Um balanço patrimonial é uma demonstração financeira que analisa os ativos, passivos e patrimônio líquido de uma organização no final de uma data específica. As três principais entidades do balanço patrimonial são o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. Estas três entidades dão aos acionistas uma ideia do que a empresa possui e deve, assim como a soma do capital fornecido pelos investidores. As informações fornecidas na declaração devem corresponder à seguinte fórmula:
Ativos Totais = Passivos totais + Equidade
É mais comumente usado como base para a análise de proporção, para decidir a liquidez de uma empresa. Os ativos, passivos e patrimônio líquido são divididos em várias contas menores que representam os detalhes das finanças de uma empresa.
Os dois formatos mais comuns usados na criação de balanços são o balanço vertical e o balanço horizontal. O balanço vertical apresenta todos os itens do lado esquerdo da página em uma única coluna. O balanço horizontal apresenta os itens de linha de ativos listados abaixo de uma coluna e os itens de passivo e patrimônio líquido em outra coluna. É fácil comparar períodos quando todos os itens do balanço patrimonial são apresentados de forma vertical. A conta do ativo inclui várias outras contas nela, por exemplo, dinheiro, contas a receber, terrenos, etc. A conta do passivo e do patrimônio líquido consiste em pequenas contas, por exemplo, contas a pagar, provisões, lucros acumulados, etc.
Fazer um balanço pode ajudá-lo a acompanhar a situação financeira de sua organização em um determinado período. O balanço que você criar será adaptado às suas necessidades contábeis regulares. Considera-se que somente um profissional pode fazer um balanço, mas seguindo os passos abaixo você também pode criar um balanço.
Passo 1: O programa básico que você pode usar para criar um balanço é o Microsoft Excel. Abra o Excel, acrescente o título "Balanço" no topo da página. Abaixo dele, liste o nome dado da organização. Acrescente a data efetiva do balanço sob o título.
Passo 2: Crie a seção de ativos no extremo esquerdo abaixo do cabeçalho. Liste todos os itens do ativo e adicione um campo de ativo total logo abaixo do último item da seção de ativo.
Passo 3: Criar a seção do passivo no extremo esquerdo abaixo da seção do ativo. Liste todos os itens e acrescente um campo de total do passivo no final da seção.
Passo 4: Criar a seção de patrimônio no extremo esquerdo abaixo da seção de patrimônio. Liste todos os itens e adicione um campo de patrimônio total no final da seção.
Passo 5: Agora, na coluna seguinte, escreva o valor de cada conta. Nomeie esta coluna como a data do último dia do período contábil. Por exemplo, pode ser 31 de dezembro de 2013. Configure uma fórmula para totalizar o valor de todas as contas na seção de ativos ao lado do campo total no final desta seção.
Passo 6: Da mesma forma, siga o passo anterior para a seção de passivo e patrimônio líquido. Agora você pode adicionar outra coluna para entrar os valores de todas as contas durante o próximo período contábil.
Passo 7: Se todos os valores forem inseridos corretamente, você verá que o total do ativo é igual ao total do passivo e patrimônio líquido do balanço patrimonial. Se não for igual, então ou você inseriu os valores errados ou houve um erro na configuração das fórmulas.
1: Pode ser intrigante, mesmo para especialistas financeiros, uma vez que os ativos e passivos se enquadram em categorias diferentes. O erro mais comum cometido nos balanços se aplica à classificação de ativos e passivos.
2: Leve em consideração todos os itens necessários para preencher seu balanço patrimonial e registrar adequadamente todas as suas faturas. Você pode usar o Excel para categorizar seus itens de balanço usando bordas e cores.
3: Se você não é uma pessoa que tem apenas um conhecimento mínimo sobre contabilidade, é recomendável baixar um modelo que se adapte às suas necessidades para sua contabilidade diária. O balanço patrimonial pode ser muito sofisticado em alguns modelos, tente evitar usá-los.
4: As grandes corporações divulgam seus demonstrativos financeiros todos os anos; eles normalmente incluem um layout de dois anos. Isso representa mudanças no balanço patrimonial dos últimos três anos.
5: Há vários princípios contábeis seguidos na preparação de um balanço patrimonial. Você deve utilizar o formato mais aceitável exigido pelas partes interessadas.