Ter os seus recibos sob controle é muito importante. Dessa forma, você sabe para onde está indo o seu dinheiro. Os recibos servem para comprovar o que você gastou por exemplo, na hora de declarar imposto. O que também vale para orçamentos pessoais e para empresas. Por isso muitas pessoas se perguntam qual o período ideal para ficar guardando os recibos. A resposta pode variar vai depender se é para uso pessoal ou empresarial.

Os impostos também jogam muito na hora de decidir esse tempo. Alguns recibos devem ser guardados por mais tempo devido às regras fiscais. Nos dias de hoje, porém, não é necessário guardar recibos em papel. Ferramentas como PDFelement podem lhe ajudar com essa tarefa. São ferramentas que permitem que os recibos sejam salvos como arquivos digitais. Dessa maneira, quando necessário, ficará mais fácil manter e encontrar. Neste artigo, vamos falar sobre quanto tempo é necessário manter os recibos. Vamos analisar as necessidades pessoais e empresariais. Também vamos ver como a tecnologia faz tudo ficar mais fácil.

Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis

seguridad garantizada100% Seguro | Sem software malicioso |ai Impulsionado por IA

Neste artigo
    1. Durante quanto tempo guardar recibos comerciais
    2. Durante quanto tempo é necessário guardar recibos fiscais
    1. PDFelement’s PDFelement Cloud: Seguro e conveniente
    2. Recurso de mesclar do PDFelement: Simplificar os recibos

Parte 1 Durante quanto tempo é necessário guardar recibos

Os recibos são como um mapa para saber para onde está indo o nosso dinheiro. Guardá-los nos ajuda a conhecer o caminho certo dos seus gastos e economias. No caso das finanças pessoais, esses recibos demonstram quanto você gasta com comida, roupas e diversão. Portanto é recomendável guardar os recibos pelo menos durante um mês ou até que você tenha chance de verificar o seu extrato bancário.

Os recibos de grandes compras, como um carro, móveis ou eletrônicos devem ser guardados durante mais tempo. Pois eles servem e são muito importantes para o uso de garantias ou seguros. Enquanto o item lhe pertencer, guarde esses recibos.

Porém, nem todos os recibos precisam ser impressos. Graças a ferramentas digitais é possível salvar recibos em arquivos. É um modo que permite economizar espaço, além de facilitar na hora de localizar os recibos quando for necessário consultá-los. Saber por quanto tempo é necessário guardar a cada tipo de recibo pode lhe ajudar a gerenciar melhor o seu dinheiro, além disso, você estará pronto para declaração de imposto, seja para uso pessoal ou empresarial.

Durante quanto tempo guardar recibos comerciais

recibos de empresa

Guarda recibo é muito importante para as empresas. Neles, estão as despesas do seu negócio. O que serve para lhe ajudar na hora de controlar as despesas e declarar os seus impostos corretamente. O tempo recomendado para guardar os recibos no âmbito comercial é de 3 anos. Os fiscais, como por exemplo da Receita Federal, podem solicitar os impostos dos 3 últimos anos.

Porém, a situações especiais. Caso não faça a declaração de renda, você deveria guardar os seus recibos durante 6 anos. Caso senha proprietário de imóveis, como prédios ou grandes máquinas, os recibos devem ser guardados enquanto você possuir o imóvel, e mais 7 anos depois da venda dos mesmos. Se tiver dúvida sobre o custo ou venda do imóvel, esses recibos poderão lhe ajudar.

Há despesas que têm as suas próprias regras. Por exemplo, caso você tenha trabalhadores, todos os recibos que estejam relacionados à remuneração deles deverá ser guardado durante por pelo menos 4 anos. É importante tê-los guardado para provar que os impostos foram pagos corretamente.

Com as ferramentas digitais você pode ter um melhor controle desses recibos, sem precisar ter um grande arquivo físico para armazená-los. Você pode ter todos os seus papéis importantes salvos, em local seguro, e encontrá-los facilmente todas as vezes que precisar.

