PDFelement
PDFelement: Editor de PDF, Scanner
Editar, Converter, Anotar PDF
Editar, Anotar PDF
Abrir Abrir
Top

Assinar documentos PDF com Certificados de Assinatura Digital

Os certificados de assinatura digital tornam uma assinatura digital mais válida. Não pode ser falsificado, por isso é a forma mais aceita de assinar PDFs. Aqui está um guia.

PDFelement - Editor de PDF simples e poderoso

Conheça a maneira mais fácil de gerenciar PDFs com o PDFelement!

Assinar documentos digitalmente está se tornando uma tarefa comum para os profissionais. Mas como você pode provar que uma assinatura digital é legítima? Que não é forjado? Você pode assinar um pdf com um certificado para fazer isso. O certificado contém informações criptografadas exclusivas para você. Isso provará às pessoas que você foi realmente o signatário, verificando a autenticidade e integridade do documento.

As informações que você encontrará abaixo o deixarão mais bem informado sobre os certificados de assinatura digital. Além disso, você aprenderá sobre duas soluções PDF fantásticas que permitem anexar certificados de assinatura digital (DSC) a arquivos PDF. Então, sem mais delongas, vamos mergulhar mais fundo.

pessoa de terno usando um laptop

Parte 1. O que é uma assinatura baseada em certificado?

Um Certificado de Assinatura Digital é diferente de uma assinatura eletrônica. O último é uma marcação que você coloca nos documentos para mostrar que aprova o conteúdo. Mas outras pessoas podem fingir isso. É por isso que você deve torná-lo baseado em certificado. Ele criptografa informações exclusivas para a assinatura e usa IDs baseados em certificados para autenticação. Isso ajuda a confirmar a autenticidade e integridade do documento.

Parte 2. Assinatura digital ou assinatura eletrônica, qual usar?

Para documentos que não são tão importantes, você pode usar assinaturas eletrônicas para assinar o documento. Por outro lado, use assinaturas digitais para coisas que importam muito. Um cenário de caso de uso é ao assinar contratos.

As assinaturas digitais permitirão que seu parceiro, chefe, funcionários ou qualquer pessoa envolvida saiba que foi você quem assinou o documento. Isso torna o documento mais confiável.

Parte 3. Adicionando certificado de assinatura digital ao PDF usando o Adobe Acrobat

O Adobe Acrobat Pro DC é uma das ferramentas que permite aos usuários adicionar certificados digitais a PDFs. Para isso, você deve preparar algumas coisas. Você precisa de uma imagem de sua assinatura salva como um arquivo PDF. Então, você precisa fazer ou obter uma identificação digital.

Uma ID digital contém uma chave privada, um certificado com uma chave pública e muito mais. O programa usa a chave privada para criar uma assinatura baseada em certificado. Enquanto isso, o certificado é uma credencial aplicada automaticamente ao documento assinado. Isso verifica o documento quando os destinatários o abrem.

Pode parecer muito complicado agora, mas é mais simples do que isso. Aqui está um guia sobre como criar e gerenciar assinaturas baseadas em certificados no Adobe Acrobat.

Obtenha uma identificação digital

Você pode obter uma ID digital de sua organização ou comprar uma de um parceiro de segurança da Adobe. Se essas não forem opções, você pode criar uma ID digital autoassinada. Aqui está um guia sobre como fazer um.

Etapa 1 Clique em Editar > Preferências > Assinaturas no Adobe Acrobat.

Etapa 2 Em Identificadores e Certificados Confiáveis, clique em Mais.

opção de identificadores adobe e certificados confiáveis

Etapa 3 Clique em IDs digitais > Adicionar ID.

Etapa 4 Escolha Uma nova ID digital que desejo criar agora > Avançar.

Etapa 5 Selecione onde armazenar a ID digital. Clique emAvançar.

