Um memorando pode ser feito facilmente uma vez que o criador tenha o conteúdo a ser incluído e o formato do memorando completo. Alguns podem escolher um formato de memorando muito fácil e simples e alguns podem optar por usar o outro formato de memorando. Há muitas amostras de redação de memorandos que podem ser encaminhadas na Internet e aqui está um procedimento passo a passo sobre como fazer uma amostra de memorando:
1. Obtenha todas as informações necessárias para a amostra do modelo de memorando. Faça um rascunho ou esboço das informações que você deseja incluir no memorando e decida quais palavras você vai usar.
2. Uma vez feito o rascunho, comece o memorando anotando a finalidade do documento. Escolha o título apropriado do memorando, por exemplo, se o memorando for sobre informações revisadas sobre um evento, anote o Memorando Informativo Revisado. O título do memorando deve depender da mensagem do mesmo.
3. Em seguida, é preciso escrever o subtítulo, começar com a palavra Para e depois a marca dos dois pontos e depois a audiência do memorando. Continue fazendo isso com "De" escrevendo quem fez o memorando, a data do memorando e, em seguida, o Assunto do memorando.
4. Uma vez terminado o cabeçalho e o subcabeçalho, proceda com uma breve introdução ou saudações. Não precisa ser longo, desde que seja casual e em tom neutro, e tome nota do status do público para esta parte.
5. Em seguida, prossiga ao corpo do memorando. Seja conciso e diga todas as informações necessárias. Seja direto ao ponto e use alguma enumeração se você precisar enumerar ideias ou tópicos.
6. A última parte pode ser um pedido do fabricante ao público, se necessário, algumas confirmações e depois a assinatura.
1. Se você é um iniciante quando se trata de escrever memorandos, guarde uma cópia para referência futura.
2. Se a organização ou empresa tiver um papel ou modelo personalizado para memorandos, é melhor não o utilizar, uma vez que refletirá responsabilidade e profissionalismo, além de modelos exclusivos das empresas incluir alguns logotipos e marcas d'água. Se não for o caso, você pode incluir manualmente uma marca d'água do logotipo da empresa.
3. É melhor submeter ou enviar memorandos que são impressos digitalmente em vez de escritos à mão, desta forma será legível e claro.
4. Declarar todas as informações necessárias para isso é destinado a comunicar e lembrar a todos que foram abordados no memorando.
5. Se alguns anexos forem necessários, os grampeie juntos para que as páginas não sejam bagunçadas ou separados em alguns casos.