PDFelement - Editar, Anotar, Preencher e Assinar Documentos PDF

appstore
Obtenha na App Store

PDFelement - Ler, Anotar e Assinar PDF

appstore
Obtenha no Google Play

Benefícios para a Aprendizagem Colaborativa em Empresas

aprendizagem colaborativa

As grandes empresas como Facebook e Google incentivam regularmente o aprendizado colaborativo porque aumenta a produtividade e a unidade da sua força de trabalho.

Esta melhoria na produtividade e unidade também se traduz em maiores lucros para a empresa. De acordo com a WRF, aumenta o empenhamento dos funcionários em 10%, enquanto aumenta os lucros em 2.400 USD por funcionário por ano.

Este artigo falará por que as empresas usam este método de aprendizagem, como ele as beneficia e como as empresas o implementam.

O que é a Aprendizagem Colaborativa nas Empresas?

aprendizagem colaborativa nas empresas

A aprendizagem colaborativa nas empresas refere-se à prática de trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo ou propósito comum.

Os departamentos podem colaborar uma ou duas vezes para um projeto a curto prazo. Enquanto as conexões mútuas entre colegas desenvolvem-se a longo prazo.

Por que as empresas usam o aprendizado colaborativo?

Beneficia as empresas de duas formas principais.

Primeiro, quando os colaboradores interagem entre si durante essas sessões de aprendizagem, eles descobrem novas ideias, ganham conhecimento e, geralmente crescem profissionalmente juntos.

Em segundo lugar, aumenta a unidade entre os colegas de trabalho. São mais capazes de entender as perspectivas uns dos outros e também beneficiarem-se das experiências uns dos outros.

Por exemplo, ao projetar uma imagem em destaque para um post no blog, o seu departamento de conteúdo pode colaborar com a equipe de design para discutir os fatores que ajudam a manter a relevância de cada imagem para o tópico do blog.

7 Benefícios que as Empresas Ganham Usando o Aprendizado Colaborativo

benefícios que as empresas ganham

Vamos falar acerca de alguns dos seus benefícios para as empresas.

1. Eleva o Envolvimento dos Funcionários

Um funcionário envolvido procura formas de beneficiar a equipe de que fazem parte. Quando a sua empresa tem uma força de trabalho envolvida, é provável que aumente a produtividade e a satisfação do cliente.

E adivinhe o que faz com que um funcionário fique envolvido? O ambiente em que trabalha. Não acredita em nós? Considere os achados do estudo da pesquisa ADP.

Envolvimento dos Funcionários = Mais Produtividade = 21% Mais Rentabilidade

Por outro lado, de acordo com Gallup funcionários ativamente não envolvidos custam cerca de 450 a 550 bilhões de USD por ano em perdas de produtividade.

Portanto, as empresas devem pressionar por um maior envolvimento dos funcionários para fazer crescer os seus negócios.

2. Torna a Interação numa Parte Integrante do Aprendizado

interação entre colegas

Um dos grandes benefícios da aprendizagem colaborativa é que ela se foca no envolvimento e nas interações entre colegas.

Os membros da equipe podem compartilhar as suas necessidades de aprendizagem e quando um programa de treinamento for desenvolvido e até mesmo criar um curso com base nos seus conhecimentos e experiência.

Esse conhecimento e experiência podem ser compartilhados dentro da empresa com outros funcionários ou também com o resto do mundo.

O envolvimento entre colegas facilita o aprendizado e permite que as empresas ganhem uma vantagem competitiva.

Por exemplo, você pode utilizar o aprendizado entre colegas para impulsionar o seu funcionamento colaborativo. Pode ajudar novos funcionários a porem-se a par do funcionamento da empresa o mais rápido possível.

3. Promove a Competência de Resolução de Problemas

56% dos empreendedores acreditam que uma melhor comunicação melhora a produtividade nas suas empresas.

