A declaração de renda proforma gera a renda projetada quando um projeto específico é realizado. Como referência da declaração de renda inicial, alguns valores são tomados para prever o resultado futuro. Por exemplo, quando uma organização existente planeja uma fusão ou aquisição, ela tem que apresentá-la aos acionistas. A palavra "pro forma" é a palavra latina que significa "como uma questão de forma". Uma declaração de renda proforma é apenas uma declaração de renda sob certas suposições com projeções. Ela pode ser usada como base para comparação e análise sob certas condições. Ela desempenha um papel vital no processo de planejamento que pode ajudar a minimizar o risco associado à realização de um novo projeto.
Há vários modelos disponíveis na Internet, mas algumas das declarações de renda proforma têm alguns elementos em comum. Uma demonstração de resultados proforma basicamente se parece com a demonstração de resultados convencional. A única diferença entre a demonstração de resultados proforma e a demonstração de resultados é que a demonstração de resultados é sobre resultados passados, enquanto a demonstração de resultados proforma é uma projeção da demonstração de resultados existente. Ela mostra a renda possível nos próximos anos, considerando a situação. Não há diferença visível no formato, exceto quanto ao tempo e valor dos insumos.
A criação de uma proforma pode ajudá-lo a reconhecer a renda de sua organização para o próximo período fazendo algumas suposições. A declaração proforma que você criar será adaptada às suas necessidades contábeis regulares. Considera-se que somente um profissional pode fazer uma declaração de renda proforma, mas seguindo os passos abaixo você também pode criá-la.
Passo 1 O programa básico normalmente usado para criar uma demonstração de resultados proforma é o Microsoft Excel. Abra o Excel, adicione o título "Declaração de renda proforma" no topo da página. Abaixo dele, liste o nome da organização. Adicione a data efetiva da declaração sob o título.
Passo 2 Semelhante a uma declaração de renda, nomeie as duas primeiras entradas da coluna como vendas e custo de vendas. Defina fórmulas na coluna da direita ao lado para deduzir as vendas do custo de vendas para obter a margem bruta. Lembre-se, também pode haver outros itens que podem ser incluídos no custo de vendas, uma vez que é uma previsão da demonstração de resultados.
Passo 3 Abaixo da margem bruta, acrescente o próximo elemento como despesas. Sob despesas, liste todas as despesas potenciais a serem incorridas pela organização para operar sob certas condições. A lista pode incluir itens como salário, utilidades, depreciação, etc. Estabelecer uma fórmula para totalizar todas as despesas possíveis e nomeá-la "Total de despesas".
Passo 4 Agora, abaixo das despesas totais, adicione o campo para inserir os impostos a serem incorridos durante o período. Defina a fórmula para deduzir os possíveis impostos com as despesas totais para obter a receita líquida projetada.
Passo 5 Na segunda coluna, adicione todos os valores reais da última demonstração de resultados calculada para fornecer uma referência na demonstração de resultados proforma. Salvar o arquivo.
Passo 6 Adicione outra coluna ao lado dos valores reais como "Ano projetado 1". Aqui você pode inserir seus valores projetados para cada elemento, como vendas, custo de vendas, etc. Como você configurou as fórmulas, você pode ver as mudanças em tempo real na renda líquida. Você pode criar projeções de muitos anos usando-a.
1 Você precisa planejar com antecedência de onde sua receita está vindo e você estará gastando dinheiro. Com uma projeção proforma, você não terá ideia se seu negócio estará ganhando ou perdendo dinheiro. Eles são apenas o melhor palpite sobre o que acontecerá com sua empresa.
2 Conheça seu modelo de negócios dentro e fora, você não pode criar projeções financeiras sem saber de onde vem seu dinheiro e quanto lhe custará para trazê-lo.
3 Certifique-se de não esquecer nenhuma despesa. Muitos empresários da primeira vez simplesmente esquecem as despesas e projetam uma declaração de renda proforma incorreta.4 Defina claramente todas as suas suposições, pois elas são a base para um valor projetado para qualquer item da demonstração de resultados. Apoie todas as suas informações com fortes razões para evitar qualquer confusão com os investidores.
Crie um cenário melhor, provável e pior caso separadamente na declaração. Isto indicará aos investidores o quão frágil é sua empresa.