Planejando Viver a Sua Vida do Seu Jeito
Não é incomum encontrar indivíduos que se sentem perdidos no universo. Eles dedicam muito empenho, porém parecem não estar chegando a lugar algum.
Você não iria numa longa viagem sem saber onde está indo, iria? Não, eu acho que não! Isso acontece principalmente porque essas pessoas não pararam para refletir sobre o que querem da vida e não estabeleceram nenhum objetivo específico para elas.
Métodos para Alcançar Metas
Comece considerando as suas metas, e depois comprometa-se a alcançá-las. Priorize as coisas que você quer alcançar e anote-as para que você possa acompanhar o progresso que faz na direção delas. Faça uma lista com todas as etapas que precisam ser realizadas e vá conferindo conforme avança.
A busca de metas é uma estratégia efetiva para ajudar a visualizar o seu futuro ideal e motivar você a torná-lo realidade.
Definir objetivos ajuda a tomar decisões sobre o futuro. Saber exatamente o que você quer alcançar ajuda a concentrar os seus esforços nas áreas certas. Distrações que poderiam lhe conduzir facilmente na direção errada serão fáceis de identificar com a ajuda desta técnica.
Qual é a Utilidade de Buscar Metas?
Pessoas que se destacam em várias áreas, como atletas profissionais, líderes corporativos e outros grandes conquistadores, todos eles têm objetivos. Definir objetivos ajuda a enxergar o quadro geral e mantém você motivado em curto prazo. Eles direcionam a sua busca por conhecimento e ajudam na gestão do seu tempo e recursos, permitindo que você alcance seu potencial pleno.
Ao estabelecer objetivos específicos e mensuráveis, você será capaz de desfrutar de suas conquistas e ver avanço num processo que antes parecia inútil e tedioso. Você terá mais autoconfiança quando vir o quanto é capaz de alcançar os seus objetivos.
Definindo Metas Pessoais pela Primeira Vez
Você tem objetivos em muitos níveis, como:
O "quadro geral" da sua vida (ou, digamos, dos próximos 10 anos) é criado primeiro, e os objetivos de larga escala propriamente ditos que você quer alcançar são identificados.
Para alcançar os seus objetivos de larga escala, você deve primeiro alcançar os marcos menores e mais gerenciáveis ao longo do percurso.
Tendo elaborado uma estratégia para alcançar os seus objetivos, é hora pôr mãos à obra.
É por isso que nós começamos o processo de definição de metas considerando os seus objetivos de longo prazo. Depois, nós o reduzimos às ações que você deve realizar nos próximos cinco anos, no próximo ano, no próximo mês e até mesmo hoje para começar a alcançar essas metas. Depois, nós vamos retrocedendo a partir daí.
Para definir as suas metas pessoais, nós sugerimos que você selecione um modelo de planejador ou de lista de afazeres para começar. O Wondershare PDFelement oferece um número enorme de modelos de planejadores e de listas de afazeres para que você defina as suas metas pessoais. É só selecionar um do mercado de modelos e editar o planejador usando o PDFelement para dar o seu primeiro passo!
Wondershare PDFelement Pro
Simplifique seu fluxo de trabalho com a nuvem de documentos para PDFelement.
Definir Metas para a Vida é o primeiro passo no processo.
Para estabelecer os seus objetivos pessoais, pense no que você quer alcançar ao longo do curso da sua vida toda (ou pelo menos até uma idade significante e distante no futuro). Definir objetivos de longo prazo ajuda a ter uma visão holística da sua vida, o que influencia todas as suas outras escolhas.
Tente estabelecer objetivos em algumas das seguintes categorias (ou nas suas próprias, dependendo do quanto elas forem importantes para você) para garantir que você esteja cobrindo toda a base de todos os aspectos da sua vida.
Em relação à carreira: Onde você estará em cinco anos?
Financeiro: Em que ponto no tempo você deseja ter uma certa quantidade de dinheiro? Quais associações você vê entre este ponto e as suas aspirações profissionais?
Tem algum conhecimento específico que você gostaria de adquirir? Quais conhecimentos e habilidades adicionais serão necessários para alcançar os seus outros objetivos?
Está nos seus planos futuros ter uma família? Por que você acha que seria um bom pai? Que tipo de imagem você quer projetar para os seus amigos e sua família?
Você tem algum objetivo criativo que gostaria de alcançar?
Tem alguma coisa na sua perspectiva lhe impedindo de alcançar as suas metas? Algum aspecto do seu comportamento que lhe irrita? (Se for este o caso, crie um plano adequado para mudar os seus hábitos ou para encontrar uma solução para o problema.)
