PDFelement - Editar, Anotar, Preencher e Assinar Documentos PDF

appstore
Obtenha na App Store

PDFelement - Ler, Anotar e Assinar PDF

appstore
Obtenha no Google Play
Top Top

Como Você Pode Enviar PDFs Protegidos por Senha

Proteger os seus PDFs com senha antes de os enviar é uma decisão inteligente. De acordo com informações reveladas por algumas das maiores empresas de segurança cibernética, mais de 90% dos malwares são disseminados através de e-mails. As empresas de e-mails tentam tornar os seus serviços o mais seguro possível, mas por enquanto, é tecnicamente impossível impedir que aconteçam crimes cibernéticos. Felizmente, existem modos seguros de transferir informação por e-mail. Neste artigo, iremos mostrar como proteger os seus documentos PDF antes de os enviar usando o mesmo método que grandes empresas usam para proteger os seus documentos. Antes de começar, você precisa saber de algumas coisas acerca do formato PDF e os métodos de segurança que você pode usar para os proteger.

Eu Devo Transferir Documentos no Formato PDF?

Existem imensos formatos feitos para lidar com arquivos de texto, e o fato é que cada formato tem os seus diferentes pontos fortes.

Atualmente, o PDF é considerado o melhor formato para a transferência de documentos de texto. O motivo é que este formato é compatível com praticamente qualquer sistema operacional, garante uma alta qualidade, e permite a inserção de sistemas de segurança excelentes.

Tudo isto é possível devido ao modo sofisticado que a informação é estruturada dentro do PDF. Este formato armazena os recursos independentemente, parecido com uma pasta.

Graças a isso, é possível usar sistemas de segurança criptografada que permitem restringir acesso ou características de documentos.

Como posso proteger o meu documento PDF?

A recomendação é usar mecanismos de criptografia especializados para informação digital. A criptografia é o campo da criptologia focado em técnicas de criptografia para prevenir visualização não autorizada de mensagens.

Na computação, a informação é feita de valores binários (bits). Graças a isso, é possível usar técnicas de criptografia que geram uma chave criptográfica e um algoritmo que como resultado estipula o valor binário do documento original.

Como é o processo de criptografia dos PDF?

São usados durante o processo de criptografia um fragmento do documento original e uma chave criptográfica, ambos com 128 bits.

Subsequentemente, é efetuada uma operação baseada em operações de porta lógica (A XOR B). O resto da informação no documento é segmentada usando o resultado desta equação para criar uma matriz onde os segmentos e seus valores serão transferidos numa forma caótica, porém reversível, desde que a chave criptográfica esteja disponível.

A senha é normalmente constituída por 128 bits, e a maior parte dos aplicativos que geram senhas usam um valor dado pelo usuário como referência. Estas chaves criptográficas são conhecidas como senhas, e para replicar os valores sem saber a senha, seria necessário tentar diferentes combinações até que a certa seja encontrada. Para isso, precisa-se considerar que cada bit pode representar dois valores (1 e 0); portanto, "2" deve ser multiplicado por si próprio 128 vezes (2 ^ 128).

Porém, tenha em mente que ataques de força bruta podem encontrar o valor que o usuário definiu como senha. Para se certificar de que a sua senha é segura, você deve se lembrar que cada caractere adicional que a senha tem, ela fica exponencialmente mais forte.

Parte 1. Como Você Pode Proteger a sua Informação Privada Antes de a Enviar

Agora você sabe como sistemas de segurança criptográfica funcionam e como eles protegem o seu documento PDF, mas você provavelmente ainda se está questionando como você pode proteger os seus documentos PDF. A primeira coisa que você precisa saber é que você precisará usar ferramentas especializadas para proteger os seus PDFs. Você pode usar várias ferramentas para proteger os seus documentos, mas uma delas permite-lhe ter todas as ferramentas de proteção num único sítio. Ela chama-se PDFelement, e você aprenderá como o pode usar abaixo.

Método 1. Senha

Conforme foi dito antes, um sistema de senha criptografada é uma medida de segurança sem erros. Graças à tecnologia de criptografia avançada do PDFelement, você pode seletivamente criptografar as partes que quiser, o que lhe ajudará a transferir PDFs facilmente com outras ferramentas. Agora irei mostrar-lhe como você pode fazer isto.

