O Windows 11 foi completamente renovado para oferecer mais conforto e a possibilidade de customizar o maior número possível de aspectos. Por outro lado, nenhum sistema operacional é perfeito, e note-se que o Windows 11 ainda é uma versão na fase de pré-visualização, portanto ainda não se encontra na sua fase final, e isso é razão suficiente para aumentar as possibilidades que os senhores irão enfrentar com problemas. Um dos mais comuns é a tradicionalmente chamada Tela Verde da Morte (GSOD), que havia aparecido anteriormente nas versões do Windows 10 quando estava em seu pré-lançamento. Felizmente, existem soluções para esse erro no Windows e mesmo que ele possa parecer crítico, não há nada com que se preocupar.
Parte 1. O Motivo da Tela Verde da Morte
A Tela Verde da Morte fez parte de versões do Windows Insider quando o Windows 10 estava no mesmo estágio que o Windows 11. Esta tela verde é característica dos sistemas operacionais quando eles estão em seu pré-lançamento e podem ser causados por vários fatores, como a compilação de erros, configuração errada de hardware, o desenvolvimento de compilações instáveis pela Microsoft e a falta de compatibilidade com drivers e aplicações, entre outros.
Parte 2. Como Consertar a Tela Verde de Erro no Windows 11
Você já sabe as várias probabilidades pelas quais a Tela Verde da Morte pode ser exibida no Windows 11. Agora é hora de você saber as várias soluções que você pode aplicar para resolver este erro do Windows. Em seguida, mencionarei algumas:
1. Atualizar drivers
Alguns drivers podem ter erros de compatibilidade com o Windows 11, que gera instabilidade no sistema e alguns casos a incapacidade de o utilizar. Há versões atualizadas para você fazer o download para que você possa voltar a trabalhar em seu PC sem complicações. Para atualizar seus drivers, você deve fazer o seguinte:
Abra a ferramenta "Gerenciador de Dispositivos" e encontre o hardware que você deseja atualizar. Depois de encontrá-lo com o botão direito do mouse e então escolha "Atualizar driver".
Na janela a seguir escolha automaticamente procurar drivers, se houver uma atualização disponível, aparecerá na sua tela e você poderá instalar a nova versão do driver para o seu hardware.
Outra opção que você pode manipular é instalar as atualizações diretamente do site oficial do seu provedor de hardware. Por exemplo, se você tiver uma placa de vídeo existe a possibilidade de no site da marca você ter acesso a atualizações para download; certifique-se de ter o que é compatível com o Windows 11.
2. Aplicações
Algumas aplicações ainda não são compatíveis com o Windows 11 e, embora não estejam abertas, podem ter processos em segundo plano, que pode ser o suficiente para o seu sistema operacional não funcionar corretamente e a tela verde aparecer. A melhor opção é desinstalá-las, e o processo é o seguinte:
Abra as Configurações e clique em Apps.
Uma lista dos aplicativos instalados no seu computador será exibida. Pesquise o aplicativo que você deseja desinstalar ou escreva seu nome. Depois de encontrá-lo, selecione-o e clique em Desinstalar, uma caixa será aberta para confirmar e para isso, você terá que escolher desinstalar novamente e o aplicativo será removido imediatamente.
3. Periféricos externos
Às vezes, hardware externo pode causar problemas no seu computador, o facto de ter malware ou condutores incompatíveis, pode ser a origem da Tela Verde da Morte. Desconecte dispositivos externos como pendrives, joysticks, microfones, teclado, mouse, alto-falantes ou dispositivos de armazenamento removível; essa ação básica pode ser suficiente para corrigir esse erro do Windows.
Wondershare PDFelement
Simplifique como as pessoas interagem e se comunicam com documentos PDF usando ferramentas PDF poderosas e intuitivas.
4. Atualizar SO
O Windows 11 lança novas atualizações com frequência, algumas delas não são automáticas, mas podem ser importantes para evitar erros no seu sistema operacional. Para isso, você deve verificar se há atualizações disponíveis e instalá-las. Para fazer isso, você deve seguir os próximos passos:
Abra as Configurações e depois clique na Atualização do Windows.
Nesta janela, clique em Verificar atualizações. O Windows irá procurar automaticamente por atualizações.
