Uma nota de crédito é uma fatura negativa utilizada quando há uma diferença no pedido original do cliente ou no valor faturado que pode fazer com que o cliente fique em débito profundo. Fazer uma nota de crédito deve ser muito fácil quando alguém tem o conhecimento de como fazê-lo. Aqui está uma lista de passos a serem seguidos ao fazer uma amostra de nota de crédito:
1. Primeiro, certifique-se de indicar as palavras "NOTA DE CRÉDITO" no lado superior direito da página para evitar receber o significado da nota de crédito como uma fatura. Após fazer isso, você pode colocar a data do crédito logo abaixo dela e abaixo está um número único atribuído para a nota de crédito.
2. No lado superior esquerdo da página, você pode colocar o logotipo de sua empresa e seu slogan, se houver algum. Abaixo está o cargo e a descrição do cargo. Em outros casos, abaixo do logotipo da empresa está o nome comercial e as informações de contato do remetente da nota de crédito. E ao contrário disso é para quem você está enviando a nota de crédito. Estão incluídos o nome comercial, endereço e informações de contato do cliente.
3. Após indicar para quem deve ser enviado, na parte seguinte, indicar o vendedor, se houver, o número da fatura, o número do pedido e especialmente o prazo de pagamento.
4. A seguir, as informações detalhadas devem ser listadas em uma tabela. Faça uma tabela para listar a quantidade de cada item creditado na primeira coluna, o número dos itens na segunda coluna, descrição do item na terceira coluna, preço unitário na quarta coluna, e por último o total da linha que é multiplicando o preço do item com a quantidade. Etiquete as colunas com um nome apropriado.
5. Em seguida, calcule o total da última coluna e escreva o total na parte inferior do memorando com um nome 'subtotal'. Em seguida, multiplique o subtotal com o imposto sobre vendas e nomeie a linha 'imposto sobre vendas'. Por último, adicione o subtotal e o imposto sobre vendas e, em seguida, coloque-o na linha que você vai rotular como 'total'.
6. Esta etapa é opcional. Você pode colocar comentários ou notas para o cliente no final do modelo de nota de crédito.
1. Lembre-se que não há duas notas de crédito que possam ter os mesmos números de série em execução. Cada uma delas deve ter apenas uma que seja especificamente liberada para cada transação; isto é para manter o rastreamento dos registros.
2. Você pode incluir todos os métodos de pagamento como cartão de crédito, dinheiro na entrega ou qualquer outro método também mencionar a data do pagamento e as condições de atraso de pagamento e deve fornecer informações sobre a condição e status de uma relação com o cliente.
3. Certifique-se de que o cliente não terá confusões sobre qual é o valor total. Personalizar uma nota de crédito pode ser o ideal, mas certifique-se de que ela sacrificaria a legibilidade e credibilidade da nota. Pode-se optar por usar alguns esquemas de cores para cada conteúdo relacionado e uma cor de destaque para a totalidade.
4. Uma única Nota de Crédito não deve ser reutilizada ou reemitida, cada transação deve ser única uma da outra.