É um contrato formal no qual um vendedor chega a um acordo de venda e um comprador chega a um acordo de compra, sob termos e condições específicas declaradas em um documento escrito aprovado por ambas as partes.
Um contrato de venda registra os termos e condições de uma transação de venda entre o comprador e o vendedor. O contrato tem que classificar o produto vendido, o preço, a quantidade, os padrões de qualidade, as condições de pagamento e as condições de entrega. Além disso, as partes também podem identificar quaisquer necessidades de seguro, acordos de rescisão e o procedimento para a resolução de desacordos.
Estes são os elementos que você precisa incluir ao escrever um contrato de venda:
1. Uma descrição completa dos serviços ou bens que estão à venda. Talvez você queira incluir uma lista separada que contenha esta descrição.
2. O valor total do pagamento que é devido, juntamente com o tempo e o método de pagamento preferidos. Se o comprador planeja pagar em parcelas, descreva o plano de parcelamento.
3. O responsável por trazer a mercadoria, juntamente com a data da transferência.
4. A pessoa que vai ser responsável se a mercadoria for danificada ou perdida durante a entrega.
5. Garantia ou informação de garantia para os serviços ou bens.
6. O tempo que o comprador precisa para examinar ou estimar os produtos antes de tomar posse legal.
7. Como cada parte tem que transportar mudanças ou sinais relacionados com o acordo.
8. O Estado ou país cujas leis administrariam o acordo.
9. Uma seção que fala sobre aquele documento legal que cobre a venda e que nenhum outro acordo será vinculativo legalmente.
10. Uma seção que declara que ambas as partes têm que aprovar quaisquer adições ou mudanças no acordo que é declarado.
Passo 1 O título e a descrição do contrato. Crie um título que descreva de forma aberta e precisa o conteúdo do contrato de venda.
Passo 2 Escreva uma seção sobre todas as informações de contato. Não se esqueça de escrever os nomes completos tanto do vendedor quanto do comprador.
Passo 3 Descreva todos os detalhes da transação. Escreva exatamente quais itens serão vendidos, como serão entregues e quando serão entregues.
Passo 4 Escreva a seção de expectativas para o comprador. Escreva tanto os privilégios a que o comprador tem direito como as responsabilidades que se espera que ela mantenha.
Passo 5 Complete a seção de expectativas para o vendedor.
Passo 6 Escreva uma seção de confirmação. Aqui é onde ambas as partes assinarão.
1. Faça uso de uma linguagem clara, breve e definitiva no contrato.
2. Ao baixar um contrato de venda, é muito importante fazer uma revisão antes de utilizá-lo.
3. Certifique-se de que o comprador tenha o seguro necessário ao assumir a posse do produto.