A ficha de presença é um documento no qual todas as pessoas que compareceriam ou apareceriam em um evento são listadas ou verificadas. Este é um documento importante para permitir que a presença de uma pessoa seja oficialmente verificada e rastreada, especialmente se esta for uma função diária ou contínua. É onde estão escritos os nomes dos participantes que estão presentes nas respectivas datas. Algumas fichas de presença exigem a assinatura da própria pessoa para representar a honra e legitimidade da presença. É uma ferramenta muito útil também para que os professores possam rastrear e avaliar o comportamento de sua classe e alunos. É também uma base para os empregadores calcularem o pagamento de um empregado.
Uma ficha de presença padrão inclui conteúdos básicos tais como data, hora e nomes. Se for para uma empresa, o nome da corporação deve ser incluído por formalidade, seguido do nome do funcionário, já que algumas fichas de presença vêm em cartões individuais que são distribuídos a cada um deles e uma tabela com datas e horas correspondentes. Nas escolas, os professores utilizam a folha de presença para acompanhar a presença de seus alunos, esta é uma tabela com todos os nomes dos alunos e, se um aluno estiver presente, esta será verificada pelos professores. Isto é mais como uma tabela com muitas colunas com as datas na parte superior das células.
Dependendo do uso da ficha de presença, a criação de uma pode variar, mas ainda deve ter o mesmo conteúdo. Esta é a forma de criar uma folha de presença:
Passo 1: Conheça o propósito do documento. Como esta pode ser a ficha de presença de um funcionário, ela pode ser feita individualmente para cada um deles. Hoje em dia, há algum tempo dentro e fora das máquinas de registro em que eles só precisam bater seus cartões.
a. Se isto se destina a uma aula ou treinamento diário, junte todos os nomes dos alunos ou participantes.
b. Se este quadro for para um evento, é importante listar primeiro todos os convidados esperados ou convidados.
Passo 2: Plotagem. Uma folha de presença pode ser uma tabela ou um diagrama, assim como uma coluna organizada com múltiplas células. Uma tabela ou diagrama é considerável se houver apenas poucas pessoas para acompanhar, enquanto em uma coluna com múltiplas células é para um número maciço de participantes como em uma classe. Dê espaço para as datas e horas, bem como para a caixa de assinatura, se necessário. As datas e a hora devem estar no lugar e na coluna certos para que possam ser facilmente rastreadas. As datas e a hora podem estar em uma linha horizontal que vai para a direita separada em cada coluna, enquanto os nomes estão em um caminho vertical, para baixo.
Passo 3: Listagem. Uma vez feito a tabela, prossiga para a lista das pessoas que são esperadas para vir. Certifique-se de que a caixa de assinatura esteja alinhada com os nomes dos participantes, dando-lhes a honra de provar sua presença. Desta forma, os participantes apenas procurariam seus nomes e depois confirmariam assinando-a.
As fichas de presença não são apenas para confirmar a presença de uma pessoa. Em alguns casos, ela também é usada como uma ferramenta para rastrear as pessoas se algo ruim acontecer. Em alguns pontos, saber a data e a hora em que uma pessoa pode estar presente pode ser uma evidência ou prova útil.
1: Se uma ficha de presença é destinada a um evento ou função, é necessário corrigi-la antes de entrar em um determinado lugar onde o referido evento seria realizado para que eles pudessem facilmente ver e assinar o documento.
2: Use alguma ferramenta útil como o Microsoft Office para fazer uma folha de presença. Isto o ajudaria a fazer uma tabela bonita e organizada para os participantes. Não deve trazer confusão para os convidados. Você também pode fazer o download de um modelo online, assim você não terá que demorar a fazer a tabela.
3: Se for para uma base diária e semanal, como por exemplo, uma classe, faça várias cópias e economize para que você não tenha que consumir muito tempo fazendo outra.