A primeira regra dum negócio é aumentar a consciência de marca. Tudo o resto pode esperar!
Porque como Robin S. Sharma referiu:
"A consciência precede a escolha, e a escolha precede os resultados!"
Portanto, se você deseja aprender diversas formas de aumentar a consciência de marca, temos muito conteúdo reservado para você.
Neste artigo, vamos falar do conceito de consciência de marca, como pode ser medida e várias estratégias para construir uma consciência de marca.
O que é a Consciência de Marca?
Como é que a Consciência de Marca Pode Ser Medida?
Estratégias para Construir a Consciência de Marca
O que é a Consciência de Marca?
A consciência de marca é o nível segundo o qual uma marca é reconhecida pelos seus clientes pelos produtos que tem ou pelos serviços que presta.
Por exemplo, você já visitou um supermercado e pediu Gilletes em vez de lâminas de barbear? Coca-Cola em vez dum refrigerante? E Champagne em vez de vinho branco espumante?
Este é o exponente máximo da consciência de marca!
Uma marca tão bem-sucedida que o seu próprio nome substituiu o nome genérico do que vende!
Este deveria ser o objetivo principal de todas as empresas. Mas, obviamente, demora anos de marketing bem-sucedido para chegar a este nível.
HNo entanto, você ainda pode medir a consciência de marca de muitas maneiras.
Como é que a Consciência de Marca Pode Ser Medida?
A extensão em que um nome de marca é reconhecível é uma forma de medir a consciência de marca.
De acordo com Byron Sharp, diretor do Instituto Ehrenberg-Bass de Ciência do Marketing, a coisa mais importante que obriga as pessoas a comprar um produto é a capacidade de recordar o seu nome, o que é possível de fazer com ajuda de um slogan familiar ou dum logotipo que se destaca.
Por exemplo, o Just do It da Nike ou o Porque Eu Mereço da LOreal são slogans consistentes conhecidos globalmente.
Mas, mesmo que a sua marca não seja conhecida globalmente, você ainda pode medir a consciência da marca através das seguintes táticas:
Formas de Medir a Consciência da Marca |
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1 | Realizar inquéritos | |
2 | Rastrear o tráfego de website | |
3 | Monitorar os dados de volume de busca | |
4 | Ferramentas de escuta social |
1. Realização de Inquéritos
Uma das formas mais populares de medir a consciência de marca é realizando inquéritos. Você pode fazê-los por e-mail, por telefone, no website ou até mesmo distribuir inquéritos em pessoas sentadas numa zona de espera.
Você pode fazer perguntas semelhantes a estas:
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Quão familiarizado está com esta marca?
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Como ouviu falar dela?
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Já usou estes produtos ou serviços?
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Vai usá-los novamente?
Esta abordagem ajudará a determinar se as pessoas conhecem a sua marca ou não e o canal através do qual ouviram falar dela. Não lhe dará um número definido, mas com certeza lhe dará uma ideia de quão conscientes as pessoas estão da sua marca.
2. Rastreamento do Tráfego num Website
Outra forma de medir a consciência de marca é rastreando o tráfego dos seus websites.
Há inúmeras ferramentas que podem ajudar a fazer isto. Por exemplo, o Google Analytics ajuda a contabilizar o número de pessoas que:
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Inseriu a URL dos seus sites no seu navegador.
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Clicou num link que o redirecionou para o seu website.
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Usou um marcador para ir para o seu website.
Olhar para o tráfego do seu website vai ajudar a acompanhar as mudanças na consciência de marca, ou seja, um aumento do tráfego indica que mais pessoas reconhecem a sua marca.
3. Monitorização de Dados do Volume de Busca
Os dados de volume de busca referem-se ao número de vezes que as pessoas procuraram a sua marca inserindo seu nome na barra de busca.
Tal como no tráfego dum website, você pode rastrear dados de volume de busca através de várias ferramentas como o Google AdWords Keyword Planner e o Google Trends.
Usando estas ferramentas, você pode monitorar os dados de volume de busca e ver se ele está aumentando ou não. Elas também ajudam a descobrir palavras-chave específicas para a sua marca e produto e ajudam o seu website a aparecer na SERP.
4. Investimento em Ferramentas de Escuta Social
Uma das formas mais eficazes e orgânicas de medir a consciência de marca é através da escuta social.
Essa abordagem envolve ouvir ou acessar conversas acerca da sua marca nas mídias sociais ou em qualquer outra plataforma na web. O lado bom desta tática é que você conhece o que os consumidores realmente pensam (bem ou mal) acerca da sua marca.
Ajuda você a saber:
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O que lhe falta?
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O que os consumidores gostam da sua marca?
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Qual campanha de publicidade ou marketing está funcionando?
Como resultado, você pode efetuar alterações ou melhorias para moldar sua marca de acordo com o que os clientes querem.
Ferramentas de escuta social como Sprout Social, Hootsuite, Buffer, etc., podem ajudar a aproveitar esta técnica ao máximo.
Dito isto, vamos chamar a sua atenção para o ponto mais importante…
Para medir a consciência de marca, você necessita primeiro aumentar a consciência de marca!
E, para aumentar a consciência de marca, você precisa duma estratégia sólida de consciência de marca.
Estratégias para Construir a Consciência de Marca
Construir uma consciência de marca requer tempo e paciência.
E, embora não haja nenhuma varinha mágica que eleve a sua marca ao topo da noite para o dia, reunimos algumas estratégias infalíveis para ajudar a aumentar a consciência de marca entre os seus clientes.
Estratégias para Construir a Consciência de Marca |
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1 | Recorrer a influenciadores | |
2 | Publicidade nativa | |
3 | Infográficos | |
4 | Elevar a presença no Instagram | |
5 | Logotipo exclusivo | |
6 | E-mail marketing |
1. Recorrer a Influenciadores
Quando é que estas celebridades autoproclamadas são úteis?
