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Tudo sobre Montar um Currículo e Preparar uma Carta de Apresentação Impressionante

banner montar um currículo

Montar um currículo é provavelmente uma das coisas mais importantes que você fará na sua carreira. E você fará isso mais vezes do que imagina ou espera. A menos que você seja do tipo que fica numa empresa por 20 ou 30 anos e chega ao topo dentro dela, como Satya Nadella ou Sundar Pichai, você vai preparar várias versões do seu currículo ao longo da sua carreira.

Dito isto, não importa quais sejam as suas qualificações e quão vasta é a sua experiência, a menos que você consiga resumir tudo numa página (duas no máximo) e destacar os pontos relevantes e importantes, o entrevistador ou a pessoa que vai estar selecionando os currículos não vai gastar mais do que dois segundos nele antes de o jogar na lista de “Rejeitados”. Mas se você tiver um currículo que se destaque e uma carta de apresentação atrativa junto com ele, você tem boas chances de ser considerado para o cargo que está buscando – ou pelo menos ter uma chance numa entrevista frente a frente.

Qual é a diferença entre um Currículo e um CV ou Curriculum Vitae?

Um CV é uma perspectiva mais ampla e profunda das suas qualificações acadêmicas e, portanto, é bem mais abrangente do que um currículo. Este tipicamente segue um formato bem mais curto, já que ele simplesmente destaca os itens selecionados do seu CV que sejam relevantes para o trabalho para o qual você está enviando o currículo.

Escrever um currículo é uma tarefa complexa, porque ele comprime uma vida inteira de vivências, estudos, jogos e trabalho numa única página! Então como fazer isso? Como montar ou escrever o perfil mais importante que você vai escrever na sua vida? E como fazer dele um currículo de primeira que salta aos olhos do recrutador logo à primeira vista?

Para entender o processo de desenvolvimento de um currículo que gera resultados, é importante conhecer vários elementos:

  • O que um currículo de primeira deve conter?

  • O que pode e o que não pode fazer (melhores práticas na escrita dum currículo)?

  • Onde eu posso encontrar recursos úteis para escrever o meu currículo?

Tendo isso em mente, vamos lá dar uma olhadela em três áreas: conteúdo, melhores (e piores) práticas e recursos do currículo.

A Arte de Montar um Currículo de Primeira

Compilar o currículo definitivo é uma arte que lhe faria bem dominar. Felizmente, contudo, você não precisa ser um mestre para escrever um currículo que acerte o recrutador em cheio. A primeira coisa que você precisa saber é o que colocar num currículo incrível – ou em qualquer currículo, para falar a verdade.

Embora você possa estar usando um modelo para escrever um currículo, certifique-se de que ele contém todos os elementos necessários, conforme definido pelo programa DO-IT da Universidade de Washington.

8 Componentes dum Currículo de Primeira

  • Informações pessoais - nome, telefone, endereço

  • Objetivo (apenas quando mudar de carreira) – um resumo numa frase da sua meta ou seu propósito ao se candidatar

  • Formação – nome da instituição, local, data de graduação, destaques do curso e certificados

  • Experiência Profissional – cargo, empresa, período, aspectos-chave e conquistas durante esse período

  • Prêmios e Conquistas – qualquer reconhecimento relevante que você recebeu no passado

  • Atividades/Hobbies – apenas aquelas que podem ser relevantes para a candidatura

  • Habilidades – comportamentais e técnicas

  • Referências – essas devem estar num arquivo suplementar, não no currículo principal

Por fim, o DO-IT sugere, “Para que o seu currículo seja digitalizável, ele deve usar uma fonte Sans Serif, formatação pequena, nada de itálico e nada de sublinhado”.

...o que nos traz à formatação do currículo.

Para ajudar a montar um currículo que cause um impacto visual à primeira vista, é importante formatá-lo da maneira certa. Não faz sentido listar páginas e mais páginas de experiência profissional, porque o recrutador provavelmente nem passará da primeira página. É por isso que estas dicas de formatação de currículo devem guiar você para alcançar a formatação certa:

montar um currículo

10 Dicas Tudo ou Nada para Formatação de Currículos

  • Mantenha com uma página só a menos que seja absolutamente necessário – geralmente não é

  • Não escreva em parágrafos – Use marcadores de não mais do que duas linhas para cada

  • Use o espaçamento adequado para evitar um visual atulhado - 1 ou 1,15 linha de espaçamento entre as linhas de texto e espaçamento duplo entre os subtítulos

  • As fontes devem ter entre 10 e 12pt, usar sans serif e sem formatação especial

  • Não use mais do que dois tipos comuns de fontes sans serif para todo o documento

  • As datas e os locais devem estar justificados à direita

  • As margens devem ser de pelo menos 0,5 polegada em todos os lados

  • Minimize o quanto puder o uso de sublinhado, negrito, itálico, etc.

