Ao escrever um exemplo de proposta de evento, a primeira coisa que você deve se preocupar é com os detalhes do evento. Entretanto, o quanto os detalhes necessários dependem do tamanho da escala e da importância do evento. Há muitos conteúdos comuns para o modelo de proposta de evento. Aqui estão algumas dicas sobre como escrever um modelo de proposta de evento.
1. Fornecer uma descrição completa do evento para os leitores-alvo. Se o evento em si for muito comum, basicamente não há explicação para o que fazer. Quando é difícil ver o destino do evento apenas a partir do título, é necessário fornecer ao leitor uma descrição completa do evento.
2. Fornecer uma descrição sobre a experiência do proponente do evento. A organização ou entidade da atividade licitatória deve fazer uma declaração objetiva de sua experiência e capacidades. Os concorrentes do evento devem estar convencidos de que a organização licitante pode ter um bom desempenho. O modelo de apresentação da proposta de evento também deve conter informações concisas sobre a experiência da equipe de gestão da atividade proposta. A proposta também deve incluir uma descrição de qualquer treinamento que será conduzido sobre os voluntários do evento.
3. Ao escrever uma proposta de evento, você deve informar o leitor sobre o local e as principais instalações do evento, para que o leitor possa saber se o local é adequado ou não para o evento. Desde o banheiro até o estacionamento, todos os detalhes devem ser incluídos na proposta. Se for atividade interna, tipo de superfície, ar-condicionado, iluminação, assentos, equipamentos eletrônicos etc., precisam ser descritos. Se for uma atividade ao ar livre, o nível de manutenção do gramado, os assentos e a sombra do público, a cerca, a drenagem e a iluminação etc., precisam ser explicados. As descrições atraentes dos participantes devem ser apresentadas uma a uma, incluindo as informações sobre transporte público, bem como os estacionamentos para aqueles que estão vindo de carro.
4. Normalmente, quando uma agência de gestão esportiva fixa a data ou datas, o clube ou organização patrocinadora não tem voz na formulação do plano de competição. Enquanto nos estágios iniciais do leilão, a proposta de atividade poderia aconselhar um plano de competição, incluindo o total dos últimos dias, e a hora de início e fim de cada dia. Os tomadores de decisão devem ser claros sobre quantas horas estão disponíveis a cada dia.
5. Ao final da proposta do evento, geralmente se trata do orçamento para o evento proposto. O clube ou organização candidata ao evento deve elaborar um possível orçamento de receitas e despesas. Tal orçamento deve ser realista, portanto, deve ser dada mais atenção e consideração aos patrocinadores que não tenham estabelecido formalmente nenhum acordo de patrocínio.