Está se sentindo drenado, ofegante e cansado?
Está experienciando a perda da sua motivação?
Diminuição da satisfação e do senso de conquista?
Pois é, você está com burnout.
O burnout, ou esgotamento, é uma exaustão física, mental e emocional que ocorre por conta da autonegligência.
No mundo acelerado de hoje em dia, praticar o autocuidado não é de prioridade máxima para muitas pessoas. Apenas 6,6% dos adultos (acima de 25) se envolvem em práticas de autocuidado relacionadas à saúde todos os dias.
Isso porque a maioria de nós está absurdamente ocupada com trabalhos estressantes. E o pouco tempo que temos para nós mesmos é consumido pela tecnologia.
Como resultado, a nossa saúde física, mental e emocional começa a se deteriorar gradualmente.
Mas com tudo o que está acontecendo no mundo atualmente – como a pandemia, doenças não comunicáveis e a degradação do meio-ambiente, todos nós precisamos nos lembrar de tirar um tempo para priorizar o nosso autocuidado.
Sendo assim, comece a avaliar a sua rotina de autocuidado para garantir que você está cuidando de si mesmo, da sua mente, do seu corpo e do seu espírito!
Este artigo vai explicar por que o autocuidado é importante e como ele impacta a sua vida, além das melhores práticas de autocuidado para todas as áreas da sua vida.
O Que é Autocuidado?
Autocuidado foi definido como proporcionar atenção adequada ao bem-estar físico e psicológico de um indivíduo ( Beauchamp & Childress, 2001).
A OMS sustenta que autocuidado envolve fatores pessoais como autoconfiança, autossuficiência, empoderamento, autonomia e responsabilidade pessoal.
Em termos simples, autocuidado significa perguntar a si mesmo como está o seu corpo e o que ele está pedindo. Dedicar-se ao autocuidado pode melhorar o seu humor e ajuda a dar o melhor de si.
O autocuidado frequentemente é visto como uma atitude egoísta, mas é sua responsabilidade cuidar de si mesmo para se manter saudável, tanto física quanto mentalmente. Isso inclui descanso, higiene, nutrição e assistência médica, quando necessário.
Tipos de Práticas de Autocuidado
O autocuidado é diferente para todo mundo; para alguns, pode ser correr todos os dias, registrar seus pensamentos ou tomar um banho quente.
O autocuidado pode ser mental, físico, emocional ou espiritual. O autocuidado também está conectado às pessoas ao seu redor.
Vamos dar uma olhada nos cinco diferentes tipos de práticas de autocuidado:
Tipo de Práticas de Autocuidado |
||
1 | Autocuidado Físico | |
2 | Autocuidado Mental | |
3 | Autocuidado Emocional | |
4 | Autocuidado Espiritual | |
5 | Autocuidado Social |
1) Autocuidado Físico
Autocuidado físico significa tomar conta do seu corpo. Garantir que você durma o suficiente, se mantenha hidratado, coma alimentos saudáveis e se exercite regularmente. Ele também inclui atender a todas as suas necessidades físicas, como higiene, meditação, etc.
Quando falamos da nossa saúde física, nós temos que falar do nosso cérebro, porque existe uma forte conexão entre corpo e mente (também conhecida como neurociência da saúde). Quando você cuida da sua saúde mental, a sua saúde física prospera e vice-versa.
Estas são as 3 principais coisas que você deve fazer para garantir o bem-estar da sua saúde física:
1. Movimento
Não importa o tipo de exercício físico, certifique-se de que seu corpo se mova. Ioga, pilates, HITT, treinamento de força, treinamento muscular, corrida, caminhada curta; qualquer coisa vale!
Então, por que o movimento é tão importante? Analisando dados mundiais, em todos os países, faixas etárias, condições sanitárias, sexo e históricos socioeconômicos estudados, pessoas mais fisicamente ativas apresentam uma saúde física e mental superior.
