Criar e compartilhar informação em formatos digitais como o PDF é algo comum. Ainda assim, é importante lembrar-se que os documentos digitais podem conter informações pessoais, como documentos legais, fiscais ou médicos.
Para além das informações explícitas que os seus documentos podem conter, você também deve saber que algumas informações privadas são discretamente armazenadas na estrutura do documento. Este tipo de informação é conhecido como Metadados. Os metadados normalmente facultam informações acerca do nome do autor do documento, data de modificação, e um histórico de todos que modificaram o documento em algum momento.
Este artigo mostrará tudo o que você precisa saber sobre como você pode proteger os seus PDFs com senha no Windows 11.
Parte 1. Dá para Proteger um PDF com Senha no Microsoft Edge?
O navegador Microsoft Edge permite ler e editar documentos, mas não tem ferramentas de proteção de documentos. Porém, há algumas extensões que lhe permitem adicionar recursos ao seu navegador para proteção de PDFs.
Você deve entender que nem todas as ferramentas que restringem acesso com senha funcionam da mesma forma. O método mais popular e eficaz de proteger um documento é com a tecnologia de criptografia.
Estes sistemas de segurança usam uma senha inserida pelo usuário para gerar uma chave criptográfica digital de 128-bit. Depois disso, o documento é fragmentado em pequenas partes e substitui tanto a ordem quanto o conteúdo, guiado por uma matriz gerada automaticamente com os valores da chave criptográfica.
Estes sistemas de segurança são considerados extremamente seguros, já que é necessário saber a senha do usuário para descriptografar o conteúdo do documento. Tentar "reconstruir" o documento sem a senha é "possível", já que, na teoria, o documento está apenas desorganizado estruturalmente. Porém, a estrutura está tão desorganizada que o processo demoraria centenas de milhares de anos, mesmo com o melhor computador do mercado.
Conforme mencionado antes, o Microsoft Edge pode realizar estes tipos de criptografias para proteger os seus documentos, portanto, se você quer proteger os seus PDFs com o Microsoft Edge, você precisa instalar uma extensão que lhe permite fazer este tipo de processo. Aqui você aprenderá como instalar extensões para proteger os seus PDFs com o Microsoft Edge.
Passo 1: Vá a Extensões
A primeira coisa que você precisa fazer é abrir o seu navegador Microsoft Edge, ir ao menu de opções no canto superior direito e clicar em "Extensões".
Passo 2: Procurar uma Extensão de Proteção de PDFs
Na seção "Extensões", clique em "Obter Extensões do Microsoft Edge" e insira as palavras-chave "Proteger" ou "Trancar" e "PDF" na barra de busca. No lado direito da janela, você verá os resultados da sua pesquisa. Neste caso, usarei o primeiro resultado da pesquisa. Para instalar a extensão, clique em "Obter".
Passo 3: Carregar o Seu Arquivo
Em geral, as extensões adicionam recursos deste tipo ao seu navegador, gerando um botão na barra de navegação onde você pode clicar para mostrar as opções. Neste caso, clique no botão e especifique a localização do seu PDF.
Passo 4: Definir uma Senha
Após selecionar o seu documento, aguarde que ele seja processado pela extensão, e quando terminar, insira a senha que você deseja usar para proteger o documento e clique em "Proteger PDF Agora!"
Passo 5: Baixar o Seu PDF
Quando a extensão terminar de criptografar o documento, surgirá um botão para que você baixe o documento. Clique no link e espere que o seu documento seja baixado.
Parte 2. Como Você Pode Proteger o Microsoft Edge com Senha?
Proteger os seus PDFs deve ser apenas o início. Lembre-se que de acordo com as maiores empresas de segurança cibernética, acontece um ataque através da internet a cada 39 segundos. Proteger o acesso ao seu navegador é extremamente importante já que são armazenadas imensas informações privadas no seu navegador, e ninguém deve ter acesso às suas informações de navegação. Agora que você está familiarizado com as extensões do Microsoft Edge, vejamos como você as pode usar para proteger o seu navegador com senha e prevenir que outras pessoas usem as suas informações de navegação ou senhas salvas.
Passo 1: Ir a Extensões
Novamente, você precisa abrir o seu navegador Microsoft Edge, vá ao menu de opções na parte superior direita e clique em "Extensões".
Passo 2: Buscar uma Extensão de Bloqueio de Navegador
Na seção de "Extensões", clique em "Obter Extensões do Microsoft Edge" e insira as palavras-chave "Proteger" ou "Trancar" e "Navegador" na barra de busca. No lado da direita da janela, você verá os resultados. Neste caso, usarei o terceiro resultado da busca. Para instalar a extensão, clique em "Obter".
