Com o mundo se tornando digital, não seria surpreendente se você recebesse um contrato em formato eletrônico. É bastante provável que o arquivo esteja no formato DOCX. Nos PCs com Windows, o programa padrão para abrir esses arquivos é o Microsoft Word. E devido à qualidade do MS Word, muitos usuários do macOS também optam por instalá-lo em seus dispositivos. Então, você deve estar se perguntando: "Como usar o MS Word para propor alterações no contrato?" É isso que iremos discutir. Veja como fazer linhas vermelhas no Word.
Mas isso não é tudo. Este artigo também apresentará um método alternativo, considerado por muitas empresas como o melhor método. Você aprenderá a usar o Wondershare PDFelement para fazer redline.
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
Neste artigo,
Parte 1 Como marcar alterações em documentos no Word?
O Microsoft Word é amplamente conhecido como um dos processadores de texto mais populares. É relativamente simples de aprender e geralmente já vem instalado na maioria dos computadores. Além disso, a ferramenta possui uma variedade de recursos úteis, incluindo alguns avançados que não são encontrados em aplicativos similares. Por exemplo, o Microsoft Word inclui recursos como o Rastreamento de Alterações e Comentários. Esses recursos podem ser utilizados para revisar contratos e outros documentos de forma eficaz.
Qual é o funcionamento desses recursos? O recurso de "Acompanhar Alterações" registra todas as modificações feitas no documento. No Microsoft Word, as palavras que foram excluídas ou alteradas são marcadas com um tachado e a cor da fonte é alterada para vermelho. De maneira similar, as palavras inseridas terão a cor da fonte vermelha, porém sem tachado.
Como você utiliza o recurso de Rastreamento de Alterações para sugerir modificações? Aqui estão os passos:
- Inicie abrindo o documento no Microsoft Word.
- Acesse a guia REVISÃO.
- Clique em Rastrear alterações.
- Realize as alterações desejadas no documento. Remova as frases que deseja eliminar e substitua-as por novas ou edite o texto conforme necessário. As palavras excluídas serão marcadas com um tachado vermelho, enquanto as palavras adicionadas serão exibidas na cor da fonte vermelha.
- De acordo com os protocolos padrão, forneça uma explicação das alterações que foram feitas. Selecione o texto que foi editado e clique em Novo comentário.
- Insira sua explicação na caixa de diálogo que será exibida.
- Guarde o documento.
Parte 1.1: Como você pode aceitar as modificações marcadas em vermelho no Word?
Imagine que você recebeu um documento com marcações vermelhas. Veja como você pode aceitar ou rejeitar as alterações propostas.
- Abra o documento com marcações vermelhas no MS Word.
- Clique no início do documento.
- Acesse a guia REVISÃO.
- Veja a seção Mudanças O MS Word localizará o primeiro trecho de texto marcado com linhas vermelhas. Revise-o e clique em Aceitar ou Rejeitar, conforme sua decisão.
- O MS Word localizará o próximo trecho de texto marcado com linha vermelha. Repita o passo 5 até revisar todas as alterações sugeridas.
Parte 2. Qual é a opção superior: realizar redline no Word ou no PDF?
Redlining no Word é aceitável. Porém, há algumas pessoas que podem não preferir este método de redlining. Ao fazer o redline usando o Word, você já está fazendo as alterações. Essas alterações serão mostradas à outra parte. Pode parecer um pouco intrusivo, mesmo que essa não seja sua intenção. Algumas pessoas preferem discutir as alterações desejadas antes de editar o documento. Esse método é considerado mais cortês e profissional.
Além disso, os arquivos do Word não são conhecidos por sua consistência. Você abre no seu dispositivo e tudo está no lugar. Portanto, ao abrir o mesmo arquivo em outro dispositivo, a formatação pode mudar. Esta é a principal razão pela qual o PDF existe. Você pode visualizar PDFs em diferentes plataformas e editores, e eles manterão a mesma aparência.
Além disso, ao marcar um PDF, você está sugerindo alterações em vez de editar diretamente o documento. Como mencionado acima, isso é o preferido. Consequentemente, o veredito é que a marcação de PDFs é preferível à marcação no Word.
Parte 3. Como marcar um documento do Word no Wondershare PDFelement?
O Wondershare PDFelement é uma excelente ferramenta para realizar marcações em documentos PDF. É muito fácil de usar e acessível. Consequentemente, persuadir a outra parte a concordar em utilizar o PDFelement para negociações contratuais não seria uma tarefa difícil.
