Imagine isto: você e outra pessoa estão tentando estabelecer uma parceria. Claro, isso teria um contrato envolvido. E a primeira versão de um contrato provavelmente não seja a última. Você ou a outra parte podem sugerir edições até que ambos estejam satisfeitos com os termos. Mas como você os notifica sobre as mudanças desejadas? Através do processo denominado marcar um contrato.
Neste artigo, você aprenderá mais sobre marcações em contratos e como fazê-las usando o Wondershare PDFelement. Se você deseja fechar aquele negócio ou garantir aquela parceria, continue lendo.
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
Parte 1. O Que Significa Marcar Um Contrato?
Na época em que os documentos digitais eram menos comuns, os contratos eram quase sempre impressos. Nessa época, para sugerir edições, era necessário sublinhar frases e parágrafos com caneta vermelha. Em seguida, você pode adicionar comentários a um espaço próximo para propor alterações. Ou você pode propor as alterações em uma página separada e referenciar seu texto marcado em vermelho. É daí que veio o termo “redlining (marcação) de um contrato". É o principal processo que acontece durante a negociação.
Parte 2. Você Pode Marcar um Contrato se Ele For Digital?
Sim. Com documentos eletrônicos e ferramentas digitais, é mais fácil propor alterações e informar a outra parte sobre elas. Você pode abrir um contrato com uma ferramenta como o Wondershare PDFelement e usar o recurso Comentário para marcá-lo.
Há muitas vantagens em fazer desta forma. Por exemplo, os contratos marcados eletronicamente parecem mais profissionais, pois os comentários aparecem em um painel separado – e não em qualquer página do contrato. Isso também é econômico, pois você não desperdiçará papel e tinta para revisar ou marcar um contrato.
Além disso, você pode enviar o contrato à outra parte quase instantaneamente. Isso é muito mais rápido do que enviar contratos impressos pelo correio ou entregá-los pessoalmente.
Além disso, muitas das ferramentas que você pode usar para enviar contratos marcados também oferecem recursos de criptografia. Você pode utilizar isso para proteger seus contratos com senha e garantir que apenas pessoas autorizadas possam abri-los.
Parte 3. Como Marcar um Contrato?
A maioria dos contratos digitais está em PDF. Embora você possa editar PDFs usando uma variedade de ferramentas, é melhor usar ferramentas de PDF atuais. Sua melhor opção é Wondershare PDFelement. Porque?
O Wondershare PDFelement permite uma fácil marcação com o recurso Destaque na guia Comentários. Além disso, possui recursos de compartilhamento e criptografia. Falaremos sobre a importância deles na seção acima. Mas isso não é tudo! O Wondershare PDFelement também possui recursos de OCR e digitalização. Assim, você pode utilizá-lo para converter contratos impressos em documentos digitais.
Parte 3.1. Marcando um Contrato Usando o Wondershare PDFelement
Aqui estão os passos que você precisa seguir para marcar um contrato usando o Wondershare PDFelement:
- Abra o PDF do seu contrato usando o Wondershare PDFelement. Você pode fazer isso clicando em Abrir PDF ou arrastando e soltando o contrato na interface de usuário do PDFelement.
- Vá para o Comentário.
- Clique em Destacar.
- No menu suspenso, selecione Vermelho como cor. Você também pode ajustar a transparência, se desejar.
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
- Selecione o texto que deseja alterar clicando e arrastando o mouse.
- O painel "Comentários" aparecerá à esquerda. Clique em Adicionar comentário. Explique por que você deseja alterar o termo ou condição e o que deseja que seja.
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
Parte 3.2. Envie os Acordos Marcados para Seus Potencias Contratantes Usando o Wondershare PDFelement
O Wondershare PDFelement possui recursos de criptografia e compartilhamento. Você pode usá-los para compartilhar contratos marcados com segurança. Veja como usá-los.
- Clique em Proteger > Criptografar.
- Marque a opção Senha Aberta.
- Adicione a senha que você deseja que o contrato tenha.
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
- Marque a opção Senha de Permissão.
- Digite uma senha diferente da Senha Aberta.
- Edite as permissões.
- Clique em Salvar.
- Clique no botão Compartilhar no canto superior esquerdo da tela. Salve o documento se ainda não o fez.