Físico: Você tem alguma aspiração esportiva, ou só quer ser saudável enquanto for possível? Você tem um plano de como vai chegar lá?
Prazer: Como você gostaria de se divertir? Insista em reservar algum tempo na sua vida para você!
Você quer fazer do mundo um lugar melhor através do serviço público? Se você este o caso, como?
Depois de passar algum tempo pensando no que você quer alcançar, escolha um ou mais objetivos de cada área. Depois pense em fazer mais uma rodada de cortes até ficar com apenas alguns objetivos realmente importantes nos quais se concentrar.
Certifique-se de que os objetivos estabelecidos sejam realmente importantes para você, não só aqueles que a sua família, seus amigos e seus empregadores possam querer que você conquiste. (Se estiver namorando alguém, pense no que ele ou ela quer, mas lembre-se de ser leal a si mesmo!)
.
O segundo passo é definir objetivos mais modestos.
Tendo decidido quanto aos seus objetivos de longo prazo, crie um plano de cinco anos delineando as tarefas menores que você precisa realizar para chegar lá.
Em seguida, faça um plano de um ano, seis meses e de um mês com metas menores que você deve alcançar para alcançar os seus objetivos de longo prazo.
Eles devem ser embutidos na estratégia precedente. Cada um deles.
Depois disso, crie uma lista de afazeres diários de coisas que você precisa fazer hoje para chegar mais perto dos seus objetivos de longo prazo.
Ler livros e reunir conhecimento sobre a realização dos seus objetivos de nível mais alto podem ser suas metas menores no primeiro estágio. Isso vai ajudar a estabelecer metas mais realistas e de alta qualidade.
Por fim, revise seus planos mais uma vez para garantir que eles se alinham às suas metas e aspirações.
Passo 1 | Crie um plano de cinco anos delineando as tarefas menores que você vai precisar executar para chegar lá. |
Passo 2 | Crie um plano de um ano, de seis meses e de um mês com metas menores que você deve concluir para alcançar os seus objetivos de longo prazo. |
Passo 3 | Crie uma lista de afazeres diários com as coisas que você precisa fazer hoje para chegar mais perto dos seus objetivos de longo prazo. |
Mantendo o Foco
Para se manter nos trilhos, crie uma Lista de Afazeres que você pode revisar e atualizar diariamente depois que você tiver estabelecido o seu primeiro conjunto de objetivos.
Revise as suas metas de longo prazo consistentemente e faça ajustes para refletir as suas mudanças de prioridades e seu conhecimento acumulado. (Usar um diário no computador é um método excelente de planejar revisões frequentes e repetidas.)
Definindo Objetivos SMART
Usar o mnemônico SMART pode ajudar você a alcançar os seus objetivos mais rápida e facilmente. Existem muitas variações (algumas foram incluídas entre parênteses), mas SMART tipicamente é um acrônimo para o seguinte:
S | Significante. |
M | Mensurável. |
A | Atingível (ou Alcançável). |
R | Relevante (ou Recompensador). |
T | Temporal |
Adotar as metas SMART é uma abordagem mais efetiva. Para entender melhor como definir metas SMART, assista a este vídeo.
Conselhos Adicionais para Definição de Metas
Os princípios gerais a seguir podem ajudar na criação de objetivos que são realistas e alcançáveis:
Faça uma declaração positiva sobre cada uma das suas metas – Defina um tom positivo para os seus objetivos – Em vez de dizer a si mesmo, "Não cometa esse erro estúpido", diga a si mesmo, "Execute este método efetivamente."
Simplesmente seja específico – Defina objetivos mensuráveis com datas horários e valores em dinheiro para que você possa monitorar o seu progresso. Dessa forma, você poderá dizer precisamente quando alcançou o seu objetivo e desfrutar do prazer que vem com ele.
Dê a cada objetivo sua própria prioridade se você tiver muitos. Isso evita que você fique sobrecarregado por objetivos demais, e ajuda a se concentrar nos mais essenciais em vez do resto.
Ter os objetivos escritos ajuda a torná-los mais reais, porque eles se tornam mais concretos.
