Top

Como melhorar a Leitura de PDFs de Papéis Científicos em Telas de Computação

O artigo prevê métodos para melhorar a legibilidade de PDF de documentos científicos.

Documentos científicos são artigos de natureza académica, cujo propósito é expor uma ou mais descobertas em uma determinada área de estudo e, ao contrário de um artigo comum, eles têm uma estrutura narrativa específica que pode parecer complexa, mas tem o objetivo de ajudar o leitor a entender seu conteúdo.

É o método de difusão científica mais fiável, eficaz e profissional. No entanto, é uma leitura com um elevado nível de dificuldade. É por esta razão que a maioria das pessoas que lêem regularmente documentos científicos dependem de ferramentas digitais que facilitam a sua compreensão, tais como computadores, tablets, laptops, Smartphones, ou eReaders. Estes dispositivos podem exibir documentos em formato PDF, oferecer uma experiência de leitura razoavelmente confortável e permitir que você navegue pela internet para referências. No entanto é comum que os leitores mais experientes se sintam desconfortáveis com essas ferramentas, já que muitos dos métodos que usam para sintetizar conteúdo não são viáveis quando lidos de um destes dispositivos.

Parte 1. Características dos Papéis Científicos

A maior parte dos progressos científicos mais importantes dos últimos anos foi documentada através deste tipo de artigos. Um documento científico é um documento que passou por um processo de revisão exaustivo a ser aprovado e publicado. Estes têm geralmente uma estrutura específica para facilitar a análise e a leitura. No entanto, isto pode variar ligeiramente de artigo para artigo.

Em seguida, falarei das secções que podem encontrar num documento científico.

Título: Uma frase que deve descrever com precisão o conteúdo do artigo

Autores: Lista dos nomes de todos os envolvidos na investigação.

Abstrato: Resumir o conteúdo do artigo sem entrar em nenhum tópico. Esta seção é especialmente útil para o leitor determinar se está ou não interessado em ler o conteúdo do artigo.

Introdução: Exponha o propósito da investigação.

Materiais: Descreva o design experimental

Métodos: Descreva em detalhe todos os procedimentos que foram realizados durante a investigação.

Resultados: Objectivamente expõe os resultados que emergiram da investigação, sem qualquer interpretação do autor.

Discussão: Exponha a interpretação dos autores dos resultados e do contexto que justifica a interpretação.

Conclusão: Concisamente resumir os pontos chave e o resultado da investigação.

Referências: Liste os livros científicos ou artigos que foram citados no artigo.

Como vêem, estes artigos têm uma estrutura complexa, mas oferecem grandes vantagens aos seus leitores regulares, garantindo uma melhor experiência de leitura.

Parte 2. O que é uma Boa Experiência de Leitura em Artigos Científicos?

Os jornais científicos têm um grande número de informações, citações e referências porque procuram expressar com precisão o processo e o resultado de uma investigação, uma vez que deve poder ser replicada na informação que está exposta no artigo. Isto pode tornar-se esmagador para o leitor e levá-lo a perder a atenção ou até a perder interesse em continuar a ler. Por conseguinte, para que um leitor tenha uma boa experiência de leitura, há que preencher uma série de condições específicas.

Durante a leitura, o leitor deve ser capaz de identificar cada uma das partes do artigo, reconhecer quem ou quem são os autores, com que propósito a pesquisa foi realizada, compreender os processos e conclusões da investigação e ter ferramentas que lhes permitem pausar a leitura sem descartar o progresso do leitor.

Existem métodos e ferramentas tradicionais que ajudam os leitores a organizar a informação. Por exemplo: Sublinhe ou destaque as partes mais relevantes do artigo, escreva as dúvidas que o leitor pode ter em um caderno de notas. fazer anotações que permitem que um artigo seja comparado com outro, ou transcrever as referências para consultas posteriores. No entanto, a maioria destes métodos não é viável quando se lê através de um dispositivo digital.

Parte 3. Como melhorar a Leitura de PDFs de Papéis Científicos?

Hoje em dia, os editores reduziram consideravelmente a utilização de papel e tinta para a publicação de documentos científicos. Por outras palavras, são publicadas principalmente através dos meios de comunicação digitais graças aos baixos custos que representam e ao seu enorme potencial de divulgação. Para tornar isso possível, é importante garantir que os artigos possam ser vistos bem de qualquer dispositivo. É por esta razão que os documentos científicos são publicados em formato PDF. Este formato é o padrão para a transferência de documentos digitais devido aos enormes benefícios de compatibilidade e interoperabilidade que oferece.

