HM Receita e Alfândega (HMRC) é um sistema do Reino Unido que usa autoavaliação para coletar as declarações de imposto de renda. Normalmente, o imposto é deduzido automaticamente dos salários, pensões e poupanças, isto é, na fonte. As pessoas e empresas que possuem outras fontes de renda devem informá-las na redução de impostos.
Parte 1. Qual é o momento de fazer a declaração de imposto, o HMRC?
O prazo final para apresentar a declaração de imposto de renda é 31 de janeiro, através dos envios online de autoavaliação, uma data que chega bem antes do que você imagina; porém lembre-se, você pode apresentar a declaração do imposto de renda a qualquer momento, dentro do fim do ano fiscal, em abril e janeiro do ano seguinte.
Para saber se você precisa ou está isento de apresentar a declaração de imposto renda de autoavaliação, você pode consultar o HMRC, que tem todos os detalhes e esclarece quem é obrigado, onde você também obterá informações sobre os prazos e multas referentes a cada ano fiscal. Se você recebeu dinheiro de um trabalho autônomo que realizou, ou ganhou juros significativos de poupanças/investimentos, ou de aluguel de uma propriedade, provavelmente, terá que apresentar a declaração de imposto de renda no Reino Unido.
Parte 2. Como se inscrever para direito a restituição do imposto, o HMRC?
O primeiro passo é criar uma conta no HMRC, se você ainda não tem, a Government Gateway. No entanto, não se preocupe: é possível configurar uma conta nova durante o processo de registro da Autoavaliação.
O processo não é imediato: você receberá, através do correio, uma (UTR) que é a Referência Única do Contribuinte e um código de ativação do serviço online. Portanto, para não perder o prazo, você deve começar o processo com pelo menos uma ou duas semanas antes da data final para a apresentação da declaração de imposto de renda, cuja data é 31 de janeiro; o processo pode demorar até 10 dias.
Uma vez que você cria uma conta, é melhor manter atualizado os detalhes do beneficiário, as contas em foram pagos, valores que foram recebidos, despesas efetuadas e o número do seguro nacional, é um modo de ganhar tempo ao iniciar o processo.
Parte 3. Como obter o desconto fiscal fazendo o HMRC online?
Quando chegar a hora de iniciar o processo de declaração do imposto de renda, basta acessar a autoavaliação do HMRC, online, faça o login e comece. É um sistema super fácil de usar porque é direto. A seguir, veja algumas dicas diretas que podem lhe ajudar.
- Somente os valores globais das receitas e despesas devem ser adicionados, e não uma repartição detalhada. No entanto, a sugestão é que você mantenha os detalhes nos seus próprios registros, para responder qualquer dúvida do HMRC, caso se apresentem dúvidas sobre a sua devolução. Será mais fácil se você calcular as entradas e saídas em um documento de texto ou em uma planilha antes de fazer login e começar o processo no HMRC.
- Mantenha o P60 ao seu lado, pois existem muitos dados relevantes necessários, caso você seja um indivíduo preenchendo uma declaração de imposto de renda, que possua renda adicional ao seu salário.
- Você pode obter ajuda ligando para 0300 200 3310.