PDFelement - Editar, Anotar, Preencher e Assinar Documentos PDF

appstore
Obtenha na App Store

PDFelement - Ler, Anotar e Assinar PDF

appstore
Obtenha no Google Play

Assinatura Digital Vs. Assinatura Eletrônica

assinatura digital e assinatura eletrônica

Uma das memórias mais vívidas da nossa infância é praticar efetuar assinaturas em diferentes estilos num pedaço de papel.

À medida que crescemos, acostumamo-nos a fazer uma assinatura que nos parece perfeita, e essa é a que usamos ao longo da nossa vida profissional.

Quem diria que no futuro veríamos as nossas assinaturas manuscritas elegantes sendo substituídas por assinaturas eletrônicas? E mais alguns anos depois, as assinaturas digitais iriam tornar-se num elemento essencial de documentos legalmente vinculativos?

Embora as assinaturas eletrônicas e digitais estejam sendo amplamente utilizadas por muitas empresas, ainda há alguma confusão relativamente à diferença entre as duas, onde podem ser usadas e como podem ser criadas?

Responderemos a todas estas perguntas no texto a seguir.

O que é uma Assinatura Eletrônica?

o que é uma assinatura eletrônica

Você encontrará centenas de textos explicando o que é uma assinatura eletrônica, mas vamos simplificar isto para você!

Uma assinatura eletrônica é uma versão digitalizada da sua assinatura usada para verificar um documento. Ela pode ser criada usando qualquer ferramenta de assinatura eletrônica, como a Wondershare PDFelement Cloud, com o seu dedo, mouse ou com uma caneta digital.

Alternativamente, você também pode tirar uma foto da sua assinatura manuscrita e colocá-la onde desejar.

O objetivo principal de fazer uma assinatura eletrônica é confirmar a intenção dos signatários e a validade dos documentos.

O que é uma Assinatura Digital?

Uma assinatura digital é semelhante a uma assinatura eletrônica, mas tem um algoritmo criptografado, tornando-a inviolável. Isto significa que se alguém efetuar alguma alteração no documento após a sua assinatura digital o vincular, a assinatura irá tornar-se inválida.

Uma assinatura digital visa confirmar a identidade das pessoas e a autenticidade e originalidade do documento.

Agora vamos dar uma olhadela nalguns fatores que diferenciam as assinaturas eletrônicas das digitais.

Diferenças entre as Assinaturas Eletrônicas e as Digitais

O objetivo de se fazer uma assinatura eletrônica e uma digital pode ser semelhante, mas são diferentes nalguns pontos.

Assinatura Eletrônica
Assinatura Digital
Há 4 tipos:
- Assinatura eletrônica básica
- Assinatura de clique para assinar
- Assinatura eletrônica avançada
- Assinatura qualificada
Há 2 tipos:
- Microsoft Word/Excel
- Adobe PDF
É autorizada pelo proprietário do documento e pelas partes envolvidas. É autorizada pelo governo ou autoridades de certificação.
Está protegida por autenticação multifatorial. Está protegida por códigos e algoritmos.
No caso das assinaturas eletrônicas é difícil acompanhar as alterações. Acompanha as alterações efetuadas no documento.
É usado o e-mail ou número de telefone do assinante para autenticação. É usada uma ID digital para a autenticação.
É utilizada para indicar consentimento e validade do documento. Confirma a identidade do assinante e protege o documento.

1. Tipos

As assinaturas eletrônicas podem ser classificadas em 4 tipos:

  • Assinatura eletrônica básica

  • Assinatura de clique para assinar

  • Assinatura eletrônica avançada

  • Assinatura qualificada

Por outro lado, as assinaturas digitais são de 2 tipos:

Portanto, se você já confundiu uma assinatura eletrônica com uma digital, você pode sempre conferir os seus tipos.

2. Autorização

Uma assinatura eletrônica é autorizada pelo proprietário do documento ou pelas pessoas envolvidas na sua assinatura, enquanto uma assinatura digital é autorizada pelo governo ou departamentos que facultam certificação.

3. Segurança

No que toca à segurança, a assinatura digital vence! A razão é que ela está criptografada com códigos e algoritmos que fazem com que seja impossível adulterá-la. Mas, uma assinatura eletrônica só está protegida com a autenticação multifatorial, tornando-a relativamente menos segura do que uma digital.

4. Registros de Auditoria

Os registros de auditoria são usados para acompanhar as alterações efetuadas num documento, completas com a data e a hora. Este recurso só está disponível nas assinaturas digitais e é difícil de aplicar nas assinaturas eletrônicas.

Este é um dos motivos por que as assinaturas digitais são mais seguras comparativamente com as assinaturas eletrônicas.

5. Autenticação

Uma assinatura eletrônica usa o telefone ou e-mail dos signatários como método de autenticação, enquanto numa assinatura digital é usada uma ID certificada.

6. Utilização

Há um pouco de diferença na utilização de ambas as assinaturas. Uma assinatura eletrônica é simplesmente usada para assinar um documento indicando que o signatário concorda com ele, enquanto que uma assinatura digital protege o documento e valida a sua veracidade.

