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Como Melhorar a Suas Capacidades de Comunicação e Evitar a Ansiedade Social?

“Comunicação é uma capacidade que você pode aprender. É como andar de bicicleta ou digitar. Se você estiver disposto a trabalhar nela, você melhorar rapidamente a qualidade de todas as áreas da sua vida.”

- Brian Tracy (Palestrante Motivacional, Coach de Vida e Autor de Autodesenvolvimento)

Seres humanos são animais sociais, e a comunicação sempre foi uma parte integral da vida humana.

No entanto, no mundo de hoje em dia, a comunicação eficaz se tornou mais valiosa do que nunca.

Por quê?

Porque a comunicação de hoje é baseada na tecnologia, onde os nossos perfis nas redes sociais nos mantêm conectados ao resto do mundo 24 horas por dia, possibilitando uma comunicação impecável, independentemente da sua localização ou fuso horário.

Sendo assim, nós interagimos e nos comunicamos com cada vez mais frequência, o que traz a necessidade de dominar a arte da comunicação.

Este artigo fala sobre a importância da comunicação e lista dicas eficazes sobre como melhorar suas capacidades de comunicação.

Então vamos nessa!

O Impacto da Ansiedade Social na Comunicação

ansiedade social nas comunicações

A comunicação nos tempos modernos é uma enorme bênção. Nós podemos nos conectar instantaneamente com qualquer um, a qualquer hora, não importa onde estejam – graças à nova era da tecnologia e às plataformas digitais de comunicação social.

Mas não ignoremos o outro lado da questão:

Conforme as redes sociais foram se tornando indispensáveis, o cyberbullying também aumentou exponencialmente. Além disso, o sistema de recompensa social também mudou; quantas curtidas, comentários e seguidores você tem decidem o seu valor próprio.

Tudo isso levou a um aumento nos distúrbios de ansiedade social. Atualmente, cerca de 40 milhões de pessoas no mundo têm alguma forma de distúrbio de ansiedade.

Sendo assim, cada vez mais pessoas têm encontrado problemas para se comunicarem em ambientes sociais. Essa é uma preocupação enorme, considerando que boas capacidades de comunicação são um traço indispensável atualmente.

Então, se você também tem problemas para se comunicar e se sente consciente em ambientes sociais, leia este guia para encontrar ajuda.

O Que É uma Boa Comunicação?

o que é uma boa comunicação

Uma boa comunicação significa uma comunicação eficaz. Vai muito além de uma mera troca de palavras. É quando você sente que está sendo compreendido, e retribui entendendo genuinamente a outra pessoa.

A falta de uma comunicação saudável pode criar vazios que podem se tornar impossíveis de serem preenchidos de novo, seja no trabalho ou em casa.

Uma comunicação ruim pode acarretar em:

  • Perda de moral

  • Autoconsciência

  • Relações interpessoais ruins

  • Mal-entendidos (arruinando um relacionamento que poderia ser promissor)

Tipos de Capacidades de Comunicação

tipos de capacidades de comunicação

A comunicação tem várias dimensões a serem abordadas; Estamos falando de uma amalgamação complexa de todas as formas de interação humana.

A comunicação é classificada em três categorias amplas:

1. Visual

Quando você envia uma mensagem através de elementos visuais; fotos, arte, pôsteres, infográficos e outras formas perceptíveis.

visual

A comunicação visual é a forma mais comum e facilmente compreendida porque o cérebro humano é programado para reconhecer conteúdo visual. Sendo assim, as pessoas se sentem atraídas por elementos visuais.

O cérebro humano processa a comunicação visual 60.000 vezes mais rápido.

Especialistas em marketing usam a comunicação visual frequentemente para prender a atenção de seu público porque:

91% dos compradores preferem conteúdo visual em vez de formatos tradicionais.

2. Não Verbal

“Ouça com seus olhos e também com seus ouvidos.”

Comunicação não verbal inclui gestos de mão, postura, contato visual, posição dos ombros e outros aspectos da linguagem corporal.

não verbal

A comunicação não verbal frequentemente tende a ser mais significativa do que a comunicação verbal. Para entender todo o significado de uma conversa, é preciso prestar atenção aos sinais não verbais de quem está falando.

Aprenda a ler nas entrelinhas. Às vezes, uma pessoa pode dizer uma coisa e querer dizer exatamente o contrário; você só pode detectar isso por gestos não verbais.

3. Verbal

verbal

A comunicação verbal é a forma mais amplamente usada. Ela tipicamente remete a interações frente a frente, mas inclui ligações telefônicas ou correio de voz. Ela pode se dar num cenário formal ou informal.

Quais Sãos as Capacidades de Comunicação Indispensáveis?

1. Ouça Com o Coração, os Olhos e os Ouvidos

Ouvir com seus ouvidos não é o bastante.

Apenas 7% da comunicação está contida nas palavras que usamos.

Quando se concentra apenas nas palavras, você pode deixar passar facilmente a mensagem que a outra pessoa está tentando transmitir. Ser capaz de compreender a linguagem corporal da outra pessoa é uma parte crucial das capacidades de comunicação.

Concentre-se nas dicas não verbais – linguagem corporal (55%) e tom de voz (38%) – para se comunicar inteiramente com a outra pessoa.

2. Coloque-se no Lugar dos Outros

Você nunca será capaz de se comunicar em um nível mais profundo com outra pessoa a menos que você tente se colocar no lugar da outra pessoa.

