Era do Windows 98 que a atualização do Windows era projetada como um programa oficial para atualizar o sistema e na versão do XP já poderia ser atualizada automaticamente, e isso tem continuado até hoje no Windows 10 e esse será o caso quando o Windows 11 chegar.
Não há dúvida de que as atualizações fazem parte de praticamente qualquer software, incluindo o Windows e representam grandes vantagens graças à adição de novos complementos, atualizações de segurança, correções de erros, correções de erros e extensões, entre outros aspectos. Por outro lado, atualizações automáticas nem sempre são positivas, já que, às vezes, algumas delas levam a erros ou problemas no computador, portanto, é aconselhável desativá-los e instalá-los quando você tiver certeza de que eles não irão interferir com o funcionamento correto do seu sistema operacional.
Parte 1. Por Que Parar as Atualizações Automáticas no Windows
Embora as atualizações automáticas do Windows sejam projetadas para melhorar e corrigir erros no sistema, há momentos em que elas causam problemas de tipos diferentes. Em seguida, revisaremos dois dos mais comuns para explicar o motivo da sua origem:
1. Consome grandes porções do poder de processamento do computador
Em alguns casos, atualizações do Windows podem gerar incompatibilidades com alguns softwares de computador, e isso faz com que o seu funcionamento não seja ideal, causando um maior consumo de energia de processamento.
Exemplo 1: um exemplo muito popular foi a atualização KB4592438, que muitos usuários reclamaram como imediatamente após a instalação, seus computadores estavam funcionando muito devagar. Isto aconteceu nos computadores com um processador Intel, onde surgiu uma incompatibilidade entre a atualização do Windows 10 e a Ferramenta de Assistente de Software do Intel Driver, fazendo com que o processo DSAService, que tem uma relação direta com vários drivers, consuma mais recursos de segundo plano do que o normal.
Exemplo 2: Outra atualização que gerou um problema relacionado foi Build 18362.329, isso causou a pesquisa de SearchUI.exe (que faz parte do Cortana) para fazer com que o uso da CPU aumente em média até 40%, uma situação que afetou um grande número de usuários.
2. Perda de dados durante a atualização
Embora não seja tão comum que uma atualização no Windows exclua informações, essa situação ocorreu em alguns casos. A mais falada foi a versão 1809 do Windows 10, que causou a reclamação instantânea de milhares de usuários.
Esta atualização dos arquivos excluídos armazenados na pasta Documentos, algo que causou muita angústia na comunidade cibernética. Este erro foi gerado devido a um problema de infraestrutura de rede causado por uma falha global do provedor de serviços DNS externo, afetando conectividade de atualização do Windows, gerando problemas na instalação da versão 1809.
Embora o erro tenha sido rapidamente corrigido, isto não isentou milhares de pessoas de se preocuparem com suas informações e ter que realizar tarefas complexas para recuperá-las, como utilizar aplicações com as quais não estavam familiarizados ou investir tempo considerável na procura de alternativas para aceder aos seus dados através de procedimentos onde passam vários minutos. quando for normal fazê-lo em alguns segundos.
Wondershare PDFelement
Simplifique como as pessoas interagem e se comunicam com documentos PDF usando ferramentas PDF poderosas e intuitivas.
Parte 2. Como Desativar Atualizações Automáticas no Windows 10/11
Os erros que ocorreram nos exemplos anteriores só poderiam ser evitados se os usuários tivessem desligado as atualizações automáticas no Windows 10 então se você tiver esse sistema operacional ou Windows 11, certifique-se de não receber atualizações automáticas. Para isso, aconselho a fazer todos os procedimentos que mostrarei abaixo porque cada um deles desativará de forma diferente as atualizações automáticas.
Método 1. Alterar Configurações de Atualização do Windows
Simplesmente digite "Atualização do Windows" na caixa de pesquisa para abrir a ferramenta e escolha "pausar as atualizações por 7 dias.
Método 2. Desativar o Serviço de Atualização do Windows:
Digite Serviços na caixa de pesquisa e clique na primeira opção para abrir a ferramenta. Role para baixo e pesquise por "Windows Update" e depois clique duas vezes.
Uma nova janela será exibida. Clique em Parar e depois mudar para "Desativado na lista suspensa ao lado do tipo de Inicialização.
