Uma das memórias mais vívidas da nossa infância é praticar efetuar assinaturas em diferentes estilos num pedaço de papel.
À medida que crescemos, acostumamo-nos a fazer uma assinatura que nos parece perfeita, e essa é a que usamos ao longo da nossa vida profissional.
Quem diria que no futuro veríamos as nossas assinaturas manuscritas elegantes sendo substituídas por assinaturas eletrônicas? E mais alguns anos depois, as assinaturas digitais iriam tornar-se num elemento essencial de documentos legalmente vinculativos?
Embora as assinaturas eletrônicas e digitais estejam sendo amplamente utilizadas por muitas empresas, ainda há alguma confusão relativamente à diferença entre as duas, onde podem ser usadas e como podem ser criadas?
Responderemos a todas estas perguntas no texto a seguir.
O que é uma Assinatura Eletrônica?
Você encontrará centenas de textos explicando o que é uma assinatura eletrônica, mas vamos simplificar isto para você!
Uma assinatura eletrônica é uma versão digitalizada da sua assinatura usada para verificar um documento. Ela pode ser criada usando qualquer ferramenta de assinatura eletrônica, como a Wondershare PDFelement Cloud, com o seu dedo, mouse ou com uma caneta digital.
Alternativamente, você também pode tirar uma foto da sua assinatura manuscrita e colocá-la onde desejar.
O objetivo principal de fazer uma assinatura eletrônica é confirmar a intenção dos signatários e a validade dos documentos.
O que é uma Assinatura Digital?
Uma assinatura digital é semelhante a uma assinatura eletrônica, mas tem um algoritmo criptografado, tornando-a inviolável. Isto significa que se alguém efetuar alguma alteração no documento após a sua assinatura digital o vincular, a assinatura irá tornar-se inválida.
Uma assinatura digital visa confirmar a identidade das pessoas e a autenticidade e originalidade do documento.
Agora vamos dar uma olhadela nalguns fatores que diferenciam as assinaturas eletrônicas das digitais.
Diferenças entre as Assinaturas Eletrônicas e as Digitais
O objetivo de se fazer uma assinatura eletrônica e uma digital pode ser semelhante, mas são diferentes nalguns pontos.
Assinatura Eletrônica |
Assinatura Digital |
Há 4 tipos: - Assinatura eletrônica básica - Assinatura de clique para assinar - Assinatura eletrônica avançada - Assinatura qualificada |
Há 2 tipos: - Microsoft Word/Excel - Adobe PDF |
É autorizada pelo proprietário do documento e pelas partes envolvidas. | É autorizada pelo governo ou autoridades de certificação. |
Está protegida por autenticação multifatorial. | Está protegida por códigos e algoritmos. |
No caso das assinaturas eletrônicas é difícil acompanhar as alterações. | Acompanha as alterações efetuadas no documento. |
É usado o e-mail ou número de telefone do assinante para autenticação. | É usada uma ID digital para a autenticação. |
É utilizada para indicar consentimento e validade do documento. | Confirma a identidade do assinante e protege o documento. |
1. Tipos
As assinaturas eletrônicas podem ser classificadas em 4 tipos:
-
Assinatura eletrônica básica
-
Assinatura de clique para assinar
-
Assinatura eletrônica avançada
-
Assinatura qualificada
Por outro lado, as assinaturas digitais são de 2 tipos:
Portanto, se você já confundiu uma assinatura eletrônica com uma digital, você pode sempre conferir os seus tipos.
2. Autorização
Uma assinatura eletrônica é autorizada pelo proprietário do documento ou pelas pessoas envolvidas na sua assinatura, enquanto uma assinatura digital é autorizada pelo governo ou departamentos que facultam certificação.
3. Segurança
No que toca à segurança, a assinatura digital vence! A razão é que ela está criptografada com códigos e algoritmos que fazem com que seja impossível adulterá-la. Mas, uma assinatura eletrônica só está protegida com a autenticação multifatorial, tornando-a relativamente menos segura do que uma digital.
4. Registros de Auditoria
Os registros de auditoria são usados para acompanhar as alterações efetuadas num documento, completas com a data e a hora. Este recurso só está disponível nas assinaturas digitais e é difícil de aplicar nas assinaturas eletrônicas.
Este é um dos motivos por que as assinaturas digitais são mais seguras comparativamente com as assinaturas eletrônicas.
5. Autenticação
Uma assinatura eletrônica usa o telefone ou e-mail dos signatários como método de autenticação, enquanto numa assinatura digital é usada uma ID certificada.
6. Utilização
Há um pouco de diferença na utilização de ambas as assinaturas. Uma assinatura eletrônica é simplesmente usada para assinar um documento indicando que o signatário concorda com ele, enquanto que uma assinatura digital protege o documento e valida a sua veracidade.
Agora que você sabe as diferenças significativas entre uma assinatura eletrônica e uma assinatura digital e como a segurança é um elemento importante, tenho certeza de que você se está questionando onde deve usar ambos os tipos.