Durante quanto tempo é necessário guardar recibos fiscais

recibos de imposto

De declaração de imposto de renda é aconselhável mantê-los por 3 anos. A Receita Federal pode querer verificar as informações da sua declaração de renda dentro deste período. Os recibos podem comprovar os seus gastos e lhe ajudar, em caso de dúvidas da Receita.

Pode acontecer de ser necessário guardar os recibos durante mais tempo. Caso você tenha esquecido de informar o quanto ganhou, guarde os recibos durante 6 anos. É uma garantia caso a Receita investigue o assunto.

Os recibos são muito importantes em caso de auditoria fiscal. Auditoria é quando a Receita verifica de perto a sua declaração de imposto. Os seus recibos podem provar que a sua declaração de imposto de renda está correta. Eles podem comprovar as despesas que você declarou ter feito.

Agora, guardar recibos fica mais fácil se o armazenamento for feito digitalmente. Digitalize os seus recibos de papel e os mantenha guardado como arquivos no computador ou na nuvem. É um modo para economizar espaço e facilita a localização dos recibos, em caso de solicitação pela Receita Federal. Os recibos digitais valem tanto quanto os de papel para fins financeiros. Com eles, o gerenciamento das suas receitas fiscais fica mais simples e organizado.

Parte 2. PDFelement: Ferramenta para gerenciar recibos

pdfelement

Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis

seguridad garantizada100% Seguro | Sem software malicioso |ai Impulsionado por IA

PDFelement é uma ótima ferramenta que lhe ajuda r manter os seus recibos organizados. Ela é fácil de usar e permite que você a armazene todos os seus recibos em um só lugar. Veja como ela pode lhe ajudar:

  • Digitalizar e converter: Você pode digitalizar os recibos de papel, criando arquivos digitais. Você vai manter os seus recibos no seu computador e não em uma caixa de papel.
  • Organize facilmente: Com o PDFelement, os seus recibos podem ser organizados em pastas. O que faz com que seja fácil encontrá-los quando você precisar.
  • Editar e adicionar notas: Às vezes, você tenta se lembrar de algum detalhe de um recibo. O PDFelement permite que você faça anotações nos seus recibos digitais.
  • Seguro e protegido: Mantenha os seus recibos em formato PDF para garantir a segurança deles. Você não vai perdê-los, e eles não correm o risco de terminar danificados como pode acontecer com aqueles impressos em papel.
  • Compartilhar e imprimir: O PDFelement facilita o processo, caso você precise compartilhar um recibo com alguém ou deseje imprimir.

Use PDFelement para organizar os seus recibos. Rapidamente, você encontra qualquer recibo. O que é muito útil para declaração de imposto ou na hora de verificar os seus gastos. É um modo simples de gerenciar os seus recibos sem precisar ter muito espaço.

PDFelement’s PDFelement Cloud: Seguro e conveniente

pdfelement document cloud

O PDFelement Cloud da PDFelement é o espaço perfeito para armazenar os seus recibos on-line e com garantia de segurança. Com ele, você pode acessar os seus recibos a partir de qualquer lugar e, em qualquer dispositivo. É um modo útil de manter os recibos comerciais organizados e que fique fácil na hora de encontrar. Veja aqui as vantagens de usar:

Passo 1

Abra o PDFelement no seu dispositivo. Pode ser o seu computador, tablet ou smartphone.

Passo 2

Acesse a sua conta. Se você não tiver uma, vai precisar criar.

Passo 3

Procure pela opção "PDFelement Cloud". Clique sobre ele.

Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis

seguridad garantizada100% Seguro | Sem software malicioso |ai Impulsionado por IA

document cloud
Passo 4

Escolha Carregar arquivos. Com isso, você poderá escolher que recibos deseja salvar na nuvem.

carregue arquivos
Passo 5

Encontre os recibos no seu dispositivo. Selecione o recibos e clique "Abrir" para começar a carregar.

