O modo de transporte a ser utilizado, bem como o peso e o total das embalagens são indicados numa fatura proforma. A preparação deste documento não é complicada, pois envolve apenas um processo simples, desde que se tenha todos os detalhes necessários em mãos. A fim de preparar uma amostra de fatura proforma você precisará dos seguintes passos:
Passo 1. Considere todos os custos que você provavelmente incorrerá como vendedor enquanto planeja enviar a mercadoria para o comprador. Isto o ajudará a ser o mais preciso possível ao anotar o valor total do envio da remessa. Tais custos incluirão taxas alfandegárias, custos de transporte e envio, impostos, custos de armazenagem, custos de seguro, entre outros.
Passo 2. Basicamente, o formato de preparação é similar ao das faturas comerciais que você está usando atualmente, embora a palavra "Fatura Proforma" tenha que ser indicada na primeira página do documento. Se ela tiver um período de validade, isto precisa ser indicado junto com os detalhes exatos tanto do destinatário quanto do remetente.
Passo 3. A descrição de cada item precisa ser indicada separadamente se houver um número de itens a serem enviados e isto precisa ser o mais detalhado possível. O país de origem é uma exigência da alfândega e precisa ser indicado também. Esses detalhes incluirão o número do modelo, tamanho do(s) item(ns), cor do(s) item(s) e quaisquer outros detalhes que sejam de natureza relevante.
Passo 4. Embora vários itens estejam envolvidos, você precisa indicar o número total de cada item, bem como o custo de cada peça de um determinado item. Você também precisa indicar as condições de pagamento em uma fatura proforma e a moeda a ser usada neste caso, dependendo de sua preferência.
Passo 5. Para a conclusão, você precisa convencer o comprador de que foi investido de poderes para realizar tal transação, indicando a capacidade que você possui na organização de envio. Isto apagará quaisquer dúvidas por parte do comprador com referência à transação. Seu nome precisa estar por extenso e em letras maiúsculas e não se esqueça de incluir a data e sua assinatura.
Quando isto for finalmente feito, seu modelo de fatura proforma em PDF estará pronto para ser enviado ao comprador, pois ele captura todos os detalhes necessários que são exigidos na transação. Omitir qualquer um destes detalhes implicará que o documento não é autêntico e não pode ser confiado pelo comprador em tal transação. É provável que um vendedor perca negócios quando este for o caso, uma vez que isso levanta questões relativas à transparência.
Este é basicamente um documento cujo uso é visto como uma formalidade e é enviado ao comprador pelo vendedor quando a mercadoria está em processo de envio. A intenção do vendedor, neste caso, é buscar uma garantia do comprador de que o pagamento será liquidado para as mercadorias que devem ser entregues. Significa também um acordo entre eles quanto às condições de venda e ao custo de toda a transação.
Ele nunca pode ser usado para anotar contas a pagar por parte do comprador ou contas a receber por parte do vendedor, uma vez que não é uma fatura verdadeira. Cada modelo de fatura proforma tem várias características que incluem a data, o logotipo da empresa. Este formato de fatura proforma se aplica ao vendedor ou à empresa que envia a mercadoria. Ele também contém um número de fatura junto com o manuseio, taxa de impostos e a taxa de envio da remessa.
Outra característica importante em tal documento é o nome e os endereços tanto do destinatário quanto do remetente. Esta parece ser uma característica padrão em documentações desta natureza. Haverá também uma descrição clara dos itens no dado exemplo de fatura proforma, no que diz respeito à quantidade e ao preço.
Embora a fatura proforma possa incluir todos esses detalhes, os funcionários da alfândega podem não necessariamente prestar atenção a eles quando nela indicados. Isto significa que se faltarem detalhes sobre a descrição dos itens, tais funcionários ainda usarão tal documento desde que ele tenha um valor agregado. Isto é principalmente para avaliação e estabelecimento dos deveres a serem cobrados.
Isto é contrário às faturas comerciais que precisam ser específicas em todos os sentidos com detalhes precisos. Uma vez apresentada aos funcionários aduaneiros em algumas situações, deve ser seguida por uma fatura comercial dentro de 120 dias a partir da data de apresentação. Este é o caso nos Estados Unidos e isto se deve ao fato de que lhe falta fundamento suficiente para se manter por conta própria como um documento juridicamente vinculativo entre as partes envolvidas.
Em termos de diferenças, estas são parte das mais significativas que cada indivíduo em transações desta natureza precisa ter em mente. Um proforma pode, portanto, ser descrito como um documento informal. Abaixo estão exemplos de modelos de faturas proforma.