Onde se pode Usar uma Assinatura Eletrônica?
Como uma assinatura eletrônica é usada principalmente para efeitos de contrato pelo signatário, você pode usá-la para vincular os seguintes documentos:
Documentos Onde Pode Ser Usada uma Assinatura Eletrônica |
||
1 | ~Contratos de fornecedor | |
2 | Contratos de vendas | |
3 | Aprovações de cliente | |
4 | Formulários de emprego | |
5 | Licença de propriedade | |
6 | Preenchimento de declarações fiscais | |
7 | Outros documentos legais |
Onde se Pode Usar uma Assinatura Digital?
Uma assinatura digital garante uma segurança infalível, portanto, você pode usá-la nos seguintes documentos:
Documentos Onde Pode Ser Usada uma Assinatura Digital |
||
1 | Contratos financeiros | |
2 | Software de gerenciamento de contratos | |
3 | Distribuição de Software |
Você sabe como e onde pode usar uma assinatura eletrônica e digital. Mas, nós não falamos do aspecto mais importante – como você pode criar estas assinaturas?
Como se Pode Criar uma Assinatura Eletrônica?
Vamos passar aos passos da criação duma assinatura eletrônica usando a Wondershare PDFelement Cloud.
Armazenamento em nuvem premium de 100 GB Assinatura Eletrônica de Alta Qualidade Anotação Online Colaborativa Compartilhamento de arquivos fácil e rápidoWondershare PDFelement Cloud
Passo 1
Vá até ao website da Wondershare, e clique em "Acessar Cloud".”
Passo 2
Clique no seu avatar no canto superior direito e, no menu suspenso, clique em "Configuração de Assinatura". Em seguida, você será redirecionado para uma página onde você pode configurar a sua assinatura.
Passo 3
Clique em "Criar assinatura". Esta ação abrirá uma prancheta de desenho para você poder criar a sua assinatura.
Passo 4
Na prancheta de desenho, você terá 3 opções diferentes para poder criar a sua assinatura:
-
Inserir: Você pode usar esta opção para inserir o seu nome completo ou usar as suas iniciais.
-
Carregar: Com esta opção pode carregar uma imagem da sua assinatura manuscrita.
-
Desenhar: Use o seu dedo, mouse ou caneta digital para desenhar a sua assinatura diretamente na tela.
Passo 5
O último passo é guardar a sua assinatura para usar no futuro.
É assim que você cria uma assinatura eletrônica em 5 passos fáceis usando a Wondershare PDFelement Cloud.
Como Você Pode Criar uma Assinatura Digital?
Agora, se você quiser criar uma assinatura digital, aqui estão os passos para o fazer Wondershare PDFelement Pro DC.
Wondershare PDFelement Pro
Simplifique seu fluxo de trabalho com a nuvem de documentos para PDFelement.
Passo 1
Inicie o PDFelement no seu PC e abra o arquivo que necessita assinar.
Passo 2
Agora clique em "Proteger > Assinar Documento".
Passo 3
Agora coloque a caixa de assinatura onde você deseja assinar o documento.
Passo 4
Após colocar a caixa de assinatura, surgirá uma caixa de diálogo para "Adicionar ID Digital".
Aqui, você pode clicar em "Minha ID Digital existente a partir dum arquivo" se você tiver uma assinatura criada anteriormente.
Ou, clique em "Uma nova ID Digital que eu desejo criar agora" para criar uma nova.
Passo 5
Agora, você terá 2 opções para criar a sua ID Digital:
-
i) Novo arquivo de ID Digital PKCS#12
-
ii) Loja de Certificados do Windows
Clique em "seguinte" após selecionar a opção desejada.
Passo 6
Preencha os campos necessários e clique em "Seguinte".
Passo 7
Agora clique em "Procurar" para salvar a sua ID Digital no local desejado, ou você pode escolher a opção padrão. Defina a senha e clique em "Concluir".
Passo 8
Insira a sua senha e selecione o estilo da assinatura. O estilo padrão é mostrado na imagem; no entanto, você pode selecionar "Criar Novo Estilo" para personalizar a sua ID Digital.
Não se esqueça de selecionar "Bloquear Documento Após Assinar" antes de clicar em "Assinar".
O seu documento será assinado digitalmente em segurança.
A Conclusão
Num mundo onde falsificação e adulteração são práticas comuns, devemos tomar medidas de precaução por conta própria para evitar tais casos.
É aqui que as assinaturas eletrônicas e digitais entram para salvar o dia. O uso destas assinaturas é uma maneira segura e legal de vincular documentos. Se você pretende obter um contrato, você pode fazê-lo com as assinaturas eletrônicas rápidas. No entanto, se você deseja documentos à prova de adulteração e validar documentos, recomendam-se as assinaturas digitais.
Portanto, pouse a sua caneta, obtenha uma ID digital e assine os seus documentos com um só clique!