- Existem três métodos de compartilhamento, mas para contratos o recomendado é por Email. Selecione o serviço de e-mail que deseja utilizar, redija o e-mail e envie o contrato.
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
Parte 4. Coisas Para Lembrar Sobre Marcação em Contratos
Marcar um contrato é uma coisa séria e você não deve encarar isso levianamente. Lembre-se, estamos falando de contratos aqui. E os contratos são tão formais quanto um documento pode ser. Portanto, você não deve esquecer os fundamentos desse processo e deve conhecer as regras não escritas.
A Marcação é Legal?
Esta é a questão mais importante. Os contratos são juridicamente vinculativos, portanto você nunca deve fazer nada ilegal com eles. Mas não há necessidade de se preocupar. A marcação de contratos é completamente legal. É uma parte padrão do processo de negociação onde as partes revisam, marcam e propõem alterações em um contrato antes de ele ser finalizado e assinado.
No entanto, é importante observar que os termos e condições propostos ainda devem estar em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Além disso, a coerção ou outras práticas antiéticas durante o processo de negociação não são legais.
Mantenha o Profissionalismo
Mesmo que você seja totalmente contra o que está escrito no contrato, você não deve ser agressivo quanto a isso. Marque a condição que você deseja alterar. Ao propor uma mudança, use uma linguagem educada e profissional. Tanto quanto possível, faça com que não pareça um confronto.
Problemas de Compatibilidade
As partes devem comunicar qual ferramenta usarão para marcar os contratos digitais. Do contrário, isso causará problemas enormes. Embora os PDFs tenham a mesma aparência em diferentes dispositivos e plataformas, os comentários podem não ser. Como tal, as marcações e os comentários podem ser colocados de forma imprecisa. Embora você possa descobrir onde eles deveriam estar, é mais lento do que quando as coisas estão no lugar certo.
Uso Excessivo e Indevido da Marcação
A marcação excessiva pode prolongar o processo de negociação e criar uma complexidade desnecessária. A principal coisa a lembrar é que marcar todos os aspectos de um contrato, incluindo pequenos detalhes, pode prejudicar o progresso. Além de que isso pode prejudicar seu relacionamento com a outra parte. Você deve exercer discrição e concentrar-se em abordar questões significativas, em vez de criticar cada cláusula ou disposição.
Esse é o uso excessivo de marcações. Mas qual é o uso indevido da marcação? É quando você emprega táticas agressivas ou faz exigências irracionais. Isso pode prejudicar a confiança e até quebrar o acordo.
Má Interpretação das Mudanças com a Marcação
Lembra que dissemos para você usar uma linguagem educada e profissional ao propor uma mudança? Bem, há mais uma coisa para lembrar. Você também deve garantir a clareza, fornecendo explicações e contexto concisos. Você não quer que a outra parte entenda mal o que você deseja que aconteça. Isso prolongará desnecessariamente a negociação.
Mudanças de Percurso
Mesmo que a marcação de um contrato tiver sido feita de forma tradicional ou digital, você deve acompanhar as alterações. Qualquer alteração que você esqueceu ou deixou de gravar irá retardar o processo. E ao mandar para alguém um contrato revisado, você deve enviar uma cópia do contrato alterado e uma cópia do contrato revisado. Você também pode incluir uma cópia do contrato original e um registro de todas as coisas que você alterou durante a negociação.
É isso! Essas são as coisas que você deve lembrar ao redigir um contrato digitalmente. Contanto que você tenha isso em mente, suas negociações contratuais ocorrerão sem problemas.
Conclusão
Marcação em um contrato é algo que você deve levar a sério. Considerando quantas coisas você precisa fazer e lembrar, usar ferramentas digitais para marcação tornou-se uma obrigação. Elas agilizam as coisas, economizando tempo e dinheiro para todas as partes envolvidas.
O Wondershare PDFelement é uma das ferramentas que você pode usar para marcar contratos. Seu recurso de comentários permite propor alterações. O recurso Compartilhar é perfeito para esforços colaborativos como este. Enquanto isso, o recurso Criptografar permite compartilhar contratos com segurança e gerenciar permissões. Por último, você também pode usar o Wondershare PDFelement para revisar o contrato. O que mais você pode pedir de uma ferramenta de marcação de contrato?