Agora, vá para a aba "Recuperação" e ao lado de "Primeira falha" escolha a opção "Não Tomar Ação" e altere o número de "Resetar falha Contagem depois" para "0" dias; escolha finalmente "Aplicar" e sua configuração será salva.
Método 3. Desativar Atualizações Automáticas com o Editor de Políticas de Grupo:
Digite "gpedit.msc" na caixa de pesquisa para abrir o Editor de Políticas de Grupo Local e clique nas pastas "Componentes do Windows" e "Atualizações do Windows". Em seguida, clique em "Configurar Atualizações Automáticas".
Uma nova janela será exibida, clique em "Desativado", depois em "Aplicar" e, finalmente, em "OK" para confirmar a alteração de configuração.
Método 4. Configurar uma Conexão Limitada:
Abra os ajustes e clique em Wi-Fi, depois clique no nome da sua rede.
Role para baixo até a seção de conexão limitada e clique no botão botão abaixo Definir como conexão limitada para ativar a função.
Método 5. Desativar Atualizações Automáticas Através do Registro:
Abra o Editor de Registro e vá para as seguintes pastas: "HKEY_LOCAL_MACHINE", "SOFTWARE", "Policies", "Microsoft", "Windows".
Dentro da pasta Windows você fará uma nova clicando com o botão direito no "Windows", depois clique em "Novo" e, finalmente, em "Chave".
Renomeie a nova pasta para "WindowsUpdate" e agora você deve criar uma nova pasta dentro dela (repetindo o passo anterior) que você irá nomear "AU". Certifique-se de estar dentro desta pasta, clique com o botão direito e escolha o valor "DWORD (32-bit)".
Um novo arquivo irá aparecer para o qual você deve renomeá-lo de "AUOptions." Abra com um duplo clique e altere o número de "Dados do Valor" para "2." Finalmente confirme escolhendo "OK".
Finalmente só resta para que você reinicie o Windows para que todas as alterações sejam aplicadas corretamente e você pode ter certeza de que não haverá uma atualização instalada sem antes confirmar e dar permissão.
PDFelement - Editor de PDF Simples e Poderoso
Comece com a maneira mais fácil de gerenciar PDFs com o PDFelement!
Parte 3. Como Desinstalar uma Atualização do Windows
Você já aprendeu como desativar as atualizações automáticas do Windows, mas se por alguma razão o Windows 10 ou o Windows 11 instalaram um instalado do qual você não gostou ou causou problemas no seu computador, é possível desinstalá-lo. Em seguida, vou te mostrar como fazer isso através de alguns passos simples:
Digite "Atualização do Windows" na caixa de pesquisa e clique em "Histórico de atualizações do Windows.
então "Desinstalar atualizações".
Uma lista de atualizações será exibida. Agora você só precisa verificar os nomes das atualizações, selecione o que quiser e clique em "Desinstalar". Isto será suficiente para excluí-lo.
Se o Windows instalou uma nova versão, o processo acima não o ajudaria, pois se destina a remover as atualizações que são patches. Às vezes, o Windows instala compilações, que são atualizações mais complexas e são tomadas como novas versões do sistema operacional. Para desinstalar uma compilação, você precisará fazer o seguinte:
Digite "Atualização do Windows" na caixa de pesquisa e clique em "Recuperar". Então, na seção "Voltar para a versão anterior do Windows 10" clique em "Começar". Esta opção está disponível apenas 10 dias após a instalação da atualização. Ao fim desse período, você não será capaz de fazer o processo de desinstalação através desse método e a única maneira de voltar para a versão anterior será através da formatação.
Por esta razão, é altamente recomendável que se você tiver problemas após uma atualização no Windows, você desinstale o mais rápido possível, para que você possa retornar com segurança à versão anterior, evitando fazer outros procedimentos mais complexos e demorados, como formatar seu computador.
Conclusão
Atualizações no Windows são uma ferramenta muito útil que geralmente fornece segurança e estabilidade ao sistema operacional. Sem ser essencial, várias delas são necessárias para que todas as aplicações e processos funcionem sem problemas, proporcionando uma experiência de uso confortável. Por outro lado, se forem instaladas automaticamente, existe o risco de alguns deles criarem problemas no computador pelas razões já referidas. então é aconselhável esperar e ter certeza de que eles não têm erros e então executar a instalação manualmente.