1. Como o contrato de arrendamento comercial é entre o locador e o locatário, ambos precisam incluir informações pessoais como o seu nome, número de telefone e fax, entre muitos outros detalhes. Isto é uma necessidade porque será estabelecido quem é o locador do imóvel e quem alugará o estabelecimento comercial por um determinado período.
2. O modelo do contrato de arrendamento comercial deverá, portanto, incluir informações acerca da propriedade comercial, da sua localização, assim como todas as características e facilidades oferecidas através deste contrato. Você também precisará acrescentar informações como a quantidade de espaço oferecido pelo imóvel, utilidades, equipamentos, melhorias e instalações, entre outras no contrato de arrendamento da propriedade comercial. Estas devem ser abordadas porque se forem alteradas em qualquer caso e não estiverem incluídos no simples contrato de arrendamento comercial, o locatário não será responsável por eles, mas você será. Esta é uma das principais razões pelas quais as áreas comuns e instalações devem sempre ser levadas em conta se você quiser garantir a sua máxima proteção.
3. Também precisa ser incluída uma intenção de arrendamento no contrato padrão de arrendamento comercial, e isto é obrigatório porque mostrará para que será usada a premissa comercial.
4. Após escrever a intenção do arrendamento, você também precisa acrescentar o local do arrendamento, mostrando como o imóvel comercial pode ser usado e em que casos.
5. Esta seção precisa ser seguida pelos termos necessários que o inquilino precisa conhecer ao alugar o imóvel. Além disso, também é necessário criar uma seção de aluguel que abordará o aluguel de base, assim como a data em que deve ser pago, caso contrário, o processo de aluguel não será legal e documentado.
6. O uso e a ocupação também devem ser um foco do contrato de arrendamento comercial, e estas são porções obrigatórias, pois trazem à frente a capacidade de ver para que premissa será usada.
Mais dicas acerca de contratos de locação comercial: ao criar ou negociar um contrato de locação comercial, você necessita ter cuidado com os detalhes que ele inclui. Alguns deles podem ter seguro, outros virão com horas de operação permitidas, e assim por diante. Não importa se você é o locatário ou proprietário do imóvel, é preciso dar atenção extra a esses detalhes, pois eles o irão proteger ou limitar, dependendo da situação.
Além disso, você precisa ter certeza de que a gramática e as informações básicas do contrato de arrendamento comercial estão corretas. Se encontrar algum erro ortográfico no conteúdo, então, o contrato pode não poder ser utilizado, e isso certamente é algo a ser evitado a todo custo.
Se você é o inquilino, então é uma boa ideia acrescentar uma cláusula através da qual você se certifica de que o locador não alugará um imóvel para potenciais concorrentes. Isto é algo que você pode evitar, principalmente porque pode trazer muitos problemas, tais como a incapacidade de obter lucros com o seu negócio!