Trabalhar de forma mais inteligente com PDFelement User Guide
Como tornar um PDF preenchível manualmente no Mac
O PDFelement para Mac oferece um kit completo de ferramentas para formulários com várias opções de campos, usadas para criar tipos específicos de campos. Para criar, clique primeiro no botão "Formulário" e, em seguida, clique nos botões abaixo para adicionar campos ao formulário.
- Campo de Texto: O campo de texto é usado para inserir informações, permitindo a inclusão de valores alfanuméricos.
- Caixa de Seleção: As caixas de seleção permitem que várias opções sejam escolhidas a partir de uma lista de alternativas.
- Botão de Rádio: Os botões de rádio também servem para seleção, mas apenas uma opção pode ser marcada. Ao selecionar um botão de rádio, os demais ficam em cinza e não podem ser selecionados.
- Menu Suspenso (Dropdown): Um menu suspenso oferece uma lista que pode ser acessada ao clicar na seta para baixo. Você pode escolher um item da lista expandida para preencher o campo específico.
- Caixa de Lista: As caixas de lista fornecem múltiplas escolhas em forma de lista rolável. Você pode pressionar a tecla Command enquanto seleciona para escolher mais de uma opção ao mesmo tempo.
- Botão: Os botões são usados para acionar uma ação, como enviar ou redefinir o formulário.
- Assinatura Digital: Uma assinatura digital pode ser utilizada para autenticar a identidade do usuário e o conteúdo do documento. Ela armazena informações sobre quem assinou junto com data, hora e o estado do documento na assinatura.
Índice
1. Adicionar campo de texto
Clique no botão Organizar Páginas no canto superior esquerdo.
- Clique no menu "Formulário" na barra principal de ferramentas.
- Selecione o ícone "Campo de Texto" e escolha o local no documento onde deseja adicionar o campo de texto. O campo será rotulado como "Texto" por padrão.
campo de texto
- Clique no campo de texto ou clique com o botão direito nele e selecione "Propriedades" para modificar suas propriedades no painel lateral direito.
- Na opção "Geral", você pode alterar o nome do campo.
- Em "Opções" é possível definir o alinhamento do texto e adicionar um "Valor Padrão" ao campo de texto conforme a necessidade. Também é possível ativar verificação ortográfica, multi-linhas, rolagem para textos longos, formatação de texto rico, limitar caracteres e combinação de caracteres disponíveis para esse campo de texto.
- Se você precisar alterar a aparência da caixa, isso pode ser feito na opção "Aparência" no topo do painel do lado direito.
- Para formatar o campo de texto, selecione uma categoria de formato na guia "Formato" à direita.
- Se os dados do campo de texto servirem para cálculos, marque a opção de cálculo e defina os campos existentes que terão seus dados calculados clicando no botão "...". Por exemplo, esta propriedade para o campo Texto6 no PDF, e após configurar, ele irá calcular Texto6 = Texto2 + Texto3. Ao inserir dados em Texto2 e Texto3, Texto6 apresentará automaticamente o resultado da soma.
calcular campo de texto
- Escolha as ações e o modo de disparo para o campo de texto na guia "Ações".
ações do campo de texto
2. Adicionar caixa de seleção
- Na guia "Formulário", clique no ícone "Caixa de Seleção" e arraste o mouse para onde deseja inserir a caixa de seleção.
- No painel direito, defina o nome e modifique a aparência conforme necessário.
- Em "Opções", escolha o estilo da caixa de seleção e modifique o valor de exportação.
- Escolha as ações de disparo para a caixa de seleção na guia "Ação".
caixa de seleção
3. Adicionar botão de rádio
- Para adicionar um botão de rádio, selecione seu ícone na guia "Formulário" e clique na página do PDF.
- No painel direito, defina o nome e modifique a aparência conforme necessário.
- Selecione o estilo do botão em "Opções". Se quiser que todos os botões de rádio sejam marcados quando um deles for escolhido, marque a opção "Botões com o mesmo nome e escolha são selecionados em conjunto".
- Modifique as ações do botão de rádio na guia "Ações".
botão de rádio
4. Adicionar menu suspenso
- Na guia "Formulário", clique no ícone "Menu Suspenso". Arraste o cursor para adicionar o menu à página do PDF.
