1. Use sempre um tom profissional num modelo de carta comercial: Evite usar terminologia casual e informal no seu e-mail - a sua amostra de carta comercial tem de soar amigável, mas você tem de a manter profissional.
1. Use sempre um tom profissional na carta
2. Escreva claramente: Diga a sua intenção na carta com antecedência. Use sempre uma linguagem clara e breve para evitar confusões.
3. Use Cor Para Destacar as Palavras Importantes da Mensagem: Negrito ou sublinhado as palavras que você deseja destacar no texto.
4. Seja convincente: Construa uma relação positiva com o seu leitor imediatamente. Se você estabelecer uma boa conexão com seu leitor, será mais fácil para ele entender a sua mensagem.
5. Revise a Carta: Certifique-se de que a carta não contém erros ortográficos e de pontuação. Ter uma gramática pobre deixa uma má impressão ao leitor.
Uma carta comercial é um tipo de correspondência entre empresas ou entre empresas e indivíduos, tais como clientes, consumidores, contratados ou outras partes externas. A redação de cartas comerciais difere das cartas pessoais por serem mais formais no tom e estilo de redação. Entretanto, o tom e o estilo podem variar muito dependendo do formato da carta comercial.
As cartas comerciais servem a uma variedade de propósitos. Elas podem ser usadas para distribuir ou procurar obter informações. Elas podem servir como desculpas ou para outras estratégias de solução de problemas. Os propósitos comuns de escrever cartas comerciais são para esforços de vendas, construção de relacionamentos, resolução de problemas e considerações. Você pode escrevê-las para clientes, potenciais clientes, gerentes, funcionários e parceiros comerciais ou outros.
Outras finalidades das cartas comerciais incluem o uso como uma chamada à ação, como uma introdução ou como uma forma de buscar uma posição dentro de uma empresa.
Passo 1. Endereço de resposta na linha 1: O endereço de resposta do remetente para que o destinatário saiba para onde deve responder.
Passo 2. Data (Dia, mês, ano): Coloque a data em que a carta foi escrita no formato Dia/Mês/Ano.
Passo 3. Sr. /Sra. /Srta. /Dr. Nome completo do destinatário: O endereço do destinatário juntamente com outros detalhes.
Passo 4. Prezado(a) Sra. /Srta. /Sr. Sobrenome: Saudações.
Passo 5. Assunto: Título do assunto: Para o destinatário saber do que trata a carta.
Passo 6. Corpo do Parágrafo 1, Corpo do Parágrafo 2, Corpo do Parágrafo 3: Aqui é onde você escreve o corpo da carta.
Passo 7. Atenciosamente: Faça o leitor saber que você está terminando a carta.
Passo 8. Assinatura: A assinatura manuscrita é colocada aqui.
Passo 9. Nome completo impresso: A versão impressa de seu nome completo vai sob a assinatura.
Passo 10. Anexos: Você acrescenta a palavra "Anexo" se a carta vier com outros documentos.
Passo 11. Iniciais do escritor: Se alguém escreveu ou digitou a carta para você, inclua as suas iniciais.
Ao escrever cartas comerciais, você deve usar 8 ½" por 11" em papel não forrado. Você também deve usar margens de 1" em quatro lados. Se você estiver usando New Times Roman, escolha o tamanho 12, mas se você estiver usando Georgia como fonte, use 11 como fonte. Cada exemplo de carta comercial tem de ter o mesmo espaçamento. Coloque a carta comercial num envelope de segurança n.º 10, tamanho 4 1/8" x 9 ½".
Aqui estão quatro formatos básicos de cartas comerciais.
Formato da Carta | Características |
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Modificado, Bloco, Parágrafos Indentados | A assinatura, a data e o fechamento começam no ponto médio horizontal da página. Todos os parágrafos do corpo são recuados. |
Modificado, Bloco, Parágrafos em Bloco | A assinatura, a data e o fechamento começam no ponto médio horizontal da página. Todos os parágrafos do corpo começam na margem esquerda. |
Bloco Total | Todas as partes da carta começam na margem esquerda. |
Simplificado | Cada parte da carta começa na margem esquerda. Este formato tem uma linha de assunto, mas não tem a assinatura e a saudação. |