Passo 6

Uma vez que os recibos estiverem carregados, será possível vê-los no PDFelement Cloud. Você pode abrir para visualizar ou baixar, quando quiser.

Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis

seguridad garantizada100% Seguro | Sem software malicioso |ai Impulsionado por IA

recibos atualizados

Siga esses passos, e mantenha os seus recibos organizados e os encontre facilmente sempre que precisar. É um processo muito útil para gerenciamento de despesas e também para preparar para declaração de imposto de renda.

Veja aqui porque é recomendado usar o PDFelement Cloud para arquivar recibos:

  • Muito espaço: Muito espaço de armazenamento gratuito para você. Guarde seus arquivos sem ficar sem espaço.
  • Seguro e privado: Os seus recibos estarão em segurança. Você pode confiar que as suas informações estão protegidas.
  • Fácil acesso: Você pode ter acesso aos seus recibos a partir de qualquer dispositivo, em qualquer momento. O que é muito útil quando é necessário encontrar um recibo rapidamente.

Recurso de mesclar do PDFelement: Simplificar os recibos

O recurso do PDFelement de mesclar é uma ferramenta útil para mesclar vários recibos em um único PDF. Faz com que os seus registros financeiros fiquem muito mais fáceis de gerenciar. Além de criar o documento, será mais fácil de compartilhar, enviar e armazenar, juntando todos os recibos em um único lugar.

Passo 1

Abria o PDFelement no seu dispositivo. Ele funciona em computadores, tablets e celulares.

Passo 2

Clique em Combinar PDFs na página inicial. Ou, você pode ir para "Ferramentas" e então escolha "Mesclar."

Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis Baixe Grátis

seguridad garantizada100% Seguro | Sem software malicioso |ai Impulsionado por IA

pdfelement mesclar pdfs
Passo 6

Arraste e solte os arquivos que deseja mesclar na janela de mesclar. Você pode adicionar PDFs, imagens e outros tipos de arquivo.

Passo 4

Clique em Aplicar para mesclar os arquivos em um único PDF. Isso levará alguns momentos.

carregue pdfs
Passo 5 (opcional)

Uma vez que os seus arquivos estiverem sido mesclados, o novo PDF será aberto automaticamente. Na opção "Organizar" é possível reorganizar, excluir ou girar páginas.

organizar páginas de pdf

Veja aqui alguns dos benefícios de mesclar os seus recibos:

  • Simplifica a organização: Ter todos os seus recibos em um único documento permite acompanhar melhor os gastos.
  • Economiza tempo: Em vez de pesquisar entre dezenas de arquivos, você terá tudo junto em um mesmo lugar.
  • Compartilhamento mais fácil: Ao precisar compartilhar um arquivo de recibo, será muito mais fácil enviá-lo.

Mesclar recibos em um único PDF com PDFelement ajuda a manter tudo organizado e facilita o gerenciamento de documentos financeiros, seja para fins pessoais ou comerciais. Facilitar o gerenciamento do documento pode economizar o seu tempo e reduzir os problemas.

Conclusão

Manter os seus recibos organizados é fundamental para facilitar o gerenciamento do seu dinheiro e impostos. Ferramentas como o PDFelement facilitam ainda mais o processo. Você pode salvar, mesclar e gerenciar recibos com poucos cliques. Seja para uso pessoal ou comercial, essas dicas vão lhe manter em dia com as suas finanças. Comece hoje mesmo usar essas estratégias para que o seu registro financeiro seja mais fácil e mais seguro.

Ana Sophia
Ana Sophia Oct 18, 24
Compartilhar:
12 anos de talento adquirido na indústria de software trabalhando com grandes editoras. Palestrante e autor de vários eBooks sobre escrita técnica e edição.
inteligencia artificial de PDF
Artigos Relacionados