Se você já fez parte de uma organização, presencialmente ou remotamente, provavelmente está ciente da importância da colaboração em equipe para se ter um negócio de sucesso.
De fato, as equipes que trabalham de forma colaborativa podem ser até 21% mais rentáveis!
Mas imensas pessoas confundem a colaboração em equipe com o trabalho em equipe.
Portanto, neste artigo, vamos eliminar esta confusão e dar-lhe uma visão clara sobre o que é a colaboração de equipe, como ela é diferente do trabalho em equipe e quais estratégias você pode usar para a incorporar no seu negócio.
Portanto, aqui vai!
O que é a Colaboração em Equipe e Por Que É Importante?
Em que a Colaboração Em Equipe Difere do Trabalho em Equipe?
Como Se Incorpora a Colaboração em Equipe no Seu Local de Trabalho?
Liderança Colaborativa e Competências de Colaboração Em Equipe
Excelentes Estratégias de Colaboração Em Equipe que Funcionam Imenso
O que é a Colaboração em Equipe e Por Que É Importante?
A colaboração em equipe é simplesmente o ato de indivíduos com conjuntos de competências semelhantes ou diferentes, fazerem brainstorming e trabalharem juntos para alcançar um conjunto de objetivos em comum dentro de uma empresa.
Mas o que quer isto dizer?
A colaboração da equipe só tem a ver com objetivos?
Não!
Portanto, do que se trata??
Para além de reduzir o tempo total necessário para realizar uma tarefa, a colaboração da equipe também tem a ver com a cooperação, o pensamento criativo, o raciocínio crítico e o envolvimento equitativo.
Não é à toa que 75% dos empregadores classifiquem o trabalho em equipe e a colaboração como fatores importantes para o crescimento de uma organização!
Mas, em que difere do trabalho em equipe? Vamos lá explorar isso!
Em que a Colaboração Em Equipe Difere do Trabalho em Equipe?
Embora os dois termos sejam geralmente usados de forma intercambiável, há diferenças importantes entre os dois.
Na colaboração em equipe, o foco do grupo está compartilhar a sua experiência e trabalhar eficientemente entre si. Como numa sessão de brainstorming, onde cada membro pode compartilhar as suas ideias, e concordar com um objetivo comum.
Por outro lado, o trabalho em equipe envolve designar subtarefas a membros da equipe. Eles trabalham de forma independente, como jogadores de futebol realizando a sua função individual esforçando-se para ganhar um jogo.
Agora que já esclarecemos a diferença, vamos lá ver como você pode inserir a colaboração da equipe no seu local de trabalho.
Como Se Incorpora a Colaboração em Equipe no Seu Local de Trabalho?
Para incorporar a colaboração em equipe no seu local de trabalho, você necessita:
- 1. Liderança Colaborativa e Competências de Colaboração Em Equipe
- 2. Estratégias de Colaboração em Equipe
Liderança Colaborativa e Competências de Colaboração Em Equipe
A colaboração não é possível sem sólidas competências de liderança e a colaboração em equipe.
De fato, 75% dos funcionários acham que um bom trabalho em equipe e boas competências de liderança são cruciais para o sucesso dos seus projetos.
No entanto, as competências de colaboração não são alcançadas instantaneamente. Conhecer os seus companheiros de equipe e formar uma boa relação de trabalho requer tempo e esforço. Mais significativamente, você necessita aprender a trabalhar com as outras pessoas.
E para isso você necessita de 3 coisas:
- Boa Capacidade de Comunicação
A boa capacidade de comunicação pode até mesmo mudar situações mesmo ruins. Por exemplo, quando os funcionários trabalham em equipe, você tem de receber todas as suas ideias. No entanto, se você discordar dos pensamentos que eles compartilham, primeiro, em primeiro lugar, deve comunicar-lhes a sua opinião em vez de rejeitar o seu plano totalmente.
Com uma boa capacidade de comunicação, os gestores podem entender melhor a sua equipe e, eventualmente, usar os pontos fortes da sua equipe. É tudo acerca de trabalhar com tato.
- Inteligência Emocional
A sua equipe consegue detectar ou controlar as suas próprias emoções? Você consegue reconhecer rapidamente como todas as outras pessoas se estão sentindo nalgum momento em particular?
Se não, então, você pode tornar possível com a inteligência emocional ao entender, empatizar e gerenciar as emoções da sua equipe para uma melhor comunicação e resolução de conflitos.
Claro, isto só vai acontecer quando você conhece bem os membros da sua equipe, o que nos leva de volta ao ponto número 1 - boa capacidade de comunicação.
- Diversidade
A diversidade exige que a empresa afaste as diferenças individuais, étnicas ou demográficas, e possibilite um ambiente inclusivo que se concentre em ajudar os funcionários a atingir o seu máximo potencial e se esforçar ao máximo num projeto.
Ajuda a empresa a melhorar as suas competências de resolução de problemas e a haver mais inovação nos seus serviços e produtos.
À medida que a diversidade se foca em recrutar pessoas de diversas origens para uma equipe, a empresa vê os problemas com perspectivas diferentes.
Depois de todas estas competências, você tem que ser estratégico para lidar com a colaboração em equipe para permitir que a empresa aumente a sua produtividade.
Então, vamos lá mergulhar diretamente nas estratégias de colaboração em equipe que certamente irão ajudar você.
