Neste post você saberá como gerenciar seu conhecimento pessoal de forma fácil e prática através de um aplicativo que faz uso de arquivos PDF.
Parte 1. A importância da gestão do conhecimento pessoal de professores
1. O desenvolvimento do The Times
Os professores hoje têm muitas oportunidades de atualização e muito conhecimento ao seu alcance. Antes era necessário deslocar-se a uma biblioteca ou livraria e buscar livros, além de fazer anotações com tinta e lápis; porém, graças ao desenvolvimento da tecnologia, hoje em dia bastam alguns cliques para acessar informações e recursos valiosos para esses profissionais.
Existem inúmeros sites em que os professores podem pesquisar e desenvolver conhecimentos pessoais como vídeos, notas informativas e, de forma mais profissional, páginas científicas onde existem "artigos" defendidos pela comunidade científica, em que são mostrados experimentos e estudos. Por outro lado, ainda que seja cada vez mais fácil obter informações relevantes, o excesso de informações pode ser um impedimento para que os professores consigam adquirir conhecimentos efetivos, razão pela qual o uso da gestão tornou-se um elemento chave para assim obter importantes dados e deletar o que não for de seu uso e interesse.
2. Desenvolvimento da equipe
Os professores geralmente trabalham em escolas, academias, institutos, universidades e espaços onde se forma uma equipe educacional profissional e se trocam informações. Isso significa que o conhecimento é constantemente compartilhado, acordos são feitos, ajustes são projetados e novos conteúdos são discutidos, entre muitas outras coisas.
Certamente, quando um professor deseja compartilhar informações, ele deve se preocupar previamente em gerenciar seu conhecimento pessoal para que a contribuição seja efetiva e o desenvolvimento da equipe se torne prático.
Da mesma forma, quando se realiza um projeto ou plano colaborativo, a soma de esforços é vital e a gestão do conhecimento pessoal torna-se uma tarefa praticamente obrigatória; portanto, os professores precisarão saber organizar e gerenciar informações para que o conteúdo seja coeso, fluido, ambicioso e funcional.
3. Desenvolvimento pessoal
Embora os professores estejam acostumados a trabalhar em equipe, eles devem atender um grupo de alunos ou um aluno específico. Nem sempre poderão recorrer à ajuda dos colegas e, em uma sala de aula, caberá apenas a ele a aprendizagem dos jovens. Se um professor deseja se desenvolver pessoalmente, ele deve ser muito organizado para que seu conhecimento pessoal seja funcional e bem transmitido aos seus alunos. Ele deve fazer uso da gestão para que as informações que deseja obter sejam bem resumidas, proporcionando-lhe diversos benefícios para sua profissão.
Baixe Grátis
Baixe Grátis
Baixe Grátis
Baixe Grátis
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
Parte 2. A situação atual da gestão do conhecimento pessoal de professores
1.Inconsciente e espontâneo
A gestão do conhecimento pessoal não costuma ser algo que faz parte da cultura da maioria dos professores. Cada professor tem uma forma única de ensinar e, portanto, de processar o conhecimento, por isso sua organização torna-se mais inconsciente e espontânea do que algo feito intencionalmente.
Antes, a gestão do conhecimento se tornava tediosa porque tudo tinha que ser feito manualmente, por meio da redação de resumos ou partes de conteúdo extenso. Hoje, esse processo pode ser muito mais prático e interessante, graças ao desenvolvimento da tecnologia e às opções que existem para fazer resumos, mas também para distribuir, organizar e traduzir o conhecimento em uma infinidade de formas úteis para quem precisa.
2. Utilitário
É dito em muitos lugares que “tudo em excesso faz mal, menos conhecimento”, e para um profissional como o professor é ainda mais importante ter informações atualizadas para ajudar seus alunos a aprender.
No entanto, deve-se notar que a aquisição de conhecimento não se baseia na quantidade, nem em quanta informação foi obtida, mas torna-se útil quando há dados relevantes que foram organizados e sistematizados.
Um professor, mais do que ninguém, deve saber que o conhecimento é algo extremamente conveniente em todos os aspectos, mas isto se tornará transcendental se for bem definido e adaptado aos seus alunos, de forma que sua gestão se torne um fator determinante para que haja um benefício em seu grupo de alunos.
3. Não sistemático
Talvez muitos pensem que um conhecimento profissional pessoal é algo ordenado e que crescerá e se desenvolverá constantemente por meio da pesquisa, mas não é bem assim. Isso porque haverá dias em que as informações necessárias não serão obtidas e outros sim. Depende também de outros fatores, como a abertura dos professores, como seus conhecimentos se desenvolvem, as decisões que eles tomam, entre outras coisas.