Assim que o Windows encontrar as atualizações disponíveis, ele irá baixá-las e instalá-las. Provavelmente será solicitado que você reinicie seu computador.
5. Desinstalar antivírus
Às vezes, o antivírus é uma aplicação que pode gerar erros e causar problemas no sistema. Nesta fase do Windows 11, é aconselhável desinstalá-lo e substituí-lo por outra opção mais compatível. Para desinstalar um antivírus no Windows 11, basta fazer o seguinte:
O processo é o mesmo que o método de desinstalação de apps. Abra as Configurações e clique em Apps.
Nesta seção pesquise ou escreva o nome do antivírus; quando encontrá-lo, selecione-o e clique em "Desinstalar", uma caixa irá abrir para confirmar e, para isso, você terá que escolher "Desinstalar" novamente. Pronto! Seu antivírus será removido.
6. Aceleração de hardware
A função de aceleração de hardware permite que o Windows aproveite todo o potencial dos componentes do seu computador, no entanto, num sistema operacional que ainda está em fase de desenvolvimento, esta característica pode causar problemas, por isso é prudente desativá-la. Para fazer isso, siga os próximos passos:
Clique em "Tela"
Em seguida, role para baixo até a parte "Configurações relacionadas" e selecione "Gráficos.
Clique em "Alterar configurações gráficas padrão."
Agora você verá a seção no "Agendamento da GPU acelerado por hardware", onde abaixo do título há um botão liga/desliga, clique nele para alterá-lo para "Desligar" e desative a função de aceleração de hardware.
7. Desinstalar atualizações
Se a tela verde continuar a ser exibida, é provavelmente uma situação mais grave de incompatibilidade com o Windows 11. Ou devido a esta situação ou devido a vários problemas, é possível desinstalar o Windows 11 e voltar ao Windows 10. Este procedimento é muito prático, basta fazer o seguinte:
Abra as Configurações e clique em Sistema.
Dentro da seção do sistema, role para baixo e clique em Recuperar.
A partir das opções de Recuperação, clique em Voltar e siga o processo de desinstalação do Windows 11 e instale novamente o Windows 10.
Nota: Esta opção estará ativa apenas por 10 dias após a instalação do Windows 11, caso contrário, terá de procurar procedimentos para reativá-lo; isso é conseguido através de alguns bugs que esta versão do Windows 11 ainda não corrigiu.
Nota: recentemente com o software de publicação do desktop, como Aldus PageMaker, incluindo versões do Lorem Ipsum.
8. Redefinir PC
Há outra forma de desinstalar o Windows 11 e é através de outro processo chamado "Redefinir PC". Isso ajudará a remover os arquivos nativos do sistema operacional e fazer a instalação limpar novamente. Isto pode funcionar se qualquer pasta ou dados do Windows tiver sido afetado. Para concluir esta tarefa, faça o seguinte:
Abra as Configurações e clique em Sistema.
Dentro da seção do sistema, role para baixo e clique em Recuperar.
A partir da seção Recuperação, clique em Redefinir PC.
Escolha entre manter meus arquivos e remover tudo. A segunda opção é mais eficiente, porque todos os arquivos serão apagados, mas você deve fazer um backup, ou será muito difícil recuperar suas informações.
Nesta janela, escolha entre "Download da nuvem" ou "Reinstalar localmente." A primeira opção pode permitir que você baixe uma versão mais estável, mas demora mais tempo, porque você precisa baixar o arquivo de instalação e como ele usa 4GB de dados, então isso dependerá da sua conexão com a internet. Por outro lado, a reinstalação local é mais rápida, mas irá instalar a mesma versão do sistema operacional que você tem.
Conclusão
O Windows 11 será o sistema operacional mais popular do planeta e, em primeira instância, tem muitas funções muito atraentes, uma interface minimalista de acordo com o momento actual e a melhoria de outros aspectos muito interessantes. No entanto, as versões anteriores à publicação oficial têm frequentemente problemas, que podem provocar erros como a Tela Verde da Morte. Felizmente, existem várias soluções possíveis para os problemas que surgem e certamente ao longo do tempo este sistema operacional tornar-se-á mais estável e compatível com os drivers e aplicativos.