A Análise de Gap, ou Análise de Lacunas é uma ferramenta simples que pode ajudar a identificar a lacuna entre o seu desempenho atual e o desempenho desejado no futuro, juntamente com as ações que irão preencher a lacuna entre eles. A Análise de Gap é utilizada no início do projeto ao desenvolver o plano de negócios. É crucial ao determinar quais ações precisam ser feitas para completar o projeto.
Pode ser utilizado por empresas, universidades, instituições para alcançar um estado futuro desejado. Pode ser tanto qualitativa quanto quantitativa.
Para conduzir uma análise de gap, você deve primeiro avaliar seu desempenho atual e decidir o nível de desempenho que deseja contemplar.
A análise é efetuada através dum gráfico de 3 colunas.
A análise de GAP pode ser mais detalhada dependendo da tarefa envolvida e pode ser usada repetidamente em tarefas cada vez menores.
Para criar uma análise de Gap, você deve primeiro escolher o seu objetivo futuro. Um exemplo simples pode ser como alcançar o lucro de 1.000$ por dia ou aumentar a matrícula de 500 estudantes por ano. Uma vez decidido, veja o seu desempenho atual, a sua escola pode estar tendo 300 matrículas por ano. Finalmente, você avalia o que tem de fazer para preencher esta lacuna.
Passo 1. Um dos modelos lista todos os fatores que você gostaria de ver melhorados sob o estado atual.
Passo 2. Estado atual: Estado Atual é como o seu desempenho agora. Por exemplo, a entrega de 50 pedidos por hora, políticas rígidas no local de trabalho, 50% de presença na sala de aula. Quanto mais específico e factual você for com ênfase na identificação de pontos fracos, melhor você será capaz de formular as soluções.
Concentre-se em:
Passo 3. Estado futuro: O estado futuro descreve o que você quer alcançar. Para estabelecer os seus objetivos, você deve considerar se:
O estado futuro descreve o que você quer alcançar. Para estabelecer seus objetivos, você deve considerar se:
Passo 4. Identificação da Lacuna: Uma vez definidos os estados, identifique quantitativamente a lacuna. Às vezes, um simples sim/não também pode ser suficiente. Uma vez que você saiba onde você está e o que quer alcançar, você pode procurar quais fatores estão causando a lacuna.
Passo 5. Fatores responsáveis pela Lacuna: Aqui você lista os fatores responsáveis pela Lacuna no desempenho. Por exemplo, salários baixos ou horários de trabalho difíceis. A lista deve ser objetiva e específica.
Passo 6. Remédios: Uma vez que os fatores responsáveis pelo desempenho lento são conhecidos, é mais fácil formular remédios.
Faculte a quantidade apropriada de detalhes na sua análise de GAP para que as pessoas entendam corretamente o escopo do projeto. Com demasiada informação torna-se difícil que faça sentido, com pouca informação, não faz sequer sentido.
Ao analisar a situação atual e futura, use métricas quantificáveis e declarações gerais quando as métricas não estiverem disponíveis (como "a criatividade é valorizada dentro da organização").
Lembre-se também que a sua avaliação da situação atual e do estado futuro desejado pode ser tanto quantitativa quanto qualitativa.
Os remédios devem ser orientados para a ação e direto ao ponto.
Dois outros modelos foram autocriados