Um Contrato de Não Competição é um contrato no qual uma parte concorda em não competir com a outra parte do contrato por um determinado período. Na maior parte dos casos, faz parte do contrato entre empregador e empregado e pode ser assinado antes do empregado começar a trabalhar ou no final de uma relação comercial. Este contrato também pode fazer parte do contrato comercial entre parceiros nalgum trabalho. Ele garante que um conhecimento adquirido não será utilizado para competir no futuro. Em troca disso, a primeira parte normalmente paga uma taxa.
Tal como qualquer documento legal, um contrato de não competição deve conter certos elementos para ser válido.
Passo 1 - Primeiramente, ambas as partes do contrato devem ser claramente indicadas com os seus nomes, endereços e outros dados importantes. Se uma ou ambas as partes são uma empresa, também deve incluir dados sobre a pessoa que está assinando o contrato em nome da empresa.
Passo 2 - Deve ser declarado o motivo para a criação deste contrato. Ele deve incluir as condições que devem ser cumpridas e o período em que deve ser aplicado. Naturalmente, estas condições e este período devem ser razoáveis.
Passo 3 - Casos eja necessário, também pode incluir uma área geográfica para este contrato, como estado, distância do local nomeado, ou mesmo uma localização geográfica detalhada.
Passo 4 - Neste contrato deve ser incluído o valor da compensação para uma parte não competente. Nalguns casos, como quando este contrato é assinado antes disso, o empregado começa a trabalhar, não há necessidade de nenhuma compensação.
Criar um Contrato de Não Competição não é complexo, mas requer alguns conhecimentos básicos e alguns dados que serão incorporados no contrato.
Passo 1 - Inicie o preenchimento do modelo ao colocar uma data válida no topo da página.
Passo 2 - Declarar ambas as partes com todos os dados importantes, tais como nomes e endereços. Se houver uma pessoa que assine um contrato em nome da empresa, anote também os seus dados.Passo 3 - Escreva o motivo para a criação deste contrato. Seja específico acerca qual é o objeto do contrato e qual comportamento não é permitido.
Passo 4 - Declare o período em que este contrato será válido. Esta parte depende de imensos fatores. Por exemplo, se a sua empresa está num negócio em rápido desenvolvimento, não há necessidade de que este contrato seja válido por poucos anos. Nalguns casos, até mesmo 6 meses é suficiente.
Passo 5 - Indique a área geográfica onde este contrato se aplica. A área geográfica pode ser determinada de diferentes maneiras. Por exemplo, você pode concordar que um ex-empregado não pode trabalhar no mesmo estado, numa determinada região ou a uma certa distância do local onde a sua empresa está localizada.
Passo 6 - Anote a compensação monetária acordada para este contrato. Nalguns casos, se este contrato fizer parte da oferta de emprego e for assinado antes do empregado começar a trabalhar, não há necessidade desta parte, mas, deve ser incluída na maioria dos casos.
Passo 7 - Não importa o contrato de que falamos, é sempre uma boa ideia implementar um parágrafo sobre possíveis disputas e formas de as resolver.
Passo 8 - Finalmente, na parte inferior do documento, coloque linhas para a data e a sinalização. Certifique-se de que deixa espaço suficiente para isso.
Passo 9 - Crie pelo menos duas cópias do contrato, uma para cada parte.
1. Pense bem antes de começar a escrever um contrato de não competição. Certifique-se de que inclui todos os elementos importantes, mas, seja razoável com os seus pedidos. Não há necessidade de proibir alguém de trabalhar em todo o estado se o seu negócio for local.
2. Converse com a outra parte acerca de tudo e encontre uma solução que satisfaça ambas as partes.
3. Se você estiver procurando um novo funcionário, poderá considerar a assinatura deste contrato como parte do novo contrato de trabalho, caso ache necessário. Isto pode poupar imenso tempo, dinheiro e nervosismo.
4. Leia tudo bem antes de o assinar e deixe a outra parte fazer o mesmo. Seja justo e razoável e não deve haver problemas.