Agora que você sabe as diferenças significativas entre uma assinatura eletrônica e uma assinatura digital e como a segurança é um elemento importante, tenho certeza de que você se está questionando onde deve usar ambos os tipos.

Onde se pode Usar uma Assinatura Eletrônica?

Como uma assinatura eletrônica é usada principalmente para efeitos de contrato pelo signatário, você pode usá-la para vincular os seguintes documentos:

Documentos Onde Pode Ser Usada uma Assinatura Eletrônica
1 ~Contratos de fornecedor
2 Contratos de vendas
3 Aprovações de cliente
4 Formulários de emprego
5 Licença de propriedade
6 Preenchimento de declarações fiscais
7 Outros documentos legais

Onde se Pode Usar uma Assinatura Digital?

Uma assinatura digital garante uma segurança infalível, portanto, você pode usá-la nos seguintes documentos:

Documentos Onde Pode Ser Usada uma Assinatura Digital
1 Contratos financeiros
2 Software de gerenciamento de contratos
3 Distribuição de Software

Você sabe como e onde pode usar uma assinatura eletrônica e digital. Mas, nós não falamos do aspecto mais importante – como você pode criar estas assinaturas?

Como se Pode Criar uma Assinatura Eletrônica?

Vamos passar aos passos da criação duma assinatura eletrônica usando a Wondershare PDFelement Cloud.

home banner

Wondershare PDFelement Cloud

Armazenamento em nuvem premium de 100 GB

Assinatura Eletrônica de Alta Qualidade

Anotação Online Colaborativa

Compartilhamento de arquivos fácil e rápido

Passo 1

Vá até ao website da Wondershare, e clique em "Acessar Cloud".”

acessar document cloud

Passo 2

Clique no seu avatar no canto superior direito e, no menu suspenso, clique em "Configuração de Assinatura". Em seguida, você será redirecionado para uma página onde você pode configurar a sua assinatura.

signing setting

Passo 3

Clique em "Criar assinatura". Esta ação abrirá uma prancheta de desenho para você poder criar a sua assinatura.

create signature

Passo 4

Na prancheta de desenho, você terá 3 opções diferentes para poder criar a sua assinatura:

  • Inserir: Você pode usar esta opção para inserir o seu nome completo ou usar as suas iniciais.

  • Carregar: Com esta opção pode carregar uma imagem da sua assinatura manuscrita.

  • Desenhar: Use o seu dedo, mouse ou caneta digital para desenhar a sua assinatura diretamente na tela.

métodos para criar uma assinatura

Passo 5

O último passo é guardar a sua assinatura para usar no futuro.

É assim que você cria uma assinatura eletrônica em 5 passos fáceis usando a Wondershare PDFelement Cloud.

Como Você Pode Criar uma Assinatura Digital?

Agora, se você quiser criar uma assinatura digital, aqui estão os passos para o fazer Wondershare PDFelement Pro DC.

Wondershare PDFelement Pro

Simplifique seu fluxo de trabalho com a nuvem de documentos para PDFelement.

pdfelement pro dc

Passo 1

Inicie o PDFelement no seu PC e abra o arquivo que necessita assinar.

página inicial de pdfelement

Passo 2

Agora clique em "Proteger > Assinar Documento".

assinar documento

Passo 3

Agora coloque a caixa de assinatura onde você deseja assinar o documento.

colocar assinatura digital

Passo 4

Após colocar a caixa de assinatura, surgirá uma caixa de diálogo para "Adicionar ID Digital".

Aqui, você pode clicar em "Minha ID Digital existente a partir dum arquivo" se você tiver uma assinatura criada anteriormente.

Ou, clique em "Uma nova ID Digital que eu desejo criar agora" para criar uma nova.

definir uma assinatura

Passo 5

Agora, você terá 2 opções para criar a sua ID Digital:

  • i) Novo arquivo de ID Digital PKCS#12

  • ii) Loja de Certificados do Windows

Clique em "seguinte" após selecionar a opção desejada.

adicionar id digital

Passo 6

Preencha os campos necessários e clique em "Seguinte".

clique no botão seguinte

Passo 7

Agora clique em "Procurar" para salvar a sua ID Digital no local desejado, ou você pode escolher a opção padrão. Defina a senha e clique em "Concluir".

clique no botão concluir

Passo 8

Insira a sua senha e selecione o estilo da assinatura. O estilo padrão é mostrado na imagem; no entanto, você pode selecionar "Criar Novo Estilo" para personalizar a sua ID Digital.

Não se esqueça de selecionar "Bloquear Documento Após Assinar" antes de clicar em "Assinar".

clique no botão assinar

O seu documento será assinado digitalmente em segurança.

A Conclusão

Num mundo onde falsificação e adulteração são práticas comuns, devemos tomar medidas de precaução por conta própria para evitar tais casos.

É aqui que as assinaturas eletrônicas e digitais entram para salvar o dia. O uso destas assinaturas é uma maneira segura e legal de vincular documentos. Se você pretende obter um contrato, você pode fazê-lo com as assinaturas eletrônicas rápidas. No entanto, se você deseja documentos à prova de adulteração e validar documentos, recomendam-se as assinaturas digitais.

Portanto, pouse a sua caneta, obtenha uma ID digital e assine os seus documentos com um só clique!