Etapa 6 Digite as informações que a próxima janela solicitará. Inclui seu nome, nome da organização, unidade organizacional, endereço de e-mail e país. Você também pode selecionar seu algoritmo de chave preferido e especificar para que serve o ID digital. Clique em Avançar.

 inserindo informações para adobe digital id

Etapa 7 Clique em Procurar para selecionar onde selecionar um local de armazenamento para a ID digital. (Opcional)

Etapa 8 Defina uma senha para a ID digital.

Etapa 9 Clique em Concluir.

Adicionar uma aparência à assinatura digital

Etapa 1 Clique em Editar > Preferências > Assinaturas no Adobe Acrobat.

Etapa 2 Na seção Criação e aparência, clique em Mais.

personalização da aparência do adobe digital id

Etapa 3 No painel Criação e Preferências de Aparência, clique em Novo.

Etapa 4 Dê um título para a aparência.nomeando a aparência para identificação digitalEtapa 5 Em Configurar gráficos, selecione Gráfico importado > Arquivo.

nomeando a aparência para identificação digital

Etapa 5 Em Configurar gráficos, selecione Gráfico importado > Arquivo. Importe o PDF que contém a imagem da sua assinatura.

Etapa 6 Clique em OK > OK.

Etapa 7 Selecione as informações que deseja que apareçam na assinatura na seção Configurar texto. O Nome Distinto exibe seu nome, organização e país com base em sua ID digital. Os outros, como Data, Local ou Logotipo, exibem o que você espera que eles exibam.

Etapa 8 Clique emOK.

Assine um PDF com um certificado de assinatura digital no Adobe Acrobat

Etapa 1Abra o PDF que deseja assinar com o Adobe Acrobat.

Etapa 2 Clique em Ferramentas > Certificados.

ferramenta de certificados no adobe acrobat

Etapa 3 Clique em Assinar digitalmente. Clique uma vez no documento e arraste o ponteiro para criar uma caixa onde aparecerá sua assinatura digital.

selecionando a ferramenta de assinatura digital no adobe

Etapa 4 Selecione a ID digital que você criou e clique em Continuar.

Etapa 5 Na seção Aparência, selecione a aparência que você criou.

selecionando uma aparência para o id

Etapa 6 Marque a caixa Bloquear documento após a assinatura para que ninguém possa editar o arquivo PDF após você assiná-lo.

bloquear um documento após a assinatura

Etapa 7 Digite a senha que você definiu para sua ID digital.

Etapa 8 Clique em Assinar.

Etapa 9 Salve o documento assinado em seu computador.

Você também pode assistir ao vídeo abaixo para ver como criar e usar um certificado de assinatura digital no Adobe Acrobat:

Parte 4. Como Assinar PDF com Certificado de Assinatura Digital Usando o PDFelement

E se a ferramenta de assinatura do Adobe Acrobat for muito complicada para você? Você pode usar o PDFelement em vez disso. Wondershare PDFelement é outra ferramenta que você pode usar para assinar documentos com um certificado de assinatura digital. É uma alternativa mais econômica e fácil de usar ao Adobe Acrobat. E apesar do preço mais baixo e da simplicidade do programa, ele rivaliza com o Adobe Acrobat em termos de confiabilidade.

Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis

seguridad garantizada100% Seguro | Sem software malicioso |ai Impulsionado por IA

Veja como anexar assinaturas baseadas em certificados a arquivos PDF usando o PDFelement:

Etapa 1 Abra o arquivo que deseja assinar com o PDFelement.

Etapa 2 Vá para a guia Proteger e selecione Assinar documento.

recurso de assinatura de documento no pdfelement

Etapa 3 Clique uma vez no documento onde deseja que a assinatura apareça.