Minimize os objetivos operacionais: |
Mantenha seus objetivos de curto prazo gerenciáveis e atingíveis. Metas demasiadamente ambiciosas podem fazer parecer que você não está fazendo nenhum progresso. Definir objetivos modestos e incrementais aumenta a probabilidade de sucesso. |
Não foque nos resultados, mas na performance. |
Vise objetivos sobre os quais você tem mais poder de influenciar. É frustrante quando você perde um objetivo pessoal devido a circunstâncias que estão além do seu controle. |
Condições ruins para os negócios ou consequências não previstas de ações do governo são exemplos dessas causas nos negócios. |
Mau julgamento, clima ruim, lesões ou pura má sorte são exemplos de circunstâncias infelizes nos esportes. |
Definir objetivos com base na performance pessoal |
Permite que você se mantenha no controle do progresso e tire prazer dele. |
Defina objetivos razoáveis |
É crítico estabelecer objetivos realistas. Empregadores, os pais, a mídia e a sociedade podem levar você a perseguir ambições excessivamente improváveis. Na maioria das vezes, eles farão isso sem considerar as suas próprias metas e objetivos. |
Adicionalmente, você pode não compreender as dificuldades em alcançar os seus objetivos ou quanto talento você precisa obter para alcançar um certo nível de performance, o que pode resultar na definição de metas que são difíceis demais de alcançar.
Aqui vão 5 dicas úteis para você lembrar:
1. Metas não são resoluções, então pare de pensar nelas dessa forma.
Para começar, lembre-se que fazer resoluções não é o mesmo que estabelecer objetivos. Para a maioria, isso vale no dia 1º de janeiro à 00:01 a.m., com uma taça de celebração na mão. Vamos encarar: resoluções de Ano Novo tendem a ser vagas e genéricas por natureza.
Planos e resultados são muito mais estruturados nas metas, o que as torna muito mais prováveis de serem alcançadas (Kleingeld, et al, 2011).
Definir objetivos mostrou estar associado a níveis mais elevados de autoconfiança, ímpeto e agência pessoal (Locke & Latham, 2006).
Escolher uma meta na Véspera de Ano Novo é como completar as compras na mercearia depois de jejuar por 24 horas, de acordo com Simon.
Em vez disso, espere até estar sóbrio e calmo nas primeiras semanas de janeiro para programá-las
2. Reconheça a sua motivação para alcançar o seu objetivo.
A psicoterapeuta e fundadora da Assure Programs, Beulah Joseph, enfatiza a necessidade de parar para refletir por que alcançar uma meta é tão importante.
Em particular, pense em quais dos seus anseios estão sendo saciados agora que você está avançando na direção desejada. Considere os seus valores essenciais também. Como você pode usá-los para ajudar você a alcançar a sua meta?
Há várias maneiras de integrar valores e metas. Beulah sugere que se um dos seus valores é retribuir à comunidade, você pode definir a meta de correr uma corrida de 5km para beneficiar uma instituição de caridade local.
3. Determine os obstáculos que se colocam no caminho da conquista do seu objetivo.
Este não é um passo que nos permite inventar desculpas; pelo contrário, na verdade.
É importante pensar no que pode estar no caminho da conquista dos nossos objetivos para que possamos elaborar métodos para superar esses obstáculos ou encontrar meios de operar dentro das limitações que existem.
Isso é crucial num momento em que o nosso país se encontra em lockdown.
Beulah aconselha, "Se puder, tente ser objetivo".
"Volte um passo e olhe para o quadro geral.
É possível trabalhar muitas horas por dia se você tem filhos pequenos?
"As suas habilidades ficaram obsoletas se você deseja voltar para a indústria depois de uma pausa na carreira?"
4. Seja verdadeiro e sincero consigo mesmo.
É crítico reconhecer de onde estamos começando e sermos brutalmente honestos com nós mesmos com relação a onde estamos na vida e o que podemos alcançar.
Para avaliar o que é um objetivo praticável, primeiro nós devemos estudar e consultar especialistas na área.
Por exemplo, Maria da CiC sugere que você defina objetivos que sejam desafiadores, porém atingíveis e que possam ser avaliados de alguma maneira.
5. Meça o seu progresso e mantenha um registro dele.
De acordo com Beulah, "você definitivamente deve estabelecer os seus marcos neste ponto".
"Considere como você vai monitorar o seu progresso e escreva onde você começou.
Pense no caimento das suas roupas e em como estão os seus níveis diários de energia se você está tentando reduzir peso.
Haverá muitos pontos de comparação se você fizer isso, ela diz.
Terminando as Coisas
Quando você tiver conquistador alguma coisa, tire um tempo para apreciar o sabor da sua conquista. Enquanto reflete sobre a sua conquista, avalie o quanto você avançou em direção a outros objetivos.
Recompense-se apropriadamente se você alcançou um objetivo maior. Tudo isso ajuda a alcançar o nível de autoconfiança que você deseja.
Depois de o concluir, volte e reavalie as suas outras metas. Se você já tiver alcançado a sua meta, defina uma mais difícil para o futuro. Se alcançar o objetivo leva muito tempo, faça do próximo um pouco mais simples.