1. O processo de criação de um Relatório de Análise de Causa Raiz é bastante complexo, mas a princípio você precisa começar com a introdução, pois isto lhe permitirá entender o que aconteceu durante o evento de falha, como isso aconteceu e, é claro, o que causou essa questão específica com ferramentas de análise da causa raiz e métodos eficazes de análise da causa raiz. A investigação formal garantirá que as causas sejam identificadas da melhor maneira possível.
2. Durante este processo será feita uma descrição do evento, e aqui você encontrará uma descrição completa do problema que criou a Análise de Causa Raiz em primeiro lugar. Detalhes como a data, hora, quem foi afetado, quem detectou o problema e como os processos da empresa foram afetados são uma necessidade completa com o modelo de Análise de Causa Raiz.
3. A descrição do evento também exige que você crie uma lista com todos os eventos que aconteceram durante o dia alvo, tudo para que você possa entender melhor o que causou os problemas, por que eles estão lá e como eles podem ser tratados. É um processo longo, mas necessário se você quiser determinar a causa central por trás de todo o problema.
4. A equipe de investigação desempenha um papel importante na Análise, pois eles precisam utilizar todas as metodologias e funções de maneira confiável. O importante aqui é que, uma vez coletados os dados, eles precisam analisá-los adequadamente. Um foco central aqui é encontrar a causa raiz ao longo das descobertas. Este é um processo longo e que pode levar muito tempo.
5. Uma vez encontrada a questão central, a equipe de Análise de Causa Raiz tem que apresentar ações corretivas que levem a uma solução.
A Análise de Causa Raiz é um método que permite identificar e corrigir as causas raiz de todos os eventos, algo que a torna muito melhor quando comparada a outras práticas que se concentrarão apenas no resultado sintomático como um todo. Você precisará se concentrar na correção das causas raiz e é exatamente isso que a Análise de Causa Raiz faz, e ela faz isso com resultados surpreendentes.
A análise é realizada após a ocorrência do evento, através da Análise de Causa Raiz é possível focar a correção nas causas raiz. É uma prática separada quando comparada à gestão de incidentes, mas ainda assim muito importante!
1. Uma das dicas mais importantes da Análise de Causa Raiz é sempre sobre o princípio de causa e efeito, pois isto mostra que pode haver várias causas para o mesmo incidente ou uma única. Você terá que olhar para várias camadas de Análise de Causa Raiz, pois elas podem acabar trazendo à frente um grande conjunto de soluções!
2. Você também precisará definir o incidente com base no impacto que ele tem sobre os objetivos gerais. Isto significa que você precisará identificar o problema. As metas atuais são as que realmente definem o estado atual da organização, e estudando como as metas da organização foram impactadas, você será capaz de entender o problema e encontrar a causa também.
3. Finalmente, você também precisará criar uma análise visual, pois esta é crucial se você quiser ter uma imagem muito melhor do assunto em mãos. É mais simples e melhor documentar a investigação, começando com as relações de causa e efeito e depois vê-las de forma visual. Isso só torna toda a investigação mais construtiva e os resultados aparecerão mais rapidamente!