É desta forma que os meios de comunicação digitais e a indústria tecnológica se tornaram os principais aliados da difusão científica. No entanto, continua a haver um "problema" que dificulta este processo. Existem milhares de dispositivos no mercado e muitos deles têm características diferentes. Além disso, existem diferentes formatos e tamanhos de tela, alguns deles podem reconhecer o toque do usuário, enquanto outros não e, consequentemente, Muitos leitores optam por imprimir estes artigos no papel, porque desta forma dizem que se sentem mais confortáveis e têm um maior controlo. No entanto, isso é contrário à iniciativa de reduzir a utilização do papel. por isso algumas empresas já propuseram soluções para este problema por meio de software especializado que melhora a experiência de leitura do usuário. Por exemplo: PDFelement.

Em seguida, falarei sobre como o PDFelement gerencia para melhorar a experiência do usuário. oferecendo o mesmo conforto com que os leitores estão acostumados e ao mesmo tempo, algumas vantagens adicionais que só podem ser obtidas com software profissional.

Links clicáveis

Em vez de escrever os e-mails citados ou as páginas da web, basta clicar neles. O PDFelement irá redirecioná-lo automaticamente para eles através do seu navegador ou do software de mensagens por padrão.

adicionar link

Inserir anotações

É bastante comum surgirem questões ou ideias ao ler um documento científico. Em geral, os leitores mais experientes que imprimem seus artigos, geralmente tome notas em pequenas notas pegajosas que mais tarde colam no parágrafo que causava a eles a dúvida de analisá-lo mais tarde. Usando PDFelement, você não precisa imprimir os documentos para fazer anotações. Você pode facilmente inserir anotações fixas para manter suas ideias no contexto e organizadas.

adicionar nota em pdf

Destacar texto

De um modo geral, a forma mais eficaz de tornar um artigo mais fácil de entender é destacar as partes mais importantes de um parágrafo com um marcador. Desta forma, o leitor pode processar a informação quase imediatamente. Com a ajuda do PDFelement, você não precisará carregar seus textos de marcação, pois esta ferramenta permite destacar textos com facilidade. Você pode até usar diferentes cores para melhor enfatizar e comparar ideias.

destacar área

Anexar documentos de suporte

Uma das vantagens mais práticas do PDFelement é a ferramenta "Adicionar anexo". Esta ferramenta criará um botão que o redireciona para outro arquivo que você armazenou. Isso permitirá que você anexe artigos relacionados em qualquer lugar do documento para tornar muito mais fácil para você usá-los como referência.

painel de anexos

Marcadores

Você pode facilitar a navegação no documento ao criar Favoritos. Você só precisa clicar na opção "Favoritos" no painel de navegação, clique no botão "Adicionar" e atribua um nome para ele. Este processo demora apenas alguns segundos e tornará a sua experiência de leitura muito mais confortável e prática.

adicionar marcador

Buscar

Se você precisar ir para uma certa localização do artigo, mas não tem certeza de onde ele está localizado, você pode usar a ferramenta de pesquisa do PDFelement. Esta ferramenta permite-lhe pesquisar com precisão palavras e frases dentro do artigo.

buscar

Ajuste automático de tela

Se você estiver acostumado a ler documentos científicos impressos, visualizá-los em um computador pode estar desconfortável devido à escala e à forma como as páginas são exibidas, no entanto, no PDFelement, você encontrará ferramentas que ajudarão você a criar uma experiência de leitura para sua medida. Você pode escolher entre os modos de ajuste: "Ajuste ao tamanho real da página", "Ajuste à largura da janela", "Ajuste a janela à altura", "Ajuste ao tamanho da janela" e "Tela cheia". Além disso, você pode escolher entre estas opções de exibição: "Ver página única no momento",, "Ver página com a rolagem habilitada", "Ver duas páginas lado a lado" e "Ver páginas lado a lado com a rolagem ativada".

modo de exibição

Comparação de arquivos

Se você precisar comparar dois artigos, você pode usar a ferramenta de comparação de arquivos. Esta ferramenta mostrará ambos os documentos ao mesmo tempo, cada um com uma cor diferente e irá listar todas as diferenças entre esses documentos. Desta forma, você obtém um resultado muito mais preciso em apenas segundos.

comparar dois arquivos pdf

Palavras finais

Aqueles que são leitores regulares de documentos científicos sabem que não é fácil lê-los. É importante fazer referências às notas, à pausa e à consulta. No passado, esta era uma tarefa complexa e metódica que poderia levar horas. Felizmente, graças a ferramentas como o PDFelement, é possível alcançar os mesmos resultados em apenas segundos. Todas as ferramentas de que você precisa em um só lugar.