Etapa 4 Clique em Nova ID > Desejo criar uma nova ID digital > Avançar.

criando novo id digital no pdfelement

Etapa 5 Selecione onde armazenar sua ID digital. Clique em Avançar.

escolhendo armazenamento para identificação digital

Etapa 6 Insira as informações necessárias, como seu nome e endereço de e-mail. Clique em Avançar.

digitando informações para identificação digital

Etapa 7 Defina uma senha para sua assinatura digital baseada em certificado e clique em Concluir.

definir uma senha para identificação digital

Etapa 8 Digite sua senha para usar o ID digital que acabou de criar.

digitando a senha definida para identificação digital

Etapa 9 Selecione Criar Novo Estilo na seção Aparência. Isso é opcional, mas altamente recomendado.

Etapa 10 Adicione um título à aparência que você está criando.

Etapa 11 Na seção Configurar Gráficos, selecione Gráfico importado > Procurar. Encontre uma imagem da sua assinatura. Ao contrário do Adobe Acrobat, ele não precisa estar em um arquivo PDF.

imagem de assinatura importada para pdfelement

Etapa 12 Clique em OK > OK.

Etapa 13 Marque a caixa Bloquear documento após a assinatura.

bloqueando o documento assinado no pdfelement

Etapa 14 Clique em Assinar. O PDFelement criará um novo arquivo para o documento assinado. Dê um nome a ele e salve-o.

Parte 5. Por que gostamos do PDFelement

O PDFelement permite anexar DSC em arquivos PDF gratuitamente. Você não pode fazer isso na versão gratuita do Adobe Acrobat, que permite apenas a visualização em PDF. No entanto, você ainda precisa comprar a versão paga do PDFelement para remover a marca d'água. Felizmente, o PDFelement é mais barato que o Adobe Acrobat.

Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis

seguridad garantizada100% Seguro | Sem software malicioso |ai Impulsionado por IA

Outra coisa louvável sobre o PDFelement é a facilidade de criar e gerenciar assinaturas digitais. Como aceita arquivos JPEG e PNG como aparência para assinaturas, o processo é mais descomplicado. Você não precisa primeiro converter a imagem em um PDF.

No geral, o PDFelement é uma opção sólida para adicionar certificados de assinatura digital a arquivos PDF.

Parte 6. Outras ofertas do Wondershare PDFelement

O PDFelement também permite que você crie assinaturas eletrônicas básicas. Você pode optar por isso ao fazer ou assinar documentos que não são tão importantes - por exemplo, uma carta de autorização para receber um pacote.

Mas isso não é tudo. O PDFelement, mesmo a versão gratuita, é um editor de PDF completo. Você pode extrair dados de formulários, reconhecer e preencher formulários, executar OCR em documentos e adicionar comentários e notas.

Além desses, PDFelement também é um visualizador, conversor e mesclador de PDF. Dito isto, ele fornece valor para a grana.

Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis

seguridad garantizada100% Seguro | Sem software malicioso |ai Impulsionado por IA

Etapa 7. Perguntas frequentes

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre certificados de assinatura digital.

1. Devo usar assinaturas de certificados?

Sim, você deve, especialmente em documentos importantes como contratos. Ele garante a autenticidade e a integridade do documento, pois informa ao destinatário que você é quem assinou o documento. É mais aceito do que uma assinatura eletrônica básica, especialmente nos negócios.

1.Para que serve o ID do certificado?

Um ID de certificado é um documento eletrônico usado para verificar a identidade de alguém. Você pode identificar um indivíduo, uma empresa, um servidor ou alguma outra entidade por meio de um ID de certificado. Além disso, você pode associar essa identidade a uma chave pública. Essencialmente, ele fornece ao destinatário dados criptografados, confirmando que você é quem assinou um documento. Pense em algo como impressões digitais, mas digitais.Conclusão

Conclusão

Assinar documentos com certificados de assinatura digital é a melhor maneira de assinar documentos PDF. Isso torna o documento muito mais seguro e torna sua autenticidade e integridade inquestionáveis. Claro, você precisaria de uma ferramenta PDF com esta função. Recomendamos o Wondershare PDFelement, uma solução de PDF rápida, rica em recursos e acessível. Ele permite que você anexe assinaturas baseadas em certificados a PDF e faça mais.

无标题文档