Passo 1: Abrir o Seu PDF

A primeira coisa que você precisa fazer é abrir o seu PDF no PDFelement. Você pode fazer isto clicando com o botão direito no seu documento, depois em "Abrir com" e selecionando o PDFelement, ou você pode abrir o programa e clicar no botão "Abrir arquivos".

abrir o seu pdf

Passo 2: Abrir a Ferramenta de Definir Senha

Assim que abrir o seu documento, vá à seção "Proteger" e clique no botão "Definir Senha". Isto abrirá uma janela mostrando as medidas de segurança disponíveis.

abrir a ferramenta definir senha

Passo 3: Definir uma Senha

Nesta janela, você terá duas opções de criptografia de documento e restrição de acesso a recursos específicos. A primeira opção, "Senha de abertura", permite definir uma senha que torna impossível abrir o documento até que a senha correta seja inserida. Assim que definir a senha, clique em "Salvar".

definir senha

Método 2. Redigir

Redigir os seus documentos é um bom modo de esconder informações sensíveis permanentemente. Isto pode não ser prático nalguns casos, mas se você não se importa que desapareça informação do seu documento, você pode redigir, especialmente se for informação sensível que você não deseja compartilhar.

Passo 1: Ir a "Marcar para Redigir”

Assim que o seu documento estiver aberto no PDFelement, vá à seção Proteger e clique na opção "Marcar para Redigir". Isto permitirá que o seu cursor selecione áreas do documento. Depois, selecione as áreas do documento que você quer esconder.

marcar para redigir

Passo 2: Aplicar para Redigir 

Assim que terminar de selecionar todas as áreas do documento que você quer esconder, vá à opção de "Aplicar para Redigir" na mesma barra de ferramentas do "Marcar para Redigir". Você verá uma janela pedindo a confirmação para aplicar as alterações.

confirmar e redigir

Método 3. Só de Leitura

Supondo que você precisa compartilhar um documento PDF para que o destinatário assine ou faça comentários sem privilégios de edição. Isto é bem comum quando se trabalha com documentos de natureza legal ou financeira. Felizmente, isto é possível usando as ferramentas especializadas de criptografia do PDFelement. Veja como é feito.

Passo 1: Restringir Permissões

Reabra a ferramenta "Definir Senha" na aba "Proteger" e, dessa vez, ative a opção "Senha de Permissão". Abaixo, você encontrará duas opções para definir as restrições que você precisar. Quando terminar, clique em "Salvar".

restrição de permissões

Método 4. Assinatura

Assinar documentos é uma forma comum de estipular contribuição, autoria, ou consentimento, e o PDFelement tem uma ferramenta que lhe permite adicionar assinaturas aos seus documentos. Lembre-se que os bloqueios criptográficos podem proteger todos os recursos que formam um PDF; isto significa que assim que você insere a sua assinatura, será impossível efetuar alterações não autorizadas. Veja como você pode assinar os seus documentos.

Passo 1: Abrir a Ferramenta de Assinatura

Vá à aba "Comentário" e clique no ícone de caneta na parte direita da barra. Isto abrirá um menu onde você pode escolher uma das assinaturas que você criou previamente ou para você criar uma nova assinatura. Clique em "+Criar".

abrir ferramenta assinar

Passo 2: Criar uma Assinatura

Agora você verá uma janela com uma tela para você escrever a sua assinatura, mas você também pode inserir uma assinatura usando apenas o seu teclado ou carregando uma imagem. Assim que terminar, clique em "OK" e selecione onde você quer pôr a sua assinatura no documento.

criar assinatura

Parte 2. Como Você Pode Enviar um E-mail com Senha no Gmail

Tudo o que você precisa fazer é assegurar-se de que os meios para enviar os seus documentos são seguros. Se você usar o seu e-mail para enviar estes documentos, existem algumas dicas a se considerar para você garantir que tudo está sob controle.

Dica 1. Use o Modo Confidencial

O Gmail tem uma função chamada "Modo Confidencial". Este recurso permite definir uma data limite de acesso do documento, você pode acessar clicando no ícone de fechadura com um relógio nas ferramentas de edição.

use o modo confidencial

Dica 2. Proteger Anexos no Gmail com Senha

Outro recurso do "Modo Confidencial" é a opção que lhe permite gerar códigos de confirmação de dois fatores. Esta ferramenta pedirá uma chave gerada automaticamente pelo Google todas as vezes que você abrir ou baixar o documento.

sms senha

Conclusão

Proteger os seus documentos PDF é uma decisão inteligente. O vazamento de informações é um problema cada vez mais frequente e pode levar a outros problemas sérios. Felizmente, existem ferramentas e serviços como o PDFelement ou o Gmail que o podem ajudar a proteger os seus documentos, usando técnicas criptografia de topo de linha que garantem que ninguém conseguirá acessar as suas informações. Vale a pena dar alguns cliques para garantir a segurança das suas informações.