Você pode utilizar a função de Destaque ou Riscado na guia Comentário para destacar o documento. No painel esquerdo, você pode explicar as alterações que deseja realizar e fornecer justificativas para elas. Depois de marcar as alterações, você pode usar o recurso de Criptografar para proteger o documento com uma senha, assegurando que apenas pessoas autorizadas possam acessá-lo. Por fim, você pode utilizar o recurso Compartilhar para enviar rapidamente o documento marcado para a outra parte, tudo isso sem sair da tela do PDFelement.
Siga estas instruções para realizar essa tarefa:
- Inicie o Wondershare PDFelement e clique em Abrir PDF. Selecione o arquivo e abra-o. Se for um arquivo do Word, clique em + > Do arquivo. O Wondershare PDFelement irá automaticamente converter o documento em PDF.
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
- Vá para a guia Comentário.
- Escolha a ferramenta que deseja utilizar para marcação. Você pode:
- Clique em Destacar > vermelho.
- Clique no botão de seta para baixo ao lado do botão Sublinhado e selecione Riscado.
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
- "Por favor, escolha o texto no arquivo PDF que você gostaria de modificar." No painel de Comentários à esquerda, selecione Adicionar comentário. Forneça as razões para as mudanças que você deseja implementar.
- Continue a Etapa 4 até que esteja contente com os resultados."
- Clique em Compartilhar > E-mail. Redija o e-mail e envie o PDF com linhas vermelhas para a contraparte.
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
Parte 4. Melhores práticas para fazer marcações em documentos do Word e PDFs.
Aqui estão algumas considerações a ter em mente ao fazer marcações em documentos.
Apresente uma razão.
Quando estiver realizando marcações no Word ou no PDFelement, lembre-se de incluir explicações para as alterações. Não exija apenas mudanças; explique por que você deseja que essas mudanças aconteçam. Você sempre pode usar o recurso Comentário para isso. Isso agilizará o processo de negociação, pois evitará que a outra parte precise entrar em contato para questionar as razões das alterações.
Use tom profissional
A regra de ouro ao fazer redlining é lembrar que é cooperativo e não conflituoso. Solicite as alterações de maneira cortês. Para isso, utilize um tom formal e profissional ao sugerir modificações. Evite empregar uma linguagem acalorada e abstenha-se de fazer ataques pessoais em qualquer circunstância. Além disso, evite fazer exigências que sejam irracionais. Se você não seguir estas instruções, haverá uma tensão no seu relacionamento com a contraparte, e isso poderá quebrar o negócio.
Emprego excessivo de Redlining.
Há algo conhecido como “uso excessivo de redlining”. Isso ocorre quando você destaca de forma exagerada todos os aspectos de um documento. Isso complica as coisas e prolonga o tempo necessário para chegar a um acordo. Isso pode fazer a contraparte sentir-se sobrecarregada e causar problemas nas discussões. Concentre-se nos elementos principais, não em todos os detalhes minuciosos. Assim, todos podem colaborar de forma mais eficiente e concluir as tarefas com maior rapidez.
Opte por ferramentas de fácil utilização.
Você está digitizando a negociação de contratos para reduzir o tempo e os recursos empregados. Utilizar uma ferramenta avançada parece ser uma excelente ideia. Contudo, muitos deles são complexos demais para iniciantes. Se você ou a contraparte não estiverem familiarizados com a ferramenta, será necessário gastar muito tempo aprendendo a usá-la. Isso é prejudicial ao objetivo.
Dito isso, é crucial selecionar ferramentas de fácil utilização. Você entenderá rapidamente como elas funcionam, o que permitirá que você se concentre no redlining.
Conclusão
Como realizar redline no Word? Simples. Você utiliza a função de "Rastrear Alterações" e faz as edições desejadas. Se desejar uma forma mais eficaz de redlining, considere utilizar uma ferramenta de PDF. Os PDFs geralmente oferecem uma consistência maior que os DOCX e estão mais alinhados com a forma tradicional de redlining.
Claro, você precisaria de um editor de PDF, e o Wondershare PDFelement é uma excelente opção. É fácil de usar, acessível e repleto de recursos. O Wondershare PDFelement oferece todas as ferramentas de redlining que você poderia desejar. Comentários, criptografia, compartilhamento e até assinaturas digitais - o Wondershare PDFelement possui todos esses recursos. Então, não procure mais e utilize o Wondershare PDFelement para suas necessidades de redlining.
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA