PDFelement - Editar, Anotar, Preencher e Assinar Documentos PDF

Em geral, quando você está apresentando conteúdo on-line, HTML é de longe o melhor formato para usar, em vez do PDF. O motivo é que o PDF foi inerentemente concebido para possuir uniformidade e ele não é suficientemente responsivo para ser um bom formato de rede. Por outras palavras, um documento PDF tem praticamente o mesmo aspecto em qualquer dispositivo ou app que consiga visualizar este formato. Esse é o próprio objetivo dele, porque ele foi concebido primariamente para a disseminação de informação num formato padronizado. Infelizmente, isso é exatamente o que o torna num fraco candidato para um conteúdo de rede. E aí que o HTML brilha, e é por isso que aprender como converter um PDF em HTML no Linux ou em qualquer sistema operacional com as ferramentas certas é tão importante em qualquer trabalho que envolva a interseção de conteúdo voltado para a impressão vs. conteúdo voltado para navegação.
Os passos destacados aqui utilizam um simples programa de linhas de comando denominado de pdftohtml. Ele faz parte do pacote Poppler-Utils de ferramentas de PDF. Como o próprio nome sugere, você pode utilizá-lo como uma ferramenta no seu Terminal Linux para converter arquivos PDF em arquivos HTML. Ele é um pequeno programa versátil com diversas opções, que incluem trabalhar com PDFs bloqueados, fazer zoom num documento, prevenir a mescla de parágrafos e muito mais. Ele pode ser utilizado na maior parte das distribuições do Linux, mas o exemplo mostrado aqui é para o Debian GNU/Linux.
1. Abra uma instância do Terminal no seu dispositivo Linux e prepare o seu arquivo PDF para conversão. Você pode, por exemplo, alterar o seu nome, para que você saiba que ele é o arquivo fonte para o HTML de destino. Quando estiver pronto, execute o seguinte comando:
sudo aptitude install poppler-utils
Isto irá carregar o pacote que vem com o pdftohtml.
2. Assim que o Poppler-Utils estiver instalado, você pode executar o programa pdftohtml utilizando a seguinte sintaxe
pdftohtml [options] [pdf source file] [html output file]
Exemplo: pdftohtml -v source.pdf output.html
A opção -v irá imprimir as informações de versão e de direitos autorais do arquivo PDF fonte.
Se você tiver um pouco de medo de usar os comandos do Terminal, você pode sempre passar para um computador Windows ou Mac e fazer a mesma coisa com o software certo.
PDFelement é um editor de PDF profissional com uma série de funções para trabalhar com documentos PDF. Ele também é uma ferramenta de conversão bem-conceituada para a criação de PDFs e também para os converter para outros formatos, sendo que um deles é o HTML. Ele também possui os seguintes recursos:
Agora, de volta à questão de como converter PDFs em HTML. Como não está envolvido nenhum trabalho de linhas de comando e o mecanismo de conversão é altamente preciso, você terá uma verdadeira versão em HTML do conteúdo em PDF original sem afetar o arquivo fonte de forma alguma. Por outras palavras, se o PDF foi criado primeiro a partir de um HTML fonte, o PDFelement irá basicamente recriar esse arquivo fonte no seu arquivo de destino na conversão. O processo é extremamente simples de seguir:
Arraste o arquivo do seu computador diretamente para a janela do software para importar/carregar o arquivo para o programa.
Clique na aba "Converter" que você vê na parte de cima, e depois no botão "Para HTML" na barra de ferramentas bem abaixo dela.
Na janela "Salvar Como" que surge, defina a pasta de destino e altere as configurações que você necessitar antes de carregar em "Salvar" e criar a versão HTML do seu arquivo PDF fonte.
O arquivo de saída em HTML agora pode ser aberto com qualquer aplicativo compatível. Você irá descobrir que ele foi reproduzido perfeitamente e que ele imita os atributos do arquivo fonte em PDF original enquanto concede flexibilidade, agilidade e capacidades de interação.