Brincadeiras à parte, imensos YouTubers e Instagrammers têm um público estabelecido que os segue avidamente, confiam nas suas opiniões e até experimentam os produtos que eles usam. Fazer com que estes influenciadores usem o seu produto, avaliem-no ou até o mencionem é uma ótima forma de aumentar a consciência de marca e expandir o seu alcance.
Por exemplo, o famoso YouTuber James Welsh é um entusiasta de produtos para a pele que experimenta diferentes produtos para a pele nos seus vídeos. Com quase 1,3 mil de pessoas que subscreveram o seu canal no YouTube e 357 mil seguidores no Instagram, ele experimenta todas as tendências de maquiagem ou produto para a pele e faz comentários honestos. Os seus seguidores geralmente comprar os produtos de que ele gosta.
2. Fazer Publicidade Nativa
Outra forma infalível de conquistar novos clientes é recorrer à publicidade nativa.
Há imensas pessoas acham os anúncios diretos intrusivos e não lhes prestam muita atenção. Mas, com a publicidade nativa, você pode facilmente incluir o seu anúncio no formato natural dum website ou plataforma de forma não intrusiva.
No entanto, a publicidade nativa nem sempre necessita estar na forma de anúncios dentro duma página de conteúdo.
Por exemplo, a Nickelodeon promoveu o Bob Esponja Calça Quadrada adicionando um filtro de que personagem do Bob Esponja Calça Quadrada é você? no Instagram. Embora tenha sido mencionado que é um filtro patrocinado, ele estava disponível para as pessoas no local onde todos os outros filtros estão.
Esta estratégia ajudou a Nickelodeon a interagir com os usuários do Instagram de forma divertida e interativa, e como resultado expandindo o seu alcance.
3. Criar Infográficos Vibrantes
Se você deseja aumentar a visibilidade das suas marcas, você deve criar infográficos vibrantes para exibir fatos e números interessantes.
Quanto mais atrativos forem os seus infográficos, mais e mais amplamente serão compartilhados, resultando numa maior consciência de marca.
Como aconteceu com Kissmetrics que gerou mais de 41.000 tweets, 2,5 milhões de visitantes e 41.000 backlinks de 3.700 domínios únicos, com os 47 infográficos incríveis que eles criaram ao longo dum período de 2 anos.
Aqui está um exemplo de um dos seus infográficos:
4. Subir de Nível no Instagram
Outra forma relativamente mais fácil e rápida de aumentar a consciência de marca é apostar nas mídias sociais, especialmente no Instagram.
Os usuários preferem ver imagens e assistir vídeos curtos em vez de ler conteúdo em forma dum texto longo nas mídias sociais. É por isso que se você postar a sua história de marca no Instagram através de imagens e vídeos com legendas curtas, você pode conseguir alcançar mais pessoas.
Aqui eu gostaria de mencionar Katherine Sabbath, uma designer de bolos da Austrália que tem quase 482 mil seguidores no Instagram.
O seu segredo?
Ela cria bolos inovadores de diferentes formas e tamanhos. A sua criatividade na pastelaria rendeu-lhe o título de "Rainha dos Bolos de Sydney ", e ela apareceu como jurada convidada no MasterChef Australia.
Mas, para além disso, ela posta imagens fantásticas das suas criações e vídeos de decoração de bolos no Instagram, o que expandiu o seu alcance além-fronteiras.
5. Criar um Logotipo Memorável
Sempre que você vê a letra M no alto de um poste, você sabe que há um McDonalds ao virar da esquina, mesmo ao longe. Da mesma forma, se vir uma pantera saltando, sem dúvida, pensa na marca Puma, mesmo que o nome não esteja escrito.
Isto mostra o quão importante um logotipo é para uma marca!
Se você projetar um logotipo exclusivo para a sua marca, você pode facilmente fazê-la destacar-se das demais. Certifique-se de que ele tem cores distintas porque a cor melhora o color reconhecimento da marca até 80%.
Portanto, solte a sua criatividade no que toca criar um logotipo para a sua marca.
6. E-mail Marketing
Uma estratégia eficaz de e-mail marketing também desempenha um papel vital no aumento da consciência de marca. Não só constrói a fidelização de clientes, mas também aumenta o ROI de campanhas de marketing e torna a sua marca mais confiável.
Para além disso, o e-mail marketing é 40x mais eficaz do que o Facebook, e o Twitter juntos na aquisição de novos clientes!
Tudo que você precisa é:
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Dum tom amigável
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Fontes, cores, modelos e CTAs que atraiam clientes
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Um e-mail de boas-vindas
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Personalização
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Consistência
Com todos estes fatores combinados, você pode realmente realizar uma campanha de e-mail marketing que maximize o seu alcance e aumente a consciência da sua marca.
Portanto, não se esqueça de dar um toque de profissionalismo aos seus e-mails para que os clientes vejam a sua marca como autêntica e de confiança.
Por exemplo, se você enviar um contrato ou acordo para ser assinado eletronicamente, usando uma ferramenta como a Wondershare PDFelement Cloud, você pode adicionar o logotipo das suas marcas no formulário para que tenha um visual mais oficial.
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Afinal, um logotipo da marca é uma representação visual dum negócio!
Para Concluir
Se você está construindo um negócio, é importante que as pessoas saibam que você existe.
E para isso, você necessita encontrar uma estratégia que constrói a consciência de marca sem ser insistente ou intrusivo.
As estratégias que reunimos ajudarão a tornar a sua marca visível, a promover o seu negócio e a lançar os seus produtos com sucesso.
Portanto,
Seja visível, tenha sucesso, e deixe a sua marca no mundo!