Coisas que você deve saber sobre fraudes contábeis
2024-09-09 15:59:29 • Arquivado para: Contabilidade • Soluções comprovadas
Fraude contábil é um grande problema que destruiu pequenas, médias e grandes empresas em todo o mundo. Entender como as fraudes contábeis acontecem pode ajudar a compreender o que é uma fraude contábil e como um software de contabilidade pode te auxiliar a lidar com essas questões.
A definição de fraude contábil
A fraude contábil se manifesta de várias formas e se refere a atos intencionais de deturpar ou alterar documentos contábeis ou registros de gastos, vendas e rendimentos com o objetivo de tirar proveito financeiro dessa operação. Existem muitos tipos de fraudes em contabilidade e elas consistem em atos como a inflação dos valores das ações de uma empresa, evitar o pagamento de dívidas, obtenção de financiamentos favoráveis, entre outros. Legalmente os contadores e trabalhadores que são forçados ou atendem a pedidos dos seus empregadores para praticar atos de fraudes contábeis podem responder a processos criminais.
As fraudes contábeis não são feitas somente por empregados, mas também envolvem organizações e empresas de contabilidade com o objetivo de enganar acionistas, investidores, governos e outras entidades. A falsificação de relatórios financeiros por uma empresa também é comum, na qual os recursos e rendimentos são superestimados e as despesas e os passivos não são declarados. Por exemplo, ao superestimar os recursos e não declarar todos os passivos, uma empresa pode relatar uma falsa liquidez a curto prazo.
Tipos de fraudes em contabilidade
As fraudes contábeis consistem em manipular os registros financeiros ou contábeis de uma entidade com o objetivo de simular uma condição ou desempenho financeiro melhor do que realmente é. Há diversos exemplos de fraudes contábeis, tais como não registrar os gastos de depreciação, superestimar o faturamento das vendas, omitir os investimentos arriscados e práticas contábeis ardilosas assim como a incorporação de dívidas a curto e longo prazo em um único montante com o objetivo de demonstrar uma liquidez melhor do que a real.
Tipos de fraudes financeiras O peculato, também conhecido como desvio ou não apropriação indevida de fundos, é provavelmente o mais comum e consiste no uso ilegal das finanças pela pessoa responsável por sua administração tais como o contador, apropriando-se dos fundos da organização para uso pessoal. O peculato é muito frequente em todo o mundo, mas é pouco divulgado pela mídia pois as empresas e os governos preferem não se submeterem a esse tipo de constrangimento. Na maioria dos casos, o fraudador e a empresa resolvem a questão a portas fechadas para evitar reações públicas negativas.
Outra forma de fraude contábil é o furto interno, que consiste no furto pelos empregados de bens pertencentes a uma entidade. Pode ser de pequeno valor, como subtrair materiais de escritório ou levar consigo produtos da empresa sem permissão ou sem pagamento. A consequência do furto interno é a redução do inventário.
O recebimento de propinas ocorre quando os empregados aceitam benefícios e/ou dinheiro para permitir que outras entidades acessem as informações confidenciais da empresa, com o pagamento de valores acima do mercado por bens ou serviços. Todos os fundos adicionais são para que o empregado facilite o acesso ao negócio.
Outra forma de fraude contábil ocorre quando os trabalhadores retiram fundos da receita da empresa sem o devido registro do rendimento obrigatório nos livros de contabilidade. Cada um desses crimes podem acontecer em qualquer local, em pequenas, médias e grandes empresas.
A contabilidade forense é uma análise que pode ajudar a descobrir sinais de fraude e assegurar a possibilidade de denúncia de qualquer ato suspeito. Os controles internos auxiliam na detecção dos crimes financeiros e na identificação dos culpados através da análise em práticas contábeis forenses. As auditorias internas, junto com a análise contábil e a contabilidade forense, ajudaram a identificar a fraude contábil na WorldCom. Uma auditoria interna na WorldCom (a segunda maior empresa de telefonia para chamadas a longa distância dos EUA na época) descobriu o registro irregular de lucros totalizando $3,3 bilhões nos livros da empresa entre 1999 e os primeiros meses de 2002, além de outros $3,8 bilhões em gastos indicados de forma irregular como investimentos. Após a revisão dos relatórios financeiros da WorldCom, a queda dos lucros da empresa foi estimada em $3,2 bilhões no ano 2000.
FreshBooks - Um software para lidar com fraude contábil
A maioria das empresas não conhece os casos de fraude contábil devido ao rastreamento inadequado de seus relatórios e declarações financeiras. Isso acontece especialmente quando os contadores se envolvem em fraudes e destroem os livros contábeis para ocultar seus atos clandestinos. Um software de contabilidade como o FreshBooks pode resolver facilmente esse problema. O software de contabilidade FreshBooks permite que o dono da empresa saiba como está o desempenho do seu negócio mediante o acesso direto aos relatórios financeiros evitando surpresas indesejadas como fraudes contábeis.
Assim o dono pode controlar todas as declarações e relatórios que são enviados para o setor de contabilidade. Você pode acessar sem complicações os relatórios importantes necessários para a contabilidade forense e análise de fraudes no painel do FreshBooks , além de outros relatórios de despesas com desdobramentos codificados por cores, resumo das atividades recentes e muitas outras funcionalidades.
Experimente o FreshBooks gratuitamente >>>
Download Gratis ou Compre PDFelement agora!
Free Download or Compre PDFelement right now!
Compre PDFelement agora!
Compre PDFelement agora!
Artigos Relacionados
- A definição de ciclo contábil
- A definição de partidas dobradas em contabilidade
- O que é contabilidade de custos
Ana Sophia
staff Editor
Classificação geral4.5(105participou)