- No painel direito, defina o nome e modifique a aparência conforme necessário.
- Na guia "Opções", adicione um item e digite um valor de exportação na caixa de texto "Valor de Exportação". Repita esse passo para adicionar todos os itens necessários.
- Marque a opção "Ordenar itens" se quiser que os itens sejam organizados em ordem alfabética. Para reordenar manualmente, selecione o item e clique nos botões "Mover para cima" ou "Mover para baixo". Para remover um item, selecione-o e clique em "Remover".
- Caso deseje permitir que o usuário envie informações, marque a opção "Permitir que o usuário insira texto personalizado".
menu suspenso
5. Adicionar caixa de lista
- Encontre o ícone de caixa de lista na guia "Formulário" e clique na página para inserir a caixa de lista.
- Na janela de opções, adicione o novo item e inclua um valor de exportação no campo "Valor de Exportação".
- Você pode ordenar os itens em ordem alfabética clicando em "Ordenar itens".
- Se quiser que o respondente selecione múltiplos itens ao mesmo tempo, marque a opção "Seleção múltipla".
- Crie ações para a caixa de lista na guia "Ação".
caixa de lista
6. Adicionar botão
- Clique no ícone "Botão" sob a guia "Formulário". Arraste o cursor para adicionar o botão ao local desejado.
- No painel direito, defina o nome e modifique a aparência conforme necessário.
- Na seção "Opções", defina o layout do botão. Escolha o ícone desejado da pasta local, forneça um rótulo na caixa de texto "Rótulo" e selecione o layout do botão.
- Personalize as ações do botão na guia "Ações".
campo de botão
7. Adicionar campo de data
- Vá até a guia "Formulário" e localize o ícone "Data". Arraste e solte-o facilmente no local desejado da página do PDF.
- Para ajustar o campo de data, navegue até o painel lateral direito. Ali, você pode especificar o nome e personalizar a aparência.
- Se necessário, acrescente uma dica (tooltip) ao campo de data para auxiliar o usuário.
- Na guia "Opções", facilite a entrada de dados atribuindo um valor padrão na caixa de texto "Valor Padrão".
- Para uma camada extra de precisão, ative a opção "Verificar ortografia" caso deseje que o PDFelement verifique a ortografia inserida neste campo. Se necessário, defina um limite de caracteres para garantir respostas objetivas.
ícone de campo de data
8. Adicionar assinatura digital
- Você pode usar o PDFelement Professional para Mac para criar um campo de assinatura digital clicando em "Formulário" > "Assinaturas Digitais" e, em seguida, enviar o arquivo PDF para outros adicionarem assinaturas digitais.
assinatura digital
- Ou use nosso programa para adicionar assinaturas digitais diretamente. Após inserir o campo de assinatura digital, clique em "Visualizar" e então no símbolo "Assinar Aqui".
visualização da assinatura digital
- Na janela pop-up, escolha um ID digital. Se não tiver um, clique em "Criar" para gerar um.
criar assinatura digital
- Na janela pop-up, insira as informações de identidade para criar o ID digital autoassinado e depois clique em "OK".
criar ID digital
- Você voltará para a janela inicial "Assinar Documento" e poderá visualizar sua assinatura digital. Também é possível clicar em "Criar" na guia "Aparência" para alterar o estilo da assinatura digital.
aparência da assinatura digital
- Clique em "Assinar" e salve seu arquivo, a assinatura digital será aplicada diretamente.
adicionar assinatura digital
9. Modificar propriedades dos campos em lote
O PDFelement permite ajustar eficientemente as propriedades de múltiplos campos de formulário de uma só vez no seu Mac.
- Selecione vários campos de formulário no documento PDF. Clique com o botão direito. No menu que aparecer, escolha "Propriedades do Campo".
Selecione diversos campos de formulário
- O painel completo de propriedades de campos do formulário aparecerá à direita, permitindo definir simultaneamente nome, alinhamento, opções, aparência e ações dos campos selecionados de uma vez só.
Modificar propriedades dos campos em lote