Estudos mostram que o movimento:
-
Controla o peso
-
Reduz os riscos para a saúde
-
Fortalece os ossos e os músculos
-
Melhora o vigor e a resistência
-
Melhora o humor e regula os hormônios
-
Aumenta a expectativa de vida
2. Alimentação e Hidratação
Como você abastece e hidrata o seu corpo também impacta a sua saúde física. Tente consumir alimentos magros, orgânicos e integrais como vegetais frescos, frutas e grãos integrais. Evite alimentos processados e lanches.
De acordo com uma pesquisa, pessoas que consomem fast-food são 3 vezes mais propensas a terem sobrepeso. [Fonte: Healthline]
Além disso, fast-food é a causa número um da obesidade, levando ao risco de múltiplas doenças crônicas, como diabetes do tipo 2, doenças cardíacas e degeneração óssea.
Em vez de sucos, bebidas gasosas e bebidas energéticas, hidrate seu corpo com água.
3. Sono
“Você vai trabalhar melhor, vai tomar melhores decisões e terá um corpo melhor quando tiver o sono que você precisa.”
-
Trecho do livro de Shawn Stevenson, Dormir Inteligentemente
A privação do sono pode cobrar um preço significativo do seu foco, sua energia, sua perspicácia e da sua capacidade de lidar com a pressão.
Shawn Stevenson, um dos maiores especialistas em nutrição e autor best-seller de Dormir Inteligentemente, disse:
“Um sono de qualidade é mais importante do que dieta e exercícios combinados (pelo que ele faz pela nossa saúde e também pela nossa aparência física).”
Ter o sono ideal:
-
Faz você se sentir bem descansado
-
Fortalece a imunidade
-
Regula a Melatonina e outros hormônios saudáveis
-
Melhora a função cognitiva
2) Autocuidado Mental
Como o nosso cérebro controla o corpo inteiro, o autocuidado da saúde mental é uma parte muito importante da saúde geral.
Invista num regime que promova altos níveis de funções cognitivas, como formação de memória, atenção, raciocínio, linguagem e consciência.
O autocuidado mental inclui consumir alimentos e suplementos que fortalecem o cérebro e fazer atividades estimulantes para o cérebro que mantêm a mente ativa.
Atividades que estimulam o cérebro incluem:
-
Jogos e quebra-cabeças
-
Aprender novas habilidades
-
Adquirir conhecimento complexo
Uma maneira divertida de estimular a sua performance cognitiva é aprender a usar novas ferramentas. Experimente baixar a Wondershare PDFelement Cloud para o fácil gerenciamento de documentos online.
Armazenamento em nuvem premium de 100 GB Assinatura Eletrônica de Alta Qualidade Anotação Online Colaborativa Compartilhamento de arquivos fácil e rápidoWondershare PDFelement Cloud
O autocuidado mental também envolve fazer coisas que ajudam você a se manter mentalmente saudável, como praticar a compaixão e a gratidão. Para isso, você pode baixar os modelos de diários gratuitos do PDFelement Pro.
3) Autocuidado Emocional
O autocuidado emocional desempenha um papel enorme na saúde psicológica. E ele é ainda mais necessário hoje em dia, com a depressão e os problemas de saúde mental numa alta histórica.
Paula Gill Lopez, PhD e professora associada de aconselhamento psicológico diz: “Nós temos uma epidemia de ansiedade e depressão… todo mundo está sentindo.”
Uma condição emocional ruim não impacta só a nossa performance cognitiva, ela tem também altercações físicas.
Neurocientistas da Universidade de Pittsburgh descobriam como o estresse, a depressão e outras condições mentais podem alterar o funcionamento dos órgãos. A pesquisa também oferece evidências concretas que ajudam a explicar por que a meditação, ioga e pilates podem ser muito úteis na modulação das respostas do corpo ao estresse emocional. [Fonte: Science Daily]
Veja algumas coisas simples que você pode fazer para melhorar a sua saúde emocional:
-
Praticar ioga e meditação.
-
Se tiver alguma coisa na sua cabeça, fale com um amigo. Se for alguma coisa séria, procure ajuda profissional.
-
Ao identificar os primeiros sinais de estresse, ansiedade e depressão, busque tratamento em vez de esperar que melhore sozinho.