Se os seus funcionários não têm atitudes ou competências para resolver problemas, você pode tentar implementar o aprendizado colaborativo dentro dos departamentos. Isso melhora a comunicação entre os colaboradores e ajuda a encontrar soluções.

Como exemplo vamos falar duma empresa de fabrico. Eles acham que o seu fornecedor luta para fornecer as peças necessárias.

Com a ajuda dos representantes de vendas, do gerente do armazém e do departamento de encomendas, encontraram outro fornecedor que concordou em cumprir os requisitos para as peças abaixo do orçamento.

4. Facilita o Potencial das Empresas para a Mudança

Quando os seus funcionários colaboram eficazmente, as chances da sua empresa se adaptar às mudanças aumentam.

Dê uma olhadela neste exemplo para entender melhor este ponto. Suponha que a sua empresa decidiu lançar uma nova tecnologia. Alguns funcionários apreciaram a mudança, enquanto outros nem sequer se deram conta.

Neste caso, os animados podem ajudar os sem noção a abraçar o novo desenvolvimento, falando sobre os possíveis benefícios da tecnologia.

No entanto, você pode esclarecer ainda mais os equívocos do grupo fornecendo o treinamento e suporte necessários. Com a ajuda do esclarecimento, esse grupo descobrirá como o novo avanço facilitará o seu trabalho diário.

5. Melhora as Competência e o Aprendizado

A sua empresa pode ter um programa formal de treinamento ou de melhoria de competências. Mas você também pode optar por aprender de forma colaborativa organicamente.

Quando as equipes trabalham juntas, cada membro tem a oportunidade de aprender dando ou recebendo feedback e trocando diversas perspectivas.

Por exemplo, as chances são de que possa haver funcionários num departamento ou empresa que não têm boas capacidades de comunicação. Ao trabalhar em conjunto num grupo, esses funcionários podem ter a oportunidade de aprender a forma correta de comunicar e participar duma conversa significativa.

6. Melhora o Bem-estar dos Funcionários

Sabia que a falta de colaboração afeta o bem-estar duma pessoa?

De acordo com um estudo de Wrikeo trabalho em equipe ruim, como a falta de comunicação ou o desempenho medíocre da força de trabalho, pode levar a que haja estresse no local de trabalho.

O estresse no local de trabalho não é saudável. Isto faz com que os funcionários deixem de se empenhar e, na maior parte dos casos, as pessoas comecem a desistir.

E você não quer que isso aconteça com a sua empresa. É por isso que incorporar o aprendizado colaborativo faz sentido. Promove comunicações, esclarece mal-entendidos e distribui carga de trabalho igualmente.

7. Impulsiona a Produção

Todos querem levar a sua ideia a bom termo. Mas você não pode ignorar atrasos, problemas inesperados e outros problemas no processo.

Não há garantia para eliminar estas questões. No entanto, você pode limitar o tempo necessário para resolver tais problemas, se você tentar criar um ambiente colaborativo.

Por exemplo, um funcionário de algum departamento da sua empresa pode desenvolver um problema e lutar para o solucionar. Eles podem perder horas de trabalho sem qualquer resultado concreto.

Neste caso, se eles forem autorizados a ter uma comunicação aberta e suporte de colegas de trabalho, eles podem solucionar o problema, terminar o projeto dentro do prazo dado e melhorar os níveis globais de produtividade.

Certifique-se de que cada uma dessas coisas seja disponibilizada a cada um dos funcionários:-

Fatores que entram na Checklist de Produtividade dos Funcionários
1 Ambiente de trabalho
2 Cultura da empresa
3 Envolvimento dos funcionários
4 Liderança
5 Treinamento e desenvolvimento
6 Tecnologia

5 Estratégias de Aprendizagem Colaborativas Usadas pelas Empresas

estratégias de aprendizado colaborativo

Aqui estão algumas áreas onde você pode implementar estratégias de aprendizagem colaborativas.