  • Nunca envie o seu currículo no formato Word, a menos que seja explicitamente solicitado pelo empregador

  • Otimize o seu currículo para os Sistemas de Rastreamento de Candidatos

Pois então, agora que temos o conteúdo e a formatação organizados, quais são as melhores práticas quando se trata de escrever os melhores currículos? Igualmente importante é saber o que NÃO fazer ao escrever um currículo.

Antes de entrarmos nesse assunto, nós precisamos dominar o processo prático de escrita dum currículo, então vamos lá começar.

O Processo de Escrita do Currículo

processo de escrita do currículo

Os conceitos básicos de escrita dum currículo são consideravelmente simples e geralmente baseados no bom senso. Coisas como garantir que as suas informações de contato estejam precisas podem parecer pontos de menor relevância, mas na verdade eles são elementos determinantes dum currículo. Por exemplo, se o recrutador vir um número de telefone borrado ou tentar enviar um e-mail para um endereço antigo, isso poderia ser o fim da linha para você – pelo menos, no que diz respeito a esse emprego em particular.

Para guiar você por essas águas lamacentas, nós preparamos o fluxo de processo para a escrita de um currículo, como é descrito por um dos maiores portais de empregos do mundo. Ele vai ajudar-lhe com o preenchimento de qualquer modelo que você possa estar usando e vai poupar um bom tempo, ajudando você a evitar qualquer confusão.

O Guia em 10 Passos para Escrever um Currículo Excelente

1. Adicione as suas informações de contato – O empregador só vai procurar pelas suas informações de contato se ele quiser passar para o próximo passo. No entanto, esta é a parte com a qual você começa para que possa se imergir lentamente no processo.

  • Certifique-se de que coloca as suas informações de contato atuais

  • Ofereça diversas formas de entrar em contato com você – e-mail, telefone, LinkedIn, etc.

  • O endereço é importante porque eles podem querer contratar localmente

2. Adicione um resumo do currículo – Todo currículo deve ter um resumo executivo que seja breve, preciso e descritivo. Ele deve dizer ao recrutador por que você é o candidato certo para o emprego. Lembre-se de incluir os seguintes itens no resumo do seu currículo:

  • Suas qualidades positivas

  • Suas competências, qualificações e certificados relevantes

  • Sua experiência

3. Adicione a sua experiência profissional ao currículo – Esta é a seção principal do seu currículo, então preste bastante atenção aos detalhes. Você quer que esta seção seja concisa, porém informativa. Aqui vão algumas dicas:

  • Não exagere – esta seção precisa pode ser lida em poucos segundos

  • Escreva na ordem cronológica inversa – a experiência mais recente primeiro

  • Certifique-se de que o nome da empresa está em destaque

  • Use marcadores em vez de parágrafos

  • Destaque as principais realizações e conquistas

  • Seja específico - use números e porcentagens reais

  • Use palavras-chave da descrição da vaga (isso ajuda com os algoritmos do ATS (sistema de rastreamento de candidatos))

4. Adicione a sua formação ao currículo

  • Liste apenas as suas qualificações mais recentes

  • Se você ainda está estudando, deixe a data de conclusão em branco

  • Liste as suas conquistas acadêmicas

5. Adicione competências relevantes – Se você acredita que possui competências que possam ser relevantes para a vaga, use uma seção separada para as destacar.

  • Inclua competências comportamentais e técnicas

  • Adicione o seu nível de proficiência em cada competência

  • Adicione apenas as competências que condizem com a vaga

6. Adicione conquistas e prêmios – Os empregadores precisam saber se você foi premiado como o “Funcionário do mês”, “Vendedor do ano”, etc. Lembre-se de adicionar somente as conquistas que sejam relevantes para o emprego que você está buscando

7. Formate o currículo apropriadamente – ele deve ter um formato comercial padrão com os seguintes componentes:

  • Informações de cabeçalho

  • Fonte sans serif fácil de ler (10pt a 12pt)

  • Sem destaque em texto colorido

  • Espaçamento

  • Negrito e itálico limitados

8. Use palavras-chave – As palavras-chave são úteis para duas coisas - o ATS analisando o seu currículo e o recrutador que o vir primeiro.

  • Use dicas de palavras-chave da descrição da vaga para sincronizar com o pensamento do recrutador

  • As palavras-chave devem ter uma relação direta com o cargo

9. Veja exemplos de currículos de primeira – Avaliar alguns bons currículos vai ajudar você a chegar no formato ideal que se encaixe no seu perfil e suas preferências pessoais.

