte do arquivo do funcionário. É uma boa ideia deixar um rastro de papel construtivo e profissional assim que você sair.
A carta de demissão é um pedido bastante formal do empregado ao empregador. Por isso, o modelo de carta de demissão costuma conter três partes principais, o motivo da demissão, a data do término do pedido e o agradecimento à empresa prestado até o momento. Em circunstâncias normais, o empregador aceitará a carta de demissão e fornecerá uma data final de contratação ao funcionário. É uma boa prática profissional pedir demissão com uma carta de demissão formal.
Uma carta de demissão é uma carta que avisa oficialmente sua empresa de que você deixará seu cargo. Uma carta de demissão é capaz de ajudá-lo a manter um bom relacionamento com seu chefe, sinalizando o caminho para você seguir em frente. Você pode usar a carta para deixar ao seu empregador uma boa impressão no final.
Uma carta de demissão pode ajudá-lo a manter um relacionamento positivo com sua antiga empresa ou empregador; até mesmo depois de você decidir mudar de emprego.
Você pode pedir demissão do seu emprego da maneira certa para poder usar sua empresa anterior como referência para o próximo emprego possível, por isso é uma boa ideia dedicar algum tempo e escrever uma carta de demissão refinada e profissional antes de realmente deixar seu cargo.
A carta de demissão também pode fornecer um aviso oficial de que você está encerrando seu emprego na empresa.
Na última parte da carta, antes de colocar sua assinatura final, é onde você deve repetir suas abordagens positivas e boa vontade para com a empresa. Mesmo que sua experiência com a empresa não tenha sido boa, tente sempre pensar em algo bom para dizer. Este será um bom exemplo de carta de demissão apra outros.
Entregar sua carta de demissão nem sempre é fácil, mas seguindo estes prós e contras, pode ser muito mais fácil para você fazê-lo:
Faça
1. Conte ao seu chefe pessoalmente. Enviar um email ou simplesmente deixar sua carta de demissão na mesa deles é muito pouco profissional. Você precisa ser corajoso e mostrar respeito.
2. Sempre deixe uma crítica construtiva se precisar, mas mantenha os fatos e torne-os relevantes para o motivo pelo qual você vai sair.
3. Esteja pronto: seu chefe pode pedir para você reconsiderar e te oferecer um salário maior ou até mesmo te promover, saiba como devem ser suas respostas!
4. Seja cooperativo. Sempre deixe seus colegas sabendo - apresente seu trabalho adequadamento com esclarecimentos sobre como você faz as coisas e se há algo não resolvido que eles devam saber.
5. Selecione cuidadosamente as pessoas de quem você gostaria de obter uma referência de trabalho e diga a elas porque você acha que é adequado para sua próxima posição.
Não Faça
1. Apresente sua carta de demissão quando estiver com raiva.
2. Concentre-se apenas nos pontos negativos ao longo do seu trabalho.
3. Sinta se precisa fornecer a eles os motivos de sua demissão ou se quiser guarde para si.
4. Recuse trabalhar durante o período de aviso prévio. Se estiver em seu contrato de trabalho, então é legalmente exigido.
5. Vá direto ao Facebook ou Twitter e comece a postar coisas negativas sobre o seu trabalho.