Passo 3: Definir uma Senha
Quando tiver terminado de instalar a extensão, surgirá uma caixa onde você pode definir a senha que quiser para restringir o acesso ao seu navegador. Quando preencher os campos, clique em "Salvar".
Passo 4: Inserir Senha
Agora você verá um novo botão na sua barra de navegação. Este botão permitirá ativar restrições e acesso com senha. Você só precisa clicar no botão e selecionar a opção "Trancar Navegador".
Parte 3. O Microsoft Edge tem Gerenciador de Senhas?
Com tudo isso em mente, é compreensível que você se sinta sobrecarregado ao precisar lembrar de senhas para tudo. Felizmente, imensas ferramentas podem-lhe ajudar com isto. A maior parte dos navegadores tem gerenciadores de senhas que salvam as suas credenciais para preencher telas de login. Ainda assim, estes serviços geralmente tem o ponto fraco de apenas funcionar direito em ambientes como computadores pessoais. Isto significa que se você tentar usar estes serviços no seu celular ou noutro computador, o mais provável será que você não terá acesso às suas senhas. A Microsoft fez um serviço chamado de Microsoft Authenticator para tornar o gerenciamento de senhas mais fácil.
Parte 4. O Microsoft Authenticator é um Bom Gerenciador de Senhas?
O Microsoft Authenticator é sem dúvidas um excelente gerenciador de senhas. Esta ferramenta permite gerar e armazenar todas as senhas que você precisa ao as associar à sua conta Microsoft com um sistema de login de dois fatores.
Parte 5. Como Faço o Edge Parar de Pedir para Salvar Senhas?
O gerenciamento de senhas da Microsoft é bastante útil, pois permite gerar senhas fortes sem precisar de se ter de lembrar de cada senha para cada site ou serviço diferente que você usa. Porém, se você trabalha com computadores da sua empresa, você provavelmente não quer armazenar as suas informações no navegador. Estas ferramentas acabam apenas atrapalhando o seu trabalho perguntando toda hora se você quer salvar as suas senhas.
Se este é o seu caso, então, siga estes passos.
Passo 1: Ir a Configurações
Primeiro, abra o seu navegador e clique no botão superior direito da janela. No menu, selecione a opção "Configurações".
Passo 2: Ir a Senhas
Em "Configurações", vá à seção "Perfis". Aqui você encontrará todas as informações e contas que você associou ao navegador. Agora clique na opção "Senhas".
Passo 3: Desative a opção de salvar senhas
Agora, tudo o que você precisa fazer é desativar a opção "Oferecer para salvar senha". Antes de terminar, lembre-se que você pode encontrar todas as senhas salvas no navegador nesta janela. Não se esqueça de que você as pode eliminar ou alterar.
Parte 6. Qual é o Melhor Gerenciador de Senhas Para o Windows 11?
Da mesma forma que o Microsoft Authenticator administra as senhas que você usa no navegador, há outros aplicativos para administrar as suas senhas, como o 1Password, NordPass ou Enpass.
Um administrador de senhas é essencialmente um serviço que lhe lembra dos seus nomes e senhas. A maior parte destes serviços tem um custo mensal. Frequentemente, estes serviços não são práticos já que é necessário efetuar a sua instalação e ter aplicativos específicas em todos os seus dispositivos para alcançar melhores resultados.
Considerando que agora você sabe criptografar e proteger os seus documentos PDF, você pode usar esta tecnologia para administrar as suas senhas gratuitamente e usar armazenamento na cloud para ter as suas senhas em qualquer lugar nos seus dispositivos.
Considando que é provável que você constantemente precisará modificar o documento onde você armazena as suas senhas, é uma boa ideia utilizar ferramentas especializadas que facilitam o processo,como o PDFelement. Agora, irei mostrar como você pode usar este programa para proteger os seus PDFs.
Passo 1: Criar o seu PDF
A primeira coisa que você precisa fazer é criar um documento para armazenar todas as contas e senhas que você usa. Não importa se você faz isso com um documento de texto ou planilha. PDFelement conseguirá convertê-lo para PDF. Você precisa abrir o programa, clicar em "Criar PDF", e selecionar o seu documento.
Passo 2: Abrir a Ferramenta de Proteção de Senha
Quando o seu documento terminar de processar, vá à seção "Proteger" e clique no botão "Definir Senha".
Passo 3: Definir Senha
Ative a primeira opção, "Senha de Abrir" e escolha uma senha. Quando terminar, clique em "Salvar".
Conclusão
Existem imensas ferramentas com as quais você pode administrar as suas senhas, mas, como você pode ver, proteger um documento com senha é uma forma prática e eficiente de atingir o mesmo resultado grátis. Lembre-se que um documento PDF é bem mais leve que um aplicativo, para além de você conseguir copiar este documento em qualquer um dos seus dispositivos ou até carregá-lo na cloud para o acessar quando desejar.