1. Prepare uma Lista de Preços
A maioria das empresas ou prestadores de serviços terá que criar um modelo de cotação comercial em algum momento. Se você vende uma variedade estável de produtos, esta pode ser a única maneira de fixar os preços que você deve ter. Este tipo de modelo de cotação normal também poderia ser usado como base para a fixação de preços de pedidos não padronizados.
2. Prepare uma Estimativa Escrita
Na preparação, é uma boa prática fornecer ao cliente um modelo de orçamento por escrito, que inclui uma discriminação completa das despesas.
A estimativa deve incluir o seguinte:
a. Preço total
b. Discriminação, que declara os componentes do preço
c. Cronograma, que detalha quando os trabalhos serão concluídos ou quando os produtos serão entregues
d. Termos e condições
e. O período de tempo estimado para o qual é válido
f. Termos de pagamento ou de cronograma
Você tem que incluir informações completas de contato de seu negócio em seus orçamentos.
3. Prepare uma Cotação por Escrito
Também é sábio obter a aprovação por escrito do cliente de que ele está satisfeito com o preço estimado e com o trabalho que isso compreende. Isto tem que ser feito antes de executar o trabalho, ou oferecer os serviços ou bens.
4. Prepare um Preço para uma Proposta
Se você oferece serviços ou bens a outras empresas, talvez seja necessário concorrer a contratos apresentando uma proposta. Mesmo que a relação custo-benefício possa ser um elemento significativo de muitas propostas, a forma como você coloca o preço em sua proposta também pode fazer a diferença entre perder ou ganhar o negócio.
1. Cabeçalho:
Data
Nome da companhia (caso aplicável)
Endereço do Negócio
Número de Contato
2. Corpo:
Especificações do produto
Quantidade
Preço da Unidade
Preço Total
3. Fechamento:
Seu nome e assinatura
Nome da companhia
Carimbo de sua companhia caso necessário
1. Certifique-se de que suas cotações de vendas estejam construídas corretamente
2. Envie um orçamento o mais rápido possível
É uma boa ideia fazer uso de software de nuvem para fazer e distribuir cotações rapidamente, imediatamente ou logo após a primeira reunião.
3. Insira uma ferramenta de orçamento em seu website
Talvez nem sempre seja possível encontrar o cliente potencial pessoalmente. Mas a criação de um mecanismo de orçamento em seu website ou página de mídia social acelera o processo e permite que os clientes façam negócios com você sem maiores negociações.
4. Entre em contato 2 ou 3 dias após enviar
Há momentos em que os procedimentos comerciais ou industriais são solicitados quando é preciso fazer um acompanhamento. Mas, é sempre melhor que você aproveite as circunstâncias favoráveis enquanto elas duram.
5. Pergunte o que há de errado e aprenda
Tenha sempre em mente perguntar aos clientes potenciais por que eles não aceitaram a cotação. A partir do conhecimento do problema, você pode facilmente fazer os ajustes adequados para seu próximo modelo de orçamento gratuito.