5 Excelentes Estratégias de Colaboração Em Equipe que Funcionam Imenso
Se você está lutando em implementar a colaboração em equipe, aqui estão algumas estratégias de colaboração de equipe que dão resultados instantâneos:
Estratégias de Colaboração Em Equipe |
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1 | Definir os objetivos e metas da equipe | |
2 | Iniciar a comunicação | |
3 | Reconhecer esforços entre equipes | |
4 | Encorajar o feedback aberto e honesto | |
5 | Usar ferramentas colaborativas |
1. Definir Objetivos e Metas de Equipe
Você sabia que apenas 5,9% das empresas comunicam objetivos diariamente? Este não é um número muito impressionante!
Você deve garantir que todas as pessoas da sua equipe estão cientes dos seus objetivos. Se um funcionário for questionado acerca dos seus objetivos, ele deve ser capaz de responder logo a essa perguntar, sem hesitar. Isto mostra que está claro para eles o que eles têm que fazer.
Por que é importante?
Porque ajuda seus colegas de equipe a se manterem focados e produtivos, removendo quaisquer entraves na equipe.
Não só isso, mas possuir fortes competências de liderança e objetivos definidos apoiará o desenvolvimento de uma equipe dominante com o estilo de gestão de cooperação certo para alcançar todos os prazos estabelecidos.
Para além da comunicação dos objetivos diariamente, as reuniões semanais para resumir os objetivos também são uma abordagem útil.
2. Iniciar a Comunicação para a Colaboração Em Equipe
Pesquisas mostram que 63% de todos os funcionários americanos deixam os seus empregos porque não conseguem efetuar as suas tarefas corretamente devido a comunicação inadequada.
Por outro lado, as organizações com comunicação eficaz têm 4,5x de maior probabilidade em manterem os seus melhores funcionários.
Portanto, conheça os membros da equipe com quem você tem de colaborar no trabalho em equipe. Quanto mais você se envolve com eles, mais você fica confortável no local de trabalho.
Peça-lhes para compartilhar ideias, dar feedback acerca da sua opinião, colocar sugestões na mesa e desfrute da sua presença.
Comunique regularmente, não só comunicação relacionada com o trabalho, mas você pode fazer algumas perguntas quebra-gelo. Pode ser onde moram, que tipo de comida gostam, ou qualquer tópico preferível que você queira perguntar. Se um novato se juntar à sua equipe, você pode efetuar uma sessão de apresentação para toda a sua equipe, e certifique-se de que serve chá ou café.
Estes passos podem não parecer muito, mas são bastante essenciais na criação de um ambiente de trabalho confortável.
3. Reconhecer os Esforços Entre Equipes
Os funcionários estão mais dispostos a admirar o seu posto de trabalho, colegas de trabalho e profissão se se sentirem valorizados e reconhecidos.
O próximo passo para aumentar a colaboração em equipe é mostrar as capacidades de cada membro da equipe.
Se você não aprecia os membros da sua equipe, há uma maior probabilidade deles saírem dela.
54% dos funcionários dizem que um forte sentido de comunidade, como ótimos colegas de trabalho, celebração de marcos alcançados, uma missão em comum, os manteve numa empresa por mais tempo do que era do seu interesse..
Quando pessoas de vários departamentos se esforçam para alcançar um objetivo semelhante, isto é conhecido como colaboração entre equipes. Nos esforços em equipe, a colaboração entre equipes é uma excelente abordagem para melhorar as relações de trabalho. Reconhecer o esforço numa equipe multifuncional representa todo o esforço da organização.
4. Incentivar o Feedback Aberto e Honesto
Você deve estabelecer uma atmosfera colaborativa onde todas as pessoas se sintam livres para compartilhar os seus pensamentos e opiniões. Tome a iniciativa de evitar críticas e foque-se em facultar feedback útil.
Usar um estilo de liderança colaborativo, sem dúvida, irá ajudar a formar uma equipe que tenha um ambiente colaborativo. Trata-se de estabelecer uma excelente comunicação e trabalho em equipe com a sua equipe.
5. Usar Ferramentas Colaborativas
E, obviamente, o trabalho em equipe e a colaboração não são possíveis sem haver ferramentas inovadoras e colaborativas!
Cerca de 80% das empresas usam ferramentas de colaboração social para impulsionar os seus processos de negócios.
Não só as ferramentas colaborativas ajudam a automatizar as tarefas cotidianas, como também ajudam na realização de processos de forma mais rápida e conveniente.
Estão disponíveis mais de centenas de ferramentas para ajudar na colaboração em equipe e a polir as suas competências colaborativas a partir de qualquer lugar. Algumas disponibilizam soluções de gerenciamento de tarefas, enquanto outras são excelentes para reuniões e para o compartilhamento de arquivos.
No entanto, para lhe poupar trabalho, listamos alguns softwares de colaboração para ajudar a começar:
Armazenamento em nuvem premium de 100 GB Assinatura Eletrônica de Alta Qualidade Anotação Online Colaborativa Compartilhamento de arquivos fácil e rápidoWondershare PDFelement Cloud
Software de Colaboração |
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1 | Wondershare PDFelement Cloud | |
2 | Flowdock | |
3 | GoToMeeting | |
4 | Slack | |
5 | WebEx |
Conclusão
A colaboração em equipe tornou-se crucial hoje em dia para realizar tarefas de negócios de forma eficaz. 86% das pessoas acreditam que a falta de comunicação leva a falhas no local de trabalho.
Mas, seguindo as estratégias de colaboração em equipe de que falamos, temos a certeza de que você pode construir uma equipe forte que elevará o seu negócio ao nível seguinte.
Então, o que prefere?
Uma empresa de sucesso com uma equipe forte ou um lugar onde os funcionários estão secretamente procurando emprego noutro lugar?
A escolha é sua!