Nós devemos enxergar a situação pela perspectiva do orador antes de tirar quaisquer conclusões. Visualizar o cenário pelas lentes da outra pessoa pode lhe ajudar significativamente na hora de entender seu ponto de vista de maneira imparcial.

3. Pratique o Espelhamento

Um espelho não julga; um espelho não aconselha; ele simplesmente reflete.

Isso não deve ser confundido com imitar, onde palavras exatas são repetidas friamente.

Em vez disso, no espelhamento, você repete o que o orador quer dizer usando as suas próprias palavras de maneira amigável e atenciosa. Isso permite que a outra pessoa saiba que você está prestando atenção aos sentimentos dela e não está distraído.

A Receita para uma Ótima Comunicação

a receita para uma ótima comunicação

Se pensarmos na comunicação como uma refeição, quais são os ingredientes que precisamos colocar nela? Como montamos uma ótima refeição?

Bem, vamos pensar desta forma:

Há apenas cinco ingredientes que DEVEM estar presentes sempre para que uma comunicação excelente seja possível.

1º Ingrediente: Clareza Como você deixa claro o seu ponto? Você precisa garantir que o ouvinte entenda o que você está tentando transmitir.
2º Ingrediente: Brevidade Quanto tempo você leva para chegar ao ponto? Uma comunicação eficaz é rápida. Não enrole e nem desperdice tempo. Vá ao ponto principal imediatamente.
3º Ingrediente: Contexto Como você ajuda as pessoas a enxergar como o seu ponto ou mensagem se aplica a elas? Você precisa garantir que ele seja relevante e faça sentido para elas.
4º Ingrediente: Impacto Como você faz com que ele seja memorável? Você precisa chamar a atenção e se comunicar de modo que convença a outra pessoa.
5º Ingrediente: Valor Como você torna a sua mensagem valiosa? Você precisa das uma informação valiosa para a pessoa que está consumindo a sua mensagem.

Agora, a próxima questão é:

Quanto de cada ingrediente nós precisamos?

Refeições diferentes vão precisar de ingredientes diferentes em proporções diferentes. Públicos diferentes terão paladares diferentes, e eles vão querer coisas diferentes em suas refeições.

Então, um comunicador hábil vai olhar para esses ingredientes e determinar as proporções com base no público.

Clareza
Quando há muita confusão e complexidade em torno da questão
Brevidade Quando o tempo ou a capacidade de concentração são curtos.
Contexto Quando o público não está familiarizado com o tópico.
Impacto Quando você precisa se destacar, torná-lo memorável e deixar uma impressão.
Valor Quando existe uma escolha, ceticismo e concorrência.

Capacidades de Comunicação no Ambiente de Trabalho

As demandas do ambiente de trabalho nos tempos modernos estão evoluindo rapidamente. Novos meios e métodos são introduzidos regularmente.

No entanto, uma coisa que parece ser uma demanda atemporal dos empregadores é que os funcionários dominem capacidades comportamentais, incluindo uma capacidade sólida de se comunicar eficazmente.

Mais de 70% dos empregadores preferem um funcionário com fortes capacidades de comunicação. [Fonte: Inc.]

A Face Mutável da Comunicação no Ambiente de Trabalho

As empresas entendem que uma melhor comunicação no ambiente de trabalho pode render melhores capacidades de solução de problemas e de tomada de decisões, levando a um aumento na eficiência e na produtividade.

De acordo com um relatório da McKinsey, equipes que se comunicam bem veem um aumento de produtividade de 20-25%.

No entanto, a comunicação no ambiente de trabalho vai além de negociar, seguir ordens, fazer apresentações e participar de reuniões.

A economia sob demanda, a Covid-19, e a digitalização global mudaram a cara da comunicação no ambiente de trabalho. Reuniões pelo Zoom, troca pela nuvem e colaboradores digitais se tornaram a norma.

Portanto, é importante investir em ferramentas de comunicação no ambiente de trabalho para melhorar as capacidades gerais de comunicação no trabalho. Por exemplo, você pode aprender a usar a Wondershare Document Cloud para o gerenciamento de documentos na nuvem e melhorar a colaboração em documentos e o compartilhamento com os colegas.

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Dicas para Evitar a Ansiedade Social e Melhorar as Capacidades de Comunicação

Esta tabela vai ajudar você a aprender algumas dicas para melhorar as suas capacidades de comunicação e se tornar mais confiante em situações sociais:

Não se Sinta Autoconsciente
Ansiedade Social
Melhore as Suas Capacidades de Comunicação
Concentre-se nos seus traços positivos Torne-se um observador social Leia em voz alta
Aceite seus defeitos e não se sinta inseguro Force-se a sair e a socializar mais Fale consigo mesmo
Confie mais em si mesmo Certifique-se de ler a situação corretamente Instrua-se a respeito dos assuntos de discussão em alta
Pergunte sobre os outros para tirar o foco de você Pratique falar em público Pratique a escuta ativa
Faça checagens de progresso, não comparações Controle a sua respiração Aprenda a ler a linguagem corporal
Trabalhe no desenvolvimento da personalidade Considere falar com um terapeuta Peça feedback

Conclusão

“Busque primeiro entender, depois busque ser entendido.”

Este é o princípio da natureza.

Você tem dois ouvidos e uma boca; use-os de acordo. Comunicação não é só falar. Capte dicas verbais, estude o comportamento, entenda o contexto e depois apresente o seu ponto de vista.

Seguir as dicas mencionadas neste artigo deve ajudar você a evitar a ansiedade social, melhorando drasticamente as suas capacidades de comunicação.