-
Manter um diário é uma ótima maneira de manter a sua mentalidade saudável e manter um monitor do seu humor que ajuda a ter uma noção da sua saúde mental.
-
Mantenha-se conectado com as pessoas, mas se você não tiver amigos ou uma família que lhe apoiem e você se sente isolado, participe de eventos comunitários com pessoas de interesses em comum.
4) Autocuidado Espiritual
O autocuidado espiritual tem uma influência profunda na mentalidade de um indivíduo. A espiritualidade vem de dentro e ela tem diferentes significados para pessoas diferentes.
De acordo com uma pesquisa, um estilo de vida com religião ou espiritualidade geralmente é mais saudável.
No entanto, a religião não é a única maneira de nutrir o seu espírito. Pode ser qualquer coisa que desenvolva um senso mais profundo de sentido e conexão com o universo.
As práticas de autocuidado espiritual incluem:
-
Meditação
-
Oração
-
Serviço comunitário
-
Ler conteúdo religioso ou espiritual
-
Buscar paz e contentamento
5) Autocuidado Social
.
Os seres humanos são uma espécie social. Nós dependemos da cooperação mútua, dos elos e dos relacionamentos.
Mas a correria do dia-a-dia frequentemente nos priva de experiências sociais saudáveis, particularmente agora, com o surto da covid 19. Certas medidas pandêmicas implantadas, como o autoisolamento e o distanciamento social causaram ansiedade social.
Sendo assim, ficou mais difícil do que nunca socializar e encontrar os amigos e a família.
Mas nós ainda temos que encontrar maneiras de promover nossos relacionamentos pelo bem da nossa saúde social.
Apesar de todas as limitações e restrições de tempo, tente manter as suas necessidades sociais em dia através de:
-
Encontros regulares com os amigos
-
Jantares e reuniões familiares
-
E participando de eventos sociais
Como Começar a Sua Jornada do Autocuidado?
Uma das melhores maneiras de implementar um novo regime ou mudar o seu estilo de vida é mantendo um diário.
Você pode usar o mercado de modelos do PDFelement para começar um diário.
Vá até o mercado de modelos e encontre modelos incríveis. Por exemplo, o modelo “Fatos Sobre Mim” na imagem abaixo.
Wondershare PDFelement Pro
Simplifique seu fluxo de trabalho com a nuvem de documentos para PDFelement.
Um estudo mostra que escrever os seus pensamentos:
-
É uma ferramenta terapêutica para autoavaliação
-
É um hobby saudável
-
É uma maneira eficaz de exercitar o aperfeiçoamento pessoal
Além disso, Cheryl Richardson, autora de The Art of Extreme Self-Care (sem título em português, A Arte do Autocuidado Extremo, numa tradução livre), diz que para começar a sua prática de autocuidado, você deve identificar onde você se sente mais carente na sua vida.
Richardson sugere que você faça perguntas como:
-
Onde eu me sinto carente?
-
Do que eu preciso mais neste momento?
-
Do que eu preciso menos?
-
O que eu quero neste momento?
-
Pelo que eu anseio?
-
Quem ou o que está me causando ressentimento, e por quê?
-
Do que eu tenho fome?
Seja específico nas suas respostas, já que identificar o que está faltando ajuda a determinar o que você tem que fazer para se sentir melhor. Por exemplo, se você se sente solitário e negligenciado, você descobre o porquê. Se for porque você tem andado muito ocupado com o trabalho, compense passando mais tempo de qualidade com os amigos.
Conclusão
“Autocuidado é qualquer coisa que você faz por si mesmo que pareça gratificante,”
Autocuidado não é esbanjar negligentemente ou tirar um dia de folga depois de meses de exaustão e estresse. Autocuidado é uma questão de cuidar do seu bem-estar físico, mental e emocional para melhorar a sua saúde e a sua qualidade de vida.
Uma rotina de autocuidado impacta positivamente o seu bem-estar, mas somente se você estiver comprometido em investir em si mesmo.
Então, pare de se negligenciar e faça de si mesmo uma prioridade.