  • Estude os vários formatos em uso

  • Analise a linguagem para captar o profissionalismo e a brevidade

  • Veja o que se sobressai nos currículos avaliados e use esses elementos

10. Escolha um modelo – se você estiver usando um PDF, considere o Mercado de Modelos da Wondershare, que é gratuito para todos os usuários do PDFelement para Windows.

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Agora que você está familiarizado com o processo de escrita dum currículo, confira alguns pontos essenciais que você deve e não deve fazer ao montar um currículo:

40 Aspetos a Fazer e Não Fazer ao Escrever um Currículo de Primeira

Escrevendo um Currículo - 20 Dicas Sobre “O Que FAZER”
1 Identifique o trabalho que você está buscando – diferentes cargos exigem diferentes currículos, mesmo para a mesma pessoa.
2 Certifique-se de que o seu currículo corresponda à descrição do cargo para o qual está se candidatando.
3 Destaque todos os pontos positivos e as conquistas, mesmo os menores
4 Use uma formatação consistente para todas as seções do currículo
5 Utilize declarações positivas, voltadas para a ação e na voz ativa ao falar da sua experiência profissional.
6 Traga todas as seções relevantes (relevantes para a função desejada) para a parte de cima do documento e destaque os pontos-chave dentro dessas seções.
7 Adicione os destaques essenciais em marcadores curtos em vez de parágrafos longos
8 Sequencie o currículo na ordem cronológica inversa (experiência mais recente primeiro, como é visto no LinkedIn)
9 Adicione dados concretos quando possível – porcentagens, números, etc.
10 Inclua uma seção de competências transferíveis como experiência em pesquisa, certificados, etc. – isso ajuda se você não tiver experiência profissional relevante (estudantes, mudando de carreira, etc.)
11 Peça para alguém da mesma área verificar o seu currículo antes de o apresentar.
12 Otimize o seu currículo para o software ATS (Sistema de Rastreamento de Candidatos).
13 Destaque promoções/mudanças dentro da mesma empresa, inclua a linha do tempo.
14 Inclua um resumo no topo com as palavras-chave relevantes.
15 Seja 100% honesto no seu currículo.
16 Use linguagem simples e poderosa – não use palavras grandes desnecessariamente, exceto os jargões da indústria.
17 Mantenha numa página só.
18 Use um modelo de currículo. Você pode encontrar modelos de currículo grátis ou premium online.
19 Tenha um Currículo Mestre contendo todos os seus detalhes; você pode usá-lo para extrair dados para currículos específicos para um vaga posteriormente.
20 Use a formatação de texto apropriada para cargos e nomes de empresas anteriores (H2, H3, etc.)

Agora que você tem noção das melhores (e piores) práticas para montar um currículo, e quanto à logística de o manter atualizado e pronto para distribuição? Esta é a última seção que vamos cobrir hoje:

Como e Onde Armazenar os Seus Currículos

Nós já vimos que o PDF é o formato de arquivo perfeito para um currículo. A principal razão é que o PDF é reproduzido perfeitamente independentemente do dispositivo em que está sendo visualizado, qual sistema operacional roda no seu computador ou qualquer outro fator que afete tipos de arquivos como.txt e .docx. Isto significa que potenciais recrutadores poderão visualizá-lo exatamente do jeito que você o criou, sem problemas de alinhamento, erros de formatação, etc.

O Desafio: A sua meta é ter os seus currículos acessíveis de qualquer lugar, mas que ainda seja prático o suficiente para que você os possa atualizar periodicamente para os manter relevantes e frescos.

A Resposta: A solução perfeita… uma plataforma de armazenamento na nuvem e compartilhamento de arquivos dedicada a PDF!

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  • Ele permite que você compartilhe seus PDFs com recrutadores usando links seguros e por e-mail

  • Os comentários colaborativos permitem que outras pessoas forneçam feedback em tempo real (ideal para mentores, peritos e qualquer um ajudando a montar o seu currículo)

  • Recurso de assinatura eletrônica – aplique uma assinatura eletrônica legalmente vinculativa ao seu currículo para dar-lhe um aspeto profissional

  • Tenha até 100GB de espaço de armazenamento para todas as versões do seu currículo

  • Acesso fácil e seguro por qualquer navegador num dispositivo conectado – compartilhe, baixe, comente, assine, etc.

  • Integrado ao PDFelement Pro DC para Windows – a alternativa viável ao Adobe Acrobat (Experimente Gratuitamente)

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