Top
PDFelement
PDFelement: Editor de PDF, Scanner
Editar, Converter, Anotar PDF
Editar, Anotar PDF
Abrir Abrir
All > Outros Modelos >

Modelo Balanço Patrimonial

  • Modelo Balanço Patrimonial 1
  • Modelo Balanço Patrimonial 2
  • Modelo Balanço Patrimonial 3
  • Modelo Balanço Patrimonial 4

Como Você Pode Editar um Modelo de Balanço Patrimonial

adquirir pdfelement para windows
Editor de PDF que ajudará a editar o seu formulário
Edição rápida e inteligente como no Microsoft Word
Reconhecimento de formulário inteligente que torna o seu formulário PDF preenchível

Mais Informações sobre o Balanço Patrimonial


O que é o Balanço Patrimonial?


Um balanço patrimonial é uma demonstração financeira que analisa os ativos, passivos e patrimônio líquido de uma organização no final de uma data específica. As três principais entidades do balanço patrimonial são o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. Estas três entidades dão aos acionistas uma ideia do que a empresa possui e deve, assim como a soma do capital fornecido pelos investidores. As informações fornecidas na declaração devem corresponder à seguinte fórmula:

Ativos Totais = Passivos totais + Equidade

É mais comumente usado como base para a análise de proporção, para decidir a liquidez de uma empresa. Os ativos, passivos e patrimônio líquido são divididos em várias contas menores que representam os detalhes das finanças de uma empresa.


Formato Básico do Balanço Patrimonial


Os dois formatos mais comuns usados na criação de balanços são o balanço vertical e o balanço horizontal. O balanço vertical apresenta todos os itens do lado esquerdo da página em uma única coluna. O balanço horizontal apresenta os itens de linha de ativos listados abaixo de uma coluna e os itens de passivo e patrimônio líquido em outra coluna. É fácil comparar períodos quando todos os itens do balanço patrimonial são apresentados de forma vertical. A conta do ativo inclui várias outras contas nela, por exemplo, dinheiro, contas a receber, terrenos, etc. A conta do passivo e do patrimônio líquido consiste em pequenas contas, por exemplo, contas a pagar, provisões, lucros acumulados, etc.


Como Criar um Balanço Patrimonial


Fazer um balanço pode ajudá-lo a acompanhar a situação financeira de sua organização em um determinado período. O balanço que você criar será adaptado às suas necessidades contábeis regulares. Considera-se que somente um profissional pode fazer um balanço, mas seguindo os passos abaixo você também pode criar um balanço.

Passo 1: O programa básico que você pode usar para criar um balanço é o Microsoft Excel. Abra o Excel, acrescente o título "Balanço" no topo da página. Abaixo dele, liste o nome dado da organização. Acrescente a data efetiva do balanço sob o título.

Passo 2: Crie a seção de ativos no extremo esquerdo abaixo do cabeçalho. Liste todos os itens do ativo e adicione um campo de ativo total logo abaixo do último item da seção de ativo.

Passo 3: Criar a seção do passivo no extremo esquerdo abaixo da seção do ativo. Liste todos os itens e acrescente um campo de total do passivo no final da seção.

Passo 4: Criar a seção de patrimônio no extremo esquerdo abaixo da seção de patrimônio. Liste todos os itens e adicione um campo de patrimônio total no final da seção.

Passo 5: Agora, na coluna seguinte, escreva o valor de cada conta. Nomeie esta coluna como a data do último dia do período contábil. Por exemplo, pode ser 31 de dezembro de 2013. Configure uma fórmula para totalizar o valor de todas as contas na seção de ativos ao lado do campo total no final desta seção.

Passo 6: Da mesma forma, siga o passo anterior para a seção de passivo e patrimônio líquido. Agora você pode adicionar outra coluna para entrar os valores de todas as contas durante o próximo período contábil.

Passo 7: Se todos os valores forem inseridos corretamente, você verá que o total do ativo é igual ao total do passivo e patrimônio líquido do balanço patrimonial. Se não for igual, então ou você inseriu os valores errados ou houve um erro na configuração das fórmulas.


Mais Dicas sobre o Balanço Patrimonial


1: Pode ser intrigante, mesmo para especialistas financeiros, uma vez que os ativos e passivos se enquadram em categorias diferentes. O erro mais comum cometido nos balanços se aplica à classificação de ativos e passivos.

2: Leve em consideração todos os itens necessários para preencher seu balanço patrimonial e registrar adequadamente todas as suas faturas. Você pode usar o Excel para categorizar seus itens de balanço usando bordas e cores.

3: Se você não é uma pessoa que tem apenas um conhecimento mínimo sobre contabilidade, é recomendável baixar um modelo que se adapte às suas necessidades para sua contabilidade diária. O balanço patrimonial pode ser muito sofisticado em alguns modelos, tente evitar usá-los.

4: As grandes corporações divulgam seus demonstrativos financeiros todos os anos; eles normalmente incluem um layout de dois anos. Isso representa mudanças no balanço patrimonial dos últimos três anos.

5: Há vários princípios contábeis seguidos na preparação de um balanço patrimonial. Você deve utilizar o formato mais aceitável exigido pelas partes interessadas.

Digitalize documentos impressos e acelere o processo de criação, preparação e assinatura de documentos.

Disponível no Windows, Mac, iOS e Android.

Testar Grátis Compre Já