O conhecimento não é obtido por meio de uma receita ou de um tutorial, nem há passos a seguir para fazê-lo emergir; esse processo é bastante complexo, mas com dedicação e paciência valerá a pena com o tempo.
Naturalmente, não se pode dizer que o conhecimento surge do nada porque deve haver uma intenção prévia, um interesse e um significado que lhe dá origem. O resto acontecerá com o tempo e com esforço de quem o busca.
4. Falta de gerenciamento
Resumo e reflexão do ensino são estratégias que têm sido utilizadas por milhões de professores para organizar seu conteúdo educacional. No entanto, não são suficientes para que a gestão do conhecimento seja a mais completa.
Deve haver uma melhor distribuição das informações, além de resumi-las por escrito. Exemplos como brainstorming, mapas conceituais, substituição de conteúdos por imagens, uso de recursos tecnológicos, plataformas, jogos e outros conteúdos inovadores são outras formas de gerir o conhecimento para que seja transmitido de forma dosada e compreensível para os aprendizes.
Além do exposto, é importante não apenas se preocupar em adquirir conhecimento e organizá-lo, mas buscar formas práticas, que sejam intuitivas e que economizem tempo, assim o professor se sentirá à vontade e terá as informações desejadas ao seu alcance. Uma excelente forma pode ser através de um aplicativo que permita isso, como o software PDF que disponibiliza todas as ferramentas para um conhecimento de gestão pessoal altamente eficaz.
Parte 3. Software para gestão do conhecimento pessoal de professores
Se você está interessado em ter uma gestão de conhecimento pessoal por meio de um software que se preocupa com isso, PDFelement é a resposta automática; trata-se de um novo aplicativo com muitas ferramentas para que você trabalhe da forma mais prática, confortável e segura. Aqui estão algumas das muitas funções disponíveis, que, aliás, são todas fáceis de usar:
Baixe Grátis
Baixe Grátis
Baixe Grátis
Baixe Grátis
100% Seguro | Sem software malicioso | Impulsionado por IA
1. Escolha o formato do PDF
Para maior comodidade, você pode converter o documento PDF para outros formatos como DOC, XLS, PPT, JPEG, PDF/A, texto, entre outros. Desta forma, você não precisará de um conversor ou aplicativo adicional para adaptar seus documentos. Eles estarão prontos em seu novo formato em um segundo.
2. Use o recurso de marcador para facilitar a categorização do conhecimento
Você só precisa clicar no botão "Marcador" e selecionar "Adicionar" para adicionar um marcador em PDF. Você pode renomeá-lo como quiser e assim ele terá esses marcadores para dividir e fazer separações em seu documento.
3. Use anotações para facilitar a reflexão do conhecimento
Existem várias ferramentas nas quais você pode fazer anotações, são elas: Sticky Notes, Highlight, Underline, Strikethrough, Text Box, Draw Shapes e Callout. Sempre haverá uma que combina com o que você precisa e elas são extremamente fáceis de usar. Seu conhecimento será muito bem distribuído e organizado!
4. Use recursos de colaboração e compartilhamento para facilitar a troca e a comunicação de conhecimento
Através do PDFelement você pode obter um link para que outras pessoas possam colaborar no seu documento; além disso, você pode enviar PDFs para qualquer pessoa enviando-os por e-mail.
5. Use a função de comentário para facilitar a expansão do conhecimento
Você pode adicionar comentários neste aplicativo incrível e não apenas isso, você pode adicioná-los de várias formas, como caixas de texto, linha ou texto, caixas retangulares, entre outras. Como se isso não bastasse, você pode personalizar o estilo de seus comentários, adicionando cor, opacidade, alterando sua fonte e muito mais. Por fim, todos os seus comentários podem ser salvos junto com o documento editado para que toda vez que você abri-lo esteja tudo lá.
Conclusão
Você certamente é um professor muito ambicioso que está procurando uma estratégia para aumentar e gerenciar seu conhecimento pessoal. Embora não exista uma solução única, existe o PDFelement, um aplicativo que vai te ajudar a conseguir o que você precisa e muito mais. Depois de um tempo de uso, certamente se tornará um programa que o acompanhará no dia a dia e que fará parte do seu acompanhamento acadêmico e profissional. Ele não é feito apenas para professores, mas para qualquer tipo de necessidade, das mais básicas às mais exigentes.