Estratégias de Aprendizagem Colaborativa para Empresas
1 Organização de Sessões de Discussão
2 Softwares de Colaboração
3 Executivos de Mentoria e Coaching
4 Práticas de RH para um Ambiente Colaborativo
5 Liderança Flexível e Orientada para os Relacionamentos

1. Organização de Sessões de Discussão

organizar sessões de discussão

Usando sessões de discussão, você pode melhorar a experiência em vendas da sua força de trabalho, gerar mais receita e abrir novos canais de parceiros compartilhando vendas, chamadas, demonstrações gravadas, histórias de sucesso, etc.

Por exemplo, você pode organizar sessões onde, como um possível cliente, você pode discutir concorrentes que estão fazendo o bem. Você pode até mesmo analisar as suas técnicas e ver o que está funcionando para eles que você também pode usar.

2. Softwares de Colaboração

Softwares de Colaboração
1 Wondershare PDFelement Cloud
2 Flowdock
3 GoToMeeting
4 Slack
5 WebEx

home banner

Wondershare PDFelement Cloud

Armazenamento em nuvem premium de 100 GB

Assinatura Eletrônica de Alta Qualidade

Anotação Online Colaborativa

Compartilhamento de arquivos fácil e rápido

Outra ótima forma de incentivar a colaboração entre os funcionários é através de softwares. Muitos softwares são concebidos com o trabalho em equipe no centro do seu funcionamento.

O uso de softwares incentiva a discussão entre diferentes funcionários. Também ajuda a ver o que todos estão fazendo e facilita imensa a coordenação.

Por exemplo, usar o Flowdock é uma ótima forma de você comunicar com os seus colegas de trabalho. Diferentes funcionários podem participar dum grupo, conversar entre si e olhar para diferentes tarefas em que a equipe está trabalhando. Isto torna a gestão de projetos mais eficaz.

Similarmente, a Wondershare PDFelement Cloud é outra boa forma de estabelecer a colaboração em documentos com os seus colegas. Você pode deixar comentários e anotações para os seus colegas de trabalho lerem e até mesmo receberem notificações quando acontecer alguma alteração.

Isto mantém todo o mundo a par uns com os outros e, desse modo, melhora a produtividade da equipe inteira.

3. Executivos de Mentoria e Coaching

Para alcançar um sentido de comunidade colaborativa, é essencial focar-se também nos seus funcionários de nível executivo. Estes funcionários também podem beneficiar de aprender com os outros..

Como estas pessoas são líderes da empresa, elas formam um modelo a seguir. Isto promove um ambiente colaborativo de cima a baixo na empresa.

4. Práticas de RH para um Ambiente Colaborativo

Sem dúvida, os RH são responsáveis pela contratação do candidato certo. No entanto, cabe-lhes procurar funcionários que mostrem uma natureza ou tendência colaborativa.

Os RH também podem desempenhar o seu papel na construção dum ambiente colaborativo. Por exemplo, eles podem garantir a colaboração no local de trabalho, realizando avaliações de desempenho, treinamento e construindo um sentido de comunidade organizando eventos em grupo ou celebrando dias temáticos.

5. Liderança Flexível e Orientada para os Relacionamentos

liderança

Os líderes ou gerentes são essenciais em qualquer departamento. É por isso que os líderes precisam ser flexíveis, embora tendo em conta as tarefas e os relacionamentos.

Para alcançar isto, os líderes podem promover a flexibilidade nas suas tarefas diárias, construir relações cordiais com a sua força de trabalho e monitorar tarefas para garantir a sua conclusão atempada.

Conclusão

Sem dúvida, o aprendizado colaborativo pode trazer possíveis mudanças para a sua empresa. Do bem-estar dos funcionários à satisfação do cliente, esta abordagem pode ser benéfica de várias maneiras.

Promove uma comunicação essencial para resolver problemas, esclarecer mal-entendidos e facultar informações relevantes.

Mais importante, você pode acompanhar e medir o resultado dum ambiente de trabalho colaborativo analisando os resultados.